Conte com a ajuda dos Pokémon e Assist Trophy no novo Super Smash Bros. (Wii U/3DS)

Já falamos dos novos personagens, itens e cenários desse novo Super Smash Bros. Agora é hora de listar as invocações! Todos os Assist Trophy e Pokémon invadirão os ringues

Estamos quase terminando de "cozinhar" uma batalha de Super Smash Bros. Já colocamos os novos e clássicos lutadores como ingredientes principais, temperamos com os inéditos estágios e arenas e adicionamos uma pouco de aleatoriedade com os novos e tradicionais itens. Mas sabemos que nem sempre dá para todos os personagens e elementos dos universos da Nintendo e das franquias convidadas participarem de Super Smash Bros. como lutadores, estágios ou itens. É aí que entraram lá no início as Pokébolas e, com Super Smash Bros. Brawl (Wii), os Assist Trophy para apimentar ainda mais as disputas. Vamos conhecer agora os assistentes e os monstrinhos de bolso que Sakurai preparou para esse novo jogo da série.



Versões diferentes, invocações diferentes

Assim como os estágios, os Assist Trophy e Pokémon disponíveis serão diferentes a depender da versão do novo Super Smash Bros. Essa diferença, no entanto, não será na forma de assistentes e monstrinhos de bolso totalmente diferentes a depender da versão (como os estágios), o que faria de ambas as versões interessantes. O que vai acontecer com os os Assist Trophy e Pokémon, segundo Sakurai, é que a versão de 3DS terá quase a mesma quantidade de invocações da versão de Wii U, o que nos leva a acreditar que a lista de Assist Trophy e Pokémon de Wii U será a principal e a de 3DS será uma versão mais simples dela. Por conta disso, iremos sempre sinalizar quais as versões para as quais cada Assist Trophy e Pokémon já foi confirmado.

Além disso, na versão de 3DS, os lutadores guerrearão a 60 quadros por segundo, enquanto os Pokémon e Assist Trophy terão suas animações a 30. É preciso lembrar que isso não parece comprometer o andamento do jogo, já que 30 quadros por segundo é usado tranquilamente por muitos jogos do 3DS.

Assist Trophy, eu os invoco

Super Smash Bros. for Wii U & for 3DS deu continuidade à inovação que Brawl fez com os Assist Trophy. Com isso, até personagens secundários (como Waluigi e Midna) e protagonistas de séries não tão famosas (como Starfy e Dillon) podem ocupar os ringues. Confira a seguir a seleção de inéditos e clássicos Assist Trophy.


  • Skull Kid (Zelda)
A aposta seria que o Skull Kid vestindo a Majora's Mask fosse fazer uma lua carrancuda cair no cenário, mas esta criança infeliz abusará de medonhos poderes psíquicos para alterar e distorcer a visão do cenário. O que pudemos ver foi ele colocando os jogadores para lutar de cabeça para baixo, mas, como Palkia já faz muito bem isso, seria natural pensar que outras anomalias poderão ser geradas pela magia de Skull Kid. Ainda queremos saber o que mais ele fará, pois sua introdução no jogo foi muito bem recebida. Até agora, Skull Kid foi revelado apenas em imagens da versão de Wii U.

  • Ashley (WarioWare)
Ashley é fofa, mas invoca uma cortina de fumaça roxa. Ainda não ficou claro o que acontece no território criado por essa garotinha, mas pudemos ver que dá para lutar normalmente em contato com o plano de fundo roxo. Será que causará dano contínuo? Ou algo aparecerá no meio da fumaça roxa? Ficamos ansiosos por mais personagens de WarioWare como Assist Trophy. Ashley só foi mostrada na versão de Wii U até agora.

  • Mother Brain (Metroid)
Esse cérebro ciclope fica fixo no chão e atira raios lasers de grande alcance que empurra os adversários para longe. Não sabemos se esse será o único ataque de Mother Brain, mas seria interessante vê-la converter-se em sua forma dinossauresca. Mother Brain, até o momento, só foi vista na versão de Wii U.

Mother Brain perseguindo Samus até em Other M, jogo em que
ela nem é vilã
  • Chain Comp (Mario)
Sejamos sinceros, o Chain Chomp é obrigatório como Assist Trophy. Ele pode até ficar parado por alguns segundos, mas não demora a avançar com tudo em quem quer que se aproxime. Em estágios pequenos, Chain Chomp será um grandíssimo problema. Ele só apareceu na versão de Wii U até agora.

Não tem cavalheirismo certo, Mario! Foge daí!
  • Color TV-Game 15
Ok, mais do que o Chain Chomp, esse sim é o Assist Trophy que nos faz perguntar: por que já não tinha isso em Brawl? A referencia ocidental desse console japonês lançado em 1977 (antes mesmo de Space Invaders) é  PONG: duas barras brancas disputarão a tarefa de empurrar um quadradinho branco no lado oposto. No meio disso, estão os lutadores, que vão ter que se esforçar para não serem acertados pela épica disputa entre as duas barras pixeladas. Sakurai fez questão de falar da história, do fato desse ser o jogo mais antigo representado em Super Smash Bros. e do trabalho de se "emular" na tela os reostatos do aparelho original que serviam para controlar os retângulos brancos no novo jogo. Color TV-Game 15 é um Assist Trophy mostrado apenas na versão de Wii U até o momento

  • Midna (Zelda)
A companheira de Link em Zelda: Twilight Princess (GC/Wii) estará em Super Smash Bros. para agarrar os lutadores estendendo seus cabelos e arremessar os pobres coitados para longe. Midna é bem rápida e traiçoeira, então tome bastante cuidado. Tanto na versão de Wii U quanto na de 3DS, ela estará lá para atrapalhar a luta.

"Precisam de um mãozinha?"
  • Dark Samus (Metroid)
Eu era um dos jogadores que esperava por Dark Samus como lutadora jogável e versão alternativa de Samus, mas Zero Suit Samus tomou esse lugar na lista de personagens. Ainda assim, fico feliz de ver mais uma arqui-inimiga da caçadora disputar os ringues como Assist Trophy. Dark Samus é voltada totalmente para a ofensiva. Com seu design de Metroid Prime 3: Corruption (Wii) (apesar de o de Metroid Prime 2: Echoes, para GameCube, ser mais interessante), essa doppelganger feita de Phazon abusará de tiros da substância mutante e invocará tentáculos de Phazon também. Se cuida, Samus - especialmente na versão de Wii U, que é onde Dark Samus foi mostrada.



  • Dillon (Dillon's Rolling Western)
Mostrando que o último Nintendo Direct focado em Super Smash Bros. não entregou todas as cartas sobre os novos Assist Trophy, Dillon, de Dillon's Rolling Western (3DS), foi revelado como assistente. Trata-se de uma franquia da Nintendo muito recente, então é ótimo vê-la já com esse destaque. Não sabemos o que esse tatu fará, mas ele ter sido mostrado junto a Sonic talvez seja uma dica de que seu poder de rolar seja sua característica principal no novo Super Smash Bros. Apesar de vir de um jogo de 3DS, apenas o Wii U recebeu imagens de Dillon até agora.

Esse ringue é pequeno demais para dois roladores de primeira categoria
  • Isabelle (Animal Crossing)
Se sente inseguro jogando Super Smash Bros. sem o apoio e atenção de alguém? Isabelle estará lá para isso. A sempre presente secretária de sua vila em Animal Crossing: New Leaf (3DS) irá se posicionar um pouco ao fundo das lutas para jogar frutas para os dois lados do ringue. Podemos supor que essas frutas irão servir para recuperar vida. Isabelle também foi usada por Sakurai para promover o Nintendo Direct focado em Super Smash Bros e para revelar a diferença no número de Assist Trophy entre as versões de Wii U e 3DS do jogo. Aliás, Isabelle já está confirmada para ambas.

  • Elec Man (Mega Man)
Representando a franquia do Blue Bomber na categoria Assist Trophy, Elec Man aparece em três dimensões com todos os movimentos e animações inspirados em seus sprites 2D, assim como Mega Man. Da mesma forma que Dark Samus, Elec Man é focado no ataque indiscriminado. Ele abusará de seus poderes elétricos para derrotar até mesmo Pikachu. Até agora, Elec Man foi revelado apenas para Wii U, embora fosse estranho o 3DS não ter nenhum Assist Trophy de uma franquia que está estreando em Super Smash Bros.

Piedade com companheiros de franquia? Nem pensar!
Auxiliares desde sempre
Felizmente, alguns Assist Trophy reparecerão após suas estreias em Brawl, já que muitos eram simplesmente geniais e não poderiam ser descartados. Iremos usar como referência visual e funcional suas participações na última versão da série quando não tivermos muitos detalhes de suas versões para esse novo Super Smash Bros.
  • Nintendogs (Nintendogs)
Pelo que pudemos ver, os cachorros da série de simulação da Nintendo funcionarão da mesma forma que em Brawl: após invocado, o pequeno canino irá crescer num cão que ocupará grande parte da tela, atrapalhando a visão da luta. Dessa vez, o cachorro usado será o Buldogue Francês, que foi recriado muito belamente. Com a versão mais recente da franquia Nintendogs tendo sido lançada para 3DS com a inclusão de gatos, queremos logo ver este Assist Trophy ser confirmado também para a versão portátil e com a possibilidade invocar gatinhos também.

Fofinho agora...
... super irritante depois
  • Starfy (Starfy)
Embora não seja muito conhecida aqui no Ocidente, não vá confundir Starfy com uma Luma. Essa estrela-do-mar retorna aos Assist Trophy aparentemente com a mesma função de antes: causar dano. No entanto, a imagem que temos de Starfy em ação mostra-a acertando o Habitante a distância, o que não era possível em Brawl. Não sabemos se Starfy continuará a ser altamente fraca nessa versão da série e se ela poderá "explodir" com um ataque fatal. Na verdade, tudo o que sabemos é que ela ainda é exclusiva da versão de Wii U.

  • Metroid (Metroid)
Metroids estarão de volta para pôr a galáxia em perigo mais uma vez. Essas gelatinosas criaturas flutuantes parecem até dóceis, mas assim que tiverem identificado seu alvo, investirão em alta velocidade no pobre coitado para sugar sua energia... o que em Super Smash Bros. significa aumentar a porcentagem de dano. Até agora, apenas o Wii U experimentará o terror de um Metroid.

Isso, Pit. Agora aperta o botão pra baixo mais uma vez pra virar uma
Morph Ball e tacar uma bomba nesse Metroid!
  • Waluigi (Mario)
Depois de Wario, a aposta de muitos jogadores era de ter Waluigi como lutador no novo Super Smash Bros., mas, ao anunciar o anti-Luigi como Assist Trophy, Sakurai fez questão de ressaltar que Waluigi não será jogável, não importa o quanto peçam. E sua função será a mesma de Brawl: representar a série Mario Tennis atacando com seus pés, uma raquete de tênis e afundando os lutadores no chão.

"Isso é o que você merece por ter pego meu lugar nesse jogo!"
  • Dr. Wright (SimCity)
Dr. Wright mais uma vez traz o mercado imobiliário de SimCity para os ringues de Super Smash Bros. Com uma varinha na mão, ele "compõe" um aglutinado de prédios que arremessa para o alto quem estiver em sua fundação. Até agora, só a versão de Wii U fará parte dessa expansão imobiliária.

Por que uma batalha feroz entre grandes lutadores em um ringue rodeado por lava
e ameaçado por um pterodátilo gigante é o melhor lugar para um novo empreendimento, né?
  • Knuckle Joe (Kirby)
Basta Knuckle Joe aparecer para todo mundo sair correndo. E por uma boa razão: o Helper lutador da série Kirby esbofeteia todo mundo por um bom tempo com socos e chutes em alta velocidade. Ao menos por enquanto, jogadores da versão de 3DS não irão precisar se preocupar com Kunckle Joe, já que ele foi mostrado apenas no Wii U.

  • Lyn (Fire Emblem)
Adoraríamos ver alguém da incrível seleção de novos combatentes de Fire Emblem: Awakening (3DS) dar as caras como Assist Trophy, mas ao menos já temos Lyn, mais uma vez, como espadachim da série Fire Emblem. Após ser invocada, Lyn se concentra por alguns segundos para retalhar um dos inimigos sem muita chance de fugir ou de pedir piedade. Essa guerreira, até agora, só foi mostrada na versão de Wii U.

  • Andross (Star Fox)
O Andross macacão de Star Fox 64 (N64) seria muito interessante para dar um ar novo a esse Assist Trophy, mas ainda é interessante ver o Andross 16-bits vomitar uma grande quantidade de obstáculos no ringue e atrapalhar a luta toda. Ele, até o momento, só apareceu na versão de Wii U, mas seu disparo de paralelepípedos seria visualmente incrível na telinha 3D do 3DS.

  • Samurai Goroh (F-Zero)
Enquanto Captain Falcon não é anunciado, um dos Assist Trophy de sua série retorna. Samurai Goroh, mais uma vez, saltará em direção aos adversários desferindo golpes de espada poderosos. Se você já cansou de ouvir "só foi mostrado na versão de Wii até agora", saiba que Goroh é a primeira exceção: ele, até o momento, foi visto apenas na versão de 3DS.

  • Devil (Devil World)
Jogos em visão lateral, como Super Smash Bros., dificilmente sofrem com problemas de câmera. Mas Devil consegue complicar tudo ao alterar a parte visível do cenário e obrigar os jogadores a se concentrarem em uma área do ringue para continuarem visíveis. Devil é um Assist Trophy mostrado apenas na versão de Wii U, por ora.

Se aperta aí, galera
  • Saki Amamiya (Sin and Punishment)
Outro Assist Trophy que merecia uma atualização. O último Sin and Punishment para Wii, Star Successor, trouxe novos jogadores à série de tiros em trilho da Treasure. Ainda assim, Sakurai reaproveitou a personagem Saki Amamiya, do primeiro game da série, para N64. Seus ataques com espada e projéteis lasers continuam sendo rápidos e poderosos, mas, até agora, apenas na versão de Wii U.

Eu escolho vocês!

Sakurai preparou uma ampla seleção de Pokémon para esse novo Super Smash Bros., afinal, ele terá de lidar pela primeira vez com duas novas gerações de uma vez: a quinta e a sexta. Dentre eles, estão monstrinhos novos e clássicos. Nós iremos destrinchar cada um, mas precisamos ressaltar que, apesar determos vistos vários Pokémon no trailer de Charizard e Greninja, só iremos considerar aqui aqueles que foram mostrados em ação.


Novos monstrinhos
  • Darkrai (quarta geração)
Esse sombrio Pokémon lendário da quarta geração estreará no novo Super Smash Bros. Ainda não ficou claro o funcionamento de seu poder, mas Darkrai invoca uma fumaça roxa semelhante ao que Ashley faz. Pelas imagens da versão de 3DS (sim, Darkrai ainda não mostrado no Wii U), Darkrai poderá fazer os lutadores dormirem.

  • Eevee (primeira geração)
Embora todo mundo ache que o melhor poder para Eevee seria se transformar randomicamente em uma de suas oito evoluções, a habilidade mostrada foi a de... saltar para os lados. Ao menos isso parece inflingir algum dano e empurrar o adversário. Eevee é um dos Pokémon mostrados apenas no Wii U até o presente momento.

  • Arceus (quarta geração)
Usado para demonstrar o nível dos monstrinhos da Master Ball, o deus Pokémon, ao que parece, apenas brilha intensamente ao ser invocado. Brincadeira! É óbvio que o deus Pokémon faria algo muito mais grotesco. Com uma onda de choque, Arceus manda todos os que estão no ar direto para o chão (ou para fora da arena), como se mandasse um Meteor Smash automático.

A Prism Tower recebe a ilustre presença de... Deus!
  • Palkia (quarta geração)
Depois de sua estreia no maravilhoso cenário Spear Pillar (de Brawl), Palkia retorna como Pokémon invocável para trazer a todos os outros ringues desse novo Super Smash Bros. o gostinho da aposentada Spear Pillar. Sim, estamos falando de sua habilidade de colocar o cenário de cabeça para baixo, tanto na versão de Wii U quanto na de 3DS. Haja complicação.

  • Victini (quinta geração)
Aparentemente, Victini fará o papel que Mew e Celebi fizeram nos games anteriores: ser aquele Pokémon raro que simplesmente aparece na luta e sai voando feliz. Ainda assim, o flash de luz de Victini exibido num vídeo pode ter alguma função. A versão de  Wii U foi a única a ter uma demonstração de Victini.


  • Kyurem (quinta geração)
Kyurem posiciona-se no estágio para lançar rajadas de vento congelante para sua esquerda e sua direita, ou seja, vai ser difícil escapar de seu poder. Tanto a versão de Wii U quanto a de 3DS terão Kyurem como Pokémon.

  • Keldeo (quinta geração)
Keldeo pode até parecer dócil, mas seu chifre de unicórnio é uma perigosa arma. Nesse novo jogo, Keldeo é um Pokémon saltitante que estica seu chifre, acertando qualquer desavisado com um considerável poder. Felizmente, esse unicórnio estará tanto na versão de 3DS quanto na de Wii U.


  • Gogoat (sexta geração)
A função de Gogoat em Super Smash Bros. será a mesma que o tornou famoso em Pokémon X/Y (3DS): servir de montaria. No vídeo, vimos Mario atacando enquanto montava nas costas de um Gogoat que corria. Será que a montaria dará algum poder defensivo a quem estiver montando ou Gogoat poderá atropelar quem estiver na sua frente?

  • Dedenne (sexta geração)
O "Pikachu da sexta geração", Dedenne foi mostrado no ar usando uma descarga elétrica em formato de X. Não sabemos ainda se todos esses detalhes serão sempre os mesmos na utilização de seus golpes elétricos. Até agora, Dedenne é um Pokémon apenas da versão de Wii U.

Cade seu "choque do trovão" agora?
  • Xerneas (sexta geração)
Apenas Xerneas foi mostrado como lendário principal da sexta geração, mas é natural pensar que Yveltal também marcará presença. Ao ser invocado, Xerneas faz crescer do chão pilares de luz que provavelmente causarão danos aos demais jogadores. Xerneas ainda está fora da lista de Pokémon da versão de 3DS.

  • Meloetta (quinta geração)
Quando trazida para os ringues, esse melódica Pokémon atira notas musicais roxas que quicam nas paredes e causam dano em quem é acertado por ela. Como demonstrado, utilizar Meloetta em cenários estreitos pode ser muito perigoso. E sua melodia estará tanto na versão de Wii U quanto na de 3DS

  • Fenekin (sexta geração)
Ao ser invocado, Fenekin atira bolas de fogo semelhantes ao PK Fire de Lucas e Ness, ou seja, projéteis de fogo que se tornam chamas contínuas após acertarem seu alvo. Sua função lembra de Cyndaquil, utilizado em Melee (GC). Fenekin marcará presença no Wii U e 3DS.

  • Chespin e Spewpa (sexta geração)
Esses dois não foram revelados no trailer dos novos Pokémon, mas apareceram nas imagens divulgadas após o Nintendo Direct. Chespin (visto na versão de Wii U) e Spewpa (visto na versão de 3DS), na verdade, são os primeiros novos Pokémon revelados após o evento online. Infelizmente, absolutamente nada do funcionamento e habilidade deles foi revelado.


Aqui vai uma dica, Sonic: não é um Animal Friend
Antigos Pokémon
  • Mew (primeira geração)
Embora Victini pareça exercer uma função semelhante à de Mew, Mew apareceu em apenas uma imagem dentro de sua característica bolha, o que nos leva a crer que sua habilidade (ou melhor, falta de habilidade) permaneceu a mesma: simplesmente aparecer e depois flutuar até os céus. Conhecido por sua extrema raridade, a chance de Mew sair de uma Pokébola em Super Smash Bros. é tradicionalmente 1 sobre o número total de Pokémon existentes até o momento. No primeiro Super Smash Bros. (N64), a chance era de 1/151, enquanto em Brawl, já estava em 1/493, o que no leva a crer que, nesse novo jogo, será... 1/719 (já contando com Diancie)? Desse jeito, só com a Master Ball para conseguirmos ver Mew, que, por enquanto, é um monstrinho visto apenas na versão de 3DS.

"Aqui estou eu de novo para não fazer absolutamente nada"
  • Metagross (terceira geração)
Pisando no chão com força com suas quatro patas, Metagross repete a tarefa de causar tremores no chão e assim expulsar qualquer um que ouse ficar de pé. Tanto as versões de Wii U quanto a de 3DS verão Metagross em ação.
  • Belossom (segunda geração)
Belossom tem sua habilidade confirmada como a mesma de sempre: fazer todos em volta de si pegarem no sono e ficarem bem vulneráveis a um bom Smash Attack.

  • Goldeen (primeira geração)
Goldeen é tão inútil quanto um Magikarp na série Super Smash Bros., mas, por já ser um veterano de guerra na franquia, acho que nem Sakurai vai trocar ele pela carpa do Splash. Numa das imagens de Goldeen, o vemos junto à água. Será que poderemos lançar Pokémon em partes aquáticas do cenário também? Quem sabe agora a teoria de que essa carpa poderia utilizar um Horn Drill (ataque que mata com apenas um golpe) quando está na água seja verdade. Tudo o que sabemos é que a versão de 3DS terá Goldeen, assim como a de Wii U.

Acho que só em Luigi pra Goldeen inflingir dano
  • Entei (segunda geração)
Se você invocar Entei, estará tudo bem agora, pois este cão lendário queimará muitos de seus adversários com um pilar de fogo que só perde para o do Ho-Oh (de Melee). Entei, por enquanto, só foi visto na versão para Wii U.

Cadê o "Pokémon preferido de fogo" agora?
  • Electrode (primeira geração)
Como sempre, Electrode concentra energia até explodir de maneira colossal com o ataque Self-Destruct. Também dá para agarrar o Electrode e jogá-la em um adversário, mas ele também pode acabar explodindo entre seus dedos se você não for rápido. Ao menos por enquanto, apenas jogadores da versão de Wii U sentirão a explosão de Electrode.

Sebo nas canelas!
  • Staryu (primeira geração)
Staryu continua a substituir a Starmie do primeiro Super Smash Bros., utilizando o movimento Swift para atirar estrelas continuamente em quem ela mirar. Se você vir uma Staryu, escape da trajetória do seu raio de ação assim que ela parar seu movimento para atacar. Ambas as versões do jogo terão Staryu.


  • Meowth (primeira geração)
Mesmo tendo ficado de fora de Melee, Meowth está de volta atirando sua rajada de moedas douradas com o característico movimento Pay Day. Como sempre, seu ataque é voltado para apenas uma direção. Meowth estará presente no Wii U e no 3DS.

Má oê,! Quem quer dinheiro?
  • Deoxys (terceira geração)
Deoxys aparentemente só irá voar até os céus como Mew, mas, após ganhar altitude, ele irá soltar uma coluna de laser azul em quem estiver embaixo. Seria interessante ver as diferentes formas de Deoxys no jogo - quem sabe cada um tendo um ataque diferente. Até agora, Deoxys só foi visto no Wii U.

  • Snorlax (primeira geração)
Esse balofo Pokémon não perderá mais uma chance de atrapalhar a vida de todos os lutadores. Após ser invocado, Snorlax sempre salta para cima e despenca num tamanho muito maior, levando todo mundo que estiver em seu caminho. E é provavelmente assim que ele agirá nessa versão também. Falando nele, apenas o 3DS recebeu uma imagem sua, mas seria interessante vê-lo ocupando toda a tela da televisão.

Isso aí, DK, você não tá tão gordo assim agora
Outros Pokémon mostrados na CG
  • Zoroark (novo)
  • Giratina (novo)
  • Snivy (novo)
  • Inkay (novo)
  • Oshawot (novo)
  • Swirlix (novo)
  • Suicune
  • Togepi
  • Lugia
  • Latias
  • Kyogre

E estamos nos aproximando do final do nosso apanhado de Super Smash Bros. Na semana que vem, encerraremos essa sequência de matérias com o resumo final. Não perca os detalhes sobre diferentes modos de jogo, formas alternativas dos personagens e novas mecânicas de luta. Até lá!
Revisão: Luigi Santana
Capa: Douglas Fernandes 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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