Blast from the Past

Super Mario Sunshine (GC) completa 20 anos brilhando como o sol

A parceria de milhões entre o encanador da Nintendo e o F.L.U.D.D. está assoprando as velinhas para comemorar duas décadas de vida.

Há 20 anos, surgia uma das cenas mais célebres da franquia Super Mario. Trata-se da aterrissagem do Toad Express no aeroporto da charmosa Ilha Delfino, onde a turma do Reino do Cogumelo passaria a viver as aventuras de Super Mario Sunshine


Com o bigodudo e F.L.U.D.D. lutando para proteger Peach e impedir as traquinagens de Bowser Jr., este jogo de plataforma não só encantou os fãs com o seu brilho tropical, como também entrou para história ao se tornar um dos títulos mais vendidos e marcantes da era GameCube.

O desenvolvimento ensolarado de um clássico

Foi em 19 de julho de 2002 que Super Mario Sunshine chegou às lojas de videogame do Japão, fazendo sua estreia como a segunda aventura tridimensional da franquia mais famosa do mundo dos jogos. No mesmo ano, o título também seria lançado na América do Norte, em 26 de agosto; na Europa, em 4 de outubro; na Oceania, em 11 de outubro; e na Coréia do Sul, em 14 de dezembro.

Recebendo a nada fácil missão de suceder Super Mario 64, o jogo começou a ser arquitetado nos últimos anos do século XXI, com tentativas e projetos trilhados pelos desenvolvedores da Nintendo, como o conhecido Super Mario 128, que eventualmente deu origem à franquia Pikmin. Apesar das tratativas prévias, seria apenas em agosto de 2001, durante o evento Nintendo Space World, que Super Mario Sunshine seria devidamente revelado, destacando-se ao lado do aguardado The Legend of Zelda: The Wind Waker (GC).

Por trás do desenvolvimento da nova aventura, uma das notáveis lideranças era a do diretor Yoshiaki Koizumi, que, em uma recente entrevista, revelou que o jogo recebeu muitas influências de sua infância, incluindo algumas agradáveis lembranças de quando ele brincava com água para sentir o frescor. Do mesmo modo, outra inspiração de seus tempos de criança foi incorporada através da ideia de que Mario poderia seguir o exemplo dos super-heróis do passado ao saltar entre os telhados de diferentes casas, algo que efetivamente ocorreu com o design da Delfino Plaza.

Além de Koizumi, o desenvolvimento de Super Mario Sunshine também passou pelas mãos do diretor Kenta Usui e dos produtores Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, conhecidos por criar e trabalhar com a franquia desde a década de 1980. Em termos sonoros, destaque para a presença dos compositores Koji Kondo e Shinobu Tanaka, além do trabalho de vozes marcantes como as de Charles Martinet (Mario), Jen Taylor (Peach e Toad) e Dolores Rogers (Bowser Jr.), que atuaram em um dos únicos jogos da série Super Mario a contar com dublagem em cenas cinematográficas.

Como se observa, o título de GameCube recebeu um desenvolvimento abrangente e passou por diferentes cabeças pensantes que trabalhavam com um grande objetivo em comum: criar um novo jogo da turma do Reino do Cogumelo que fosse, ao mesmo tempo, tão divertido quanto o seu antecessor, mas que contasse com características únicas. Foi, portanto, a partir das águas cristalinas da Ilha Delfino que Super Mario Sunshine ficou conhecido como uma das jornadas mais singulares da franquia.

Novo enredo, novas habilidades molhadas

De férias, Mario, Peach, Toadsworth e diversos Toads decidiram conhecer uma região paradisíaca conhecida como Ilha Delfino, assim nomeada por ter uma curiosa forma de golfinho. Ao chegar lá, o grupo se surpreende com o fato de que o vilarejo estava sujo e poluído por uma gosma peculiar, que havia sido espalhada por uma silhueta azul cuja fisionomia se assemelha à de Mario. 

Diante disso, as autoridades da ilha decidiram prender erroneamente o pobre bigodudo, dando-lhe a tarefa de limpar a cidade. Porém, enquanto o nosso herói faz isso, a misteriosa silhueta volta a atacar e provoca o caos na localidade ao tentar raptar Peach. Cabe então ao ex-detento encanador capturar este vilão, que ficaria conhecido como Shadow Mario. Mal sabia a turma do Reino do Cogumelo que essa figura inusitada era, na verdade, Bowser Jr., filho do grande Bowser. 

O enredo de Super Mario Sunshine se desenvolve, assim, através das premissas de limpeza dos ambientes poluídos e da investigação das novas ameaças de Shadow Mario. Felizmente, para cumprir essas e outras tarefas, Mario ganha a parceria de uma engenhosa máquina desenvolvida pelo Professor E. Gadd: o F.L.U.D.D., acrônimo de Flash Liquidizer Ultra Dousing Device.
 
Trata-se de um dispositivo lançador de água que dá novas habilidades aos jogadores a partir de quatro formatos de propulsão: o Squirt Nozzle, capaz de espirrar líquido para todos os lados; o Hover Nozzle, caracterizado por dois jatos mirados para o chão que fazem Mario flutuar por alguns instantes; o Rocket Nozzle, potente propulsor no estilo foguete; e o Turbo Nozzle, que impulsiona o encanador para correr em velocidades até então impensáveis. 

Com esses recursos inéditos, Mario pode cumprir suas missões ao longo da animada Ilha Delfino, sempre no intuito de recuperar o brilho característico das localidades da região. Para isso, é necessário resgatar os inéditos Shine Sprites, que chegaram ao jogo com um papel equivalente ao das Power Stars, de Super Mario 64.

Tão divertido quanto turistar por uma ilha tropical

Apresentando a Delfino Plaza como seu hub, Super Mario Sunshine conta com uma campanha dividida entre os seguintes estágios: Bianco Hills, Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach, Noki Bay, Pianta Village e Corona Mountain. Com desafios que envolvem lutas contra inimigos gigantescos, uma busca por moedas coloridas e muita limpeza, os jogadores precisam fazer o seu melhor para apanhar todos os 120 Shine Sprites espalhados pela ilha.

A despeito da responsabilidade de salvar o dia, a segunda aventura tridimensional de Mario se parece, de fato, com um passeio de férias, o que ocorre em função das belíssimas ambiências tropicais da Ilha Delfino, caracterizadas por parques, resorts, praias, montanhas, portos e vilarejos. Nessas localidades, novos personagens e raças foram introduzidos na série, com um destaque para os Piantas, os Raccoons e os Nokis, todos habitantes nativos da região.

Em termos de inimigos, além da família Bowser e Shadow Mario, os jogadores têm de derrotar estreantes, como os Cataquack, Stu, Electrokoopa e Gooper Blooper, assim como vilões já clássicos da franquia, entre eles Piranha Plant, Bullet Bill, Wiggler e King Boo. Dentro desse segmento, há praticamente uma obrigação de mencionar que o jogo de GameCube trouxe uma das batalhas de chefões mais icônicas da série: o confronto contra Mecha-Bowser na montanha-russa de Pinna Park, em um embate repleto de foguetes, ação e velocidade.

Quando se trata da linha de jogos tridimensionais do bigodudo, Super Mario Sunshine também ficaria conhecido pela primeira aparição de Yoshi como personagem jogável. Na companhia do dinossauro verde, Mario consegue incrementar seus saltos, ganhar uma montaria mais veloz e utilizar sua poderosa língua para engolir frutas e cuspir nos inimigos, algo extremamente útil em diversos desafios de Shine Sprites. 

O brilho singular de Sunshine

Com a chegada dos novos recursos, Super Mario Sunshine se tornou uma aventura bastante diferente de sua antecessora de 64-bits. Talvez tão diferente que a fez receber algumas críticas negativas durante o lançamento, abordando detalhes como as dificuldades mecânicas com o F.L.U.D.D., a dublagem com falta de polimento, a câmera eventualmente problemática e certos desafios vistos como desequilibrados e muito exigentes. 

Polêmicas à parte, o jogo teve uma recepção positiva entre fãs e crítica, sendo exaltado por apresentar um gameplay criativo, com puzzles engenhosos e mecânicas divertidas. Além disso, também foi dado destaque ao seu vibrante estilo visual, possível graças aos poderes gráficos da nova geração de consoles. 

Tratando-se de vendas, a aventura comercializou 6,31 milhões de unidades e ingressou no pódio dos mais vendidos do GameCube, ficando atrás apenas de Mario Kart: Double Dash!! (6,95 milhões) e de Super Smash Bros. Melee (7,07 milhões), de acordo com levantamento do portal VGChartz

Assim, Super Mario Sunshine deixou um brilhante legado para o universo dos games, além de diversas referências em títulos recentes do Switch. Entre elas, temos os poderes de F.LU.D.D. na franquia Super Smash Bros., a aparição dos Piantas enquanto espectadores de Mario Kart 8 Deluxe e as elegantes pinceladas artísticas de Bowser Jr. em Super Mario 3D World + Bowser's Fury. Singelos detalhes que ajudam a criar uma saudosa nostalgia da aventura de 2002, que também marcou presença na última coletânea do bigodudo para o atual console da Nintendo: Super Mario 3D All-Stars

Ah, que saudades da Ilha Delfino!

Nesta edição tropical da coluna Blast from the Past, relembramos o charme inigualável de Super Mario Sunshine, que está completando 20 anos de vida. Parecendo-se com um autêntico passeio turístico, o jogo de plataforma tridimensional marcou época no GameCube ao introduzir diversos elementos simbólicos para a franquia do encanador. Diante de ambientes ensolarados com praias e águas cristalinas, fica praticamente impossível não sonhar e desejar por novos momentos de férias na amável Ilha Delfino.

Revisão: Davi Sousa

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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