Dicas e Truques

Fire Emblem Engage (Switch): Guia de Paralogues - Parte 12: Celica, the Caring Princess

Conheça a Emblem Celica e confira dicas de como se dar bem em seu desafio.


Uma das grandes novidades de Fire Emblem Engage é a presença dos Emblems, heróis lendários de outros mundos que ajudaram Alear a combater o Dragão Caído, Sombron, mil anos atrás. Durante a campanha, nossa missão é ajudar o protagonista a recuperar os 12 Emblem Rings, anéis especiais nos quais os Emblems estão adormecidos.


Agora, chegou a hora de conhecê-los mais a fundo no nosso guia de Paralogues, mapas especiais que, uma vez completados, permitem que esses protagonistas passados alcancem seu verdadeiro potencial. Nesta 12ª parte, abordaremos Celica.

Observação: Os Paralogues dos Emblems do Expansion Pass serão abordados futuramente, quando todos forem lançados. O texto contém spoilers de jogos da série.
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Conhecendo a Emblem Celica

Celica, a Emblem of Echoes, está disponível a partir do capítulo 4; porém, em decorrência de eventos no jogo, seu Emblem Ring só é recuperado no 20. A partir do 21, temos acesso ao seu mapa exclusivo, no qual o personagem propõe um desafio a Alear. Vencê-lo significa aumentar o bond level com Celica de 10 para 20, desbloqueando habilidades e armas mais poderosas, incluindo Ragnarok, sua arma-assinatura.

As habilidades da sacerdotisa-guerreira garantem melhor resultado quando utilizadas por unidades que têm Mag alta, especialmente Mysticals, já que eles podem aproveitar o bônus de Resonance ao máximo quando atacarem com tomos; além disso, Echo é uma habilidade útil que permite que a unidade realize dois ataques em uma única ação. 

O grande trunfo de Celica, no entanto, é Warp Ragnarok, que não apenas garante que a unidade equipando seu Emblem Ring avance de maneira significativa no mapa, causando um grande dano ao alvo. Por fim, Recover também faz com que esses personagens auxiliem na cura de aliados, já que o cajado permite recuperar uma grande quantidade de HP de uma só vez.

Habilidades

A maior parte das habilidades de Celica pode ser obtida por meio do sistema Skill Inheritance, disponível na Ring Chamber. Confira-as a seguir.

Holy Stance

Se um Corrupted atacar a unidade, o inimigo recebe 10% do dano causado.

Custo de SP: 100

Strength +1

Garante Str +1.

Custo de SP: 500

Engage Skill

Echo: use para atacar um alvo com 50% de dano mágico. Use uma segunda vez para atacar com os outros 50%.

Bônus por tipos de unidade

[Mystical] +10% de dano adicional.

[Dragon] Alcance +1

Engage Attack

Warp Ragnarok: Use para teleportar até 10 espaços da área original e atacar o alvo com um poderoso ataque mágico. Exclusivo para tomos.

Bônus por tipos de unidade

[Mystical] +20% de dano adicional.

[Cavalry] Distância de teleporte +2.

[Flying] Distância de teleporte +5.

[Dragon] Alcance de ataque +1.

Habilidade

Bond Level necessário

Tipo

Disponível para Skill Inheritance?

Magic +2

1

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 1000

Holy Stance

1

Synchro Skill. Se um Corrupted atacar a unidade, o inimigo recebe 10% do dano causado.

Sim. Custo de SP: 100

Echo

1

Engage Skill

Não. Habilidade exclusiva.

Warp Ragnarok

1

Engage Attack

Não. Habilidade exclusiva.

Seraphim

1

Arma. Efetivo contra Corrputed

Não. Arma exclusiva.

Magic +3        

2

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 3000

Resonance        

3

Habilidade. Ao atacar com um tomo, se o HP da unidade for 2 ou mais, a unidade perde 1 HP ao início do combate e causa +2 de dano durante o combate.

Sim. Custo de SP: 2000

Tome Precision 1

4

Garante Hit/Avo+3 ao equipar tomos.

Sim. Custo de SP: 100

Skill Inheritance

5

Bônus de Bond Level 5. O personagem pode adquirir habilidades deste Emblem.

Não. Bônus passivo.

Magic Prof.

6

Proficiência com magia necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Tome Precision 2        

7

Habilidade. Garante Hit/Avo +5 ao equipar tomos.

Sim. Custo de SP: 300

Favorite Food

8

Habilidade. Quando a unidade consome um almoço, enche a barra de Engage por completo.

Sim. Custo de SP: 200.

Tome Precision 3

9

Habilidade. Garante Hit/Avo +7 ao equipar tomos.

Sim. Custo de SP: 700.

Sword Prof.

9

Proficiência com espadas necessária para promoção para certas classes.

Não. Bônus passivo.

Recover

10

Arma. Recupera grande quantidade de HP.

Não. Arma exclusiva.

Strong Bond

11

Bônus de Bond Level 11. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Holy Stance+

12

Habilidade. Se um Corrupted atacar a unidade, o inimigo recebe 30% do dano causado.

Sim. Custo de SP: 500

Magic +4

13

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 4000

Tome Precision 4

14

Habilidade. Garante Hit/Avo +10 ao equipar tomos.

Sim. Custo de SP: 1000

Ragnarok

15

Arma.

Não. Arma exclusiva.

Resonance+

16

Habilidade.  Ao atacar com um tomo, se o HP da unidade for 2 ou mais, a unidade perde 1 HP ao início do combate e causa +3 de dano durante o combate.

Sim. Custo de SP: 3000

Tome Precision 5        

17

Habilidade. Garante Hit/Avo +15 ao equipar tomos.

Sim. Custo de SP: 2000

Holy Stance++

18

Habilidade. Se um Corrupted atacar a unidade, o inimigo recebe 30% do dano causado.

Sim. Custo de SP: 1000

Magic +5

19

Habilidade.

Sim. Custo de SP: 5000

Deep Synergy

20

Bônus de Bond Level 20. Aumenta em 1 o número de turnos em que a unidade pode ficar no modo Engage.

Não. Bônus passivo.

Lista de Bond Rings

Assim como os demais Emblems, Celica tem à disposição 40 Bond Rings, cujo ranque varia de C a S. Diferentemente dos Emblem Rings, os anéis a seguir oferecem apenas bônus nos parâmetros (stats) dos personagens que os equipam, mas alguns garantem uma habilidade exclusiva na raridade S.

Confira a seguir os bônus de ranque S de cada um dos Bond Rings de Gaiden/Shadows of Valentia.

Alm

Str +2, Dex +1, Def +1

Windsweep: Se a unidade inicia o combate com uma espada, o inimigo pode não contra-atacar. Chance de ativação: (Lck)%

Mae

Mag +2, Spd +1, Res +1

Great Thunder: If a unidade usa Thunder, Elthunder ou Thoron, causa 20% a mais de dano.

Faye

HP +2, Mag +2, Lck +1

Lukas

HP +2, Str +1, Def +2

Silque

Mag +1, Dex +1, Lck +2

Delthea

Mag +2, Spd +1, Res +1

Genny

Mag +1, Lck +1, Res +2

Saber

Dex +1, Spd +2, Res +1

Valbar

HP +5, Str +1, Def +1

Conrad

HP +2, Dex +2, Def +1

Dicas para vencer o Paralogue da Celica

The Forgotten Shrine pode ser um mapa complicado caso o jogador não esteja preparado para lidar com os inimigos invocados pelos Summoners. Além disso, devido à maior parte do terreno ser composta por areia, a movimentação de unidades de infantaria, cavalaria e armadura pesada é prejudicada. Ao todo, o time é formado por até 10 unidades para 18 unidades inimigas, não inclusos os reforços; além disso, no modo Classic, personagens derrotados são perdidos para sempre.

No entanto, é possível evitar turnos e turnos de combate incessável ao atrair a atenção de Celica com um aliado do tipo Flying, desde que esta possua HP e Res satisfatórios, já que a Emblem utilizará Warp Ragnarok para avançar em direção à unidade que estiver dentro de sua área de alcance. Desse modo, pode-se concluir o Paralogue em poucos turnos. 

A Emblem of Echoes tem uma Spd mediana, que a permite evitar follow-ups, mas sua Def e Res são baixas, colocando-a em uma situação de desvantagem durante o combate. Por apenas utilizar tomos para atacar, o ideal é enfrentá-la com aliados que possam aguentar dano mágico.

Celica possui duas Life Stones, garantindo a ela duas barras de vida extras.


A seguir…

Na parte 13 do nosso guia de Paralogues, abordaremos o Emblem Marth, o último que podemos enfrentar em Fire Emblem Engage. Até lá!

Revisão: Thais Santos
Capa: Thais Santos



Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
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