Stage Select

Super Mario Sunshine (GC/Switch): Pianta Village, o lar sobre a árvore gigante

Lar ancestral dos Piantas é sua fortaleza incrustada no coração da Ilha Delfino.


Nossa viagem pela Ilha Delfino está chegando ao fim. Pianta Village é a última fase propriamente dita do jogo; a sétima, pra ser preciso. Já passamos por Bianco Hills, Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach e Noki Bay nessa volta de Super Mario Sunshine em Super Mario 3D All-Stars (Switch). Venha conosco conhecer esse “pacato" vilarejo!

O lar ancestral dos Piantas

Ao que indica os Piantas eram ameaçados por feras selvagens, por isso construíram seu lar na palmeira gigante, localizada na cratera aos pés de Corona Mountain. É o ponto mais protegido da ilha, de fato. A ligação com o resto da ilha é feita através de uma passarela de cordas, num platô alcançado pelo cano vermelho em cima do Shine Gate.

Nem só a palmeira é gigante; cogumelos enormes de diversas variedades ocupam a parte inferior da ilha, alguns servindo inclusive de trampolim. A ilha também possui um sistema de plataformas e poços ligados à superfície; os quais não são usados a muito tempo. Pelo que nos é dito e pela utilidade que tem em um dos episódios, tudo leva a crer que é um sistema de segurança deles, uma saída de emergência.

A plataforma do vilarejo é apoiada na palmeira gigante, que possui várias ramificações; a maior delas na parte central da fase. Vários cogumelos são vistos na parte superior (menores que os mencionados anteriormente), e é sugerido que os Piantas moram neles. O prefeito, por sua importância, mora no cogumelo dourado.




A fase é dividida em episódios durante o dia e a noite, assim como o movimento das águas no local. De noite a água flui de uma abertura na grande palmeira; de dia, é desviada para a Pianta Hot Spring, uma espécie de spa. O misticismo que envolve o local inclui uma árvore que nos serve com todas as frutas da ilha e é protegida por uma Pianta fervorosa.

Os (costumes) locais

Se os Nokis são um pouco reservados, os Piantas são animados. Parece que é um hábito dos habitantes da ilha festejar, mas os Piantas aqui estão empolgados demais. O ambiente tranquilo (que não conta com nenhum chefe, inclusive) permite que os habitantes vivam “tranquilamente”. Os problemas que aparecem são menores do que os vistos em outras localidades, provavelmente por já estarmos no final da nossa jornada.

Sempre alegres, os Piantas contam sempre com a ajuda do famoso encanador e falam sem parar num tal Fluff Festival. Essa comemoração anual gira em torno de pequenas nuvens que surgem do céu, com uma espécie de talo em baixo, que nos permite ficar pendurados e pegar uma carona no vento. É uma celebração intensa, e todos na ilha participam. Afinal, nesse ponto da jogatina, está tudo quase de volta ao normal por ali.



Aventura em 8 partes (7)

Nossa primeira missão em Pianta Village é “resgatar”os Chain Chomplets de uma Pianta nada amigável. Eles estão com febre, literalmente em chamas, soltando aquela gosma flamejante por onde passam. A única solução é jogá-los na água. Para refrescar as ideias, pela última vez disputamos uma corrida com Il Piantissimo. Curioso que os locais dizem não gostar dele, ressaltam que não possuem qualquer ligação com ele e que o mesmo só mancha o nome de sua espécie.

Mas, o que era tranquilo até então vira um inferno. Já no começo da fase ficamos sem o F.L.U.D.D., e nos deparamos com todo vilarejo coberto de gosma flamejante. Quando a meleca começou a surgir, o prefeito se encarregou da evacuação, mas acabou ficando preso. Os habitantes, agradecidos por sua coragem, estão atônitos por seu resgate. Sem nosso equipamento hidráulico, devemos nos aventurar pela parte de baixo da vila, num sistema de plataformas com inimigos, para vestir novamente o F.L.U.D.D. e salvar o prefeito (e, por que não, limpar a sujeira).




Depois desse problemão, temos que lidar com outro bem grande: um Chain Chomp em chamas. Enquanto ele está na corrente, tudo está “bem”, apesar do pavor dos habitantes. Assim como os Chain Chomplets, devemos jogá-los na água, mas dessa vez na Pianta Hot Spring.




Enquanto todos estão animados e se preparando para o Fluff Festival, devemos acionar Yoshi para limpar a gosma de um cano na parte inferior da vila e partir para mais uma aventura sem o F.L.U.D.D., mas dessa vez mais próxima das outras até aqui (apesar desta estar recheada de Piantas arremessadores). Na sequência, devemos resgatar 10 Piantas atolados na gosma flamejante em até 3 minutos, a pedido do prefeito.

Mais uma vez, devemos perseguir e encharcar Shadow Mario, para enfim aproveitar a festa. O Fluff Festival acontece uma vez por ano, mas essa edição é especial: tem moedas vermelhas à nossa espera!



Ferinhas selvagens?

A ideia de se proteger de feras selvagens não deu muito certo, já que alguns inimigos surgem no local. Ou será que eles se preocupavam com coisa pior? O fato é que Pokeys, Chain Chomplets, Chain Chomp, Klampers, Coo Coos, Electrokoopas vermelhos, Strollin’ Stus e os pentelhos Wind Spirits infernizam os moradores, além do infame Shadow Mario.

E você, caro leitor, gostou de conhecer mais sobre Pianta Village? Não se esqueça que também estamos na busca pelos 120 Shines do jogo, caçando cada moeda azul disponível. Já pegamos as de Bianco Hills, Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach e Noki Bay. Logo mais encontraremos as dessa fase. Até já!

Revisão: Felipe Fina Franco

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google