Item Box

Item Box: Os diferentes tipos de moeda do Reino dos Cogumelos

Antes de começar, uma pequena sabatina: qual é a moeda corrente no Brasil? O real, claro. E nos Estados Unidos? O dólar! Na Europa? O eu... (por Gabriel Toschi em 10/03/2013, via Nintendo Blast)


Antes de começar, uma pequena sabatina: qual é a moeda corrente no Brasil? O real, claro. E nos Estados Unidos? O dólar! Na Europa? O euro. E no Mushroom Kingdom, casa dos nossos mais queridos encanadores dos videogames? Desde os primórdios dos clássicos do NES, passando pelos gananciosos jogos de Wario e terminando no jogo mais mercenário da Big N, New Super Mario Bros. 2, já apareceram nas telas de todo o mundo diversos tipos de moeda em conjunto com Mario e Luigi. Vamos conhecer mais sobre elas neste Item Box especial?


Pequena, dourada e valiosa

Quem quer dinheiro? Mah oe!
A moeda mais comum no Reino dos Cogumelos é chamada simplesmente de Coin, na maioria das vezes, ou até de Gold Coin, Yellow Coin ou Mushroom Coin. É encontrada, na maioria dos jogos, em um formato redondo ou oval e de cor dourada. Sua primeira aparição foi em Mario Bros. (Arcade), onde era um ítem raro e dava 100 pontos após sua coleta. Depois, foi a hora de aparecer em Super Mario Bros. (NES), onde se firmou a sua primeira grande função: ao coletar 100 moedas, Mario ganha uma vida. Esta utilização das moedas continuou em The Lost Levels (NES), Super Mario Bros. 3 (NES), Super Mario World (SNES) e nas séries New Super Mario Bros. e Super Mario Land.

Em Super Mario 64, as moedas ganharam sua segunda grande utilização: ao coletar 100 em cada fase, você ganha uma Power Star. Algo semelhante acontece em Super Mario Sunshine (GC) com as Shine Sprites. Além disso, as moedas recuperam energia de Mario, característica que continuou na série Super Mario Galaxy. Na série Mario Kart, as moedas tem diversas funções. Em Super Mario Kart (SNES), Mario Kart: Super Circuit (GBA) e Mario Kart 7 (3DS), faz o carro correr mais rápido; em Mario Kart DS e Mario Kart Wii, aparecem apenas em alguns modos de jogo como uma “pontuação”.

Além de tudo isso, as moedinhas são fundamentais na série Mario Party, onde são a moeda corrente do jogo, usada para comprar ítens e estrelas, nas séries Paper Mario, Mario & Luigi e no jogo solo Super Mario RPG, onde são usadas para fazer todas as transações do jogo e nas séries de esportes do encanador. As moedas também são usadas para todas as transações do Club Nintendo, programa de recompensas da Nintendo.

A numismática de Mushroom Kingdom

Ser numismata é ser um estudioso de moedas e medalhas: e parece que temos muitos deles trabalhando na Nintendo! Em todo o universo Mario, existem diversos tipos de moedas diferentes. Dentre elas, podemos destacar:


Vermelhinha!
  • Red Coin: a moeda vermelha é a moeda mais comum depois da moeda dourada comum. Aparecendo pela primeira vez em Super Mario World 2 (SNES), ganhou destaque por ser um ítem de coleta em cada fase. Isto perdurou aos jogos 3D do encanador, onde, ao coletar todas as Red Coins, você ganha uma Power Star ou Shine Sprite. Na série New Super Mario Bros. e em 3D Land (3DS), você deve coletar todas as moedas vermelhas para ganhar uma vida;
  • Blue Coin: a moeda azul ficou conhecida por sempre, na maioria das vezes, valer mais que uma moeda comum. Em Sunshine, entretanto, é um ítem de coleta e serve como moeda de troca para coletar Shine Sprites. Além do jogo de GameCube, elas também aparecem em Super Mario 64 e na série New Super Mario Bros.;
  • Purple Coin: aparecendo apenas na série Super Mario Galaxy, é encontrada nas fases quando há um Purple Comet na órbita de uma galáxia. Ao coletar todas as moedas de uma missão ativada pelo cometa, é possível ganhar uma estrela;
Quer ver um Yoshi pintado de ouro?
  • ? Coin: outra moeda exclusiva da série Super Mario Galaxy. Ao coletá-la, pode aparecer, em seu lugar diversos itens, entre eles, um power-up, muitas moedas comuns, cogumelos ou até outra ? Coin;
  • Dragon Coin/Ace Coin: ao coletar as 5 moedas deste tipo em cada fase, você ganha uma vida. As Dragon Coins aparecem em Super Mario World (são as moedas com a face de Yoshi) e as Ace Coins na série Super Mario Advance;
  • Star Coin: exclusiva da série New Super Mario Bros., pode ser encontrada em quantidade de 3 em cada fase e é utilizada para liberar novos espaços, Toad Houses e canhões nos mapas.
São tantas moedas que nem dá pra pensar quanto ouro gastou para fabricá-las, não é? Afinal, Mario é uma verdadeira máquina de dinheiro! Já que só falta sair ouro pra fora dos cartuchos de New Super Mario Bros. 2, que tal ir a caça dessas moedinhas?

Revisão: Jaime Ninice

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Senti falta da Frog Coin, a moeda verde usada no clássico Super Mario RPG para trocar itens com o sapo Frogfucius.

    ResponderExcluir
  2. Pena que não tem um contador de moedas igual ao NSMB2 em todos os outros jogos do Mario, pq se somar o que eu já coletei e o que eu ainda vou coletar, ficaria rico. :D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google