Antigo desenvolvedor de Need for Speed reclama de Nintendo e EA

A discussão entre Alex Ward e fãs ocorreu pelo twitter e levantou problemas com Nintendo e Eletronic Arts durante Need for Speed: Most Wanted


"Estou sentindo uma treta!" foi o que todos pensaram ao ver o antigo chefe da Criterion Games e desenvolvedor da série Need of Speed, Alex Ward, bocejando em relação a possibilidade levantada por um fã de trazer seu jogos (agora ele é um desenvolvedor indie) para o Wii U. Após o aparente desdém de Ward, fãs  argumentaram sobre o sucesso de jogos como Gunman Clive (Wii U) e Mutant Mudds (3DS) nos consoles da Nintendo e o antigo chefão da Criterion - subsidiária da Eletronic Arts - se explicou melhor, acompanhe os tweets:
Alex Ward: Nós faremos jogos para todas as plataformas em que possamos auto-publicar.
Fã 1: Eu apenas posso esperar que o Wii U ainda esteja sendo considerado. 
Alex Ward: Provavelmente não. 
Alex Ward: Mas nunca diga nunca. 
Fã 2: Se você está fazendo jogos indies, jogos recentes como Gundan Clive e Mutand Muds venderam mais no Wii U que no Steam. 
Alex Ward: Erm... acho que é GunMAN Clive não Gundan Clive...
Fã 2: Certo, mas o ponto é que os desenvolvedores indies agora estão vendendo mais no 3DS e Wii U do que em outras plataformas, como a Steam. 
Alex Ward: Bocejo
Fã 3: Não apoia adequadamente a Nintendo > Reclama que ela não vende bem.
Alex Ward: Totalmente errado, eu apoiei. Segundo, eu reclamei quando a empresa nem se preocupou em fabricar os discos com o nosso jogo.
Fã 3: Fazer um lançamento obscuro meses depois do lançamento original não é bem um suporte adequado. [Eles estão falando de Need for Speed: Most Wanted U]
Alex Ward: Hey, nós trabalhamos pra cara***! Tanto a Nintendo como a EA pouco se f****** conosco! 
Alex Ward: Vá provocar e reclamar com as publishers não com os desenvolvedores.
Fã 3: Certo, vocês fizeram a sua parte. Desculpe se ofendi. Você sabe do que se trata toda a briga entre EA e Nintendo, é uma confusão!
Alex Ward: Nós apenas desenvolvemos o jogo. Nós tivemos alguma opinião de quando ele seria lançado ou em relação ao preço?
Alex Ward: Todo mundo é tão rápido para culpar os desenvolvedores. Amigos trabalharam durante as festas de final de ano para entregar o jogo, fizemos o nosso melhor.
Alex Ward:  Nós corremos atrás da Nintendo para que ela lançasse uma demo para ajudar a publicidade. Não fomos atendidos. 
Alex Ward: O jogo inicialmente sequer foi lançado fisicamente na Europa [onde se localiza a Criterion]. Membros da nossa equipe não puderam comprar o próprio jogo que fizeram.
Alex Ward: Coisas assim que me tiraram do sério, e saí da EA, e montei minha própria empresa utilizado minhas economias.
Alex Ward: Então vendo que nossas famílias podem passar fome se nos dermos mal, vamos escolher nossas plataformas muito cuidadosamente.
A partir daí os fãs tentaram arrancar mais informações de Alex Ward referentes a briga entre a Nintendo e a Eletronic Arts mas não obtiveram sucesso e o desenvolvedor saiu da conversa.

A rixa entre as duas gigantes do iniciada foi durante o desenvolvimento do Wii U - supostamente devido a recusa da Big N aceitar a Origin como eShop do console - e que já teve muitos mortos e feridos: Cancelamento dos jogos esportivos, perda de Need for Speed: Rivals, perda de Battlefield 3 e 4, funcionários da EA xingando a Nintendo, funcionário dizendo que a engine Frostbite 3 não rodava no Wii U, funcionário dizendo que a Frostbite 3 rodava sim no Wii U mas não era prioridade, EA ignorando a Nintendo na E3... e outros tantos episódios lamentáveis.

Lembrando que em fevereiro do ano passado, no laçamento de Need for Speed: Most Wanted U, considerado um dos melhores ports do console até o momento, o mesmo Alex Ward deu uma entrevista dizendo o quanto estava animado com o Wii U. Na mesma época foi cancelado o port de Crysis 3 para o console, o que, segundo os desenvolvedores, foi causado por falta de apoio das duas empresas.

A reputação da Eletronic Arts está mais suja que pau de galinheiro há muito tempo, e reclamar dela já se transformou em coisa comum. No entanto, fica o alerta também para a postura da Nintendo neste caso do Need for Speed: Most Wanted U, indiscutivelmente um dos melhores jogos do console (em uma época bem complicada do Wii U) e também com os desenvolvedores de Crysis 3 que pararam trabalho no meio mesmo após estarem com ótimos resultados. O que vocês acharam do desabafo de Alex Ward?

Fonte: Twitter

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. muito chato essa situaçao o q apenas queremos e jogar bons jogos. ficar sabendo dessas historinhas tira todo foco que e apenas jogar, esse negocio de sony, nintendo e microsoft terem preferencias de uns ou outros e ridiculo, o q sempre foi legal pra mim foi ver os jogos que cada empresa tinha para os gamers nos querendo fazer ter todos os consoles.

    ResponderExcluir
  2. Eu não desenvolveria jogos para a Nintendo se estivesse na mesma situação do Alex Ward.

    A Nintendo tem me cansado com essas posturas retrógradas diante do público.

    vocês acham, de verdade, que a Nintendo negou suporte apenas para o AW? Deve estar nessa pindaíba de bons jogos pq virou a cara para outras pessoas.

    Chega de Mario e todas essas coisas de sempre. A Nintendo precisa de novas PIs e precisa chutar aquele presidente careta e o Reggie o mais rápido possível para rejuvenescer o modelo de negócios.

    ResponderExcluir
  3. Com toda e absoluta certeza o melhor port do wiiu é o MWU. A Nintendo vacilando com desenvolvedores não é novidade, mas ela não estava 100% errada, o jogo já estava no mercado há um bom tempo, a publicadora estava(e parece ainda estar) fula da vida com a bigN, claro que iria dar treta! Só espero que a nintendo seja ainda mais flexível, vamos combinar... , ela está tentando mudar.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google