Perfil

Gardenia, a mestra de Pokémon verde vívidos

Entenda a paixão por Pokémon tipo grama do segundo líder de ginásio da região de Sinnoh.


Dando sequência aos perfis de líderes de ginásio da quarta geração dos monstrinhos de bolso, chegamos na cidade de Eterna, lar do segundo desafio dos treinadores que se aventuram pela belíssima região de Sinnoh em busca das oito insígnias.

Dessa forma, hoje veremos o que motivou Gardenia a se tornar uma especialista em Pokémon do tipo GRASS e seu total amor incondicional por esses monstrinhos do verde. Então, se quiser saber mais, ligue seu Nintendo DS no carregador para não perder nada!
Boa leitura!

Os tipo grama sempre são mais verdes

Como o título sugere, Gardenia é fanática por Pokémon desse tipo e sai em busca de novos parceiros na floresta de Eterna. Olha que sorte, ter uma floresta ao lado da cidade em que ocupa o cargo de líder de ginásio!

Seu nome é inspirado na famosa flor Gardenia Jasminoides, uma das mais belas e cheirosas flores brancas que há no mundo. Ainda, a palavra “Garden” (Jardim) também está presente, pois o nome científico da flor é uma homenagem ao doutor Alexander Garden, um grande médico naturalista norte-americano de origem escocesa.


Enquanto não exerce sua função como líder de ginásio, Gardenia está em busca de novos Pokémon do tipo GRASS, a fim de treiná-los e utilizá-los em suas batalhas. Sua admiração é tão grande por esses Pokémon, que ela simplesmente ignorou o fato de James ser um “vilão” e saiu correndo atrás de seu Cacnea e Carnivine.

Aos vencedores, os espólios. Para quem consegue vencê-la a insígnia da floresta (Forest Badge) é entregue, juntamente com o TM.86 - Grass Knot, um golpe um tanto quanto estranho. Isso porque o mesmo é da categoria Special e causa dano com base no peso do Pokémon alvo, no entanto, há contato físico, algo completamente incomum para golpes dessa categoria.

Folha navalha ou folha mágica?

Embora seja apenas o segundo líder de ginásio, Gardenia é uma das poucas que possui um Pokémon em sua forma final, Roserade, sua marca registrada. Ao lado de Misty e Lenora, que também possuem Pokémon no último estágio, Gardenia se destaca por conta da linha evolutiva do Budew ter três estágios, enquanto que os demais líderes possuem apenas dois.

Uma outra vertente de seu treinamento é a facilidade em perceber o potencial dos Pokémon do tipo GRASS de outros treinadores, chegando até a trocá-los para que possam passar por rigorosos métodos de treinamento. Isso acabou acontecendo com o Cacnea de James, que não estava conseguindo ensinar o golpe Drain Punch para o cacto de Hoenn.


Ao perceber a inaptidão de James ao ensinar seu Pokémon, Gardenia sugere que ele deixe o Cacnea com ela, dessa forma, ela poderia elevar o patamar do Pokémon ao nível que ele merecia. A cena em que os dois se despedem é de cortar o coração. Um pouco depois, quando Barry confronta Ash na cidade Hearthome, o menino loiro diz que, ao enfrentar Gardenia, teve que passar por um poderoso Cacnea que usava Drain Punch. Emoção total!

Gardenia e seus comandados

Sua equipe é composta por Pokémon do tipo GRASS e no caso da Roserade, ainda temos o tipo POISON, complementando as resistências e vantagens. Ainda que os verdinhos não sejam conhecidos por seu poder ofensivo, no começo do jogo, há poucas opções para se enfrentar uma Roserade, sendo Staravia ou Ponyta. O problema é que ambos não estão em suas formas finais e recebem um certo dano, apesar da resistência.

A situação fica ainda melhor na versão Platinum, quando seu Cherubi é substituído por um Cherrim - mais um em sua forma final - que somado ao Sunny Day de seu Turtwig, formam uma forte combinação.


No pós jogo também podemos batalhar com ela, que agora possui uma equipe de cinco Pokémon, sendo que três deles utilizam a condição climática do sol intenso como base de seus ataques. No entanto, o segredo está em Torterra e Roserade, que quando usados em conjunto, são capazes de causar sérios estragos em virtude de seus tipos secundários.

O que esperar de Gardenia

Não sabemos muito sobre o remake, mas uma coisa é certa: o desafio ainda será à altura do que tivemos nas versões originais, especialmente se você, assim como eu, começar com o Piplup.  Ainda, por ser o segundo desafio e já possui um Pokémon em sua forma final, a Gardenia pode causar um belo estrago em times despreparados ou que confie apenas em um Starly.

A Liga de Sinnoh

Referências: Bulbapedia
Revisão: Felipe Fina Franco

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google