Fique por dentro do Smash Run, modos de jogo e detalhes adicionais do novo Super Smash Bros. (Wii U/3DS)

Na parte final do nosso resumo do novo Super Smash Bros., você conhecerá o grande diferencial que é o modo Smash Run do 3DS, os demais modos de jogo, troféus e detalhes extras


Já estamos há mais de um mês compilando todas as informações de Super Smash Bros for Wii U & for 3DS! Lutadores novos, veteranos confirmados, inéditos ringues de batalha, itens novos, bugigangas tradicionais, Assist Trophy, Pokémon, ufa! Ainda assim, haja fôlego para a parte final desse apanhado geral, fechando com chave de ouro e terminando de preparar o terreno para a E3 2014. Modos de jogo, novas mecânicas, troféus e muitos outros detalhes adicionais serão tratados aqui. Então, vamos à luta!

Jogando online

Embora a primeira confirmação de que ambas as versões do novo Super Smash Bros. teriam multiplayer online seja de 2011, Masahiro Sakurai ter ressaltado isso recentemente serviu para espantar qualquer temor de que a versão para 3DS fosse ficar sem o recurso e elucidou muitas dúvidas. A jogatina funcionará pela Nintendo Network, e Sakurai fez questão de recomendar que os jogadores utilizem conexões rápidas e estáveis para que a jogatina seja fluida (esperamos que não seja algo deplorável como foi em Super Smash iBros. Brawl, Wii).
A frase que todos queriam ouvir
Lembrando que a fluidez do multiplayer de Kid Icarus: Uprising (3DS) nos deixa um pouco mais tranquilos com a performance desse novo Super Smash Bros. - especialmente com a versão de 3DS. Para melhorar a vida dos jogadores, ele sugeriu especificamente o acessório Wii LAN Adapter (que também funciona no Wii U).

Assim como no Miiverse, os jogadores serão identificados pelo seus Nintendo Network ID (que poderia ser usado no 3DS para substituir os Friend Codes, né?). Haverá também um maior policiamento da comunidade virtual desse novo Super Smash Bros. Jogadores que atacarem apenas um lutador em partidas com outras pessoas, que fiquem parados sem lutar, que se autodestruírem repetidas vezes, que utilizem cheats e que frequentemente saiam das partidas (até mesmo por questões técnicas) poderão ser banidos!
É assim que serão as batalhas Pokémon agora: sem regras e sem turnos
Também será possível aos jogadores relatar esse tipo de conduta, mas quem o fizer sem estar com a razão também poderá ser penalizado. Pode parecer rígido, mas é o mínimo feito hoje em dia em jogos com grande trânsito online. Além disso não haverá ranking online (apenas do modo singlepleayer), mas as partidas aleatórias serão criadas com base em um critério de habilidade.
    Ao contrário da jogatina com os amigos, jogar com
    desconhecidos poderá ser feito de dois modos
  • With friends
Nada de muito especial foi revelado sobre esse modo. Tudo o que sabemos é que poderemos jogar com conhecidos - o que provavelmente usará o Nintendo Network ID no Wii U e os Friend Codes no 3DS. Nesse modo, as regras de jogo serão totalmente customizáveis.

  • With Anyone For Fun
Jogando com oponentes aleatórios, será possível escolher um modo de jogo que preza mais pela diversão e aspecto party da série. No modo For Fun, o ringue da batalha é escolhido aleatoriamente (excluindo a Final Destination), as batalhas terão um foco mais na diversão, todos os itens poderão aparecer (só não sabemos em que nível de frequência) e apenas o número de vitórias será contabilizado. É algo feito para realmente se divertir sem se preocupar com ranks.

  •  With Anyone For Glory
Agora a coisa ficou séria! Contra jogadores aleatórios, o modo For Glory oferece a brutalidade e a "justiça" de uma batalha competitiva. Aqui, tanto o número de vitórias quanto o de derrotas será contabilizado. As lutas acontecerão sempre na Final Destination e nas versões Final Destination das outras fases.

Global Smash Power

Sakurai não se mostrou a favor de um sistema de ranking tradicional pela quantidade grande de jogadores, mas seria ruim negligenciar essa funcionalidade. O que a equipe de desenvolvimento fez foi um sistema novo de hierarquização de jogadores: o Global Smash Power. O número do seu GSP é, na verdade, a quantidade de jogadores dos quais você é melhor. Ou seja, é algo feito mesmo para jogar na cara dos amigos. Lembrando que o GSP não funcionará em batalhas online, mas haverá critérios implícitos para selecionar jogadores para um batalha online aleatória.
Troféu joinha pra você, meu caro

Smash Run, o diferencial do 3DS

Como prometido, esse novo Super Smash Bros. infelizmente não terá um modo aventura como o Subspace Emissary de Brawl. Em vez disso, Sakurai revelou o Smash Run, que tem sido o principal diferencial da versão de 3DS por unir aspectos de vários modos alternativos de Super Smash Bros., como o Target Smash!! que estreou no primeiro Super Smash Bros. (N64), o Adventure Mode de Super Smash Bros. Melee (GC), o Event Match e o bom e velho fator multiplayer. 

Nesse modo, os jogadores deverão explorar um calabouço com várias áreas diferentes recheadas de itens e inimigos das mais diversas séries. Até o fim do limite de tempo de 5 minutos, todo mundo precisará se esforçar para derrubar o máximo possível de inimigos para tirar deles power-ups. No meio da corrida, eventos especiais e aleatórios (e bizarros) poderão acontecer, como chuva de Bullet Bills e ventanias, tornando as partidas sempre diferentes.
Que a loucura comece!
Há power-ups de força (para golpes físico), defesa, especial (para ataques especiais), velocidade, salto e armas (para projéteis e lançamento de itens). Também será possível equipar itens e habilidades antes das partidas do Smash Run. Quando o tempo terminar, os lutadores serão levados para uma batalha free-for-all, na qual os bônus de seus power-ups estarão valendo. Haverá algumas variações nas regras além desse free-for-all tradicional. Veja:
  • Reflect Smash: Os projéteis lançados pelos jogadores estranhamente quicam uns nos outros sem causar dano.
  • Flower Smash: Todos os lutadores começam sob efeito do tem Lipstick, ou seja, com flores venenosas sobre as cabeças. Essas plantas parecem crescer com o decorrer da luta.
  • Easy-Launch Smash: Os personagens já entram na partida como se suas porcentagens de dano estivesse altas, ou seja, irão ser lançados para fora com muita facilidade. É quase um Sudden Death.
  • Climb: Essa é a única regra que traz um estágio totalmente novo: os jogadores deverão competir para ver quem sobrevive a uma fulminante corrida vertical. O cenário "vai subindo" e quem não acompanhar falhará. Quem já jogou nas arenas Icicle Mountain (de Melee) ou Rumble Falls (de Brawl) saberá como o Climb funciona
Super Smash Bros. RPG?
A ideia é que as partidas do Smash Run se sucedam várias e várias vezes sem interrupções. O interessante desse modo é como ele consegue unir todo o potencial de Super Smash Bros. em uma aventura de plataforma. Os cenários podem até ser inéditos, mas lembram muitas franquias famosas. Os inimigos, por sua vez, vieram de várias séries. Confira a lista:
  • Goomba e Big Goomba (Mario)
  • Lakitu (Mario)
  • Spiny (Mario): provavelmente irão "nascer" dos Spike Eggs lançados por Lakitu
  • Rotturet (Super Smash Bros.)
  • Waddle Dee e Umbrela Dee (Kirby)
  • Tac (Kirby):  rouba ataques carregados. Inclusive será possível reaver a carga derrotando Tac
  • Reaper (Kid Icarus)
  • Shotzo (Kirby)
  • Polar Bear (Ice Climbers)
  • Skutler (Kid Icarus)
  • Poppant (Super Smash Bros.)
  • Plasma Whisp (Kirby)
  • Magikoopa (Mario)
  • Mimicutie (Kid Icarus)
  • Stalfos (Zelda)
  • Magikoopa (Mario)
  • Gordo (Kirby)
  • Mite amarelo (Super Smash Bros.)
  • Kritter verde e azul(Donket Kong)
  • Flame Chomps (Mario)
  • Hammer Bro. (Mario)
  • Bulboard (Pikmin)
  • Octorok (Zelda)
  • Bullet Bill (Mario)
  • Shy Guy vermelho, azul e amarelo (Mario)
  • Chandelure (Pokémon)
  • Kihunter (Metroid)
  • Orne (Kid Icarus)
  • Tiki Buzz (Donkey Kong)
  • Mettaur/Mett (Mega Man)
Isso tudo te lembrou algum outro jogo? Seja pelo limite de tempo, pelo multiplayer, pela batalha após a corrida, pela aparência e pelo funcionamento dos power-ups, tudo lembra o modo City Trial de Kirby: Air Ride (GC). Sakurai, obviamente, admitiu a semelhança explicando que o Smash Run foi inspirado no City Trial.

Customize seus lutadores

Masahiro Sakurai sempre disse que haveria algo de customizável a mais nesse novo Super Smash Bros., mas só agora explicou como isso vai funcionar. Com o recurso Custom Move Sets, o jogador poderá alterar o funcionamento dos golpes dos personagens jogáveis. Sakurai disse que no futuro (provavelmente na E3) ele irá falar melhor sobre isso, mas o que vimos nos deixou muito ansiosos. Agora, o projétil de fogo de Mario pode ter seu tamanho e velocidade alterados, Kirby pode congelar lutadores ao sugá-los, o soco de Donkey Kong pode se tornar resistente a qualquer outro ataque que pudesse interrompê-lo... Esses são alguns dos exemplos mostrados, mas dá para imaginar muitas e muitas alterações.


Essa funcionalidade parece ser a primeira grande inovação de Super Smash Bros. for Wii U & for 3DS, e promete levar as lutas para um outro nível. Não sabemos, no entanto, se essa liberdade poderá ser usada para criar personagens quase invencíveis. Talvez seja por isso que a equipe tenha limitado a utilização das customizações: apenas nas batalhas locais e batalhas online com os amigos poderemos usar personagens customizados.
Kirby como você nunca viu antes

Para colocar na estante

Os troféus colecionáveis de personagens, itens e localidades das séries da Nintendo e das demais empresas participantes de Super Smash Bros. estão de volta, fazendo desse elemento de jogo já obrigatório em todos os próximos games da série. No entanto, a lista de Trophy de cada versão desse novo Super Smash Bros. será diferente, seguindo o esquema de ringues: troféus de games para consoles na versão de Wii U e troféus de games de portáteis para a edição de 3DS.


Para adquirir os troféus, já vimos que o Smash Run terá um sistema de moedas (que provavelmente servirá para sortear Trophy) e miniaturas aleatórias escondidas pelo caminho. Abaixo você confere os troféus já confirmados. Sakurai tem revelado pouquíssimos troféus, então não se assustem com o número. Caso siga o estilo das versões anteriores da série, isso não representa nem um décimo do que teremos realmente. Além disso, fiquem atentos: alguns desses Trophy podem ser Assist Trophy também!
  • Saria (Zelda)
A Kokiri amiga de Link será um dos troféus do jogo. Pelo fato de a Nintendo ter usado o modelo de Zelda: Ocarina of Time 3D (3DS), supõe-se que Saria estará na versão de 3DS, o que também justifica a presença do estágio Gerudo Valley no portátil 3D.


  • LittleFatMac (Punch Out!!)
Little Mac engordou alguns quilinhos para se transformar nesse outro troféu da série. Acreditamos que essa versão de Little Mac será um troféu do Wii U, porque apenas consoles de mesa foram palcos da série Punch Out!!

"My body is ready"
  • Phosphora (Kid Icarus)
A comandante das forças da natureza, Phosphora, estará presente como troféu. Por ter aparecido apenas em Kid Icarus: Uprising (3DS), é natural pensar que Phospora estará na versão de 3DS, apesar de a qualidade gráfica e a abinha "Wii U" no canto da imagem informarem que trata-se de um troféu da versão do console de mesa. Segundo Sakurai, os detalhes em seu cachecol são muito bonitos.


Beijinho no ombro
  • Tiki (Fire Emlem)
A guerreira que se transforma em dragão para atacar em Fire Emblem: Awakening (3DS) daria um belo Assist Trophy, mas estará no jogo como Trophy comum. Logicamente, a aposta é que seja um troféu do 3DS.

  • Fi (Zelda)
Esperamos fortemente que, como Trophy, Fi não seja tão tagarela quanto foi em Zelda: Skyward Sword (Wii). Provavelmente, trata-se de um troféu do Wii U.

  • King KiHunter (Metroid)
Um dos mais nojentos chefes de Metroid: Other M (Wii) será um dos mais belos troféus aparentemente da versão para Wii U desse novo Super Smash Bros. E Ridley, cadê?

  • Fake Palutena (Kid Icarus)
Sakurai pegou muitos fãs quando perguntou "Que troféu é esse?" e mostrou apenas a parte de trás de quem parecia ser Palutena. Fake Palutena vem de um curto momento de Uprising e, portanto, provavelmente será um Trophy do 3DS.
E foi isso o que Pit viu quando tentou resgatar
Palutena de um navio naufragado
  • Dillon (Dillon's Rolling Western)
E jogos novos também têm sido contemplados por Sakurai nesse novo Super Smash Bros. O troféu de Dillon foi mostrado assim que Sakurai o revelou como Assist Trophy da versão de Wii U. Tudo leva a crer que esse Trophy será da versão de Wii U também, embora os divertidos jogos de Dillon estejam presentes na eShop do 3DS.
  • Wonderful 100 (The Wonderful 101)
Mais um título novo ganha destaque em Super Smash Bros. Wonderful 100, do exclusivo The Wonderful 101 (Wii U) da Platinum Games estará no jogo como um troféu. Sakurai revelou que mais super heróis do jogo estarão presentes também - só não sabemos quais. Wonderful 100 provavelmente estará na versão de Wii U.
Pô, ele daria um ótimo lutador jogável. Imagine controlar 100 heróis
 ao mesmo tempo em Super Smash Bros.
  •  Brittany (Pikmin)
Direto de Pikmin 3 (Wii U), a versão de Wii U desse novo Super Smash Bros. terá o troféu da exploradora Brittany - uma das três protagonistas de seu jogo. Embora Sakurai tenha dito que Brittany é um dos seus troféus prediletos, ele deixou claro que ela não estará nos ringues. Será que isso meramente significa que ela não será uma lutadora jogável (muita gente achava que algum astronauta de Pikmin 3 pegaria o lugar de Olimar) ou talvez esteja querendo dizer que Brittany não será um Assist Trophy?
Já que não dá pra ver o restante do Red Pikmin embaixo do troféu...
podemos dizer que a cabeça dele foi cortada e enfiada no chão?

Formas alternativas

Sakurai já havia demonstrado ser contra skins para os personagens, mas trouxe versões alternativas dos lutadores que estão muito mais interessantes do que meras mudanças de cor. Ainda assim, vimos que pelo menos alguns personagens terão versões diferentes. Essas formas alternativas não vão alterar no funcionamento dos lutadores, mas não deixam de ser muito legais.

Nesse sentido, o máximo que tivemos antes foi a opção de trocar entre Nina e Popo como lutadores Ice Climber principal e a possibilidade de jogar com o traje clássico de Wario ou com sua roupa da série WarioWare. Esperamos que todos os personagens tenham formas alternativas agora, e já podemos imaginar algumas incríveis. Além disso, meras mudanças nas cores continuarão presentes, e muitas delas são as mesmas que já vimos antes.
  • Treinadora/Treinador do Wii Fit
Há muito tempo atrás, Sakurai divulgou uma imagem de um modelo masculino de personal trainer do Wii Fit. Após meses de especulação, o diretor bateu o martelo: será uma versão alternativa da Treinadora do Wii Fit. A versão feminina parece mais interessante (e é até mais conhecida), mas não há problema em preferir jogar com o abdômen definido em vez do corpo de violão.

"Olhem como somos belos e esculturais. Agora comece
a treinar no Wii Fit U pra ficar assim também"
  • Little Mac
A versão "wired" de Little Mac vem da versão de fliperama do primeiro Punch-Out!! (NES). Nessa forma, a pele de Mac é trocada por uma matriz verde criada originalmente pelo grande Shigeru Miyamoto. Com certeza, é um easter egg muito legal para quem teve o prazer de jogar o jogo de boxe nos arcades.

  • Habitante
O jovem de Animal Crossing pode ser "a" jovem, se o jogador quiser. Como mostrado por Sakurai, haverá opções diferentes para esse novo residente, incluindo mudanças no sexo, nas roupas, nos olhos e nos cabelos. Uma coisa muito legal seria se a aparência do/da Habitante fosse randômica quando a partida começasse, assim como é quando iniciamos uma vida nova em Animal Crossing.

Detalhes adicionais

  • Mecânica de se agarrar nas quinas
Segundo Sakurai, algumas coisas irão mudar naquela esquema de se agarrar nas bordas do cenário para não cair. Obviamente, um lutador que já estiver agarrado a uma quina impedirá que um outro se agarre, mas não é só isso: o segundo jogador que for se agarrar poderá expulsar o primeiro da borda. Ao que parece, o período no ar e a porcentagem de dano serão as variáveis para decidir quem "ganha". Por exemplo, a prioridade é menor caso você já tenha ultrapassado os 100% de dano.

"Dá licensa aí"
  • Recuperações a distância
Muita gente não sabe, mas Link e Samus podem usar, respectivamente, o Hookshoot e o Grapple Beam, que tradicionalmente são seus movimentos de agarrar outros lutadores, para se pendurar à distância nas bordas dos estágios, impedindo uma queda. Essa estratégia sempre foi pouco usada por conta do alcance das "correntes", mas, nesse novo jogo, ele será amplificado. Agora está mais fácil agarrar-se ao ringue com o Hookshoot e o Grapple Beam, mas isso estará sob efeito da mesma regra de múltiplos personagens na mesma borda vista acima.

  • Batimentos cardíacos no counter
Ao que parece, os golpes do tipo counter mostrarão um eletrocardiograma quando forem usados. Já vimos essas linhazinhas que descrevem os batimentos cardiácos em cores azul e vermelha. Provavelmente isso tanto irá sinalizar o uso de counter quanto ajudar no timing do golpe. Já vimos esse recurso nos counters de Marth e Little Mac.

  • O brilho da morte
Sabe quando você toma aquele golpe carregado e sua porcentagem de dano já está bem alta? Pois bem, todos sabemos que você, instantes antes de ser derrotado, já sabe que seu personagem vai ser arremessado para longe na velocidade da luz. Agora, esses golpes fatais trarão uma relâmpago horizontal vermelho e preto. Tanto golpes fortes em situações de alto dano mostraram esse relâmapago quanto K.Os instantâneos, como o K.O. Uppercut de Little Mac. Provavelmente isso dará mais impacto às cenas.

Tudo bem que não precisamos disso pra saber que o golpe vai ser fatal,
mas, ainda assim, é bem legal
  • Finalizações
Lembra daquela sucessão infinita de chutes que Fox dá? Esse tipo de ataque não mais existirá. Agora, após repetir o mesmo movimento algumas vezes, um golpe de finalização irá lançar o adversário para longe. Isso mudará significantemente a mecânica de alguns lutadores e provavelmente deixará os combos com mais pompa. Até agora, isso não recebeu o devido valor nos anúncios do jogo, mas pode apostar que mudará bastante as vantagens e desvantagens dos lutadores.

Little Mac demonstrando que não pode socar o pobre do
King Dedede para sempre
  • Pular na cabeça?
Oficialmente, nada foi dito sobre isso, mas parece que agora temos uma mecânica de pular nas costas e na cabeça dos adversários. O esquema lembra o que acontece quando um personagem carrega o outro em New Super Mario Bros. Reparem nas duas linhazinhas brancas com uma espécie de brilho na ponta que saem dos personagens que foram pisados.

  • Personagens espelhados
Agora, os personagens serão espelhados caso estejam virados para um lado em que pudessem estar "fechando a cena", como se diz no teatro. Por exemplo, nas imagens abaixo, quando Mario está virado para a nossa direita, seu braço esquerdo está levantado. Se ele fosse levantar o mesmo braço esquerdo quando estivesse voltado para direita, isso iria tornar menos visível a parte da frente de seu corpo. O mesmo acontece com Kirby, que ficaria de costas quando estivesse voltado para a esquerda. Isso pode parecer ser simples e algo pequeno, porém Sakurai revelou que é trabalhoso e a verdade é que ajuda a dar mais destaque ao personagem.

  • Cores para os times
Nos Super Smash Bros. anteriores, os times das Team Battles eram escolhidos pelas cores, e isso alterava a coloração dos personagens. Agora, mesmo sendo do time vermelho, você pode utilizar a coloração original do seu lutador. Tudo o que ficará diferente será o contorno dos personagens, que obedecerá à cor do time. Até agora, isso só foi visto na versão de 3DS, e pode ser uma característica exclusiva dela, já que reutiliza o contorno preto que os personagens naturalmente têm nessa versão.
Será que vai ficar mais confuso assim?

Mas quando lança?

A pergunta que não quer calar: Ok, já sei de tudo, mas quando vou poder colocar minhas mãos nessa bagaça? Bom, isso é algo que todos queremos saber, mas que a Nintendo ainda não revelou exatamente. Felizmente, Sakurai deu uma margem de lançamento. Segundo ele, a versão de 3DS chegará mais cedo, no inverno brasileiro, enquanto a versão de Wii U só estará nas lojas no verão brasileiro.

Como a promessa é de que Super Smash Bros. for Wii U & for 3DS seja um grandíssimo destaque da E3 2014 (haverá um evento dedicado a ele e um torneio ao vivo), é bem possível que a versão de 3DS só chegue depois do evento. Por falar nisso, um recente rumor apontou para setembro a data para a versão 3D e o final do ano para a versão HD.
E assim encerramos nosso apanhado geral do novo Super Smash Bros. Algumas pequenas novidades foram anunciadas no decorrer das matérias (como o Ike, que colocamos aí em cima), mas tentamos sempre estar o mais atualizado possível. Agora é esperar pela E3 2014 para conferir o que mais Sakurai reservou para nós. Se ainda não conferiu o resto dessa nossa série de matérias, não deixe de ler tudo o que publicamos sobre os personagens, as arenas, os itens e os Assist Trophy e Pokémon.
Revisão: Jaime Ninice
Capa: Sybas Paiva

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google