Perfil

Pianta, o povo planta de Super Mario Sunshine

Espécie dominante da Ilha Delfino surgiu no GameCube e se espalhou por outros jogos e plataformas.


Super Mario 64 foi o responsável por trazer o mundo conhecido de Mario ao universo 3D. Super Mario Sunshine, a aventura seguinte, pôde tomar a liberdade de inovar em outros aspectos e, com isso, chegamos a novas localidades, como a Ilha Delfino, e conhecemos novas criaturas desse vasto universo constantemente salvo pelo nosso bigodudo favorito, como os Piantas.

O surgimento

Diferentemente do que ocorre com os Nokis, não temos tanta informação dos Piantas no jogo. O que sabemos é que eles são a espécie dominante da ilha e, ao contrário do povo concha, que se concentra em seu lar, Noki Bay, eles vivem mais espalhados, apesar de também terem seu lar, Pianta Village.

É dito que os Piantas buscaram abrigo na palmeira gigante, que fica na cratera do centro da ilha, para se abrigar de bestas selvagens. Como não vemos tais feras no jogo, presumimos que isso foi há muito tempo (será que tanto tempo quanto os Nokis estão lá?). Apesar disso, eles não se prendem tanto à Pianta Village e podem ser vistos em quase todas as fases do jogo, excetuando-se Noki Bay.



O comportamento

Os Piantas são humanoides mais avantajados fisicamente, baixos e têm uma pequena palmeira em suas cabeças, o que ajuda a aliviar o calor da ilha. São fortes, e muitos deles gostam de arremessar os outros por aí (os famosos Shucksters). Estão sempre usando roupas de folhas, sejam saias ou vestidos.

São um povo curioso, sociável, alegre e festivo, como todos na ilha, mas também são desconfiados e tem um temperamento enérgico. Por boa parte do jogo culpam Mario pelas ações de Shadow Mario (algo que os Noki quase não fizeram) e ficam bem irritados quando pulamos na cabeça deles ou os molhamos.

A agricultura é a principal ocupação deles, tirando os festivais. Eles usam algum espaço na ilha para plantar várias frutas como banana, mamão, abacaxi, durian (uma fruta asiática), coco e também pimenta. Tudo isso é vendido em tendas em Delfino Plaza.




Outra forte atividade econômica desenvolvida por eles é a marítima, seja com os pequenos barcos turísticos ou com os navios cargueiros vistos em Ricco Harbor, responsáveis por trazer e levar insumos da ilha para o resto do mundo.

Claro, estando em um paraíso tropical, temos várias atividades voltadas ao turismo, como um parque de diversões (Pinna Park), um hotel e um cassino (Hotel Delfino), quiosques de sucos e de surfe. São verdadeiros anfitriões.

O ilustrismo

Alguns Piantas se destacam em meio à multidão: o capitão, que aproveita enquanto seu navio está aportado para comprar peixes e aproveitar a vista de Gelato Beach; as irmãs Doot-Doot, que estão sempre animando os locais e os turistas em quase todos os cantos da ilha; o gerente do Hotel Delfino, sempre querendo atender bem seus hóspedes e sanar os problemas de suas instalações; e o prefeito de Pianta Village, sempre aclamado por sua dedicação ao povo que serve.
As irmãs Doot-Doot animando os hóspedes do Hotel Delfino
Enquanto aguarda uma nova viagem, o capitão participa de um concurso de melancias

O espalhamento

Pianta Village, ou mesmo a Ilha Delfino, não eram o bastante para esse povo planta. Após sua aparição em Super Mario Sunshine, eles deram as caras em várias séries de jogos:
  • Super Mario: Em Super Mario Galaxy 2 (Wii), Piantas machos aparecem em Starshine Beach Galaxy, inspirada na Ilha Delfino. Eles se comportam como Shucksters.


  • Mario Kart: Em Mario Kart: Double Dash!! (GC), eles aparecem como espectadores em Peach Beach e Daisy Cruiser, além de aparecerem em propagandas da Delfino Fruits. Em Mario Kart DS, aparecem como espectadores em Delfino Square, onde também vemos uma estátua de um Pianta. Em Mario Kart Wii, eles aparecem como espectadores em Coconut Mall (também indicam o caminho, um deles é vendedor na Delfino Dream, um atalho, e aparecem em pôsteres e propagandas do Tropical Mart e do Tropical Grocery), Daisy Circuit, Delfino Square (a estátua está aqui de novo), Peach Beach e Delfino Pier. Em Mario Kart 8 (Wii U)/Mario Kart 8 Deluxe (Switch), aparecem como espectadores em Sunshine Airport, Cheep Cheep Beach, Super Bell Subway (também operam cafés na fase e aparecem em cartazes fazendo propaganda deles) e Wuhu Town (apenas em Deluxe). Por fim, em Mario Kart Tour (Mobile), vemos um Pianta na placa do Coconut Cafe em Dino Dino Jungle e London Loop.
  • Mario Tennis: Aparecem como espectadores em Mario Power Tennis (GC/Wii) e em Mario Tennis: Power Tour (GBA); neste último aparecem também como NPCs.
  • Super Smash Bros.: Em Super Smash Bros. Brawl (Wii), um casal de Piantas aparece cada um como uma figurinha. No modo The Subspace Emissary, elas podem ser usadas em qualquer lutador, sendo que o macho diminui o período de tortura em 94 frames e a fêmea eleva os ataques baseados em energia em 15 pontos. Em Super Smash Bros. Ultimate (Switch), um grupo de Piantas aparece como espíritos de suporte, que permitem começar uma batalha com a Banana Gun. 
  • Mario Party: Em Mario Party 8 (Wii), aparecem no tabuleiro Goomba’s Booty Boardwalk, onde vemos uma versão genérica das irmãs Doot-Doot, desempenham algumas atividades durante as jogadas e aparecem como personagens que correm em Moped Mayem. Em Mario Party 9 (Wii), um Pianta azul aparece no minigame Pianta Pool, jogando aros na piscina para que os jogadores os posicionem de forma que os Cheep Cheep passem por dentro dele.


  • Paper Mario: Em Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC), os Piantas de Rogueport formaram a organização criminosa conhecida como Sindicato Pianta, que é comandada primeiro por Don Pianta e depois por Frankie, seu subordinado. Dominam o lado oeste da cidade e revitalizam com os Robbo Thieves, que dominam o lado leste.
    O perigoso Don Pianta
  • Mario Strikers: Aparecem em Super Mario Strikers (GC) e Mario Strikers Charged (Wii) como espectadores.
  • Mario Baseball: Tanto em Mario Superstar Baseball (GC) quanto em Mario Super Sluggers (Wii), os Piantas são finalmente jogáveis. Em ambos os jogos eles são maus corredores, mas deixam de ser rebatedores tão ruins no segundo jogo.


  • Mario & Sonic: Em Mario & Sonic at the Olympic Games (Wii/DS), Mario & Sonic at the Olympic Winter Games (Wii/DS) e Mario & Sonic at the Sochi 2014 Winter Olympic Games, eles aparecem como espectadores. Na versão de Wii U de Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, eles vendem itens na tenda do Mario.
  • Mario Sports Mix: Nesse jogo eles aparecem em várias fases como espectadores.
E você, caro leitor, já conhecia os Piantas? Sabia tudo sobre eles? E o que está achando de nossa imersão em Super Mario Sunshine? Conte nos comentários!

Revisão: Vladimir Machado

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google