Há mais de duas décadas (não, você não leu errado!), os fãs da série Mario eram apresentados pela primeira vez a um personagem que se tornaria indispensável para o lado dos vilões nas aventuras do encanador: Bowser Jr., filho único de Bowser e príncipe dos Koopas. Ao lado da celestial princesa Rosalina, o pequeno Koopa já teve sua presença confirmada no trailer de Super Mario Galaxy: O Filme divulgado há uma semana, e promete virar a galáxia de cabeça para baixo. Hoje relembraremos a história, as aparições e os momentos mais marcantes do pequeno (mas esperto) vilão em treinamento.
O início de uma rivalidade de pai para filho
Bowser Jr. apareceu pela primeira vez em Super Mario Sunshine, lançado em 2002 para GameCube. No título, ele é o grande causador dos principais conflitos envolvendo a Isle Delfino, local onde a aventura se passa: com a ajuda de um pincel mágico, o pequeno Koopa se transforma em uma versão bizarra de Mario, causando confusão e sujando toda a ilha com uma tinta gosmenta. O motivo? Bowser teria dito ao filho que sua mãe, a bondosa princesa Peach, havia sido raptada pelo cruel Mario.
Dessa forma, Jr. compra a briga do rei dos Koopas e se torna mais um grande rival do encanador. Ao longo do título, vamos entendendo bem sua personalidade: um Koopa travesso, mimado e bem esperto – com um arsenal de armadilhas à sua disposição. Ao longo de sua história, Bowser Jr. foi mostrando ao público que também tem uma conexão forte com o pai, buscando a ajuda de Mario para salvá-lo em Super Mario 3D World + Bowser's Fury e sempre tratando Bowser como um verdadeiro ídolo no campo da maldade.
O visual de Jr. tem muitas semelhanças com o de seu pai: ele conta com a mesma cor de cabelo (e o utiliza preso, como um rabo de cavalo), o mesmo casco repleto de espinhos e até pulseiras que imitam as espinhosas usadas por Bowser. O grande destaque fica para sua bandana branca, na qual uma boca medonha foi desenhada, muitas vezes colocada sobre seu rosto para causar espanto nos inimigos. E claro, quase sempre, o pincel mágico está nas mãos de Bowser Jr. para facilitar suas empreitadas e servir como arma.
Esse pincel mágico usado em Sunshine, aliás, se tornou sua marca registrada: o utensílio foi usado por Jr. em diversas das suas aparições em outros títulos – servindo até mesmo como taco de beisebol em Mario Superstar Baseball e Mario Super Sluggers. Tudo indica que o pincel foi criado pelo atrapalhado Professor E. Gadd (a julgar pelo símbolo impresso na base), mas como Bowser Jr. conseguiu ter o utensílio em mãos é um mistério... Julgando pela personalidade do pequeno Koopa, é fácil supor que E. Gadd foi enganado ou até mesmo que o pincel foi roubado de seu laboratório.
Um papel de destaque ao lado do rei dos Koopas
Depois de sua primeira aparição em Super Mario Sunshine, Bowser Jr. foi ganhando cada vez mais destaque na franquia de jogos do encanador. Ele acabou por tomar o lugar (e, em alguns momentos, se tornar líder) dos Koopalings, que por muito tempo também foram considerados como filhos de Bowser – fato desmentido pelo próprio Shigeru Miyamoto, que confirmou que só Jr. é filho do rei dos Koopas. Desde então, o grupo de vilões e o príncipe dividem espaço, em especial nos títulos da série New Super Mario Bros, onde trabalham juntos para impedir Mario e seus amigos de resgatar Peach.
Com o tempo, Bowser Jr. também se consolidou como um verdadeiro “vice” de seu pai: dá ordens aos súditos do rei dos Koopas, é mimado e tutelado pelo feiticeiro Kamek (que assume um papel comparável ao de uma babá, como visto em Paper Mario: The Origami King) e quase sempre aparece como um penúltimo obstáculo a ser enfrentado por Mario antes de um confronto final contra Bowser.
Nos títulos da série New Super Mario Bros. (com exceção de New Super Mario Bros. 2), em Super Mario Galaxy, Super Mario Galaxy 2 e em Super Mario Bros. Wonder, Jr. é visto frequentemente tomando conta de Peach enquanto a princesa está em cativeiro. Apesar de ter entendido, no final da trama de Super Mario Sunshine, que Peach não é sua verdadeira mãe, o pequeno Koopa parece ainda guardar um certo apego pela princesa – além de, claro, ter prometido apoiar seu pai sempre que fosse necessário raptá-la e enfrentar Mario. Aliás, vale notar que a transformação usada por Jr. em Wonder é a mesma que aparece no trailer de Super Mario Galaxy: O Filme.
Vale destacar também que, nos últimos anos, Bowser Jr. também ganhou alguns papéis centrais em títulos da série e seus spin-offs. No remake para 3DS de Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story + Bowser Jr.'s Journey, o príncipe dos Koopas estrelou sua própria jornada, onde partiu em busca de uma cura para os Blorbs, doença que assolou o Reino Cogumelo e também atingiu as tropas de Bowser.
Já em Mario + Rabbids Kingdom Battle, lançado em 2017 no Switch, Jr. assume o papel de principal antagonista por boa parte da duração do título, sequestrando o pequeno Spawny, Rabbid trazido para o Reino do Cogumelo por um grande portal. Com a ajuda dos poderes de Spawny, o príncipe dos Koopas busca dominar o reino. Em Mario & Luigi: Brothership, Jr. mostra um lado bem mais sensível, preocupado com seus súditos, seu pai, e formando uma amizade profunda com o simpático Miguinho, um dos habitantes da Ilha Ligdislig.
Travessuras sem fim
Por fim, claro, temos um grande indicativo da importância que Bowser Jr. adquiriu na franquia Mario: sua presença como personagem jogável se tornou praticamente uma garantia nos spin-offs da série do encanador, como ocorreu nos últimos anos em Mario Tennis Aces, Mario Golf: Super Rush, Mario Strikers: Battle League, Super Mario Party Jamboree e, claro, Mario Kart World. Todas essas aparições apresentam os traços mais marcantes do pequeno Koopa: um choro bem característico de uma criança mimada ao perder uma partida e um deboche repleto de risadas ao ser o vencedor. Não esperaríamos menos do herdeiro do trono Koopa!
Apesar de travesso, egocêntrico e um tanto mimado, Bowser Jr. conquistou seu espaço como um dos personagens mais carismáticos da franquia do encanador. Com o futuro da série cheio de possibilidades, é quase certo que o mais fiel escudeiro de Bowser ainda vai aprontar muito. E, convenhamos, mal podemos esperar para ver o que ele vai fazer da próxima vez – em especial no ano que vem, quando assistiremos ao lançamento de Super Mario Galaxy: O Filme.
Revisão: Johnnie Brian








