Pokémon Blast

Ainda não esquecemos de Kanto! Vamos concluir o desafio contra os últimos ginásios

Semanas atrás abordamos a primeira metade dos ginásios de Kanto. Hoje vamos continuar nossa aventura e encarar os líderes de ginásios mais... (por Unknown em 03/09/2013, via Nintendo Blast)

Semanas atrás abordamos a primeira metade dos ginásios de Kanto. Hoje vamos continuar nossa aventura e encarar os líderes de ginásios mais habilidosos dessa região. Apesar de reconhecer os líderes de Johto como um desafio maior (talvez pelo enredo no qual foram apresentados), não é possível negar o carinho e respeito que guardo pelos líderes de Kanto. Prepare seus jogos e vamos compartilhar algumas experiências ao longo da vida como treinador Pokémon!

Sem piadas sobre doce e veneno


Se há uma coisa que me irrita em jogos de Pokémon são treinadores usando Pokémon repetidos. Por exemplo, um treinador com três Tentacool. Pelos céus! O que diabos fez esse infeliz pegar três do mesmo Pokémon? O que foi, seu treinadorzinho medíocre? Você é tão ridículo que não consegue ter outro Pokémon? E Koga, o líder do ginásio de Fuchsia usa três Venonat na versão Yellow. Mas não significa que eles são iguais.

Mais uma vez, temos uma seleção de Pokémon idêntica entre as versões Red & Blue e FireRed & LeafGreen. Dois Koffing com Tackle, Smog, Sludge e SmokeScreen no nível 37 em Red & Blue. Em FireRed & LeafGreen, eles trocam Tackle por Self Destruct (Uma troca boba, não? Quase a mesma coisa esses dois golpes, não é mesmo?) e Smog por Toxic. Koga ainda traz consigo um Muk em nível 39 e Weezing em nível 43. Em Red & Blue o Muk tem Disable, Minimize, Sludge e Poison Gas. Em FireRed & LeafGreen ele apenas troca Disable e Poison Gas por Acid Armor e Toxic. Por fim, seu grande trunfo é Weezing, que em Red & Blue tem Self Destruct, Smog, Sludge e Toxic (O único com Toxic!). Em FireRed & LeafGreen, ele troca Self Destruct por... Tackle (Isso é sério!). Continua com Slug e Toxic, mas troca Smog por SmokeScreen. Apenas eu penso assim ou o Weezing dos remakes é muito menos ameaçador que nos primeiros jogos?

Em Yellow ele traz três Venonat em níveis 44, 46 e 48, seguidos de um Venomoth em nível 50. O primeiro Venonat tem Tackle, Toxic, Sleep Powder e Psychic e pode ser um problema caso não esteja bem preparado. Especialmente pelo Psychic que pode derrubar com facilidade combatentes físicos. O segundo Venonat vem com Toxic, Psychic, PsyBeam e SuperSonic. E o terceiro com Toxic, Psychic, Sleep Powder e Double Edge. Venomoth torna-se um problema por causa de seu Double Team: caso vocês não tenham ataques que nunca errem (como Swift) pode ser difícil derrubá-lo depois de alguns desse. Ele ainda tem Toxic para minar sua energiar aos poucos e Psychic, que assim como avisado no começo, pode ser um grande problema (ainda mais de um Pokémon em nível 50). Ele tem Leech Life, que apesar do dano adicional por ser do mesmo tipo que Venomoth, não é uma ameaça.

Uma menina de ouro?


Sabrina pode ser enfrentada antes de Koga, mas essa não parece ser uma boa ideia na versão Yellow, pois os três Pokémon dela estão no nível 50. A grande metrópole Saffron, que junto de Celadon foram baseadas em Tokyo, é a única cidade que tem dois ginásios. Entretanto, apenas Sabrina é um ginásio oficial e fornece uma insignia. Sabrina é citada por diversos NPCs pela cidade acentuando sua fama como uma treinadora excepcional e que deve ser temida. Inclusive, o líder do ginásio não-oficial, que é especializado em Pokémon do tipo lutador, perdeu para ela, o que gerou respeito e receio. Tudo isso cria a situação mais tensa possível para ir enfrenta-la e acreditem: ela faz valer a fama. Em minha opinião, por sua história fora dos jogos, Sabrina poderia muito bem ser membro do Elite Four, e não Koga, como acontece em Gold & Silver.


Em Red & Blue e FireRed & LeafGreen, ela vem com Kadabra em nível 38, Mr. Mime em nível 37, Venomoth em nível 38 e Alakazam em nível 43. Em Yellow ela vem com Abra, Kadabra e Alakazam, todos em nível 50. Em Red & Blue, o time dela não é uma ameaça muito significante, pois nessa altura do jogo vocês já devem estar com Pokémon bem fortes. O aviso fica apenas por conta do Psychic de Kadabra e PsyBeam e PsyWave de Alakazam. Ah, Mr. Mime tem Barrier e Light Screen em Red & Blue, mas em FireRed & LeafGreen ele vem com Calm Mind e Baton Pass, então nem preciso dizer que isso pode resultar em um problema muito grande, não? Em FireRed & LeafGreen também é importante tomar cuidado com Future Sight de Kadabra e Alakazam, tal como com suas Abilities, Synchronize, que refletem a alteração de condição realizada neles (por exemplo, se tentar envenena-los, seu Pokémon também ficará envenenado).

Quente batalha contra o mestre do quiz


Blaine é, em minha opinião, um dos líderes mais divertidos de Kanto. Isso se dá devido ao jeito como seus diálogos foram escritos. Recheados de trocadilhos e jogo de palavras, Blaine é conhecido como o mestre do quiz e você deve se provar bom nessa "arte" se quiser prosseguir para enfrenta-lo. Especialista em Pokémon do tipo fogo, Blaine entre em combate com Growlithe em nível 42, Ponyta em nível 40, Rapidash em nível 42 e Arcanine em nível 47, nas primeiras versões dos jogos da franquia e em FireRed & LeafGreen, como padrão que já vimos em outros líderes. Mais uma vez, em Yellow esse líder traz um time diferente, protegendo seu posto com Ninetales em nível 48, Rapidash em nível 50 e Arcanine em nível 54. É possível sentir a diferença?

Enquanto em Red & Blue, a batalha pode se resurmir aos Tail Whip e cautela com a possibilidade de receber um Take Down, em FireRed & LeafGreen todos os Pokémon trazem Fire Blast dentre seus golpes e nisso precisaremos mesmo de um Burn Heal ou obviamente fazer bom uso de nossos Pokémon aquáticos. Em Yellow, Blaine vem não apenas com os níveis mais altos, como também com o time mais equilibrado. Confuse Ray e Reflect podem ser suficiente para atrasar o seu caminho para a vitória.

Com a história de Gold & Silver e HeartGold & SoulSilver, durante o intervalo de tempo entre a primeira e a nova aventura, Cinnabar sofre mudanças e força Blaine a aceitar desafios para seu ginásio em uma ilha próxima, Seafoam Island. Isso faz parecer o desafio ser algo mais informal, mas faz muito sentido dentro da história e a tragédia de Cinnabar Island no intervalo de tempo entre as versões antigas e as aventuras mais recentes. Curiosamente, Blaine pode ser enfrentado antes mesmo de Sabrina, no caso do treinador obter o HM03 e nadar até a ilha. Entretanto, é evidente que não seria uma tarefa simples derrota-lo nessa altura do jogo.

O último, que deveria ser o primeiro


Geograficamente, o ginásio de Viridian deveria ser o primeiro a ser enfrentado pelo jogador, mas ninguém sabe a localização do líder do ginásio e não é possível desafia-lo em troca de uma insignia. Como já não é spoiler pra ninguém, a especialidade desse ginásio são Pokémon terrestres e o líder é Giovanni, o líder da Equipe Rocket. Isso fica um tanto confuso em outras histórias, pois no anime o ginásio é defendido também por Jesse e James, e até por Agatha (sim, do Elite Four), evitando que Ash encontre Giovanni (e insira aqui todas as teorias dele ser pai de Ash). Nos jogos, podemos enfrentar ele diretamente (assim como acontece com Gary no anime, mas sem o Mewtwo) e nas aventuras mais recentes enfrentar Blue (rival de Red, nas primeiras aventuras).

Assim como o padrão encontrado nos outros ginásios, a equipe de Giovanni é igual nas versões Red & Blue e FireRed & LeafGreen, exceto por um pequeno detalhe: seu último Pokémon em Red & Blue é um Rhydon, mas em FireRed & LeafGreen é um Rhyhorn, apesar do nível ser o mesmo. Giovanni vem com Rhyhorn em nível 45, Dugtrio em nível 42, Nidoqueen em nível 44, Nidoking em nível 45 e Rhydon (Red & Blue) ou Rhyhorn (FireRed & LeafGreen) em nível 50. Assim como Blaine vem com todos seus Pokémon com Fire Blast em FireRed & LeafGreen, algo semelhante acontece com Giovanni nessas versões, pois todos seus Pokémon tem Earthquake. Mas isso não significa que sejam mais perigosos que os Pokémon de Red & Blue, pois nessas versões, Rhydon traz consigo Fissure e Horn Drill, então não hesitem!

Como é de se esperar, a equipe de Giovanni vem mais forte em Yellow e o Pokémon mais fraco, Dugtrio, vem em nível 50, que é o nível do Pokémon mais forte nas outras versões. Outro detalhe importante é citar que Dugtrio tem Fissure, ou seja, já pode começar o combate atrapalhando sua estratégia. A equipe segue com Persian e Nidoqueen em nível 53 e Nidoking e Rhydon em níviel 55. E esse Rhydon não tem Fissure, mas tem Horn Drill. As surpresas podem ficar por conta do Double Team de Persian, e Thunder e Double Kick de Nidoking e Nidoqueen. Mas nada que cautela e uma equipe bem treinada não possam resolver. Apesar de ser o último ginásio de Kanto, ele não é responsável por tantos traumas em treinadores como a Miltank de Whitney é. Curioso é que apesar de esse ser um ginásio com temática de Pokémon terrestres, muitos dos treinadores antes do líder usam Machop, Machoke, e até Arbok e Tauros. Eu ainda não consigo entender o sentido disso.

Apesar de nas versões mais recentes Koga ter assumido um cargo no Elite Four, eu acredito que Sabrina assumiria melhor essa função. Em dois casos já vimos o último líder de ginásio se tornar membro do Elite Four, então faria sentido Giovanni ser um forte candidato também, mas pela história, não faria sentido o líder de uma organização criminosa ficar tão exposto. E quem vocês acreditam ser o(s) melhor(es) de Kanto? Quem ficaria melhor no Elite Four em vez de Koga e por quê? Qual é seu líder favorito e em quais teve mais dificuldade durante suas aventuras? Recentemente ouvi que "um verdadeiro mestre Pokémon nunca perde", mas não hesitem e compartilhar suas experiências! 

Revisão: José Carlos Alves
Capa: Hugo Henriques

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Erika e suas condições especiais dão bastante dor de cabeca... Mas as batalhas mais marcantes são mesmo as entre Sabrina e Blaine, lembrando que até o clima de Cinnabar é emocionante, girando em torno da criação de Mewtwo... Pesquisas sobre Mew (e a citação nada a ver sobre a floresta amazônica, achei que o mundo Pokemon era só inspirado, kkk) e o ginásio trancado...

    Uma das minhas partes favoritas na 1ª geração!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google