Pokémon Blast

Um novo mundo de aventuras! Explorando as regiões do mundo Pokémon!

O primeiro Pokémon, os desafios dos ginásios, os treinadores mais fortes. Estes são pontos que podemos encontrar na aventura de qualquer ... (por Unknown em 25/06/2013, via Nintendo Blast)


O primeiro Pokémon, os desafios dos ginásios, os treinadores mais fortes. Estes são pontos que podemos encontrar na aventura de qualquer treinador Pokémon. A jornada por esse mundo incrível segue um caminho muito semelhante, seja lá de onde você for. E as pequenas variações nessa trajetória se dão pelo local onde ela acontece, em qual região. Apesar de todas as ligas terem pelo menos oito ginásios e um grupo de treinadores de elite, o tipo de especialização desses ginásios, tal como os membros que compõem o grupo máximo, varia de região para região. E hoje vamos conhecer um pouco mais sobre essas regiões e suas diferenças.


Tecnologia e inovação 


Assim como as outras regiões dos jogos de Pokémon, Kanto é baseada em uma região real do Japão, mas é a única que continua com seu nome original. É aqui que a aventura dos treinadores veteranos começou, em uma das regiões mais populares no mundo Pokémon. Professor Oak é mundialmente reconhecido por suas pesquisas. A organização criminosa Equipe Rocket (que estende suas atividades até mesmo em Johto) é reconhecida mesmo fora das regiões que atua diretamente. E claro, a fama de Red foi ouvida por treinadores nos quatro cantos do mundo. Essa é a única região (dos jogos para portáteis) na qual temos uma aventura em que é possível começar com um Pokémon além dos tipos grama, fogo e água, já que na versão Yellow, é possível começar com Pikachu e seu rival com Eevee. É aqui que foi criada a Master Ball pela Silph Co. em Saffron. E não podemos esquecer dos Pokémon criados por humanos em pesquisas nessa região, Porygon e Mewtwo.

As cidades de Kanto tem nome de cores, e Pallet apesar de não ser uma cor, também é uma referência direta a essa temática. Considerando a região do Japão na qual foi baseada, são evidentes as semelhanças entre Vermilion e Yokohama e as cidades Celadon e Saffron com o grande centro comercial e financeiro do Japão, Tokyo. Assim como sua inspiração, a região Kanto do mundo Pokémon também não possui um solo fértil para berries devido seu aspecto vulcânico. Por esses breves fatos já podemos conhecer um pouco sobre a população dessa região. As pessoas são mais focadas no trabalho e menos fantasiosas. Desse modo, não é muito comum que ouçam lendas sobre Pokémon nessa região, e mesmo o trio de pássaros não recebem atenção de tantas pessoas na região. A ausência de crença parece ser bem comum em civilizações mais focadas em trabalho, dinheiro e sucesso socioeconômico.

O novo desafio 


No oposto de Kanto, Johto é mais focada em suas tradições, crenças e folclore. O modo como as casas foram construídas, a quantidade de moradores mais velhos nas cidades, além das diversas menções à lendas e mitos, já passam um pouco do que Johto é. Para os treinadores mais antigos, Johto foi apresentada como um novo desafio, uma jornada mais difícil, e podem acreditar, os treinadores de Johto não são fracos apesar por serem mais fantasiosos e sonhadores.

Johto é baseada na região de Kansai do Japão. Podemos ver as inspirações de Ecruteak em Kyoto por ser uma cidade mais focada na crença de Ho-Oh, Lugia e os cães lendários, além dos templos na cidade. E Goldenrod como Osaka, por ser a cidade comercial perdida no meio daquele ambiente tradicional e quase artesanal. Semelhante a Kanto, as cidades de Johto seguem uma temática, em que suas cidades tem o nome de flores. Johto e Kanto são as únicas região que são diretamente ligadas, literalmente vizinhas, tornando possível ir de uma à outra por solo firme. Desse modo, elas compartilham da mesma conferência de Liga Pokémon no Indigo Plateau.

A importância dos laços


Na época que os jogos Ruby & Sapphire foram divulgados, logo soubemos que a nova região seria Hoenn e que essa não ficava tão próxima de Kanto e Johto. Além disso, a história de Hoenn se passaria ao mesmo tempo da história de Kanto nos primeiros jogos da franquia. Como não era possível transferir os Pokémon das versões anteriores para os novos jogos, muitos treinadores encerraram sua jornada por aqui. Dentre os que recomeçaram havia também muitos novatos e não havia hora mais apropriada, além da coloração dos cartuchos ser vermelha e azul, tal como os primeiros cartuchos de Game Boy no ocidente.

Em Hoenn, baseada na região (ou ilha!) Kyushu, Junichi Masuda tentou passar a importância dos laços entre treinador e seu monstrinho, que apesar de ser um dos temas principais da animação, não havia tanto foco nos jogos anteriores. Ao mesmo tempo, logo no início quando o protagonista está chegando de mudança em seu novo lar, ele tentou passar a experiência que teve quando criança ao se mudar para uma nova cidade e todo aquele sentimento de "recomeço" que teve. Hoenn é a região com a maior quantidade de rotas, e junto de Orre, as únicas regiões com duas organizações criminosas ativas.

O fim de um ciclo


Assim como entre a história de Kanto e Johto, três anos se passam desde as aventuras em Hoenn e começa a aventura em Sinnoh, a misteriosa região que é baseada em Hokkaido. Diferente de Kanto e Johto que são vizinhas, Hoenn (Kyushu) e Sinnoh (Hokkaido) ficam nos extremos sul e norte do arquipélago japonês respectivamente. Assim como Johto, Sinnoh é uma região rica culturalmente, com um vasto folclore a ser estudado como já aprendemos aqui meses atrás. Uma ligação forte que temos entre Johto e Sinnoh é a história da origem envolvendo Arceus e os Unowns.

Ao fim de nossa aventura por Sinnoh, não apenas conhecemos diversas lendas como chegamos ao fim de um ciclo. As regiões "perdidas" que conhecemos antes de Hoenn, agora poderiam ser visitadas novamente ou pela primeira vez por aqueles que começaram a jogar na época de Hoenn graças ao remakes FireRed/LeafGreen e HeartGold/SoulSilver. Por meio de alguns eventos, já era possível conseguir quase todos os Pokémon. Uma das fortes características de Sinnoh, além de seu rico folclore, é o clima. Diferente de outras regiões onde o clima é semelhante independente de sua localização, o ambiente de Sinnoh varia muito dependendo de qual cidade você estiver. Isso se dá não apenas pela cadeia de montanhas que corta a região ao meio, mas também sua localização geográfica ao extremo norte.

O imenso mundo dos monstrinhos 


Unova é baseada na região metropolitana de New York, e não apenas tem uma cultura rica como Sinnoh e Johto, como também não aparenta ser tão grande. A organização criminosa que atua nessa região está diretamente ligada aos costumes e cultura da região, tendo como foco uma das mais antigas lendas daquele povo. Tanto que, eles são vistos mais como um grupo religioso radicalista do que vilões querendo dominar o mundo por pura maldade. Não é difícil simpatizar com o objetivo deles. Diferente das quatro regiões anteriores, Unova é localizada em outro continente, em um local muito distante das outras, e por essa razão o seu sistema de rotas não é conectado ao de outras regiões começando pela Route 1.

Apesar de percebermos as diferenças entre as estações do ano em Sinnoh, elas são mais acentuadas em Unova. E Unova também é a região com a maior quantidade de lideres de ginásios, mesmo que Sinnoh tenha ginásios em praticamente todas suas cidades. Apesar de tantas montanhas e florestas, Unova é a região mais "urbanizada" dentre as cinco, onde quase todas suas cidades parecem bem desenvolvidas tecnologicamente e economicamente. Unova consegue um equilíbrio entre entre a inovação tecnológica de Kanto e a variedade cultural de Johto.

Dentro de alguns meses estaremos nos aventurando por Kalos em Pokémon X & Y. Logo, é importante revisar tudo o que conhecemos sobre os jogos lançados até hoje, mesmo que de uma forma simples, podendo nos aprofundar mais em dúvidas e curiosidades. É bem provável que cada região receba uma matéria exclusiva sobre cada uma em um futuro após conhecermos Kalos (que até o momento apenas sabemos ser baseada na França). Onde vocês começaram suas aventuras? E qual (ou quais!) é a sua região favorita?

Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Daniel Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Johto>Sinnoh>Hoenn>Kanto>Unova> região do pokémon X/Y

    ResponderExcluir
  2. Comecei por Kanto na Red, e fui passando pelas regiões conforme as gerações vieram sendo lançadas.

    A que mais gosto é a de Johto, gosto muito de Sinnoh e de Unova tambem, mas Johto é incomparável!

    A que menos tenho afinidade é a de Hoenn, infelizmente por ter meio que "perdido" a 3ª geração....

    Hoje tenho uma Ruby, acho que vou me aventurar por Hoenn mais uma vez antes de partir pra Kalos! Hahaha

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google