Pokémon Blast

Competitivo 102: Compreendendo as táticas das batalhas em dupla

Após nosso breve hiato, está mais do que na hora de começar a estudar os estratagemas que permeiam o competitivo Pokémon em duplas!

Treinadores e treinadoras, é uma honra estar com vocês em mais uma etapa do Competitivo 102, sua aula semanal do cenário competitivo de Pokémon nas batalhas em dupla! Após um hiato de três semanas, é uma enorme felicidade estar retomando nossas aulas no ritmo que paramos, e agora colocando a mão na massa. Se não se recordam das quatro aulas anteriores, recomendo que as leiam novamente antes de embarcar em mais um texto de aprendizado, hoje tendo como tema as muitas táticas que estão presentes no competitivo em duplas. Sem mais delongas, peguem as Pokébolas e vamos para o treino!

Ritmo de combate

Uma informação que todo jogador competitivo sabe ou deve saber é que, dos seis atributos que todo Pokémon possui, o mais importante é Speed. A velocidade define totalmente o ritmo do jogo, dita como será o fluxo da batalha e quem terá a vantagem desde o primeiro turno. Enquanto existem sim muitos Pokémon que podem não se incomodar de atacar depois ou possuem outros meios de ganhar terreno (como golpes de prioridade elevada), a grande maioria depende apenas de sua própria Speed. É por isso que a maioria das estratégias de qualquer time de VGC envolvem o controle de velocidade.
Ranking de Rapidez: quando na escola, é comum que as aulas de química exijam que o aluno decore, mesmo que parcialmente, a tabela periódica. O mesmo ocorre no competitivo de Pokémon, mas aqui é preciso conhecer as Speed Tiers. Essas classificações indicam qual Pokémon é mais rápido que outro sob determinadas condições. Como é humanamente improvável que você consiga decorar a velocidade máxima de todos os 721 monstrinhos, com ou sem a influência de fatores externos (como Set Up Moves e itens), um bom começo é decorar a Base Speed dos Pokémon mais populares no metagame. Ciente disso, é possível fazer o cálculo na hora e saber se você tem a vantagem ou é apenas uma ilusão.
Indo direto ao ponto, existem três estratégias básicas que envolvem ganhar vantagem na hora de atacar primeiro. A primeira é elevar a velocidade do seu time. Isso pode ser feito através de itens como Choice Scarf (que eleva a Speed do usuário em 1.5x, com a penalidade de deixá-lo preso a um único ataque) e Tailwind (que aumenta a Speed do time inteiro em 2.0x por quatro turnos). Outra alternativa é o abuso de golpes de prioridade, pois estes ignoram qualquer efeito em campo ou Speed Tiers, entrando num embate de Priority Tiers.

Controlando o ritmo,
o jogo é seu.
A segunda tática envolve reduzir a velocidade do seu oponente. É uma forma eficaz de ganhar a vantagem sem depender de Set Up para o seu time, além de poder debilitar permanentemente o avanço do adversário. As maneiras mais comuns de colocar isso em prática é causando o status Paralyze nos oponentes (provocado por golpes como Thunder Wave e Glare, reduzindo a Speed do alvo para 0.25x do original) ou movimentos que reduzam a velocidade dos inimigos (como Bulldoze e Icy Wind, ambos reduzindo a Speed do adversário para 0.67x do original). Além de ganhar vantagem, ainda existe a chance do efeito de paralisia tomar um turno do oponente, mas nunca é bom contar com essas jogadas de sorte.

A terceira e última é invertendo a ordem de velocidade no campo. Isso só pode ser executado com o movimento Trick Room, que faz com que Pokémon mais lentos ataquem primeiro durante 5 turnos. Essa traiçoeira tática costuma deixar times padrões indefesos perante a prioridade ganha pelos adversários normalmente mais lentos, e é por isso que é sempre recomendado carregar algo em seu time para lidar com esse efeito aterrador. Vale ressaltar que o efeito de Trick Room é desativado se o movimento for usado novamente.

Tendo esses três estratagemas em mente quando for elaborar o seu time, tanto para usá-las a seu favor como para enfrentá-las, você estará um passo mais próximo de ter uma equipe viável para o combate. Entretanto, não pense que é só isso que os times de seus oponentes irão usar para ganhar vantagem de campo. O confronto está só começando.

Guerra climática

Groudon e Kyogre podem ter dado início ao embate entre diferentes climas, mas é no cenário competitivo que o sol e a chuva brigam de verdade. O uso de efeitos climáticos dão uma vasta variedade de possibilidades para se ganhar vantagem, tanto em questão de ataque como defesa. Algumas combinações de habilidades e climas podem até mesmo cair na categoria acima, garantindo um maior controle de velocidade! Mas não vamos nos adiantar; é preciso antes compreender os quatro climas que regem o competitivo.

O primeiro e mais popular no momento é Intense Sunlight, o clima provocado pelo golpe Sunny Day ou pela habilidade Drought. Com o advento de Mega Charizard Y e sua capacidade de conjurar o sol forte por cinco turnos (o que vale muito em um metagame tão acelerado como Doubles), é cada vez mais comum ver times focados neste clima. Seus efeitos incluem o aumento no poder de ataques do tipo Fire em 50%, enquanto reduz o de golpes Water-type na mesma quantidade. Além disso, existem diversos golpes e habilidades que tiram proveito do sol forte, como Solar Beam disparando em um único turno e Chlorophyll dobrando a velocidade do Pokémon sob o clima. Golpes como Synthesis, Morning Sun e Moonlight passam a recuperar 66% de HP ao invés de apenas 50%, um bom motivo para se usar os ditos golpes de regeneração.

O segundo clima e o rei absoluto na geração passada é Rain, induzido por Rain Dance ou pela habilidade Drizzle. Se você ver um Politoed no time do adversário, já pode esperar por um time que consiga abusar muito dos efeitos da chuva forte. Os efeitos dela incluem aumentar o poder de golpes Water-type em 50% enquanto reduz os de Fire-type pelo mesmo valor, além de influenciar uma série de habilidades de maneira similar ao Intense Sunlight, como Swift Swim (dobrando a velocidade do usuário enquanto na chuva). Um dos maiores focos de Rain é sua capacidade de dar precisão máxima para os golpes Hurricane e Thunder, além de dar a eles uma chance de 25% de atravessar Protect, Detect e golpes de proteção similares. Ah, e não usem os movimentos de recuperação de Intense Sunlight aqui; Synthesis, Morning Sun e Moonlight só recuperam 25% do HP na chuva.

As vezes compensa carregar
Pokémon que recebem dano
de Sandstorm no time.
Então chegamos a Sandstorm, convocado pelo movimento homônimo e pela habilidade Sand Stream. Costumeiramente convocado por Tyranitar, a tempestade de areia causa dano contínuo em todos os Pokémon que não sejam do tipo Rock, Ground ou Steel, corroendo aos poucos seus oponentes ao fim dos turnos. Habilidades como Sand Rush e Sand Force tiram proveito do clima, aumentando a velocidade e o poder ofensivo de seus usuários respectivamente, além de reduzir a recuperação dos golpes citados em Rain. Entretanto, o efeito mais importante de Sandstorm é aumentar a Special Defense de todos os Rock-types no campo em 50%, transformando-os em paredes duras de derrubar. Sempre lembre disso na hora da luta para não calcular um dano errado!

Por fim temos Hail, o irmão esquecido de Sandstorm que se convoca com o movimento de mesmo nome ou pela habilidade Snow Warning. Até o momento tínhamos apenas Abomasnow como usuário da ability, mas Aurorus está chegando para dar um reforço. De maneira similar a tempestade de areia, o granizo corrói todo fim de turno o HP de todos Pokémon não pertencentes ao Ice-type, além de conferir precisão máxima para o golpe Blizzard, garantindo também uma chance de 25% de perfurar movimentos de proteção. Contudo, além de reduzir a recuperação de Synthesis e afins, são poucas as habilidades que tiram proveito de Hail, tornando-o o clima menos usado da guerra.

Com isso condensamos todos os tipos de time da guerra climática e seus principais membros. Sabendo disso, estamos prontos para começar a botar a mão na massa, certo? Errado. Ainda falta levar uma coisa em consideração: seus oponentes não vão usar apenas uma tática contra você.

Misturando e surpreendendo

Um time nunca deve depender de uma única estratégia, pois isso o deixa vulnerável perante um oponente especializado em vencer essa tática. Somando isso ao fato de que os confrontos de Doubles costumam seguir o modelo melhor-de-3 no VGC e que você só leva quatro monstrinhos para o embate a cada vez, é muito viável mesclar diferentes táticas para usá-las juntas em batalha, assim deixando o inimigo com dificuldade para reagir.

Mega Abomasnow é um Pokémon ofensivo poderosíssimo e conjurador de Hail, mas é extremamente lento e sempre será o último a atacar. Combine isso com um time de Trick Room e poderá facilmente transformar a fraqueza em vantagem, atacando com golpes muito fortes e antes mesmo que o inimigo possa tentar reagir. Seu Mega Charizard Y está sofrendo com inimigos mais rápidos que ele? Um parceiro com Thunder Wave ou Icy Wind pode lhe dar a chance de atacar com força total com a situação adequada.


Isso que estamos falando apenas de usar duas táticas ao mesmo tempo, mas é perfeitamente possível um time funcionar com dois ou mais estratagemas para se adaptar à situação. Um mesmo time pode mandar Politoed, Ludicolo, Bisharp e Aegislash numa batalha e logo em seguida surgir com Mega Tyranitar, Bisharp, Aegislash e Talonflame. A versatilidade torna um time mais eficaz, e saber tirar proveito da melhor estratégia para aquela situação faz de um treinador um mestre.


Isso conclui mais essa etapa do Competitivo 102, e aproveito para mais uma vez pedir perdão pelo demorado hiato. Agora não precisam se preocupar, pois toda terça-feira teremos mais uma aula. Se tiverem dúvidas sobre o competitivo, deixem nos comentários e suas perguntas poderão estar no Ask Me-owth da próxima semana. Um grande abraço a todos, guardem o material e nos vemos na próxima aula!
Capa: Jean Bohlen

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google