Pokémon Blast

Competitivo 101: Racionalizando o instinto do treinador Pokémon

Compreenda como agir antes, durante e depois da batalha, dominando a escolha de itens, o fator Hidden Power e ações cruciais do competitivo de Pokémon.

Boa tarde pessoal, sejam bem-vindos a mais um Competitivo 101, onde estudamos e aprendemos os segredos do cenário competitivo de Pokémon! Infelizmente, acredito que esta foi a última vez que disse essas palavras, pois esta é nossa última aula. Já explicamos como montar sua equipe, sobre as diversas funções que os Pokémon podem possuir, como estruturar cada uma delas e até mesmo como está a situação presente do cenário competitivo. Agora tudo que resta é aparar algumas arestas, tirar algumas dúvidas e deixá-los prontos para seguirem suas jornadas. É hora de dominar o verdadeiro instinto de um Mestre Pokémon!

Considerações antes da batalha

Os instintos de um treinador devem atuar desde o início de sua jornada no competitivo, e isso não se refere ao momento em que ele pisa no campo de batalha. Desde o instante em que sua equipe está sendo formada, o mestre Pokémon deve estar pronto para o que irá ou poderá enfrentar, assim podendo explorar o máximo potencial de cada monstrinho. Como isso funciona? Bom, vamos para uma brincadeira de perguntas e respostas para facilitar essa explicação.
Como eu escolho os ataques do meu Pokémon atacante?
Uma das dúvidas mais recorrentes que recebo é relativa à escolha do moveset dos seus Pokémon. Eu já falei um pouco sobre isso em nossa aula de Sweepers, mas a escolha dos golpes de um atacante costumam seguir uma ordem: primeiro os STABs e depois coverage. Os movimentos de coverage devem ter em vista os checks e counters que podem ser colocados na frente do seu atacante, o que vai exigir certo conhecimento das limitações do seu Pokémon, além do básico de predict.


Se o seu Pokémon for um Set Up Sweeper, isso já o deixa com um movimento a menos para atacar, pois ele precisa do seu Set Up Move. Com isso, a escolha do terceiro golpe deve ser baseada principalmente na principal ameaça daquele Pokémon ou do seu time. Lembrem-se que seus atacantes também podem ser checks e counters, então prepare-os para dar cobertura aos seus parceiros e para abaterem adversários em potencial.
Como escolho o item do meu Pokémon atacante?
Life Orb, sempre
uma boa escolha.
Antes de iniciarem a escolha, sempre tentem evitar repetir itens. Essa é a forma mais viável de migrar seu time entre metagames, já que alguns deles possuem Item Clause. Dito isso, só existem quatro opções de itens para seu atacante: itens de recuperação, itens de redução de dano, itens de maximização de dano e Choice Itens. Os primeiros são mais usados por Tanks ou Set Up Sweepers, que tiram proveito de Leftovers, Shell Bell e Sitrus Berry. Os segundos são úteis para Pokémon com fraquezas quádruplas, como Yache Berry em um Garchomp (que corta ao meio sua fraqueza ao tipo Ice), ou Assault Vest para Tanks de defesa física.

Os terceiros são os mais usados na maioria dos Sweepers, por garantir maior dano em seus golpes. As opções são Expert Belt (a melhor opção para Sweepers que atacam com quatro moves, em geral tentando super eficácia), Type Itens (como as Plates de Arceus, mas só são recomendados se o Pokémon tem mais de um golpe de um mesmo tipo) e Life Orb (o mais usado devido ao grande aumento de dano e o fato de que Pokémon com Magic Guard e Sheer Force não perdem HP ao usá-lo). Por fim temos os Choice Itens, mas estes costumam ser usados apenas em casos específicos, como Revenge Killers e Late Game Sweepers.
Como eu escolho os movimentos do meu Pokémon defensivo ou de suporte?
Pokémon defensivos costumam exercer mais do que uma função. Sua Wall também pode ser um Phazer, ou mesmo um Cleric, e por isso é recomendado que se opte por decidir a função secundária do seu Pokémon antes de escolher seus movimentos. Walls podem ajudar seus Sweepers a se recuperarem com Wish ou limpar os status negativos com Aromatherapy, bem como podem drenar as forças dos inimigos com Toxic ou rodando o time oponente com Roar e deixando seus Entry Hazards fazerem o estrago. Pense nas funções que sua Wall pode ter e no seu estilo de jogo para saber que movimentos escolher.


Já os Supporters, como o próprio nome diz, estão ali para dar suporte aos verdadeiros astros do time. Neste caso, deve-se optar pelo que vai ajudar mais no desempenho de sua equipe. Usa um time de Stall? Toxic e Dual Screens decerto vão melhorar seu desempenho. Seu time não tem muita velocidade? Thunder Wave vai ajudar a vencer essa disputa. Tem fraqueza contra atacantes físicos? Will-O-Wisp vai suavizar muito esse tipo de dano. Sempre pense no que o seu time mais precisa na hora de selecionar os movimentos do seu Supporter.
Como escolho meus Entry Hazards?
Stealth Rock: forçando
Rapid Spin no time desde D/P.
Isso depende muito do seu estilo de jogo. Stealth Rock se encaixa com qualquer time, porque dano de graça sempre é ótimo e quebrar Sturdy e Focus Sash pode salvar sua pele, mas há quem não tenha o costume de usá-lo para usar Pokémon diferentes ou para usar melhor aquele espaço de movimento. Spikes só é realmente útil se o seu time tiver um Phazer que possa ficar girando o time adversário, rindo do dano de graça que ele recebe.

Toxic Spikes é muito eficaz em times Stall, pois isso retira a necessidade de ter Toxic em alguns dos seus monstrinhos, mas deve-se ter cuidado ao colocá-lo; tenha a precaução de nocautear qualquer Poison-type do seu oponente antes de colocar Toxic Spikes em campo. Por fim, Sticky Web é uma alternativa para poder usar Pokémon mais lentos caso não queira contar com Thunder Wave. Contudo, lembre-se que isso não funciona com Flying-types e Levitaters, então pense bem em quais ameaças você quer reduzir a velocidade para que seu time brilhe.
Como funciona o Hidden Power?
Hidden Power é o trunfo de qualquer Pokémon pelo simples fato de ser semi-imprevisível. Sua mecânica faz com que ele ganhe um tipo diferente dependendo da distribuição de IVs de seu Pokémon. Apesar de ter uma base de dano baixa (60 BP), o fato de dar coverage perfeita compensa. Contudo, não é recomendado usar Hidden Power contra Pokémon que tenha fraqueza 2x ao seu tipo (como HP Ground contra um Electric-type), devido ao baixo dano. Esse golpe deve ser usado quando a vantagem for de 4x (como HP Grass contra um Water/Ground).

A seguir vocês podem ver quais distribuições de IVs são necessárias (ou ao menos as mais altas possíveis) para atingir cada um dos tipos de Hidden Power, e são essas distribuições que devem tentar conseguir durante o breeding. Os tipos Normal e Fairy não estão inclusos porque o primeiro é inútil e o segundo não existe:

Hidden Power
HP
Attack
Defense
Sp. Atk
Sp. Def
Speed
Bug
31
30
30
31
30
31
Dark
31
31
31
31
31
31
Dragon
31
30
31
31
31
31
Electric
31
31
31
30
31
31
Fighting
31
31
30
30
30
30
Fire
31
30
31
30
31
30
Flying
30
30
30
30
30
31
Ghost
31
31
30
31
30
31
Grass
31
30
31
30
31
31
Ground
31
31
31
30
30
31
Ice
31
30
30
31
31
31
Poison
31
31
30
30
30
31
Psychic
31
30
31
31
31
30
Rock
31
31
30
31
30
30
Steel
31
31
31
31
30
31
Water
31
30
30
30
31
31

Considerações durante a batalha

Quando uma batalha inicia, os verdadeiros instintos de um treinador são colocados à prova. Embora o predict seja uma arte provinda da experiência, é possível aprender muito mais coisas através dessa mesma experiência. Basicamente, enquanto Pokémon é um jogo de estratégia e raciocínio, conforme você vai praticando, vai começando a tomar decisões estratégicas por pura intuição. Isso é a racionalização do instinto, e o caminho oposto também. Basicamente, as perguntas a seguir são algumas das que vocês farão a si mesmos no começo, mas que no futuro saberão como agir sem consultar nada além de seu próprio inconsciente.
Como escolho o meu Lead no combate?
Pronto pra dar suporte ou
atacar!
Logo no início do embate, no Team Preview, o conflito mental entre treinadores já começa. É neste momento onde se analisa o time do adversário e se escolhe o Lead, com quem irá começar o confronto. Aqui, seu trabalho é analisar quem o seu adversário parece mais propenso a usar no princípio, como indutores de clima ou usuários de Entry Hazards. Então, escolha o seu Lead dedicado ou o Pokémon da sua equipe que pode enfrentar melhor a escolha do adversário, seja com força bruta para eliminá-lo com rapidez ou com movimentos que o impeçam de agir, como Taunt.
Quando vale a pena usar Taunt?
O movimento Taunt impede o adversário de usar qualquer tipo de golpe que não cause dano direto (ou seja, golpes ofensivos). Ele é perfeito para desestabilizar Leads dedicados, Walls em geral e muitos Supporters, pois impossibilita todas as formas de dano indireto ou movimentos que alterem o campo de batalha. Contudo, isso é muito arriscado, pois o adversário pode prever o uso de Taunt e se aproveitar do turno livre. Então, qual a melhor situação para se usar essa técnica?

Basicamente, aqui exige prática e raciocínio. Se julgar que o adversário possui um movimento ofensivo que pode ser perigoso (como o Gyro Ball de um Ferrothorn no seu Whimsicott), não vale a pena arriscar no Taunt (e nem em deixar seu monstrinho em campo). Só use o movimento quando tiver certeza de que o oponente não tem algo que pode te afetar seriamente, pois você pode precisar do seu Taunter mais tarde no combate, e quando o seu oponente souber quem ele é, fará de tudo para derrubá-lo.
Qual a melhor hora para fazer Set Up?
Passo 1: Dragon Dance
Passo 2: Destrua tudo.
Novamente, é um assunto delicado e varia de oponente a oponente, mas é uma regra que a melhor hora de se fazer Set Up é quando seu oponente está despreparado para uma situação. Quando o atacante físico dele recebe um Intimidate do seu Gyarados e seu ataque é diminuído, as chances são boas dele trocar. Nessa oportunidade, você pode dar um Dragon Dance e se preparar para espalhar a destruição.

Se conseguir deixar seu adversário em uma situação desfavorável, seja por causa de status ou de typing dos Pokémon (como conseguir uma troca livre da sua Gardevoir na frente de um Outrage), surgirão oportunidades para fazer o Set Up. Nunca subestime o oponente e faça o aumento de stats a esmo, contudo. Nesse turno que você achou que estaria livre para aumentar a força do seu Mega Charizard X, pode tomar um Thunder Wave e colocar tudo a perder. A prática leva a perfeição!
Como funciona um Late Game Sweeper?
Enquanto um Sweeper normal costuma entrar em campo a qualquer hora para espalhar destruição, um Late Game Sweeper é muito mais específico e seguro de se usar. Geralmente acompanhados de Choice Band ou Specs, são Pokémon com alto poder ofensivo e que entram em campo somente na segunda metade da partida, quando os Pokémon do oponente já estão debilitados.

O método é simples: primeiro se elimina ou danifica as Walls do adversário, assim como a maioria de seus Pokémon. Danificar com movimentos de status também é viável. Depois, o foco é exterminar tudo que pode impedir seu LG Sweeper de atuar com máxima eficiência (como retirar as Fairy- e Steel-types do adversário para atacar com Dragon). Por fim, você coloca o seu atacante e começa a disparar seus golpes mais potentes, aumentados pelos Choice Itens, terminando o trabalho que o resto do seu time começou.
Como saber que nível de predict devo fazer com o oponente?
Para concluir as perguntas, preciso salientar que existem situações onde não adianta ter um nível avançado de predict contra seu oponente pois ele mesmo pode não pensar tão além quanto você. Às vezes pode achar que o Rotom-W do seu oponente vai dar predict em uma troca sua para um Gliscor e dar Hydro Pump, e por isso coloca seu Vaporeon com Water Absorb para segurar do golpe, mas recebe um Volt Switch porque ele nem imaginou que você poderia usar o Gliscor como escudo.
"...Ele não trocou pro Heatran contra meu Flamethrower?"
Cada oponente vai exigir de você um cuidado diferente, e a tendência é que, com o tempo, se habitue com essa gravitação no seu nível de predict. O melhor é analisar o seu oponente nos primeiros turnos com jogadas cuidadosas, sem se arriscar com predicts muito avançados, para determinar qual a experiência do seu oponente e poder agir da melhor forma para vencê-lo. "Mas eu não posso perder jogando dessa maneira no começo?", sim, pode. Mas também pode jogando arriscado e pensando muito além do que devia. Apesar de tudo, o jogo ainda envolve sorte e perder faz parte de qualquer competitivo.

Considerações finais

Bem meus queridos alunos, acredito que já não haja nada a ensinar para vocês. Cada aspecto do competitivo, objetivo ou subjetivo, foi abordado no decorrer destes quinze capítulos do Competitivo 101 e todos que acompanharam até aqui estão de parabéns. Agora vocês têm um maior conhecimento teórico e sabem melhor como está o cenário competitivo de Pokémon e o que podem enfrentar campeonatos afora. Com isso, eu tenho apenas alguns últimos pedidos.

Primeiro, sempre respeitem seus oponentes. Sorte ou azar também faz parte do jogo, e não é culpa dele que aquele golpe crucial errou, ou que aquele crítico veio logo nessa hora. Apesar de tudo, toda estratégia é válida para conquistar a vitória e, por mais que pareça injusto, muitas vezes o desfecho pode não ser tão meritocrático quanto pareça. Não deixem isso afetar o seu orgulho e mantenham o respeito, afinal, isso ainda é somente um jogo.

Segundo, respeitem os novatos assim como os veteranos. Todos nós começamos por baixo e tivemos de escalar até onde estamos, e todos tivemos dúvidas em nossos começos de carreira. Não deixem o orgulho subir a cabeça e sempre mantenham a humildade, independente de quantos títulos possuam ou o quanto são conhecidos, pois um dia isso acaba e isso ainda é apenas um jogo. Esses novatos que você pode desprezar são os jogadores da próxima geração, então tentem fazer o possível para que as gerações seguintes do competitivo tenham alguém pra admirar.

E por último, mas não menos importante, divirtam-se. O jogo foi feito para isso, não para gerar stress em todos os jogadores. Derrotas e vitórias virão aos montes em suas carreiras e com o tempo isso vai se tornar normal. Na vitória temos glória, na derrota temos experiência, então nunca realmente perdemos. Não desistam, insistam em seus Pokémon e vão ver que eles não vão decepcioná-lo quando forem bem usados. Sigam essas dicas e podem até não se tornarem campeões, mas todos vocês seram verdadeiros Mestres Pokémon.

Ask Me-owth

E cá estamos na nossa última e breve sessão de perguntas e respostas em nosso Competitivo 101. Mesmo com o término dessa série, continuarei respondendo dúvidas através do Twitter e estou elaborando uma forma de manter esse contato com os leitores, então não se preocupem. Por hora, vamos nos despedir com essa pergunta final de várias partes:
Eu tava por aí na bulbapedia vendo os golpes q o Banette aprendiam, e dois chamaram a minha atenção, eram Destiny Bond e Grudge. O primeiro creio q a maioria saiba o seu efeito, caso o pokémon caia em combate apos usar-lo, que deu o desferiu o golpe cai também. Grugde faz quase a mesma coisa, ele ZERA todo o PP do move do golpe q o fez cair. Eu só queria saber se esse golpe tem alguma vantagem em relação do Destiny Bond. E também vi mais dois golpes Water Sport e Mud Sport, cada um diminui o dano em 50% dos golpes do tipos fogo e elétrico respectivamente durante 5 turnos. Queria saber se eles são úteis no competitivo. Se bem que water Sprout tem um dos efeitos da chuva.Combinado os dois, ataques do tipo fogo vão dar apenas 25% do dano original? E Heal Block? ele tem um efeito legal, mas, é recomendável no competitivo? solrock e Lunatone são bons com competitivo também?
— Ewerton Silva Gomes
Então, Ewerton, ambos Destiny Bond e Grudge são excelentes ataques como esperança final do seu Pokémon. Eles fazem a sua derrota valer de algo, mas há algo que difere nos dois de maneira crucial: Destiny Bond derrota seu oponente quando o usuário cai, enquanto Grudge suicida o monstrinho para drenar os PPs do oponente. Fica claro qual deles tem o melhor custo-benefício, mas este também exige um certo predict na hora de usar. Melhor praticar o uso de Destiny Bond!

"Alguém quer nos usar?
Suspeito."
Os Sports não tem muito uso no competitivo pois não compensa gastar um turno com um movimento que reduz o dano de apenas um tipo. Contudo, sim, com efeito de Rain Dance e Water Sport, golpes do tipo Fire só terão 25% de sua potência original. Heal Block não compensa tanto pelo simples fato de que Taunt existe e também bloqueia movimentos de recuperação.

Por fim, Solrock e Lunatone têm seu uso setando Trick Room ou usando Rock Polish, além de ter acesso a Baton Pass para repassar os boosts. Solrock é físico, enquanto Lunatone é especial. O problema da dupla está em seus stats muito baixos e seus tipos curiosos (com 6 fraquezas e 6 resistências), mas nada que um bom treinador não possa resolver!

Isso conclui o nosso Competitivo 101. Se eu achar que existe mais algo a ser ensinado ou ter novas idéias (ou mesmo sugestões) que podem ser aproveitadas, eu não hesitarei em fazer uma nova aula mas, por enquanto isso, isso é um fim. Espero que tenham conseguido tirar máximo proveito dessas aulas e que consigam ter uma boa empreitada no cenário competitivo de Pokémon. Quero ver cada um de vocês brilhando à sua própria maneira, e quem sabe não esbarramos por aí? Agora sim estão, definitivamente, dispensados!
Revisão: Alan Murilo
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google