Dicas e Truques

Dicas de tirar a cartola para se tornar um cavalheiro em Professor Layton

Aprenda alguns truques básicos para deixar qualquer entusiasta de quebra-cabeças no chinelo!

No mês passado, a longa série do estúdio Level-5, protagonizada por Hershel Layton e seu fiel assistente Luke Triton, ganhou um sexto jogo. Fechando a segunda trilogia da saga do professor arqueólogo, Professor Layton and the Azran Legacy conclui a linha de história nascida no Nintendo DS e, de quebra, oferece uma oportunidade perfeita para iniciantes que até hoje nunca se aventuraram com Layton buscando as soluções de segredos e mistérios do mundo. Para ajudar, o Nintendo Blast dá algumas dicas gerais, tanto para novatos quanto experientes, que podem lhe ajudar a mergulhar definitivamente no mundo dos puzzles de Professor Layton sem quebrar a cabeça. Confira!

Tome seu tempo

Diferente da maioria dos jogos, Professor Layton preza raciocínio bem articulado sobre pensamento rápido. Aqui, a pressa é de fato inimiga da perfeição, e você precisa estar disposto, antes de mais nada, a ter paciência e relaxar com qualquer um dos jogos do professor. Não é por menos que não existem puzzles em Professor Layton limitados por tempo, te dando todo o espaço para repensar quantas vezes precisar na resposta definitiva. E essa cautela é de extrema importância uma vez que todo quebra-cabeça concluído te premia com uma quantidade de Picarats — os pontos que definem a dificuldade de um puzzle e compõem sua pontuação geral no fim do jogo — que pode ser irreversivelmente reduzida se você errar na hora da resposta por um descuido ou pressa. Menos Picarats significam menos extras destrancados no fim do jogo, e a única forma de reconquistar Picarats perdidos por respostas incorretas é iniciando um novo arquivo.
Todos os jogos da série incluem uma área extra com material exclusivo que é destrancado levando em conta os Picarats acumulados na aventura principal
Se você estiver em uma situação de impaciência que pode arruinar sua pontuação a longo prazo, uma boa recomendação é dar um intervalo na linha de história principal do jogo. Excluindo Puzzle Battles, todos os outros tipos de enigmas podem ser pausados e resolvidos mais tarde. A única coisa que te impede de progredir são alguns “portais narrativos” que exigem a conclusão de um certo número de puzzles mas, nesse caso, você pode facilmente visitar Granny Riddleton (ou seus familiares) para solucionar os que você deixou para trás.

Aproveite oportunidades de tentativa e erro

Como dissemos, errar um quebra-cabeça significa ser penalizado em uma quantidade de Picarats e, consequentemente, diminuir seu score final ao completar o jogo. Existem certos tipos de quebra-cabeças, entretanto, que te deixam implicitamente errar quantas vezes você quiser sem penalizar em Picarats. Esses geralmente são identificados pela falta do botão “Submit” (Enviar), o que significa que você só pode responder ao enigma enviando a resposta correta. Alguns deles também possuem o botão "Restart" (Reiniciar), exclusivo desses tipos de puzzle.
Nesse puzzle, o jogador pode experimentar as diferentes opções quantas vezes quiser sem ser penalizado. Note a falta do botão Submit e a presença do botão Restart
Aproveite essas oportunidades! Já que você não tem nada a perder, poupe suas Hints Coins — moedas que “compram” dicas para solucionar o quebra-cabeça — e esgote todas as possibilidades e opções antes de gastá-las. Alguns puzzles desse tipo também são sequenciais, como por exemplo, quebra-cabeças onde é necessário rearranjar peças para chegar a um resultado. Nesses casos, é ainda mais fácil poupar Hint Coins se você tiver a calma de pensar em todas as possibilidades.

Evite a matemática e preze a lógica

Mesmo que seja o caso você querer, muitas vezes, praticar a regra de três para resolver algum dilema posto contra Layton, a recomendação é segurar esses impulsos e pensar “fora da caixa” antes de responder baseado em aparentemente puros e simples cálculos. Nas jornadas do cavalheiro londrino, a maioria das situações-problema envolvendo valores mensuráveis como peso, medida ou tempo trazem as famosas “pegadinhas” e geralmente acompanham algum detalhe pequeno que pode passar despercebido se você partir para cálculos sem pensar no problema por todos os ângulos possíveis.
Quando um puzzle tenta te intimidar com muitos números é geralmente uma indicação dele tentando passar algum detalhe despercebido
Em geral, tente ficar atento por detalhes como anos bissextos, números de dias do mês e especialmente diferenças entre horários de 24 ou 12 horas. Ainda existem, sim, raros enigmas solucionáveis por cálculos matemáticos, mas nesses, entretanto, você nunca precisará de contas cabeludas ou conhecimento além do adquirido até o ensino fundamental.

Poupe Hint Coins, mas preserve Picarats

Hint Coins são coletáveis que podem ser encontradas escondidas pelos vários cenários das aventuras de Professor Layton, usadas em quebra-cabeças para revelar dicas úteis, facilitando sua resolução. Todo quebra-cabeça integrado à história (em outras palavras, excluindo os puzzles extras ou por download) traz três dicas normais e, a partir de Unwound Future, uma superdica que custa o dobro de Hint Coins. Diferente dos Picarats, as Hint Coins não afetam diretamente seu score final, mas podem ser decisivas dependendo da situação que você se encontra.
Apesar de serem menos importantes do que Picarats, o jogo também mantêm registro das Hint Coins encontradas, concedendo ícones especiais para os mais atenciosos
Utilizar Hint Coins repetidamente pode esgotá-las em partes da história onde é necessário solucionar um problema para progredir. Por outro lado, não gastá-las pode causar um belo estrago no seu score de Picarats uma vez que será preciso ter muito mais coerência racional para acertar as charadas. O balanço ideal é poupar Hint Coins, usando-as como defesa para preservar seu score de Picarats, já que ele é muito mais importante. Também é importante saber que usar Hint Coins marca o enigma em questão com uma medalha de prata na Lista de Puzzles (charadas respondidas sem erros e dicas são marcadas com uma de ouro), o que pode incomodar os mais perfeccionistas.
A medalha ao lado do número do puzzle indica quantas Hint Coins foram usadas naquele desafio em específico

Onde há fumaça… há moedas!

Como foi dito anteriormente, Hint Coins são encontradas pelos cenários que Professor Layton e sua turma investigam durante as aventuras cheias de mistério. Nos títulos mais recentes para Nintendo 3DS, o novo método de investigação (na tela de cima) facilita encontrar Hint Coins já que a lupa representando o cursor controlado pela tela de toque se torna laranja ao passar por cima delas. Nos jogos mais velhos, entretanto, a ação é feita diretamente na tela de toque e você deverá verificar todos os pontos que chamam a atenção se quiser descobrir onde elas estão escondidas. Felizmente, as Hint Coins parecem ter uma preferência padrão para esconderijos: chaminés. Grande parte das moedas de dicas, em todos os jogos da saga Layton, ficam em chaminés ou estruturas similares, contando que a narrativa se passe em uma cidade.
Duas das três Hint Coins estão escondidas em chaminés dessa cena
Fique atento também a fogueiras, postes, lampiões ou luminárias, já que fontes de luz também são um lugar bastante frequente de se encontrar Hint Coins. Outra ótima alternativa, caso as anteriores não funcionem, é procurar objetos com pontas. Cercas, lanças, placas, estalactites e até folhas pontiagudas podem conter Hint Coins.
Nesse exemplo, existem Hint Coins no poste de luz e na ponta pontiaguda de um pinheiro
Tenha em mente que, em todos os jogos da série, cada tela guarda em média três Hint Coins, então não é necessário insistir na mesma área caso ache pelo menos três delas. Também é interessante lembrar que, assim como Hint Coins, você também pode encontrar artefatos colecionáveis ou mesmo puzzles escondidos pelo cenário.

Entenda a trilogia através de Luke

Essa dica é um pouco mais conceitual: atualmente, a saga de Professor Layton é dividida entre seis títulos que compõem duas trilogias de três jogos cada, e um filme animado que integra uma das trilogias. Elas se relacionam de forma inversamente cronológica, bem parecido com o que ocorre nos filmes de Star Wars. Se isso já te pareceu confuso, é ainda mais para novatos da série. Mas você pode se basear em algo para não ficar completamente perdido: a aparência de Luke Triton. Durante a trilogia inicial (cronologicamente falando), Luke é mais jovem e costuma usar uma camiseta branca, mudando de acessório a cada título. Na trilogia posterior, ele se torna um pouco mais velho, e mantém seu icônico moletom azul durante todos os jogos restantes.
A ordem de lançamento não segue a cronologia narrativa da aventura
Se isso ainda parece um pouco confuso, podemos esclarecer mais detalhadamente. A primeira trilogia de Professor Layton a ser lançada, na ordem de Curious Village, Diabolical Box e Unwound Future, acontece, cronologicamente falando, após a segunda. Esta que, por sua vez, começou no Nintendo DS mas teve continuidade no 3DS e agrega o filme animado da franquia na verdade se passa antes dos fatos da primeira trilogia. Nela, a ordem dos jogos é dada por Last Specter, o filme Eternal Diva, Miracle Mask e o recente Azran Legacy. Em outras palavras, a história de Professor Layton começa em Last Specter e termina em Unwound Future, apesar de Curious Village ter sido o primeiro jogo lançado e Azran Legacy, o último. Outra dica valiosa para entender a sequência é procurar Emmy Altava, a assistente de atitude forte do professor: ela aparece apenas na trilogia lançada também para 3DS.

Um segundo a menos de apreensão

Outra dica bem conceitual que até parece um easter egg dos desenvolvedores é um detalhe tão banal que mesmo alguns veteranos podem deixar passar batido. Sempre que você envia uma resposta a um quebra-cabeça de qualquer título da franquia Professor Layton, o jogo mostra a famosa sequência de três expressões seguidas pela pose de vitória ou derrota do personagem que resolveu o enigma. Esta revela se você acertou ou errou a resposta da charada, mas sabia que é possível descobrir a resposta antes da confirmação?
Repare, nesse exemplo, as diferenças de feição do professor durante a terceira pose
É isso mesmo! Ao invés de esperar toda a sequência de animação terminar, você pode descobrir a validade de sua resposta pela terceira pose dos personagens, que se mostrarão um tanto quanto preocupados antes de admitir a falha na pose final. Em contrapartida, quando você acerta a solução, ele parecerá confiante desde a terceira expressão, revelando o resultado correto em seguida. Apenas lembre-se que cada personagem faz um tipo de animação diferente e que elas variam de jogo para jogo mas, como uma regra geral, isso pode ser visto em todos os títulos da série. Claro que nada disso vai te salvar Picarats perdidos ou poupar uma resposta incorreta, mas é bom saber que você pode reduzir a espera e tensão pelos resultados, mesmo que seja por apenas um segundo!
Essas foram algumas dicas fundamentais para novatos e que podem mudar a forma como jogadores experientes já encaram os títulos da saga de Professor Layton. Como você viu, realmente não existe quebra-cabeça sem solução! Tem alguma dica ou truque que deseja compartilhar conosco? Divulgue nos comentários!

Revisão: Bruna Lima
Capa: André Perez Segato

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google