Senhoras e senhores, bem-vindos à cerimônia de premiação do Nintendo BlastAwards 2013 com os melhores jogos do ano que se passou

em 01/01/2014

2013 foi um ano muito especial para todos os amantes de bons jogos. Desde os novos consoles que chegaram para fazer companhia ao Wii U até... (por Gabriel Toschi em 01/01/2014, via Nintendo Blast)

2013 foi um ano muito especial para todos os amantes de bons jogos. Desde os novos consoles que chegaram para fazer companhia ao Wii U até os verdadeiros clássicos que chegaram às duas telas do 3DS, passamos 365 dias de altas aventuras entre os botões e direcionais de nossos videogames. Porém, mesmo entre tantas coisas boas nos consoles da Big N, tivemos que escolher os melhores e precisamos da ajuda da nossa querida Pedra, estrela do N-Blast Responde. Ladies and gentlemen, bem-vindos à premiação do Nintendo BlastAwards 2013, nos prêmios por categorias!

Gossip Stone: Sim, galere! Cá estou em forma esbelta e parada para fofocar sobre o que tivemos de melhor (e pior) neste ano. É claro que essa equipe não sabe fazer nada sem mim, então deixarei minhas observações (in)úteis sobre as premiações. Simbora!

Melhor jogo de ação: The Wonderful 101 e Batman: Arkham Origins (Wii U)

Nesta categoria, tivemos um empate técnico de dois ótimos jogos que, sem sombra de dúvidas, merecem o prêmio de “melhor jogo de ação”: de um lado, The Wonderful 101, uma excêntrica aventura criada por Hideki Kamiya trazendo à tona o tema dos super-heróis coloridos e cheios de poderes; do outro, Batman: Arkham Origins, o jogo que fecha a trilogia Arkham do morcego mais famoso da DC e que desempenhou muito bem como um jogo maduro no Wii U.

Gossip Stone: Santa ação, Bátima! Qual é? Essa categoria só é dedicada a heróis mascarados? ¬¬’


Melhor jogo de aventura: The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS)

É bem difícil de imaginar que Zelda estaria fora da premiação desta categoria, não é? A Link Between Worlds não inovou apenas na falta de lineariedade dos calabouços ou em revisitar a magia trazida por A Link to the Past no SNES, mas também manteve o “selo de qualidade Zelda”, com um gameplay impecável, uma história envolvente e dois mundos lindos, inclusive em 3D. Hyrule e Lorule se orgulham de levar o prêmio de “melhor jogo de aventura”!

Gossip Stone: Tão previsível do que o jogo da MINHA série ser o melhor quanto o Alfacinho só dizer “HIIIYYAAH EIE ARRRRR!”. Mas ainda quero saber por que não estou no jogo...

Melhor jogo de plataforma: Rayman Legends (Wii U)

Rayman Origins já foi considerado uma verdadeira obra-prima quando foi lançado. Mas a Ubisoft conseguiu repetir a dose e ainda melhorá-lo ao ponto de conseguir fazer um game digno do prêmio de “melhor jogo de plataforma” deste ano! Rayman Legends é, de longe, uma das melhores opções para o Wii U atualmente, trazendo uma experiência quase impecável em todos os momentos.

Gossip Stone: Peraê! Como um jogo de um personagem sem braços, sem pernas e nem pescoço consegue ser o melhor? Também não tenho braços, pernas e pescoço e ainda não tenho meu jogo… ¬¬’. Mas ok, Legends é um jogaço, só o Rayman que não tem o mesmo carisma que eu… :P

Melhor RPG: Fire Emblem: Awakening (3DS)

Não teve pra ninguém depois do lançamento do episódio tridimensional da série Fire Emblem. Com uma jogabilidade polida e muito bem executada, gráficos incríveis — mesmo que os personagens não tenham pés — e uma história digna de Fire Emblem, Awakening conseguiu se destacar, com muito louvor, como o melhor RPG de 2013 nas plataformas Nintendo!

Gossip Stone: Acho que Fire Emblem: Awakening também merecia vencer a categoria “Jogo do ano em que os personagens não possuem pés”. Hahahaha, não têm pés, onde já se viu iss.. Oh, wait, eu também não tenho pés… Próxima categoria! ¬¬’

Melhor jogo de luta: Injustice: Gods Among Us (Wii U)

Os personagens da DC mostraram para o que vieram: receber o prêmio de “melhor jogo de luta”! Injustice: Gods Among Us, lançado para Wii U, trouxe uma história cheia de reviravoltas, um gameplay que permitiu lutas épicas entre heróis e vilões clássicos dos quadrinhos e, claro, diversão garantida por muitas horas. Seria até uma injustiça (sacaram?) não dar o prêmio de pancadaria para Injustice!

Gossip Stone: Injustice é ter que ler esse trocadilho infame! :P

Melhor jogo multiplayer: Super Mario 3D World (Wii U)

Os modos multiplayer dos jogos tentam trazer sempre a diversão ou a competitividade entre seus jogadores. E vamos aceitar que controlar Mario, Luigi, Peach e Toad andando pelas perfeitas fases de 3D World, todos ao mesmo tempo, é algo tão divertido ao ponto de levar o nosso cobiçado prêmio de melhor multiplayer do ano!

Gossip Stone: Deveria mudar o nome dessa categoria para “Melhor jogo de discórdia multiplayer”, afinal jogos multiplayer do Mario continuam divertidos (e causando brigas).

Melhor jogo de puzzle/estratégia: Pikmin 3 (Wii U)

A primeira vez que conhecemos Olimar e seus Pikmin foi no GameCube e, depois de um longo hiato com apenas remakes para o Wii, finalmente pudemos ver esta saga se tornar uma trilogia no Wii U. Pikmin 3 trouxe novos Pikmin, novos modos de jogo, DLCs e até mesmo um modo cooperativo para a tela do GamePad, tudo com a qualidade que já conhecemos e alcançando o prêmio de “melhor jogo de puzzle/estratégia” do nosso BlastAwards!

Gossip Stone: Também, depois de sete anos prometendo Pikmin 3, tinha que ser o melhor, né? E ainda acho uma injustiça criarem um jogo para Pikmin de Pedra. Por que não me convidaram? ¬¬’

Melhor jogo de esporte: Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games (Wii U)

Alguém tinha alguma dúvida quanto a nossa premiação esportiva? O maior encanador do mundo e o ouriço mais veloz do universo, quando se unem, só protagonizam ótimos jogos e isto não poderia ser diferente com Mario & Sonic at the Sochi 2014 Olympic Winter Games. Jogabilidade competente, gráficos bonitos, muita diversão e um frio de lascar marcam o nosso campeão desta categoria.

Gossip Stone: Vou fofocar um segredo: o Sonic só participa dos jogos Olímpicos com o Mario porque é a única forma dele vencer o encanador da Nintendo! :P

Melhor jogo de ritmo: Just Dance 2014 (Wii/Wii U)

A Ubisoft sabe mesmo como fazer um jogo de dança. Just Dance 2014 leva o nosso prêmio de “melhor jogo de ritmo” com vários hits novos (incluindo “Dançando”, de Ivete Sangalo, a participação brasileira desta versão), novos modos de jogo, como o “Party Master”, que usa o GamePad, e a pontuação pelo karaokê, em que cantar também vale pontos e muita diversão em grupo, como sempre foi.

Gossip Stone: “Ritmoooo, é ritmo de festaaaaaaa…”

Melhor jogo para download: Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies (3DS)

Eu falei que deixaríamos Ace Attorney de fora da premiação, mas o único grito que eu ouvi nesta hora foi um belo “Objection!”. A volta de Phoenix Wright aos tribunais em Dual Destinies se torna o “melhor jogo para download” de 2013 trazendo uma história digna da série, uma belíssima adição à jogabilidade com o modo Mood Matrix e gráficos tridimensionais que só o 3DS pode trazer.

Gossip Stone: Sem objeções, Phoenix Wright continua ótimo (e usando dois potes de gel para manter o cabelo intacto).

Melhor trilha sonora (original): Super Mario 3D World (Wii U)



Todos sabemos que 3D World é um jogo lindo, divertido, engraçado e com um ótimo multiplayer; só esquecemos de falar que sua trilha sonora é excepcional. Uma verdadeira obra de arte, em todos os seus aspectos. Só tome cuidado para não parar de jogar só para ouvir as belíssimas canções do título.

Gossip Stone: Ouvir as canções de Super Mario 3D World faz qualquer ouvido com cera se limpar sozinho (comentário nojento esse, hein?)!

Melhor trilha sonora (licenciada): Just Dance 2014 (Wii/Wii U)



Just Dance 2014 está fazendo dobradinha aqui no BlastAwards! Trazendo músicas do momento como Get Lucky (Daft Punk) e Gentleman (PSY), até verdadeiros clássicos da balada, como I Will Survive (Gloria Gaynor) e Y.M.C.A. (Village People), e até mesmo do cinema, como Prince Ali (do filme Aladdin) e o tema do filme Ghostbusters, o jogo da Ubisoft recebe o prêmio de “melhor trilha sonora licenciada” com muito louvor!

Gossip Stone: Muito louvor e suor. Essa categoria já pode ser nomeada Melhor Just Dance.

Melhor visual: Rayman Legends (Wii U)

Rayman se tornou uma das principais séries de plataforma pela diversão que seus novos jogos proporcionam. Mas, além disso, Legends é lindo. Podemos tirar screenshots, emoldurar e colocar no Museu do Louvre, porque todo o jogo é uma verdadeira obra de arte e agrada mais que muitos jogos next-gen que vemos por aí. Até os mais críticos dariam a Rayman Legends o prêmio de “melhor visual”.

Gossip Stone: Rayman Legends é uma verdadeira obra-prima interativa. Mas meu voto para melhor visual vai para o Paper Alfacinho em Between Worlds! :P

Melhor história: The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS)

Um jogo que tem toda a fama de A Link to the Past deve ser tão bom quanto ele, e A Link Between Worlds não fez feio. A trama da nova parte da Lenda de Zelda consegue trazer a famigerada Lorule de forma bem interessante, cheio de referências a ALttP e com revelações muito interessantes sobre a saga da Triforce pelas eras. Uma história digna de ganhar prêmios no BlastAwards, claro!

Gossip Stone: Melhor história? Mas é sempre a mesma coisa: Alfacinho dorminhoco acorda, ganha escudo e espada, passa três dungeon, a princesa que não faz nada e leva o nome do jogo é raptada e mais dungeons até acabar com o malvado. ¬¬’ Brincadeira, os jogos da MINHA série mereciam vencer todas as categorias :P

Surpresa do ano: anúncio de Pokémon X/Y

Para entender o quanto o anúncio da nova geração dos monstrinhos de bolso foi uma surpresa, deixo vocês com o depoimento de Fellipe Camarossi, um dos redatores da coluna Pokémon Blast: “Então, todos esperavam mais um ano, ao menos, para sair a nova geração depois de Black & White 2. Aí a Nintendo falou: ‘então, faremos um anúncio bacaninha de Pokémon dia 7’. Tanto que eu nem levei a sério, fui dormir e nem acordei pra ver o Nintendo Direct. Quando levantei, fui ver o Blast e WHAT IN THE ACTUAL FUC--”. É, acho que deu pra entender que esta foi a surpresa do ano.

Gossip Stone: O que todo mundo disse com o anúncio de X & Y: “Piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii” !@@#$@#%@%$@#%$%!

Decepção do ano: third-parties no Wii U

Por mais que a Nintendo tenha tido um belíssimo trabalho no Wii U, com vários jogos que, com certeza, serão clássicos, mas as third-parties não fizeram um trabalho tão bom. Claro que muitas empresas não entram nesta história, como a Ubisoft, a SEGA e muitas outras thirds e indies, mas muitas desenvolvedoras se configuram como decepção neste ano por muitos jogos que podiam ter chegado ao Wii U e não vieram. Sim, estou falando de você, EA, principalmente.

Gossip Stone: Podemos incluir aí o vergonhoso anúncio de Reggie Fils-Aime na VGX 2013. Perdi meus momentos de fofocas pra ver Cranky como personagem, tsc, tsc, tsc...

Melhor final: Pokémon X/Y (3DS)

Até os fãs têm que concordar: Pokémon X/Y não tem a história como foco principal da sua jogatina. Porém, o final da nova geração de monstrinhos trouxe uma grande reviravolta, digna de uma ótima cara de surpresa e até mesmo algumas lágrimas masculinas de emoção. Quer saber como aproveitar o “melhor final de 2013”? Vá jogar Pokémon então!

Gossip Stone: Olha o Spoiler! ¬¬’

Personagem do ano: Luigi

Este prêmio não foi dado por nós, mas pela própria Nintendo. Afinal, se 2013 foi o “Ano do Luigi”, quem mais seria o personagem deste ano? O eterno jogador nº 2 ganhou um grande destaque este ano com vários jogos (Luigi’s Mansion: Dark Moon, New Super Luigi U e Mario & Luigi: Dream Team são exemplos), um 3DS XL tematizado e até mesmo um Direct só para o nosso Mario verde favorito. Esperamos que este destaque não pare e que continue também nos outros anos!

Gossip Stone: Você jamais imaginou que o Player Two, o Mario verde, o medroso, teria um ano só dele, não é? Eu também não. Bem que 2014 poderia ser o ano da Pedra...

Fato do ano: lançamento oficial do Wii U no Brasil

Demorou, mas chegou. Sem dúvidas, o fato do ano para os amantes da Nintendo foi o lançamento oficial do Wii U aqui em terras brasileiras, depois de um ano de seu lançamento. E tudo com muito estilo durante o Brasil Nintendo Showcase, um grande evento com a presença de Charles Martinet. Ainda falta muito apoio da Big N no Brasil, mas já é um começo e esperamos que fatos como este se tornem cada vez mais recorrentes.

Gossip Stone: Mais atrasado que aquele seu amigo ruim de Mario Kart, mas ao menos o Wii U está entre nós. Mas ainda sem eShop nacional… eita, Nintendo…

Mico do ano: vendas do Wii U

O Wii U chegou ao Brasil, recebeu vários jogos, muita propaganda, muito hype, enfim: muita coisa. O console de mesa da Nintendo tentou e tentou muito (e até andou conseguindo), mas não conseguiu vender o que precisa para cair na graça dos jogadores pelo mundo. Maior que um mico desses é o medo de ter um novo Virtual Boy (esperamos que não!).

Gossip Stone: Já falei: pra vender milhões de Wii U é só lançar um jogo meu! Mas esse final de ano, o Wii U se saiu bem melhor.

Jogo mais esperado de 2014: Super Smash Bros. for 3DS/Wii U

Podem vir Mario, Zelda, Pokémon ou qualquer outro jogo para o ano que vem: a pancadaria sempre é a mais esperada. Super Smash Bros. ganha nosso prêmio de “mais esperado de 2014” por trazer aquela expectativa de sempre: quais batalhas poderemos montar? Quais estágios teremos para apreciar? E o melhor: como SSB ficará em um portátil? Isto é só mais pra frente em 2014, mas já podemos começar a imaginar, não é?

Gossip Stone: Nada disso, o jogo mais esperado de 2014 é o meu! ¬¬’

Categorias extras


2013 foi um ano maravilhoso para o mundo dos jogos Nintendo, com jogos que vão ficar para sempre em nossas memórias e em nossos consoles. Esperamos que 2014 seja um ano tão bom quanto esse — e até melhor, é claro! Qual premiação você achou justa? E qual seria diferente na sua opinião?


Revisão: Vitor Tibério
Capa: Stefano Genachi
Comentários: Gossip Stone

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.