Os 20 melhores metroidvanias no Switch até 2024

Um cardápio variado de um gênero amadurecido que (provavelmente) está vivendo seu auge.


Mesmo que separados por três anos, quis o destino que Super Metroid e Castlevania: Symphony of the Night tivessem datas de aniversário quase idênticas: o primeiro completou 30 anos ontem, 19 de março, enquanto o segundo faz 27 invernos hoje, dia 20. À época, suas donas, Nintendo e Konami, não sabiam que um dia compartilhariam o nome popular de um subgênero que sobreviveria discretamente na década seguinte, antes de deslanchar de vez como um dos queridinhos do meio independente: metroidvania.

Firmes e fortes, os metroidvanias encontraram seu nicho de solo fértil para crescer com saúde, fortalecer designs atestados pelo tempo e inovar com novas ideias. Caso queira conhecer a fundo a história e os detalhes que descrevem o gênero metroidvania, confira a matéria que publiquei no GameBlast: Pequena enciclopédia dos metroidvanias.

Todos os jogos na lista abaixo são muito bons, e tem para todos os gostos: uns mais lineares, outros menos; foco no combate ou na exploração; de pixel art a rebuscadas pinturas; ênfase em plataforma, combate ou em RPG; conceito básico do gênero ou misturas com outras ideias; violência macabra ou fofura relaxante. O cardápio é bem abrangente.

Ainda há bons metroidvanias na biblioteca do Switch que não entraram na lista, mas merecem atenção. Eles são muitos, então, por hoje, vamos ficar com cinco menções honrosas:
  • Momodora: Reverie Under Moonlight
  • Ghost Song
  • Castlevania Advance Collection
  • Ori and the Blind Forest
  • Metroid Fusion (Nintendo Switch Online + Expansion Pack).
Para a metade inicial da lista, usarei como descrição apenas a sinopse oficial da eShop, mas os dez primeiros colocados terão meus comentários pessoais. Vamos à lista!

20 - Bloodstained: Ritual of the Night

Bloodstained: Ritual of the Night é um RPG de horror gótico de ação de deslocamento lateral passado na Inglaterra do séc. XVIII. Uma força paranormal invocou um castelo infestado de demônios, revelando fragmentos de cristal impregnados com um tremendo poder mágico.

Joga na pele de Miriam, uma órfã marcada por uma maldição de um alquimista que cristaliza lentamente o seu corpo. Para salvar a humanidade e a si própria, Miriam tem de lutar através do castelo e derrotar o invocador, Gebel. Recolhe, produz e desbloqueia uma vasta gama de armas, equipamento e saques para derrotar os inúmeros lacaios e bosses do inferno que estão à tua espera!

19 - Axiom Verge

Vida. Morte. Real. Virtual. Sonho. Pesadelo. É uma linha tênue. Após um acidente de laboratório, um cientista acordou em um misterioso mundo alienígena. Será este um planeta distante? Um futuro remoto? Ou uma simulação complexa de realidade virtual?

Junte as peças de um enorme mundo labiríntico para desvendar seus segredos e descobrir seu papel dentro dele. Enfrente construções biomecanóides bizarras, os efeitos mortais de uma antiga guerra e os demônios de sua própria psique. E por fim, quebre o próprio jogo usando glitches para corromper os inimigos e resolver os quebra-cabeças do ambiente.

18 - Steamworld Dig 2

SteamWorld Dig 2 leva você a uma aventura de mineração em plataformas, forjada no melhor do estilo Metroidvania. Quando uma antiga vila mercantil é assolada por terremotos misteriosos, depende de uma robô a vapor solitária descobrir, ao lado da mais inesperada das companhias, que terrores trêmulos se escondem nas profundezas. 

Escave pelo subsolo e explore mundos vívidos repletos de tesouros, mistérios e armadilhas. Melhore seu equipamento para avançar ainda mais fundo na terra e enfrentar desafios maiores. Balance sobre vastos abismos com seu Hookshot e voe pelas cavernas usando o Jet Engine!

17 - Guacamelee! 2

O Luchador Juan Aguacate vai sair da aposentadoria para partir numa espetacular aventura no estilo Metroidvania. Explora um mundo enorme criado à mão e inspirado no folclore mexicano, repleto de novos vilões e parvalhões (além de velhos amigos!). Aprende novos golpes de wrestling arrasadores, enfrenta hordas de esqueletos e supera desafios de plataformas complexos... e quem falou das Galinhas Illuminati? Claramente não fomos nós!

Cooperação local de 4 jogadores para lutares junto dos amigos!

16 - Cave Story+

Um jovem herói amnésico descobre uma terra escondida e jura proteger as criaturas indefesas que vivem lá! Conseguirá ele deter o doutor maluco e descobrir a verdade sobre seu próprio passado?

Altamente sofisticado e viciante, Cave Story+ usa estilos de jogo retrô para oferecer uma extravagância de ação/aventura que é ao mesmo tempo charmosa e mortal!

15 - Metroid Prime: Remastered

A caçadora de recompensas intergaláctica Samus Aran recebe um sinal de socorro de uma nave abandonada em órbita ao redor do planeta Tallon IV. Após uma investigação, descobriu-se que a fragata é, na verdade, uma nave de pesquisa do Space Pirate que abriga terríveis experimentos genéticos usando a misteriosa substância Phazon. Lá, Samus encontra seu inimigo, Meta Ridley, a quem ela persegue até a superfície de Tallon IV. Cabe a ela explorar as regiões interconectadas do planeta, investigar seus segredos sombrios e acabar com a ameaça intergaláctica que Phazon representa.

Experimente essa aclamada aventura em primeira pessoa com novos visuais, áudio, controles remasterizados e muito mais.

14 - Aeterna Noctis

Aeterna Noctis é um jogo épico e não-linear de plataforma e ação. Assuma o papel do Rei das Trevas na busca por suas habilidades perdidas e explore as 16 regiões repletas de desafios e missões que formam o vasto universo de Aeterna. Nessa aventura, nada é o que parece; o enredo esconde algo muito profundo e inesperado que você, o jogador, desvendará.

Caos, o Deus Supremo, amaldiçoou sua criação, forçando seus líderes a lutar eternamente pelo trono de Aeterna. Esse ciclo infindável de luz e trevas é o que mantém o equilíbrio do universo.

13 - Salt and Sanctuary

Um marinheiro condenado naufraga numa ilha desconhecida. Nos vales envoltos em nevoeiro, onde cadáveres sorridentes cobertos de musgo se agarram às armas enferrujadas, figuras distorcidas começam a mexer-se. Debaixo de ruínas, estruturas desgastadas pelo sal, corredores labirínticos levam a um mal inominável, há muito esquecido pelo homem.

Salt and Sanctuary combina perfeitamente o rápido, brutal, e complexo combate 2D com a mecânica de RPG ricamente desenvolvidos. Descobre, cria, e melhora mais de 600 armas, peças de armadura, magias e itens enquanto exploras um reino amaldiçoado das cidades esquecidas, masmorras encharcadas de sangue, monumentos profanados, e os senhores caídos que em tempos foram celebrados.

12 - Blasphemous 2

Desperto em uma terra nova e estranha e expulso de seu local de descanso final, o Penitente é lançado de volta a um ciclo eterno de vida, morte e ressurreição, sem nenhuma opção a não ser explorar tal mundo perigoso e desvendar os segredos há muito esquecidos.

Hordas de inimigos grotescos aparecem no caminho do Penitente, apenas para sofrerem o juízo final pelas mãos brutas dele, além de chefes titânicos que espreitam na escuridão, esperando uma chance de levar você de volta ao túmulo de onde saiu.

11- Metroid Dread

Ao investigar uma transmissão misteriosa no planeta ZDR, Samus enfrenta um inimigo misterioso que a aprisiona neste mundo perigoso. O planeta remoto foi invadido por cruéis formas de vida alienígenas e robôs assassinos chamados E.M.M.I. Cace ou seja caçado enquanto abre caminho através de um labirinto de inimigos na aventura de deslocamento lateral mais intensa de Samus.

10 - Afterimage

Um dos principais metroidvanias de 2023 e uma boa surpresa, Afterimage impressionou pelo tamanho gigantesco de seu mundo, rico em segredos e conteúdo opcional, sempre revelando uma nova área escondida no horizonte.

Como efeito colateral da boa dose de abertura não linear que essa vastidão toda concede, a contação da história acabou se perdendo e perdendo força, mas o combate é desafiador, a exploração é um destaque que traz a recompensa da descoberta e o jogo é todo desenhado com alguns dos mais belos cenários já feitos no gênero, tornando-o memorável em mais de um ponto.

9 - Dandara: Trials of Fear

Feito por três brasileiros da Long Hat House, Dandara foi lançado em 2018 e chamou a atenção por seu esquema de movimento único, com a protagonista lançando-se de parede em parede em um mundo surreal de gravidade alterada. Em 2020, o jogo recebeu a expansão gratuita Trials of Fear, cujo enorme conteúdo praticamente dobrou o conteúdo da campanha, melhorou a conectividade do mapa e trouxe mais desafios, fazendo um jogo que já era inovador subir ao patamar de qualidade que realmente merecia.

8 - GRIME

Em GRIME, você é uma força da natureza que vai destruir, absorver e crescer em um mundo de mitologia primeva que funde corpo e natureza em uma atmosfera única. O mundo vasto e repleto de conteúdo, as paisagens exóticas e o combate soulslike, igualmente brutal e recompensador, destacam essa aventura sombria e enigmática em meio a outros do tipo. A dificuldade não é para todos, mas os que a desejam e os dispostos a encará-la vão encontrar muita satisfação em absorver e despedaçar seus inimigos.

7 - Super Metroid

Sou contra colocar clássicos em boas posições nas listas de melhores apenas por sua importância fundadora em um passado distante. Diferente disso, Super Metroid está aqui no top 10 porque seu assombroso poder de concisão se mantém irretocável até hoje. O combate não envelheceu tão bem, mas o design de mundo é um exemplo magistral que poucos tiveram a engenhosidade de conseguir reproduzir.

Com um mundo de arquitetura intuitiva e densa de segredos, é impressionante ver como tantas ideias pareceram nascer prontas ali, quando o esperado seria que tivessem amadurecido ao longo dos anos com a experiência acumulada de outras entradas no gênero.

6 - Monster Boy and the Cursed Kingdom

Wonder Boy III: The Dragon’s Trap é um dos precursores dos metroidvanias e Monster Boy and the Cursed Kingdom usa esse legado para criar uma aventura adoravelmente permeada de carisma ingênuo e heroico. Em vez de apenas aprender habilidades, o protagonista passa por transformações em seres que mudam a forma de controlar, uma alternância que dá excelente ritmo à campanha e nos leva a lugares clássicos e recheados de segredos.

Com belos visuais de desenho animado e a boa curva de dificuldade, é um jogo facilmente recomendável para introduzir os metroidvanias tanto para crianças como para adultos.

5 - Yoku’s Island Express

Pinball e metroidvania, quem diria que essa combinação seria possível? E quem diria que ela seria executada com pleno êxito? Pois foi o que aconteceu em Yoku’s Island Express. Este jogo carrega uma das identidades mais originais, diferentes e ousadas em seu meio e pode agradar até quem não tem qualquer interesse em pinball (como eu). Os visuais pintados e alegres, o mapa intrincado e as mecânicas únicas o fazem merecedor de todo o reconhecimento que puder receber.

4 - Unsighted

Feito pela dupla brasileira do Studio Pixel Punk, Unsighted é de uma elegância de design impressionante. A forma como os mapas se conectam e a versatilidade das habilidades dão uma aula de eficiência e coesão em uma aventura desafiadora.

Dois pontos principais o diferenciam da média do gênero: a visão isométrica, em vez da costumeira rolagem lateral; e, especialmente, a mecânica única que traz uma contagem regressiva para o tempo de vida da protagonista e dos NPCs, exigindo um gerenciamento bastante tenso (quem não desejar essa tensão pode ajustar nas opções para que o tempo passe de maneira muito mais lenta).

3 - Prince of Persia: The Lost Crown

Após vários anos sem um título novo na série, a Ubisoft trouxe seu príncipe antigo para o formato metroidvania com Prince of Persia: The Lost Crown. Como uma agradável surpresa, o jogo foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores. 

Vindo de uma grande empresa, um destaque é o nível de produção acima da média, com visuais ricos, cenas animadas e dublagem. Embora não revolucione, ele implementou com finesse a quintessência do estilo, pegando o que há de melhor entre os bons exemplos e trazendo qualidade e substância em cada detalhe.

2 - Ori and the Will of the Wisps

Olhando em retrospectiva, o primeiro Ori and the Blind Forest foi um jogo emocionante e artisticamente belo, mas não se destacava realmente no fator gameplay. Ori and the Will of the Wisps corrigiu isso fazendo uma aventura ainda mais bela e também oferecendo evolução muito clara no loop de exploração, no combate e nos sistemas de progressão, elementos muito mais interessantes aqui que no antecessor.

Certamente, este é o metroidvania visualmente mais impressionante, estando um patamar acima de todos os outros.

1 - Hollow Knight

A estas alturas, o rei dos metroidvanias dispensa apresentações, e quem leu até aqui provavelmente já esperava encontrá-lo no trono. Inicialmente lançado em 2017, foi difícil de conceber como um jogo tão longo, bonito e profundo foi feito por apenas duas pessoas do Team Cherry, que continuaram lançando mais conteúdo ao longo do ano seguinte, quando chegou ao Switch.

Hollow Knight se tornou um ícone da cena independente, esbanjando qualidade em uma obra muito bem feita em todos os aspectos possíveis. Não é à toa que a legião de fãs que o jogo arrecadou com o tempo espera que sua aguardada sequência, Hollow Knight: Silksong, receba a coroa de seu antecessor.

Top é top

Listas sempre são abertas a concordar ou discordar, mas a ordem do top em si importa menos do que o verdadeiro objetivo: indicar bons títulos para aqueles que não os conhecem ou que querem decidir qual será o próximo metroidvania que jogará em seu híbrido da Nintendo. Divirtam-se!

Revisão: Cristiane Amarante

Admiro videogame como uma mídia de vasto potencial criativo, artístico e humano. Jogo com os filhos pequenos e a esposa; também adoro metroidvanias, souls e jogos que me surpreendam e cativem, uma satisfação que costumo encontrar nos indies.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google