Nintendo 64 faz 15 anos hoje; equipe N-Blast conta suas histórias com o console

23 de junho de 1996. Há exatos 15 anos, o saudoso Nintendo 64 chegava às lojas japonesas.  Parece que foi ontem que jogávamos Super Mario 6... (por Gustavo Assumpção em 23/06/2011, via Nintendo Blast)

250px-N64-Console-Set23 de junho de 1996. Há exatos 15 anos, o saudoso Nintendo 64 chegava às lojas japonesas.  Parece que foi ontem que jogávamos Super Mario 64 e Pilotwings 64, os dois principais games do lançamento do console da Nintendo. Mesmo que ele não tenha sido um sucesso tão grande de público (não conseguiu chegar a 33 milhões de unidades vendidas ao longo de sua vida), o console deixou saudade exatamente porque rendeu uma quantidade bem grande de bons games – alguns deles entre os melhores de todos os tempos, como o surpreendente The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Para comemorar essa data tão especial, vale a pena conferir algumas matéria que o Nintendo Blast já publicou ao longo de sua história. Pra começar, nada como ficar por dentro de um resumão de toda a história do console, que estrelou um dos capítulos do “A história dos videogames” e outro do”Nintendo Chronicle

Também vale a pena relembrar alguns games inesquecíveis, como Space Station Silicon Valley, Hey You Pikachu!, Goldeneye 007, Banjo-Tooie, Mario Party 2, The Legend of Zelda: Majora’s Mask, The Legend of Zelda, Ocarina of Time, Blast Corps, 1080º Snowboarding, Banjo-Kazooie, Conker’s Bad Fur Day, Wonder Project J2, Harvest Moon 64, Pokémon Stadium, Doshin the Giant, Custom Robo 64, Jet Force Gemini, Resident Evil 2Rayman 2, Donkey Kong 64, que já estrelaram a coluna Blast from the Past.

Também vale a pena relembrar os games super esperados do console que acabaram nunca saindo, como Twelve Tales Conker 64, Kimba, Earthbound 64, Dinossaur Planet, Final Fantasy 64, Rev Limit e Super Mario 64 2.

  • Saudade imensurável

125px-Nintendo_64_Logo.svgToda a equipe Nintendo Blast tem um carinho muito especial pelo Nintendo 64, seja pelo seu jeito estranho de ser, seja porque ele está relacionado com a infância de boa parte dos integrantes. Pensando nisso, tentamos contar um pouquinho pra vocês do quão especial o Nintendo 64 é. Confira:

Gustavo Assumpção: Como eu ganhei meu Super Nintendo muito tarde (em 1995), o Nintendo 64 só acabou se tornando realidade em 1999, quando boa parte dos bons games já haviam sido lançados. Lembro que fiquei com vontade de tê-lo por anos, mas o custo elevado dos cartuchos fez com que tudo fosse mais difícil. Só com o lançamento de Donkey Kong 64 se fez o inevitável, e olha que ainda ganhei a versão verde da série Sabores, lançada pela Gradiente aqui no Brasil também em 1999. Antes disso, o Nintendo 64 era um sonho que eu desfrutava em alguns poucos momentos em uma locadora perto de casa. Sem dúvida alguma, o Nintendo 64 é responsável por vários dos momentos memoráveis da minha vida gamer e pela minha paixão por algumas franquias que hoje estão consolidadas (como Super Smash Bros., Mario Party e Paper Mario, por exemplo). Foi um console com seus problemas, com seus defeitos e equívocos, mas marcante, sem dúvida alguma.

Mateus Lôbo: Possuo muitas lembranças boas do N64, por ele ter quatro controles, proporcionou grandes jogatinas nas casas de amigos. GoldenEye 007 e Perfect Dark, era uma briga pra escolher qual destes iríamos jogar! Pokémon Stadium 1 e 2 foram bem presentes, principalmente o 2. Os Minigames eram muito divertidos, empurrar pokébolas com o Sentret ou o jogo de "Beyblade" com o Hitmontop animava bastante. Quem nunca brincou do quiz de conhecimento pokémon com os amigos ou nunca tentou passar de todos os ginásios no modo história? Até hoje sinto saudades do Stadium, pena que ele não recebeu uma continuação nas gerações seguintes.

Thiago Oliveira: Em 1997 estava com viagem marcada para conhecer a Disney e, como todo turista brasileiro, dar uma passada no paraíso consumista de Miami. Na época, um jogo já tinha chamado minha atenção para o "tal" N64: Cruisin' USA, uma febre nos arcades da época. Cansado de dividir o controle de SNES com meu irmão mais velho, aproveitei o momento e trouxe feliz da vida meu primeiro videogame da viagem e junto com ele, dois títulos: Super Mario 64 e Fifa Soccer 64. Uma das maiores felicidades da minha infância foi ter derrotado o Bowser antes do meu irmão, já veterano dos games. Depois disso a rivalidade caseira entre irmão mais novo e irmão mais velho só aumentou: International Superstar Soccer, Goldeneye 007 e F-Zero X ajudaram a mostrar quem era “o cara”. O N64 resume muito esse momento família da minha infância. Sem dúvida o console que mais me marcou.

Rafael Neves: Há quinze anos estávamos dando os primeiros passos nas tecnologias de 3D poligonais. Hoje, temos imagens em três dimensões em alta definição e estereoscópicas. Muita coisa pra menos de 20 anos não é? Como a tecnologia evoluiu tão depressa nos games? Um dos pilares desse salto foi o N64. Primeira grande empreitada da Nintendo nos 64-bits, o console representou um avanço grotesco em relação ao SNES. O N64 foi palco de games que tinham mecânicas inovadoras para o mundo 3D, terreno fértil para idéias criativas. Super Mario 64 revolucionou o jogos de plataforma através de uma mecânica de movimentação exímia. 007 GoldenEye trouxe os tiroteios tridimensionais aos consoles de mesa. Pokémon Stadium levou os monstrinhos a batalhas poligonais. Zelda: Ocarina of Time trouxe um mundo vasto e a implementação do Z-Targeting, para batalhas em três dimensões. E muitos outros jogos fizeram a festa no N64, como Banjo-Tooie/Kazooie, Mario Kart 64, Star Fox 64... Mesmo não sendo um sucesso comercial se comparado ao PlayStation, está na memória de quem derrama uma lágrima ao lembrar daquele estranho controle e as aventuras que ele proporcionou....

Alex Sandro: Conheci um tal de "meia quatro" quando meu primo ganhou um. Para alguém como eu que só estava acostumado com o Super Nintendo, ver tantos botões me deixou confuso. E ele tinha alugado um jogo de um garoto de roupa verde e não conseguíamos sair daquela vila... Logo após, ele ganhou um PlayStation 1 e me deu o N64. Joguei Super Mario 64 (peguei todas as estrelas), GoldenEye 007 (usando o gatilho Z e divertindo com um dos melhores multiplayers de todos os tempos) e Mario Party. Mas foi só um amigo me dar um cartucho de Ocarina of Time para a minha vida mudar totalmente. Comprei o cartucho dourado de Majora's Mask e o Expansion Pack só pra jogar a outra aventura de Link. Simplesmente marcante. Quebrei muitas alavancas analógicas, me assustei quando colocava o cartucho e os saves não estavam mais lá, mas a partir daí, aquele "um tal de meia quatro" se tornou "O Inesquecível Nintendo 64". Nintendo Sixty-Foooooooooooooouuuuuur[ever]!

Douglas Fernandes: Era 1997 e lembro quando cheguei na locadora sem saber o que iria jogar. Apontei para uma das caixinhas e fui encaminhado à "cabine" de jogo. Sem muita coordenação com aquele controle diferente do Super Nintendo morri diversas vezes e em cada morte o sangue escorria na tela. Eu não sabia o nome do jogo mas dias depois descobri que era GoldenEye 007. Então comecei a comprar a Nintendo World e acompanhava tudo pela revista e alimentava meu sonho de possuir um Nintendo 64. Na época eu não tinha computador, nem sabia o que era internet, então abria um caderno e começava a "configurar" meus pokémons para quando eu comprasse ou ganhasse um N64 em alguma das varias promoções que participei da NW, já ter tudo pronto. Mal sabia eu que Hyper Beam não era assim tão eficiente. Nesta época eu usava um videocassete para gravar em fitas VHS as minhas jogatinas como se fossem filmes, só as cutcenes como a introdução de cada novo lugar ou dungeon visitada em Ocarina of Time. Foram poucos os jogos que deixei de jogar por falta de tempo ou porque ficava o dia inteiro só treinando Pokemons em Red/Blue pelo Transfer Pack.

Felipe de Castro: Meu primeiro "contato" com o Nintendo 64 foi através de um álbum de figurinhas, o Nintendo World, de 1996. O álbum retratava uma breve descrição do console e mostrava alguns poucos games que haviam sido lançados. E dentre esses estava Super Mario 64. Ver o bigodudo mais querido em gráficos poligonais, mesmo que através de figurinhas, era fascinante e só aumentava meu desejo de poder experimentar aquela nova sensação. Depois disso, tive a oportunidade de vivenciar alguns games do N64 em uma locadora perto da minha residência. Claro que jogar Super Mario 64 em uma locadora e com um tempo limite não é a mesma emoção. Mas lembro-me que o destaque dessa época ficava por conta do multiplayer. Era fabuloso as disputas com quatro amigos pelos cenários de Goldeneye 64, ou Mario Kart 64, Mario Party e até mesmo Diddy Kong Racing. Logo depois um primo e um amigo de infância adquiriram o N64, ai sim a emoção foi garantida e inigualável ao poder finalizar Super Mario 64 e outros excelentes games. E não posso esquecer das batalhas de Super Smash. Além disso, fazia questão de treinar meus pokémons do Pokémon Yellow (GBC) e utilizá-los nas batalhas contra eles em Pokémon Stadium. Até o tão famoso Pikachu surfista eu tive, graças a possibilidade de interação entre o Nintendo 64 e os cartuchos de Game Boy com o Transfer Pak.  Mas a principal recordação dessa época vai para as emoções vividas com Banjo-Kazzoie, um jogo cativante e divertido ao extremo que me proporcionou horas e mais horas de diversão. O Nintendo 64 foi um console, que mesmo não possuindo o meu próprio, marcou uma época. O Nintendo 64 além de todas as suas inovações e novidades, foi uma nova possibilidade de interação de todo universo Nintendo ao polígonos e traços do 3D.

Daniel Moisés: O meu primeiro contato com o Nintendo 64 envolveu algumas situações engraçadas. Meu pai havia acabado de retornar de uma viagem ao Japão e, como o novo console havia acabado de ser lançado, é claro que ele aproveitou para trazer um. Eu rapidamente o montei e conectei, colocando o jogo Super Mario 64. Devido a um problema de codificação da TV, a imagem ficava em branco e preto, mas eu fiquei maravilhado com os gráficos mesmo assim e o primeiro “It’s-a me, Mario!” que ouvi ficará gravado em minha memória para sempre. Muito bem, o detalhe é que, quando liguei o aparelho pela primeira vez, eu inocentemente estava mantendo o direcional analógico do controle para um dos lados. Aquele controle era uma grande novidade para mim na época, mas hoje todos nós sabemos que, ao fazer isso quando se liga o console, ele reconhece aquela posição do direcional como a posição central e os controles acabam ficando malucos. O resultado foi que o Mario começou a correr sozinho pelo cenário... e eu achei que o jogo era assim mesmo! É claro que, depois de brigar um pouco com isso e reiniciar o console, eu descobri o problema. Outra dificuldade era que o jogo estava em japonês e, como não tinha acesso à internet naquela época, eu precisava descobrir tudo por conta própria... levou um tempo até descobrir que, para entrar na primeira fase, havia que pular dentro do quadro, o que na verdade acabou acontecendo por pura casualidade. O Nintendo 64 pode não ter sido um dos melhores consoles da Nintendo... mas com certeza é um dos que eu me lembro com mais carinho.

Alberto Canen: Eu não tive muitas experiências com o Nintendo 64. Praticamente pulei do Super Nintendo para o Playstation, para então voltar aos braços da Big N com o Wii e DS. Mas duas coisas chamaram minha atenção: quatro entradas para controles e o design dos mesmos. Sempre preferi jogar com os amigos na sala, do que sozinho. Imagina poder jogar com tantos de uma só vez. Fora isso, teve um jogo que tive que conhecer: Super Mario 64. Ver o Mario andando pra frente e pra trás, em vez de apenas para os lados, foi muito emocionante.

E você, quais suas lembranças com o Nintendo 64? Conte pra gente!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ri pacas com a do Moisés e o Mario corredor, ahuaihaiuhiuehiuha

    ResponderExcluir
  2. Quando leio matérias sobre o nintendo 64, eu sinto saudades de momentos que não vivi.

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade de voltar no tempo... PQP.

    ResponderExcluir
  4. pra mim o grande barato do nin64 era o multiplayer, principalmente com o mario kart, que eu e meu irmão sempre jogávamos. tenho uma baita saudade daquela tela dividida

    ResponderExcluir
  5. a tb bem achava o controle nave de star wars o maximo!

    ResponderExcluir
  6. Albert Canen nóis se damos bem tambem pulei do super nintendo ao playstation(mas o meu foi o play 2) e depois voltei a big N com o wii ......
    O estranho é que eu não conheçia os video games (principalmente o nintendo64) quando eu era criança vi o nintendo 64 numa caixa varias vezes e depois sem a caixa ssó com os controles e o video game e vi o Super mario 64, eu axava qe era uma copia do Super nintendo por eu sempre ve no camelo kkkkk aii nem pensei em compra mas hj em dia to mais ligadão e até ja joguei em um nintnedo 64 aushuahs
    Hj em dia da vontade de voltar no tempo e comprar o nintendo 64 :)
    Ma qm me marco a minha infancia foi o snes nunk deu problema auhsuahs

    ResponderExcluir
  7. Alguém percebeu? O nosso amigo 64 faz aniversário junto com o Sonic! LOL
    ...
    E ISSO CONFIRMA O CICLO DE 5 ANOS...

    ResponderExcluir
  8. gostava muito do nintendo 64
    principalmente do mario party 2 e 3

    ResponderExcluir
  9. http://www.youtube.com/watch?v=pFlcqWQVVuU
    só eu me lembro???
    kkkkk

    ResponderExcluir
  10. o meu n64 comprei a +- um mes muito bom ele veio com 11 fitas com zelda goldeneye etc muito bom pq eu pulei do snes para o ps1 e ps2 e agora voltei a compra consoles big n pra minha sorte ds e wii .

    ResponderExcluir
  11. Não tive um N64 (nasci em 1997), só joguei em emulador.
    levou um tempo até descobrir que, para entrar na primeira fase, havia que pular dentro do quadro, o que na verdade acabou acontecendo por pura casualidade."
    Comigo foi o mesmo quando eu joguei no Emulador, o jogo era em inglês mas como eu não sei taaaaaaaaaaaanto assim ai ficou difícil até que eu ouvi o Toad que fica na porta do castelo falar de Picture ai eu fui ver um quadro e por coincidência eu entrei.

    ResponderExcluir
  12. Mano que época, já tive o Super Mario 64, o Mario Party, Pokémon Stadium, StarFox 64, Banjo Kazooie etc. Mas só não tive Ocarina e Super Smash Bros, uma pena. Mas nada que este console me viciasse tanto... Eu só ganhei ele em 2005, porque eu tinha Super Nintendo, quem sabe vocês não comemorem os 21 anos de Super Nintendo em 21 de novembro desse ano e façam também uma matéria e coloquem as opiniões dos seus editores.

    ResponderExcluir
  13. Apenas uma coisa no Nintendo 64 me faz pensar até hoje que ele foi o console mais incrível da 5º geração: mesmo com todas as dificuldades e limitações ele foi capaz de ter os jogos mais incríveis. Zelda Ocarina of Time, Majora's Mask, Rayman 2, Sin and Punishment, Donkey Kong 64, Pokémon Stadium 1 e 2 e outros estão aí para para mostrar a capacidade total dele. Fora outras franquias sensacionais como Mario 64, Mario Kart 64, Banjo Kazooie, banjo tooie, Goldeneye 007, Diddy kong racing, e várias outras, que nem precisaram mostrar todo o potencial do console para serem imortalizadas!

    Eu não tive um Nintendo 64, mas ja tive a oprtunidade de jogá-lo! Sem dúvida um dos melhores consoles de todos!

    .

    .

    .

    E @Joaomagaiver, eu também lembrava! =)

    ResponderExcluir
  14. Mateus Lôbo, não era Sentret, era Furret XD
    Resumidamente, a época do 64 foi a melhor época da minha vida.

    A locadora que eu ia tinha praticamente todos os jogos mais conhecidos de Super Nintendo e Nintendo 64, com exceção aos RPGs clássicos. Então toda semana era novidade, e considerando as opções restantes - um PC com 256 de RAM, placa on-board e net discada e os infinitos níveis do tédio de não fazer absolutamente nada - eu praticamente passava o dia no 64.

    Como só tinha (e tenho até hoje) Super Smash Bros. e Star Fox 64, precisava alugar sempre. Ainda lembro dos primeiros jogos que aluguei: Mario Party 2 e 3 e Mario Kart 64. Não me arrependi nem um pouco de ter alugado eles, embora eu não tenha gostado tanto do Mario Party 3 quanto do 2.

    Aí veio a enxurrada: Zelda OoT e MM, Paper Mario (esse, aliás, me deixou sem alugar por um tempo porque passei 1 mês com o jogo tentando zerá-lo, e eu não usava guias na época), F-Zero X, Mario Tennis, entre muitos outros...
    Sem falar os que meus amigos me emprestavam: Mario 64, 007 (o jogo foi bom, mas não sou chegado a jogos de tiro), Pokémon Stadium, Banjo...

    Eu quase choro ao me lembrar dessa época, não porque gostei bastante, mas porque ela não vai voltar mais e vai ser um pouco difícil alguma coisa superá-la agora.

    ResponderExcluir
  15. RaFaEl.cpv: O Snes era demais mesmo. Ainda é :D. Mas gostaria de ter criado mais memórias com o N64. O importante é que estamos de volta à Nintendo. Dessa vez em definitivo ;D. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. lembro no dia 2 de agosto de 98 (meu aniversario),chego do colégio por volta do 12h.
    Sou parabenizado por meus pais e meus irmaos,só que sem ganhar presente algum.....
    entao almoço e derrepente minha mae chega com um embrulho em forma de caixa,que eu pensava ser so um carrinho ou algo do tipo.
    mais para minha surpresa no primeiro rasgo vislumbro o console estampado na caixa,a alegria foi tanta que nem lembrei de agradecer,pois,acabava de ganhar aquele console que queria tanto e só tinha visto e jogado nas revistas e locadoras!
    corri para liga lo na tv e vislumbrar o deleite visual que aqueles graficos 3d proporcionavam.
    passava tardes e tardes jogando turok the dinossaur hunter,resident evil 2,oot e muito outros que locava!

    ResponderExcluir
  17. O N64 relamente marcou a minha infância, meu primeiro console foi o Snes ganhei ele em 98 se não me engano, na época só tinha 5 anos, 2 anos mágicos se passaram, me lembro jogando um jogo de Snes vária e várias vezes sem nunca cansar, era um jogo das tartarugas ninjas, nossa não lembro o nome mas voce conseguia zerar o jogo em menos de um dia, eu e meu irmao zeramos inumeras vezes sem nunca enjoar. Em 2000 ganhei o N64 do meu pai, e até hoje me lembro do brilho nos meus olhos quando joguei Zelda Majoras Mask.Foram inumeros jogos que joguei e nunca me esquecerei de nenhum deles, mas vale a pena destacar StarFox64, eu e meus primos nos juntavamos para jogar este maravilhoso jogo que alem de ter uma jogabilidade viciante tiha multiplayer para 4, foram horas e mais horas gastas de pura diversão.Outros jogos que marcaram foram Pokemom Stadium 1 e 2, Super Smash Bros, Donkey Kong 64 e Banjo kazooie. Enfim o N64 foi muito marcante na minha infância, tao marcante que joguei-o até meados de 2006, ou seja 5 há 6 anos jogando e nunca me cansando dele.Hoje tenho um Wii mas posso dizer facilmente que este nao me proporciona a felicidade que o N64 me proporcionava.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente a opção da Big N em adotar os cartuchos como mídia padrão do N64 fez com que o console não rendesse tudo o que poderia ter rendido, já que mesmo o console sendo bem mais poderoso que o PS1, por exemplo, os games eram limitados pelos cartuchos.
    Ainda assim, grandes clássicos deram as caras no N64, como Conker´s Bad Fur Day (divertidíssimo!), Ocarina of Time, Mario 64, Mario Kart 64, Perfect Dark, dentre vários outros games.
    Curiosamente o console não contou com nenhum game da franquia Metroid, sabe-se lá pq...

    ResponderExcluir
  19. primeiro jogo que zerei nele foi o Ocarina of Time!

    ResponderExcluir
  20. muito boa a materia lembro quando meu primo apareceu com n64 em casa nossa meus olhos radiaram ao velo e nele a fita do mario 64 eu meus irmaos e primo zeramos inumeras vezes certo q eu q zerei mais vezes por vicio na epoca n tive muita chance de jogar ooutos jogos do 64 so alugava e em um programa de tv q ´passava preview de games vi zelda q senti muita vontade de joga-lo mas infelizmente o pude joga-lo a pouco tempo atras em emulador

    ResponderExcluir
  21. O Nintendo 64 é o meu console preferido. Fui apresentado ao mundo dos games por ele, só depois tive meu SNES. Lembro que eram meados de 1997. Meus olhos brilhavam jogando Mario 64 (que jogo até hoje) e Mario Kart. Sem falar de outros jogos como Mario Party, Goldeneye e Ocarina of Time, que nunca tive, mas tinha amigos e parentes que me emprestavam. Tenho meu Pokemon Stadium até hoje e nunca consegui zerar.

    Se sou fanático pela Nintendo hoje, devo ao Nintendo 64. Hoje em dia, me divirto bastante jogando Wii e 3DS, mas nunca nenhum console me causou a sensação que o 64 causava.

    ResponderExcluir
  22. @Ness_64 Verdade, coloquei a pré evolução com a imagem do outro na cabeça XD. (concorda que era divertido?)

    ResponderExcluir
  23. meu maior arrependimento e ter usado os playstation em ves de 64 e gamecube

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente não tive o Nintendo64. Porém em 2000 passei a joga-lo na casa de um vizinho com outros amigos do prédio. Ele só tinha Pokémon Stadium. Mas sempre alugava outros jogos no final de semana e nos chamava para jogar. Os mais alugados eram Smash Bros, Star Craft e 007 Goldeneye. Boms tempos...

    ResponderExcluir
  25. N64 era super resistente, varias vezes alguem erroscava no fio e o vg caia no chão e nao quebrava

    ResponderExcluir
  26. "Também vale a pena relembrar os games super esperados do console que acabaram nunca saindo, como Twelve Tales Conker 64, Kimba, Earthbound 64, Dinossaur Planet, Final Fantasy 64, Rev Limit e Super Mario 64 2."

    O que é Final Fantasy 64?

    ResponderExcluir
  27. Devo ter zerado o Paper Mario umas 5000000000 vezes. ADORAVA Pokemon Stadium, muitos dos momentos que passei com meus irmãos mais novos foi jogando Stadium, e cantarolando as músicas dos mini-games. E como toda mulher, não tem jeito, joguei até a exaustão Pokémon Snap. Lembro que quebrei o analógico do meu N64 de tanto forçar pro lado na fase da caverna, em que eu tinha que virar muito rápido pra conseguir boas fotos. O "Wonderful" do Prof. Oak até hoje ecoa nos meus ouvidos. Bons tempos...Engraçado, joguei os Zeldas no N64, mas não sei por que cargas d'água nunca consegui zerar o Ocarina of Time. Majora's Mask foi liso, mas o Ocarina... Sorte que ontem chegou o meu Ocarina pro 3DS, nem dormi hj à noite jogando! Vou zerar um jogo que comecei a jogar 13 anos atrás!

    ResponderExcluir
  28. ganhei meu 64 quando tinha 17 anos mas eu o jogo desde que tinha 10 anos agora tou com 25 ainda bem que tenho meu 64 até hoje

    ResponderExcluir
  29. Eu tive o prazer de ser o primeiro a comprar o N64 aqui na minha cidade Itu/sp. lembro que tinha a grana guardada ha um bom tempo e paguei os R$ 600,00 a vista! isso que o salario que ganhava era +- uns R$ 75,00 por mes (salario minimo)
    foi fantastico, como era lançamento e so tinha uns 4 jogos, eu dormia jogando super mario....levava na casa de amigos para ver a novidade que era o mario em 360º. depois veio outros jogos, mas o que mais joguei foi Goldeneye, starfox, e claro, mario kart, o qual jogo até hoje mini campeonatos com 2 primos meus. temos uma prancheta que marcamos todas as pontuaçoes e os titulos de cada um. bons tempos...

    ResponderExcluir
  30. Falar sobre o N64 realmente emociona, todas as situações acima se refletem um pouco c/ a minha.
    Eu tive a oportunidade de ter o aparelho somente por meio de uma barganha, troquei um Game Boy Color com um camarada pelo N64, consegui salvar Zelda Oot umas tres ou quatro vezes, Star Fox Então, me divertia com os meus amigos e primos altas horas de jogatina.
    Porém embora hoje mais velho, já casado e c/ responsabilidades que antes não tinha, não posso deixar de jogar as plataformas atuais (Wii,DS e 3DS), e quero passar essa mesma vontade para as gerações futuras.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google