O que podemos esperar da Nintendo na E3 2014?

Confira as atrações que a Nintendo está preparando para a E3 2014, com este guia de 20 expectativas, resumidas aqui no Nintendo Blast.

Todos já devem estar mais do que na expectativa para acompanhar as novidades que serão apresentadas na E3 2014. A esta altura do campeonato, vocês já devem ter lido a matéria do Gabriel Vlatkovick que fala sobre esta que deve ser a maior E3 da história para a Nintendo. Como nos anos anteriores (2012 e 2013), a equipe Nintendo Blast estará lá mais uma vez cobrindo o evento, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho dentro do Los Angeles Convention Center, palco clássico onde as novidades na área dos games são apresentadas todos os anos. Mas, antes disso acontecer, que tal olharmos para todas as novidades que serão apresentadas dentro de alguns dias e analisarmos as principais metas da Nintendo para mais uma épica E3? Preparamos 20 promessas desta E3 e damos nossos palpites nas linhas abaixo. Confira as novidades e vamos já sonhar com a E3 2014!

1. Transmissão oficial online direto da E3 2014

Novamente a Nintendo irá optar por uma ideia diferente de apresentação dentro da E3, ausentando-se das tradicionais conferências para uma transmissão ao vivo e mais direta com os jornalistas e membros da indústria que estarão presentes na feira. Para a E3 de 2014, foi anunciado em um divertido vídeo que a empresa fará não só um Nintendo Direct, como de costume, para apresentar as suas novidades, mas um especial “Nintendo Digital Event”, onde os principais anúncios e vídeos dos próximos jogos serão apresentados.

Complementando esta ideia, o “evento digital” trará também uma série de vídeos em tempo real, via streaming, por dentro da feira através da “Nintendo Treehouse: Live @ E3”, uma série diária que acontecerá durante os três dias de E3 e que contará com entrevistas com desenvolvedores, produtores e artistas contando e vivendo a experiência de uma grande E3. Pois é, agora o público terá muito mais do lado de fora para acompanhar nestes dias tão especiais de anúncios gamísticos. E quem estiver pelos EUA ainda poderá jogar em algumas das lojas da rede Best Buy a versão para Wii U de Super Smash Bros.!

2. Torneio oficial de Super Smash Bros. dentro dos pavilhões da E3

Além do evento de Super Smash Bros. nas lojas Best Buy dos EUA, será realizado um torneio dentro dos pavilhões da E3, com todos aqueles aparatos oficiais e, quem sabe, brindes de altíssimo nível, com muitos produtos de nossas franquias favoritas. Já estamos imaginando como será essa atração e mesmo assim fica difícil vislumbrar algo tão diferente dentro de uma feira de negócios que é a E3. Seja como for, esperamos que alguém da nossa equipe leve, mais uma vez, o prêmio máximo de lá. Lógico, após conseguir altas entrevistas com muitas personalidades e que, com certeza, valerão muito mais a pena!

3. Super Smash Bros. for Wii U & 3DS: a batalha só está começando…

E o tão esperado embate cada vez mais próximo. Está chegando a hora de pormos as mãos novamente no jogo que reúne os mais importantes personagens das franquias mais famosas da Nintendo em apenas uma arena de combate: estamos falado sim do mais novo Super Smash Bros. Seja para a glória ou para a diversão, parece que esta nova versão conseguirá trazer uma quantidade ainda maior de elementos e itens colecionáveis que Brawl.

Muitas novidades estão chegando e um dos destaques é a quantidade elevada de lutadores na disputa. Também esperamos que muitos cenários estejam à disposição, além dos já revelados. E se depender do modo online, que está ainda mais incrementado e com novas opções de partidas, incluindo um novo ranking online chamado Global Smash Power, podemos já levantar os braços e fazer contagem regressiva para o lançamento desta pérola!

4. X, da Monolith, deve trazer um novo ar para os puristas dos RPGs

Imensos e lindos cenários, artes de cair o queixo e um mundo de gigantes mechas emplacarão um novo RPG que se qualifica como a continuação do bem-sucedido Xenoblade Chronicles. O mais novo jogo da Monolith, intitulado X (ou talvez Xenogears: Origins, segundo a lista de títulos, não oficial, para a E3 2014), está por vir e deverá trazer uma história com um longo e variado tempo de gameplay. Enquanto sonhamos aqui acordados, já podemos ir lendo as várias matérias que saem, além dos vídeos inspiradores que nos mostram um pouco mais deste título. Fãs de RPG, partidas multiplayer online e campanhas desafiadoras, preparem-se para detonar, em breve, um dos possíveis candidatos a jogo do ano de 2014.

5. Bayonetta 2, será que agora vai?

Já não estamos mais tão animados quanto à exclusividade de Bayonetta 2, porém a ânsia pelo jogo é grande, principalmente por se tratar do aparecimento de uma franquia tão diferente nos consoles Nintendo. A protagonista do jogo, Cereza, que carrega um visual ainda mais estonteante, agora contará com a ajuda da jovem e loira Jeanne, que dará aquela força para a guerreira de longos cabelos e de pouca sanidade; e de um menino, ainda sem nome revelado, que possui aspectos mais misteriosos e similaridades com o protagonista de As Aventuras de Pi.

Estamos preparados para muitas referências e gráficos ainda mais realistas, longas batalhas, além, é claro, de diversão ao extremo com as diversas aventuras que serão transmitidas ao longo do jogo. Tirem as crianças da sala, ou esconda a visão do GamePad, que muita carnificina vai rolar com uma dose empolgante de ação concedida pela Platinum Games.

6. Hyrule Warriors, o spin-off mais aguardado de toda Hyrule

Temos aí um interessante spin-off, um crossover das franquias The Legend of Zelda e Dinasty Warriors. Em muitas das imagens já divulgadas, pudemos ver os clássicos personagens da franquia de Link presentes, além de diversos itens e outros elementos já conhecidos da franquia. O jogo consistirá em um autêntico hack ’n’ slash e que colocará o jovem Link contra hordas de Lizalfos e Bokoblins nos vastos campos verdes de Hyrule. Também teremos batalhas ao lado de Epona, alguns enigmas, com ativação de switches e elementos de RPG dentro da aventura.

7. Shin Megami Tensei X Fire Emblem promete altas estratégias

Já é longa a espera por Shin Megami Tensei X Fire Emblem e adiantamos que é pequena a expectativa pelo pouco que nos foi apresentado. Juntar duas franquias importantes em um jogo pode ser uma tarefa bem difícil, mas nada que seja impossível para os mestres da Intelligent Systems e da Atlus. Resta-nos esperar por este crossover exclusivo para Wii U que trará muitas batalhas contra demônios imersos em um mundo com uma boa base de estratégia nos campos feudais de Fire Emblem.

8. “Layton 7” trará de volta todos os bons momentos que tivemos com a série?

Após o sucesso de Azran Legacy e desfecho da série principal que teve o Professor Layton como protagonista de um mundo de mistérios e enigmas sempre em busca da verdade, nada mais justo do que apresentar - e arrebatar corações - mais um anúncio de peso da franquia. Admiradores de jogos de puzzle e fãs da franquia podem comemorar, um novo jogo da série está vindo para fazer ferver os nossos cérebros e capacidade de investigação, regados a bons toques de humor britânico. Será que veremos o Professor Layton mais uma vez? Ou teremos uma história completamente diferente e sem mencionar as anteriores, em um novo mar azul… O que interessa é que teremos mais quebra-cabeças para solucionar e mais historinhas para nos alegrar. Aguardem por muitas mudanças e vida longa à série Layton!

9. Preparem os corações para o novíssimo The Legend of Zelda U

E a nova lenda de Zelda está próxima a dar seus primeiros suspiros. O título que está no coração de muitos fãs da série promete fazer uma aparição especial na E3 2014, já que nenhuma informação sobre o jogo foi revelada, apenas um suposto título: Shard of Nightmare. Será que desta vez a série passará realmente por uma revolução, como tem dito Eiji Aonuma? Só saberemos quando o jogo for revelado diante dos nossos olhos em mais um Nintendo Direct especial de E3. Até lá, podemos ir nos preparando com os outros títulos da franquia já lançados para conter o turbilhão que se anunciará quando este jogo for lançado.

10. Rumor: teremos um novo Metroid ou jogo da Retro Studios?

Depois de tantas coisas que já falamos, ainda há a esperança de que um arrasa quarteirões da Retro seja lançado, compensando o esquecimento da Nintendo pelos 25 anos de carreira da caçadora de recompensas mais famosa dos videogames. Ou será que talvez estejam preparando o cenário para comemorar, com chave de ouro, os seus 30 anos de existência?

Seja como for, um novo Metroid é o que falta para o Wii U no que diz respeito a franquias de peso, os carros-chefe da Nintendo. Sem que o trio esteja completo (Mario, Metroid e Zelda) não podemos completar a Triforce do poder para que o console mais interessante da atual geração tenha o seu devido sucesso. Mas, caso apareça um novo Donkey Kong Country, não ficaríamos nada tristes também.

11. Yarn Yoshi, alguém se lembra?

Esta aí um caso curioso: um novo jogo do dinossaurinho mais querido da Nintendo foi anunciado tempos atrás para o Wii U, mas, após um tempo, ficou esquecido, como uma fórmula que não daria certo ou que precisaria de mais tempo para ser preparado. Estamos falando de Yarn Yoshi, o misterioso jogo que misturaria a fórmula de Kirby’s Epic Yarn com os jogos do Yoshi. Muitas ideias novas estavam programadas, mas realmente não sabemos se o título foi cancelado ou se pretende fazer uma nova aparição, em um estágio mais evoluído, para os nossos olhos e sentidos durante a E3 2014.

12. Localizações de jogos para o ocidente

Um fato que alarmou muito a geração anterior de consoles Nintendo foi a chamada Operation Rainfall, um manifesto gamer que conseguiu trazer para o Ocidente os principais RPGs de sucesso do Japão: Xenoblade, The Last Story e Pandora’s Tower. Agora a bola da vez é o jogo Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney! Trata-se de um spin-off das duas franquias mais cerebrais publicadas pela Nintendo e desenvolvidas pela Levez-5 e Capcom, respectivamente, e que traz à corte do tribunal mistérios e resoluções de puzzles ainda mais cabulosos, com a adição de frases como “Every puzzle has an answer” e “Objection!” rolando na telinha e ao mesmo tempo! O jogo já foi disponibilizado no Japão e na Europa, mas nada das Américas. É uma grande promessa e, visto o sucesso das duas franquias neste lado do globo, parece estar cada vez mais perto de se tornar realidade o seu lançamento por aqui. Cruzem os dedos!

13. Jogos indie como arma de frente

Sabemos do crescente apoio que a Nintendo está dando para os jogos indie e já contamos até com uma página especialmente dedicada a estes jogos, disponibilizada pela Nintendo dentro do seu canal da eShop online: http://www.nintendo.com/eshop/indie

Entre alguns dos games que já podemos esperar está o agora exclusivo Stealth Inc. 2, um jogo da Curve Studios que possui como base a utilização das sombras em um universo de plataformas 2D. Vamos torcer para que mais parcerias e ideias geniais pousem nos consoles da Big N e que assim cresça também a oportunidade de novas mentes brilhantes mostrarem o seu potencial no mundo dos games.

14. Jogos de GC e DS na eShop do Wii U

Já foi dito que o lançamento de jogos de GameCube e, mais recentemente, de DS seria realidade um dia e estamos esperando. Entre os jogos mais esperados, e recentemente divulgados em uma possível lista para a apresentação na E3 2014, estão: Super Mario Sunshine, F-Zero GX, Luigi’s Mansion, Super Smash Bros. Melee e Mario Kart: Double Dash. Esta seria mais uma carta na manga da Nintendo, visto a expectativa do público por estes títulos “mais incrementados” em sua loja virtual. Já está na hora da eShop do Wii U (e porque não do 3DS também trazer os títulos para GBA) receber um upgrade daqueles, colocando à venda os jogos mais badalados das gerações anteriores e que muitos jogadores não conheceram. Vamos torcer!

15. Enriquecer a função do GamePad e mostrar ao mundo o apelo do Wii U em razão do Wii

Está aí um impasse que ocorreu tempos atrás com o 3DS e que está acontecendo agora como Wii U: as baixas vendas. Basta vermos como o novo portátil da empresa cresceu nos últimos anos para termos uma ideia do que poderá acontecer com o Wii U, se tudo correr bem. Os grandes títulos já estão chegando, incluindo um bundle especial de Mario Kart 8 que promete ascender e muito as vendas do console, mas talvez isso ainda seja pouco.

A Nintendo já declarou que errou em sua campanha de marketing com o Wii U, por muitos ainda ficarem em dúvida sobre o que se trata do novo videogame: ser apenas o controle ou um update leve do console anterior. Diante deste cenário, a Big N promete fazer esforços cada vez maiores para atingir estas pessoas e conseguir emplacar o Wii U como lider da geração atual, assim como fez com o Wii na geração anterior. Há grandes expectativas de anúncios de jogos que utilizem a telinha de uma maneira ainda mais única nesta E3, resta-nos esperar. Um modo de inicialização rápido do console também já foi mostrado e pretende atender a demanda pela velocidade e praticidade aos novos donos do console.

16. Novo sistema de saúde e qualidade de vida

E a Nintendo embarca em uma quest que será talvez a mais ousada experiência desde o anúncio do Wii Remote: uma nova empreitada, à parte dos jogos, usando como base sua experiência em oferecer entretenimento em setores de saúde, como hospitais infantis, asilos e casas de caridade. Em coletiva anunciada para acionistas, Satoru Iwata revela esta que parece ser uma ideia revolucionária, mas também pouco definida ainda. É certo que a companhia conseguiu muito sucesso nestes setores por sempre querer levar diversão a quem quer que seja, ainda mais quando se trata de colocar um sorriso no rosto das pessoas com seus personagens carismáticos e jogos inteligentes. Mas será que investir pesado nesta área pode trazer resultados?

Já sabemos que esta iniciativa parte de uma inspiração de Satoru Iwata, atual presidente da companhia, no seu antigo chefe, que também foi presidente da companhia, Hiroshi Yamauchi. Segundo Iwata, Yamauchi esteve sempre anunciando a Nintendo como uma empresa de entretenimento, e não de qualquer outra coisa, e, assim, reconhece que o entretenimento não se limita apenas aos videogames.

Este novo negócio, além de visar uma área independente da de games da companhia, investirá em aplicativos que farão interação com diversos outros, como celulares, visores, e com base em muitos jogos de aprendizagem e medições que a Nintendo lançou ao longo dos anos, como Brain Age, Wii Fit, English Trainning, Art Academy, Cooking Navigator, entre outros, usando a potencialidade e know-how da Nintendo. Talvez algo como o recente aplicativo para celulares de Mario Kart 8 ganhe uma nova dimensão em breve com outros títulos e ideias.

17. Novas conexões, recursos NFC, produtos NFP e aplicativos mobile dão o ar da novidade

Uma das propostas também anunciadas na coletiva dada por Satoru Iwata para acionistas aponta para o novo uso e aproveitamento maior do recurso NFC (Near Field Communication) do GamePad do Wii U, que, para quem não sabe, trata-se daquele retângulo localizado abaixo do direcional digital esquerdo do controle. Através dele, pode-se reconhecer objetos que são colocados acima do GamePad, possibilitando a inserção de personagens ou elementos ao mundo do jogo, entre outras ideias.
Uma das inovações já confirmadas será o lançamento das Nintendo Figurine Plataforms (NFP), que gravarão dados de jogos, IDs dos jogadores, além de possibilitar o "treinamento" dos bonecos para serem levados a qualquer canto. Um leitor de NFC para os 3DS também está sendo programado para o ano de 2015, até lá já podemos nos acostumar com a ideia.

Outra das inovações em uso de aparatos tecnológicos será a utilização de novos aplicativos que integrem o uso dos já comercialmente populares smartphones nos serviços da Nintendo, como novos aplicativos que foram detalhados em uma seção de perguntas e respostas da empresa. Assim como o aplicativo de Mario Kart 8, que possibilitará aos usuários a visualização de rankings no jogo, além de disponibilizar vídeos oficiais e gameplays de seus amigos, também estão agendadas novas formas de propaganda e interação que permitam deixar o jogador ainda mais conectado com o universo Nintendo. Seja como for, estas novidades que irão aparecer em breve prometem revolucionar, mais uma vez, a maneira como interagimos com a rede online dos videogames.

18. Novidades na eShop podem aparecer logo

Nintendo Minute
Já foi dito que será disponibilizado um sistema para pagamentos usando ainda o recurso da tecnologia NFC dentro da eShop, que já é realidade em outros dispositivos. Compras e propagandas usando outros aparelhos, como acessar a eShop através de aplicativos externos, novas ideias de promoções e conectividade também devem fazer uma aparição na loja virtual da Nintendo. Entre as surpresas mais concretas que estão por vir, já podemos esperar por novos vídeos e um sistema melhorado de demos e testes de jogos ainda não lançados.

19. Um novo console para mercados emergentes

Pois é, e olha que os rumores de um novo console não estavam totalmente errados. É possível que vejamos, nos anos de 2015 e 2016 algo semelhante ao que aconteceu com o iQue Player, aparelho correspondente ao Nintendo 64, em forma de controle, que rodava jogos através de um cartão que armazenava títulos baixados em quiosques chamados iQue Depot, lançado na China em 17 de fevereiro de 2003.

Já foi anunciado que os mercados emergentes irão receber uma nova versão dos consoles Nintendo, visando um novo equilíbrio do preço e características do produto, mas nada ainda foi dito sobre os países que receberão esta plataforma. Vamos torcer para que tenhamos ainda mais possibilidades de jogatina por aqui e que voltem os tempos gloriosos de gameplay em locadoras e pontos de encontro entre amigos ainda mais fortes.

20. E o Brasil, como fica?

A eShop brasileira do Wii U ainda não foi lançada por aqui, além da do 3DS estar com um impasse nas compras com cartão de crédito não autorizados pela quase totalidade dos bancos brasileiros. Além disso, ainda temos que lidar com a tela de compras no idioma em inglês, ao invés do português que era disponível, ou seja, um retrocesso desde que foi lançada a eShop do 3DS por aqui.


Também estamos de olho nas traduções para os jogos e sistemas da Nintendo, pois deve-se reconhecer que o Brasil é um dos mercados mais promissores para a empresa, e que por isso merece uma dedicação ainda maior. Club Nintendo nacional? Por que não? Vamos alimentar esforços no que for possível para conseguir ainda mais informações decorrentes dessa jornada durante a E3 2014. Aguardem por novidades!

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Douglas Fernandes

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google