Top 10

Top 10: Melhores jogos de 2012 para as plataformas Nintendo

Se mundo realmente for acabar nesse ano, posso dizer que passei os últimos 366 dias em meio a grandes lançamentos para as plataformas Nint... (por Rafael Neves em 18/12/2012, via Nintendo Blast)

Se mundo realmente for acabar nesse ano, posso dizer que passei os últimos 366 dias em meio a grandes lançamentos para as plataformas Nintendo. Um último suspiro de vida do Wii e DS, ainda mais apoio ao 3DS e uma maciça linha de lançamento para o Wii U marcaram 2012. Agora, com esse ciclo chegando ao fim, é hora de escolher os 10 games que melhor o representam e se preparar para o grande ano que vem pela frente (isso se continuarmos vivos, é claro). E a disputa pelo primeiro lugar de 2012 não poderia ter sido mais acirrada! Confira os vencedores:

Os vencedores foram escolhidos por voto pela Equipe GameBlast, mas, pela dificuldade em conseguir um Wii U nesse pouco tempo de lançamento, não nos sentimos seguros para integrá-lo à lista. Portanto, os 10 vencedores não incluem títulos de Wii U.

10. Rhythm Heaven Fever (Wii)

Rhythm Heaven é garantia de diversão das formas mais inusitadas possíveis. Espetar feijões em alta velocidade, entrevistar lutadores e acompanhar a marcha de flamingos são experiências que poderiam ser perfeitamente encontrados em um game da série WarioWare, mas, com um toque musical, viram mini-games da franquia Rhythm Heaven. Essa versão para Wii expande a viciante experiência para DS com mais de 50 joguinhos principais e mais uma série de extras e um modo multiplayer. Mantenha os ouvidos alerta, pois precisão com o ritmo da música é a lei nesse jogo.
"O Último Voo do Flamingo", versão para Wii

9. Metal Gear Solid 3D: Snake Eater (3DS)


Se você sempre foi fiel às plataformas Nintendo, provavelmente não teve a oportunidade de curtir um dos melhores games de espionagem da história. Com Snake Eater 3D, você poderá mergulhar no profundo mundo da franquia Metal Gear Solid em uma digna remasterização 3D. Apesar de problemas com a taxa de quadros  por segundo e o tamanho da tela dificultar a visão dos cenários, é uma aventura épica que se beneficia da touchscreen, dos giroscópios e até da câmera do 3DS. Não há mais motivos para não conhecer essa incrível história.
É nesse momento que o ônibus passa
por "aquela" lombada...

8. Professor Layton and the Miracle Mask (3DS)

5º jogo da franquia Professor Layton mostrou esse ano que, sim, a série ainda não está escassa de ideias. A começar pelo enredo, que é complexo e super bem construído, e chegando a visuais redesenhados em 3D e uma trilha sonora que não merece outro adjetivo que não seja “fantástica”. Alguns puzzles já estão manjados, mas a inclusão da terceira dimensão traz enigmas originais que irão fazê-lo quebrar a cabeça. E se sua sede não estive saciada com as centenas de enigmas inclusos no cartucho, existem muito mais a serem baixados gratuitamente a cada dia!

A cidade de Las Vegas... só que
cheia de puzzles!

7. Rhythm Thief & The Emperor’s Treasure

Games de ritmo realmente fizeram a festa em 2012. Mas a única proposta realmente original veio da Sega com Rhythm Thief & The Emperor’s Treasure. Lembrando Elite Beat Agents (DS), o game traz diversos (muitos mesmo) mini-games musicais que exploram todas as funções do 3DS. Desde os botões até os giroscópios, passando pela touchscreen e direcionais, tudo é bem aproveitado. Rhythm Thief ainda inova por trazer exploração e uma história envolvente, elementos inéditos em games do gênero. Se você tem um 3DS e um bom fone de ouvido, Rhythm Thief é compra obrigatória!

"Oppa Gangam Style" em Paris

6. New Super Mario Bros. 2 (3DS)

Ao ser anunciado, New Super Mario Bros. 2 foi taxado por muitos fãs como “mais do mesmo”. Apesar de não inovar em quase nada, essa nova aventura em progressão lateral de Mario foi feliz em adicionar um objetivo a mais além do resgate à princesa: coletar moedas. Toneladas de moedas douradas escondidas nas fases, acessíveis através de novos power-ups e reluzentes em cada canto do jogo. Com o modo Coin Rush se tornando a nova mania do StreetPass e DLCs sendo lançadas constantemente, é um jogo que você dificilmente aposentará cedo.
Recessão mundial? Não no
Reino do Cogumelo!

5. The Last Story (Wii)


Atrasos só são compreensíveis quando vale a pena esperar por eles. The Last Story é um magnífico RPG que, infelizmente, pegou o Wii no fim de sua vida, mas que é excelente o bastante para fazer qualquer um dar mais uma chance ao console de mesa da Nintendo. Criado por Hironobu Sakaguchi e com canções de Nobuo Uematsu, duas grandes ex-estrelas da série Final Fantasy, mistura elementos típicos dos RPGs ocidentais de ação com os tradicionais do Oriente. O resultado é uma aventura obrigatória para qualquer fã do gênero, repleta de ação, estratégia, emoção e banhada por uma direção de arte excepcional.

É por isso que a gente diz: esse game
merece um remasterização HD

4. Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (3DS)

Mesmo depois de diversos títulos da série Kingdom Hearts, a mistura entre Disney e os típicos personagens de RPG da Square-Enix continua sendo uma surpreendentemente boa experiência. Com novos mundos da Disney para explorar e personagens de The World Ends With You (DS) para amarrar um roteiro pra lá de complexo, Dream Drop Distance é uma relíquia da série. As batalhas foram beneficiadas por novos elementos de gameplay (como o Flow Motion e os Dream Eaters), renovando a mecânica da série de uma forma nunca antes vista. Junte-se a Sora e Riku nessa aventura digna de um sonho.
É nessa hora que você já não
entende nada do que está acontecendo,
mas continua achando o máximo

3. Resident Evil: Revelations (3DS)

Depois do foco 100% em ação de Resident Evil: The Mercenaries 3D (3DS)Revelations veio ao 3DS como um retorno da famosa franquia da Capcom ao survival horror. Apesar de ainda ter muita ação (o que não é completamente ruim), exploramos ambientes claustrofóbicos e tomamos vários sustos com monstros que escorregavam de cada canto do cenário. A tensão está de volta com Revelations, que ainda nos apresentou visuais impressionantes para o 3DS e uma trama digna de qualquer capítulo da série principal. Resident Evil 6 (PS3, X360) não é o único título obrigatório da franquia Resident Evil este ano.
Que momento perfeito para
acabarem as balas, não é?

2. Kid Icarus: Uprising (3DS)

Trazer de volta Pit ao gosto dos jogadores não foi tarefa fácil, mas a Project Sora não deixou nada a desejar nessa nova aventura do anjinho mais famoso da Nintendo – talvez por falta de um concorrente em popularidade. Usando a tela de toque à lá Metroid Prime Hunters (DS), Uprising divide-se em momentos de shooter em trilhos no ar e tiro em terceira pessoa no solo. Em ambos os momentos, hordas imensas de monstros estarão a postos para reduzir Pit a migalhas em diversos estágios que trazem ambientações fantásticas e únicas.

Relaxa, você só vai acordar com
uma leve irritação no olho
Aliado a tudo isso, temos dublagens que dão vida a diálogos repletos de sarcasmo e metalinguagem de personagens bem diferentes do que geralmente vemos em um game da Nintendo. E talvez por isso Uprising seja tão especial, por ter uma complexidade e profundidade únicas. Já terminou essa emocionante aventura? Hora de procurar pelas mais poderosas armas, liberar todas as dezenas de extras e virar lenda no multiplayer do jogo. Se precisar de ajuda, confira nosso super guia na 32ª Edição da Revista Nintendo Blast!

1. Pokémon Black 2 & White 2 (DS)

Não importa se estamos fazendo isso pela bilionésima vez, começar uma nova aventura pelo mundo de Pokémon é sempre memorável. A começar pela escolha mais difícil de sua vida: escolher o Pokémon inicial; e terminando com um embate épico contra o campeão da Liga Pokémon. Bom, já faz um tempo desde que derrotar a Elite Four deixou de ser o fim do jogo, e Black 2 & White 2 é absoluto em matéria de conteúdo extra. O foco continua sendo treinar seus monstrinhos, formar estratégias e enfrentar outros jogadores, mas essa nova aventura por Unova é ainda mais recheada de atividades do que a primeira.
Uma imensidão de aventuras
à sua espera!
Temos o Pokéstar Studios, que permite criar produções cinematográficos com os monstrinhos de bolso, enquanto o Pokémon World Tournament dá vazão a batalhas contra os líderes de ginásio e campeões das Ligas de games passados. Quem se aventurou por Unova em Black & White (DS) encontrará nessa segunda versão diversas alterações nas áreas do jogo, assim como novos personagens, um enredo retrabalhado e monstrinhos de gerações passadas.

Menção honrosa: Zero Escape: Virtue's Last Rewards (3DS)


Embora pouquíssimas pessoas tenha curtido Zero Escape: Virtue's Last Rewards, não há como não dizer que ele foi uma das melhores experiências vividas em 2012. Quem já jogou 999- 9 Hours, 9 Persons, 9 Doors (DS) sabe o quão bom pode ser um visual novel. Alguns dirão que o game deveria ter sido lançado como um livro, mas, acredite, mesmo passando boa parte do seu tempo lendo textos em inglês, a profundidade e a interação proporcionadas por essa trama exímia farão qualquer um ficar com os olhos pregados no 3DS!
E para você, caro leitor, quais os 10 games que melhor representam o ano de 2012?
 Revisão: Vitor Tibério

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. pokemón????
    que porra é essa????
    em 1° não dá né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. E acho que New Super Mario Bros. 2 devia estar pelo menos em 3 e New Super Mario Bros. U em 1

      Excluir
  2. Mano pokemon em 1° lugar é sacanagem,aff pelo amor de deus

    ResponderExcluir
  3. gabriel, aí é apelação, não é só porque é Mario que deve ser considerado supremo, e NSMB2 foi um jogo beeeem mediano, não inovando em nada. NSMBU parece ser bonzinho, mas não se compara a Pokémon BW2.

    ResponderExcluir
  4. Project Zero 2 wii Edition... Top 3 facim, facim ... Só que eu acho que esse pessoal aqui tem medinho, só pode. Quanto jogo mediano nessa lista.

    ResponderExcluir
  5. A lista ficou muito boa, mas foi lamentável o fato de não ter o Mario Party 9 nela ¬¬

    Mario Party 9 deveria estar em 1º lugar, na boa cara ¬¬

    ResponderExcluir
  6. realmente pokemon em primeiro, depois de 213578946541 versões ja feitas, um jogo que não é mais novidade, batendo kid icarus, re, the last story, ..... sacanagem demais. Acho que o peso "Fãn" gritou ai.

    ResponderExcluir
  7. Vai se fuder essa lista ae,sério mesmo deveriam atualizar isso ae,tanto jogo bom deveria ta em 1° e Project Zero 2 Wii edition como o Paulo Victor Pacheco disse nao ta ai,nossa sacanagem manow

    ResponderExcluir
  8. Pokémon em 1 primeiro? foi muito forçado essa bosta...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google