Especial: 2011 – Como foi o ano para a série The Legend of Zelda

Em 2010, a Nintendo fez uma grande jogada de marketing para promover os 25 anos da série Mario. A comemoração foi ótima, mas ninguém imag... (por Rafael Neves em 23/12/2011, via Nintendo Blast)

404px-HylianShield_&_MasterSword[7]Em 2010, a Nintendo fez uma grande jogada de marketing para promover os 25 anos da série Mario. A comemoração foi ótima, mas ninguém imaginou que a empresa levaria as celebrações de um quarto de século da série Zelda a um outro patamar. Mesmo que Mario seja muito mais rentável que Link, a Nintendo fez de tudo para que, em 2011, nenhum fã esquecesse do valor da série Zelda. Com a chegada dos últimos dias do ano, vamos fazer uma retrospectiva de tudo o que fez destes 365 dias os melhores para quem curte uma boa aventura por Hyrule!

Uma antiga lenda…

420px-Lozbox… que começou em 21 de Fevereiro, no Japão, quando a Nintendo colocou no mercado um jogo bem diferente de muito do que já tínhamos visto. Pra que tanto trabalho em um jogo quando o Famicom já vendia milhões com Super Mario Bros.? The Legend of Zelda era um jogo diferente, uma aventura complexa e sem igual. O jogador simplesmente era lançado num vasto mundo com apenas uma espada na mão. Nenhuma dica era dada quanto à sua jornada; itens eram vendidos a preços exorbitantes e alguns golpes inimigos eram o bastante para fazer o jogador virar pó. Mas por que tanto sucesso? As mais de 6,5 milhões de cópias comercializadas criaram uma comunidade de fãs que trocavam dicas e se ajudavam para resgatar a princesa Zelda. Assim criou-se uma legião de fãs que até hoje esperam pela próxima chance de enfrentar Ganon e salvar Hyrule!

O video abaixo é uma ótima maneira de reviver os momentos mais marcantes da série Zelda!

Nintendo-1014O jogo que roubou a cena

Quando pensamos em E3, logo imaginamos uma série de títulos que foram anunciados no evento ou que gostaríamos muito que fossem. Mas, em 2011, a Nintendo abriu mão de um pedacinho de seu show para glorificar a série Zelda com uma magnífica orquestra sinfônica banhada por um grande coral. Mas esta foi a ponta do iceberg. Durante esse ano, várias apresentações da série Zelda aconteceram no Japão, nos Estados Unidos e em vários países da Europa. O tour continuará ano que vem, mas ainda não temos nenhum notícia de que passará pelo Brasil. A música é um aspecto importante da série Zelda. Ela não só é muito bem composta pelo grade Koji Kondo, como também é um elemento de gamplay, como a Ocarina e a Spirit Flute.

ViewMedia-2_610Aqueles que jogaram os games da franquia e ouvem as belíssimas versões orquestradas sentem na pele a chuva de emoções e lembranças que a série trouxe. Com certeza é um legado histórico para os videogames. Poucas são as empresas que investem em um concerto com músicas de games. Talvez tenha sido um grande risco para a Nintendo, pois podia facilmente ser um fracasso, mas quem foi garante: é espetacular. E quem não pôde curtir a Zelda Symphony tem a chance de ouvir as principais canções tocadas através do CD vendido junto com as primeiras cópias de Zelda: Skyward Sword (Wii).

Confira a reportagem da Nintendo feita com os fãs que compareceram ao concerto:

658px-Link-Opening-TreasureUma chuva de relançamentos!

Games da série Zelda demoram muito tempo para serem feitos. De 3 a 5 anos, a Nintendo põe no mercado um novo título. Isso garante que a série não fique enjoada, mas também faz com que nós, fãs, morramos de expectativa quanto ao próximo game. Para comemorar os 25 anos da série, nada melhor do que poder jogar os jogos da franquia, mas seria inviável lançar tantos títulos novos. O jeito foi fazer relançamentos de obras clássicas. Para compensar a falta de novidades neste aspecto, a Nintendo distribuiu boa parte dos games totalmente de graça!

the-legend-of-zelda-four-swords-anniversary-edition-790491O primeiro dessa lista é Link’s Awakening DX (GBC), vendido pelo eShop. As aventuras de Link pela Ilha Koholint pôde ser experiênciada mais uma vez (em sua versão colorida) por R$9,99. Após este clássico, a Nintendo disponibilizou para os embaixadores do 3DS (aqueles que compraram o portátil antes da queda do preço) os dois primeiros games da série Zelda. Ambos clássicos do NES, foi assim que os jogadores puderam detonar mais uma vez The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link. Posteriormente, dois sucessos do GBA também chegaram ao 3DS e DSi. Four Swords Anniversary Edition pôde ser baixado gratuitamente pelo eShop e DSi Shop. Com suporte a multiplayer sem fio entre os portáteis e a adição de estágios retrô, divertiu muitos jogadores. Além dele, os embaixadores do 3DS ganharam recentemente cópias de Minish Cap (GBA), um dos melhores da série.

203167-LinksAwakeningMainImage legend-of-zelda-ii-the-adventure-of-link-classic-nes-series-20040818032345296 images (3)

O clássico e o novo

Nintendo-3DS-Legend-of-Zelda-Ocarina-of-Time-3D-BundleComemorar os 25 anos da franquia Zelda e não pensar em Ocarina of Time (N64) é um pecado. Pensando nisso (e num modo de alavancar as vendas do 3DS) a Nintendo trouxe ao portátil 3D um remake do que, para muitos, é o melhor game da franquia (e talvez da história dos games). Ocarina of Time 3D chegou ao 3DS no dia 17 de Julho e trouxe uma excelente semana de vendas ao sistema. Apesar não ter trazido conteúdo extra (a Master Quest já existia num port de Ocarina of Time para o GC, a diferença é que na versão 3D ela foi “espelhada”), o game impressionou pelos gráficos remasterizados e pela profundidade do efeito 3D. Recentemente, a Nintendo anunciou uma versão do 3DS preto com detalhes da série Zelda que vem junto a Ocarina of Time 3D. É de fazer qualquer fã babar.black-zelda-3ds-set3

800px-SS_bundleTudo bem que foi uma horna mergulhar no universo de Hyrule em 3D, mas havia algo que estava faltando… algo novo! Já fazia um tempo que a Nintendo tinha mostrado seu mais novo Zelda: Skyward Sword. Depois de muitos atrasos e adiamentos do lançamento, a Big N marcou para 20 de Novembro o dia em que experenciaríamos o mais novo capítulo da série Zelda.

0536967001323838405Skyward Sword chegou como o mais importante presente de aniversário da franquia e quem ganhamos fomos nós, que tivemos acesso a um dos melhores (se não o melhor) game do ano. Com um Wiimote Plus dourado e um CD da orquestra sinfônica da franquia embutidos, é obrigatório para todos os fãs. Além disso, há pouco tempo a Nintendo lançou no Japão um Nunchuk dourado como brinde para o Club Nintendo.

Skyward Sword e Ocarina of Time 3D – dois excelentes games que têm todo o direito de esbanjar suas douradas capas!

Pequenas comemorações

Além de games e shows, a Nintendo também fez menção à série Zelda em muitos detalhes de suas ações deste ano. Vamos dar uma olhada?

  • zerubaEm Super Mario 3D Land (3DS), há uma fase que é jogada sob uma perspectiva superior (tal qual nos Zelda 2D). Além disso, há um momento em que Mario precisa ascender 4 tochas (clássico puzzle da série Zelda). Quando as quatro são acesas, aquele tradicional efeito sonoro é tocado.

 

  • 800px-Zelda_RoomHyrule é um mundo fictício - obviamente – mas a Nintendo americana decidiu recriar alguns cenários do universo de Zelda em uma sala temática. O espaço está no prédio da própria Nintendo, na Califórnia, e é um lugar em que qualquer fã gostaria de passar uma tarde. The Zelda Room conta com paredes totalmente pintadas e acessórios decorativos.

 

  • gallery3Uma história em quadrinhos de 5 páginas sobre o mais novo game da série Zelda (Skyward Sword) foi solicitada pela Nintendo. A loja Penny Arcade foi autorizada a vender a obra do artista Gabe. Segundo ele, a Nintendo não quer que Link possa falar (assim como nos jogos), logo, é uma história contada sobre a narração de Gaepora (o pai de Zelda). Confira a obra no site oficial

 

 

  • images (2)Na Comic-con alemã (um dos maiores eventos de cultura pop, HQs e games), a Nintendo fez diversas atividades com seus fãs. Primeiramente, houve um concurso de cosplays, onde os primeiros 111 fantasiados receberam brindes, como Deku Nuts. Também rolaram quiz sobre a série Zelda, com direito a camisas e bonecos como prêmios. Nas outras versões do evento, a Nintendo liberou aos jogadores a oportunidade de jogar as demonstrações de Skyward Sword.

 

  • Mais de 6 vídeos sobre a série Zelda foram divulgados pela Nintendo. Com focos em diversos aspectos da série (como músicas e personagens) nesses 25 anos de vida. Interessante é ver o “25 Years of Romance?”. Todos são bem feitos e trazem cenas de todos os games da série. Ainda não viu? Não perca tempo!
  • Mais uma investida da Nintendo na internet para promover as comemorações de 25 anos da série Zelda: um site oficial. O espaço traz detalhes dos jogos da franquia e dos vários eventos de celebração do aniversário de Link e Zelda.

dsiCoisa de fã

A gigante massa de jogadores fanáticos por Zelda não poderia deixar de fazer suas próprias homenagens à série nesse ano de tantas celebrações. Como medida oficial da Nintendo, tivemos um concurso de animações feitas livremente pelos donos de um DSi que tivessem o aplicativo Flipnote Studio (gratuito). O mesmo ocorreu em 2010, no aniversário de Mario, e, assim como nas animações do bigodudo, as obras não deixaram a desejar! E que outras loucuras os fãs fizeram em nome de Hyrule?

  • Logo no início das celebrações, tivemos a divulgação de uma belíssima (e longa) ilustração da série. O estilo realista e a premissa de incluir quase que todos os personagens da série provavelmente tomaram muito tempo do artista, mas é uma das mais belas homenagens à franquia. Confira-a aqui

  • 479px-Fado_ZeldaWWUma violinista fanática pelas aventuras de Link compôs um medley muito bem feito com as principais canções do universo de Zelda. Se quiser ouví-lo, basta clicar aqui! Além das canções interpretadas como nunca antes, a violinista ainda se vestiu como Link e cavalgou num cavalo de verdade!

 

 

  • zeldaboxO lançamento de Ocarina of Time 3D provavelmente deixou muitos fãs excitados, mas o entusiasmo de um deles foi o bastante para “criar” um bundle do game para o 3DS. Além de um portátil tematizado, a caixa incluiria a remasterização do clássico para N64 e o Link’s Awakening. Não sei quanto a vocês, mas eu compraria na hora!

O que ainda nos aguarda?

Embora 2011 esteja prestes a chegar ao seu fim, a adoração pela série Zelda não parece mostrar sinais de fraqueza. Um dos maiores motivos para aguardarmos anciosamente o próximo game da franquia é a demonstração que vimos na E3 2011 do que seria um Zelda para o Wii U. As imagens em alta definição nos deixaram babando, mas não é hora para especularmos, pois o próprio Eiji Aouma (um dos grandes responsáveis por Zelda atualmente) alegou que não há garantias de que o próximo título siga o estilo mostrado na conferência. E é melhor acreditar nele, pois a demonstração ao estilo realista do que seria o sucessor de Ocarina of Time para o Game Cube transformou-se no fofo Wind Waker. Além disso, Aonuma também confirmou um Zelda original (nada de remakes) para o 3DS, embora a ideia de remasterizar Majora’s Mask já tenha sido citada pela Nintendo – e mais ainda pelos fãs. E ainda disseram que Zelda estava na pior…

HHPara os fãs realmente assíduos, há o Hyrule Historia, um livro bem grande com diversos detalhes sobre os games da série Zelda. Há tambpem informações inéditas, como a cronologia oficial da franquia e rascunhos dos personagens das aventuras. Por enquanto, o guia só estará disponível no Japão, mas quem sabe este verdadeiro item de colecionador não é vendido por aqui em 2012? Não se enganem, o sucesso de Zelda é tão grande no ocidente quanto no oriente.

Confira abaixo alguns vídeos da equipe de produção das jornadas de Link.

     

Os parabéns do Nintendo Blast!

Como responsáveis por muito conteúdo relacionado à Nintendo no Brasil, o Nintendo Blast simplesmente não pôde ficar de fora da comemoração dos 25 anos da série Zelda! Ao longo desse ano, dezenas de matérias relacionadas ao elfo loiro da BigN e o seu universo foram publicadas e você confere-as a seguir:

 

 

 

 

 

 

 

  • Uma das mais enigmáticas personagens da franquia foi analisada por nós no Perfil: Midna

 

 

  • Será Impa a babá de Zelda ou uma guerreira lendária? Confira o Perfil: Impa

 

 

 

 

  • Dentre as diversas bugigangas da série Zelda, Minish Cap (GBA) trouxe uma das mais inusitadas. Não perca o nosso Item Box: Gust Jar

 

 

E agora, uma palavarinha de nossa equipe!

Link_Artwork_1_(Link's_Awakening)Jaime Ninice

Há muito tempo que venho sendo atraído pela série Zelda, seus fatos e encantos, as maravilhas de todo o clima épico que possuem seus títulos... Enfim, é uma série construída através de grande dedicação pelos seus desenvolvedores e isto é sentido nos calabouços, itens, variedades de cenários, personagens, trilha sonora... são muitos elementos que a tornam tão especial. Este ano, a série, em seus 25 anos não poderia ter recebido melhor atenção com um concerto que parece se prolongar por mais um ano devido ao grande sucesso. Afinal, Zelda é Zeda.

323px-Link_and_Epona_(Majora's_Mask)Bruno Grisci

Curiosamente foi nesse aniversário de 25 anos da série que eu realmente pude realmente conhecê-la, por agora ter consoles da Nintendo. Zelda sempre foram aqueles games que eu tinha muita vontade de jogar, parecia se encaixar perfeitamente no meu gosto. E, afinal, se eles são lembrados com tanto carinho por tantos jogadores ao redor do mundo, algo eles têm de especial. Não precisei de muito tempo para concordar, afinal, além ter uma importância tão grande para a história dos videogames, permanecer depois de todos esses anos como uma referência de como deve ser um jogo, título após título, não é para qualquer um. Que venham os próximos 25 anos de lenda!

585px-Link-Holding-CandleFlávio Ferreira

E de repente, a Nintendo anuncia diversos eventos em comemoração ao aniversário de 25 anos da série Zelda... Pensei que não seria algo tão grande, mas foi surpreendente e a cada notícia me impressionava ainda mais. Uma das séries mais clássicas da história dos videogames não merecia menos que isso. Como um bom admirador de Zelda, não poderia deixar de comentar que os lançamentos de 2011 foram simplesmente magníficos e a série conseguiu se reinventar mais uma vez e trazer novidades aos fãs. Já estou esperando ansiosamente por tudo que a Nintendo reserva para a série!

686px-TP_LinkGuilherme Vagas

embro a primeira vez que vi Zelda, claro que foi o Ocarina of Time, que passava comerciais na TV, me deixava empolgadíssimo, tanto que no natal do mesmo ano, ganhei OoT. Foi assim que começou meu fanatismo pela série, e assim que comecei a correr atrás do que perdi. Esse ano, uma das minhas séries favoritas, comemorou 25 anos, com um evento digno de uma das principais séries da Nintendo, ainda mais com um jogo tão perfeito quanto Zelda Skyward Sword. O rumo que essa série tomou durante todo esse percurso é de deixar de boca aberta, ainda mais quando houve a mudança do 2D para 3D. As histórias ganhando mais foco, deixando mais as cabeças das pessoas confusas quando se refere (ou referia, já que saiu a cronologia "oficial") à cronologia. Independente se é confuso ou não, a série Zelda teve 25 anos de muito sucesso, muitos dungeons, itens e Ganondorf's para serem derrotados, e sempre um jogo novo, uma nova emoção e aventura. Parabéns pra série.

LinkfairyMaxwel Patric

Apesar de ter conhecido a franquia Zelda apenas no N64, me tornei fã e aficcionado por tudo que envolve a série desde então, acabei por jogar/experimentar games anteriores a aventura de ocarina, e me tornei um grande apreciador da história do garoto bobo que em sua jornada se transforma no herói que salva a princesa no final e de quebra livra o reino de alguma maldição terrível. E lá se vão 25 anos de uma série que não tem muitos segredos, o sucesso da franquia e sua longevidade é fruto de uma perfeita sincronia entre história, jogabilidade e desafio na medida certa. Zelda é uma das poucas franquias dos games que consegue transportar o jogador para dentro daquele mundo maravilhoso de fantasia e fazê-lo se sentir completamente envolvido por essa história e pelos desafios que fazem parte do processo de se tornar um herói. Os 25 anos de Zelda sem dúvidas foram coroados com o game que na minha opinião supera e com louvor Ocarina of Time, Skyward Sword é o melhor Zelda de todos os tempos dos últimos anos ^^


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito bom.Ainda acredito quena E3 de 2012 vão anunciar o Majora's Mask

    ResponderExcluir
  2. Se vier majora's pro 3DS vai ser lindo *-*

    ResponderExcluir
  3. Porém Majora's Mask não é Zelda seu noob idiota!

    ResponderExcluir
  4. TEM UM NOVO CANAL NO WII QUE "CURA" O CLITH MALIGNO E INFERNAL DE SKYWARD SWORD. A BLAST ESQUECENDO O WII?????????? :{

    ResponderExcluir
  5. Eu só achei sacanagem demais Metroid não ter recebido nenhum tipo de comemoração sequer, afinal Metroid faz parte vamos dizer da santa trindade da Nintendo.

    ResponderExcluir
  6. Eu só achei sacanagem demais Metroid não ter recebido nenhum tipo de comemoração sequer, afinal Metroid faz parte vamos dizer da santa trindade da Nintendo. ²

    Link não fala aos jogadores, mas em SS dá pra perceber ele abrindo a boca e conversando com Gaepora. E no primeiro video não tem nada relacionado aos jogos Zelda para portateis...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google