Nintendo Switch: os jogos certos, incertos e duvidosos

Falta um mês para o evento do Switch, mas já sabemos de vários jogos que ele pode receber.



O final de 2016 está cada vez mais próximo. Com o ano novo, virá o Nintendo Switch, a nova plataforma da Nintendo que promete fechar a ponte entre consoles de mesa e portáteis. Haverá um evento em 12 de janeiro para revelar tudo que precisamos saber sobre o sistema, mas, enquanto isso, podemos ter uma boa ideia de quais jogos veremos no sistema.

Nesta matéria, iremos listar os jogos que podemos ver no primeiro ano Switch, divididos em três categorias: os certos, os incertos e os duvidosos. O que cada uma significa é explicado abaixo.

Os certos

Alguns jogos estão confirmados ou praticamente confirmados para o Switch. Esta categoria lista aqueles que foram anunciados pelas próprias desenvolvedoras ou vimos em conteúdo oficial da Nintendo. Em alguns casos, sabemos destes jogos desde que o Switch ainda chamava-se NX!

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Começando pelo mais certo de todos: uma versão de The Legend of Zelda: Breath of the Wild para o console de codinome "NX" já era especulada desde 2015, mas foi confirmada em abril de 2016 quando a Nintendo anunciou seus planos para a E3 e o mês de lançamento do seu próximo console. Em uma situação similar a The Legend of Zelda: Twilight Princess (GC/Wii) em 2006, Breath of the Wild deve ser lançado ao mesmo tempo — ou próximo disso — no Wii U e no Switch. Para aliviar nossa ansiedade (ou aumentá-la?), finalmente vimos o jogo rodando no novo sistema semana passada no The Tonight Show.

Just Dance 2017

A Ubisoft, como de costume, é uma das empresas que parece estar melhor apoiando a nova aposta da 
Nintendo. Após lançar Just Dance 2017 para PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, Wii e Wii U, o esforcinho a mais para lançá-lo no Switch parece pequeno e já foi confirmado. Há até trailers do jogo com "NX**" no rodapé junto com os outros consoles. Sua confirmação também indica que os controles joy-con provavelmente contam com sensores de movimento.

Super Mario 3D

Em termos de jogos, a maior surpresa do curto trailer de anúncio do Switch foi a presença de um novo Mario em 3D. Só vimos alguns segundos dele, mas já foi suficiente para especularmos se será uma continuação de Super Mario 64 (N64), Super Mario 3D World (Wii U), ou será um novo tipo de Mario com mundo aberto.

Mario Kart 8 e Splatoon

As baixas vendas do Wii U implicam que relativamente poucas pessoas jogaram alguns de seus grandes jogos, como Mario Kart 8 e Splatoon. Ambos são visíveis no trailer do Switch, mas com algumas mudanças: novos personagens em Mario Kart e novas armas e roupas em Splatoon. Resta saber se ainda teremos "Mario Kart 9" e "Splatwon" no Switch depois de alguns anos ou se esses relançamentos serão suficientes.

NBA 2K17 e Skyrim

Outra dupla de jogos mostrada no trailer: NBA 2K17 (Multi) e The Elder Scrolls V: Skyrim Special Edition (Multi) são claramente visíveis no vídeo. Nem a 2K nem a Bethesda confirmaram seus desenvolvimentos, mas Todd Howard, executivo da Bethesda, deixou a existência de Skyrim no Switch fortemente implicada em uma entrevista. Mesmo se o que vimos no vídeo não esteja rodando no Switch, é improvável que a Nintendo mostre um jogo sem ter plano nenhum de lançá-lo. Provavelmente, os anúncios oficiais serão feitos no evento do dia 12 de janeiro.

LEGO City Undercover

Sem aviso prévio, a Warner Bros. anunciou que LEGO City Undercover, jogo de Wii U lançado em 2013 como fruto de uma parceria entre a Nintendo e a TT Games, será relançado para PS4, Xbox One, PC e… Switch! A versão original do jogo contava com diversos easter eggs da Nintendo, então a nova versão no híbrido pode ser a única a mantê-los. Os jogos LEGO sempre saem no maior número possível de plataformas, então é provável que o Switch receberá os próximos também.

Dragon Quest X & XI

A Square-Enix foi, acidentalmente, a primeira empresa a anunciar um jogo para o NX, mas tentou desmentir a informação por ter sido divulgada antes da hora. A confirmação veio em agosto deste ano. Dragon Quest XI já havia sido confirmado para 3DS e PS4 — um portátil e um console — e as duas versões serão diferentes para aproveitarem o melhor de cada sistema. Como o Switch pode ser tanto portátil quanto console, sua versão do jogo pode vir a integrar as funcionalidades das duas. Seu antecessor, Dragon Quest X (Multi), é um MMO que foi lançado para diversas plataformas e já foi confirmado estar em desenvolvimento para Switch. O jogo online, no entanto, nunca foi lançado no ocidente e é incerto se este novo lançamento mudará isso.

Project Sonic 2017


Durante o evento de 25 anos do ouriço azul, a Sega anunciou que teremos um novo Sonic moderno no final de 2017. O jogo foi confirmado para PC, PS4, Xbox One e, na época, NX, mas desde então não recebemos mais detalhes. Quem sabe Sonic Mania, que é um jogo muito mais simples tecnicamente, também saia para o Switch?

Seasons of Heaven, Stardew Valley e outros indies

O Switch estará numa posição perfeita para ser o queridinho dos indies, integrando algumas das melhores características do Wii U, do Vita, de um PC e de um console tradicional. Pouco tempo após imagens de Seasons of Heaven serem vazadas, o jogo foi anunciado como exclusivo do Nintendo Switch. Já Stardew Valley (Multi) foi o primeiro a confirmar que cancelou sua versão de Wii U a favor de uma para Switch. Outros devem seguir o mesmo caminho: The Binding of Isaac: Afterbirth+ não sairá para Wii U nem Vita, mas virá para "um outro console" além de PS4 e Xbox One. Outros indies confirmados incluem Monster Boy and the Cursed Kingdom e RISE: Race the Future.
Atualização: A Playtonic Games também confirmou que Yooka-Laylee virá para Switch em vez de Wii U.

Os incertos

Jogos incertos não foram anunciados, muito menos confirmados, mas fontes credíveis já vazaram informações sobre eles. Todos os sinais apontam para a existência desses jogos, mas sempre há a possibilidade de não se concretizarem.

Beyond Good & Evil 2 e Yoshi x Rabbids RPG

A rainha dos vazamentos, Laura Dale, é também uma fã enorme de Beyond Good & Evil (Multi). Portanto, sua busca por conhecimento sobre a continuação, anunciada em 2008, é uma jornada pessoal. De acordo com ela, a Nintendo está colaborando com a Ubisoft para trazer o jogo exclusivamente para Switch, de forma similar ao que foi feito com Bayonetta 2 (Wii U). A parceria entre as gigantes japonesa e francesa pode ir ainda mais fundo: rumores indicam que haverá um RPG protagonizando o Yoshi e os Rabbids, que andaram meio sumidos ultimamente. O RPG seria desenvolvido pela Ubisoft com supervisão da Nintendo.

Dark Souls III e trilogia Souls

Este é fresquinho: segundo a Laura Dale novamente, a From Software tem uma versão funcional e satisfatória de Dark Souls III (Multi) rodando no Switch. A From já foi confirmada como parceira da plataforma, então soa razoável que iniciariam o suporte com o relançamento de seu jogo mais recente. Se essa versão vender bem, pode ser até que veremos relançamentos dos dois outros Dark Souls para Switch também.

Relançamentos de jogos de Wii U ou 3DS

Mostrar Mario Kart e Splatoon no Switch abre porta para pensar em outros relançamentos de jogos recentes da Nintendo. "Super Smash Bros. for Nintendo Switch" vem sendo especulado há tempos e, mais recentemente, recebemos informações sobre uma possível versão de Xenoblade Chronicles X (Wii U) e sobre "Pokémon Stars", que seria o terceiro jogo para complementar Sun/Moon (3DS). Super Mario Maker (Wii U/3DS) acabou de ser lançado para 3DS (seguindo, curiosamente, o mesmo padrão de título que Smash) e seu uso da TV e da tela de toque no Wii U o faria um jogo perfeito para o Switch.

Jogos de NES, GB, SNES, GBC, N64, GBA, GCN, DS e Wii

Apesar do lançamento do NES Classic Edition, é improvável que a Nintendo abandone o Virtual Console no Switch. O relançamento de clássicos ainda é um fator relevante tanto no 3DS quanto no Wii U, então sua continuação é praticamente certa no Switch. Por tratar-se de um híbrido, faz sentido que ele poderá rodar jogos tanto de consoles quanto de portáteis antigos. Mais impressionante ainda: segundo a EuroGamer, a Nintendo tem um emulador de GameCube rodando no Switch e veremos jogos do cubinho relançados ano que vem. Como o salto de poder entre o GameCube e o Wii é pequeno, pode ser que o Switch emule todas as plataformas da Nintendo até a sétima geração!

Os duvidosos

Por último, os duvidosos são aqueles que poucos sinais apontam para suas existências, mas fariam muito sentido considerando a relação que essas empresas têm com a Nintendo e a lista de parceiras confirmadas por ela. Também incluímos alguns jogos da própria Nintendo que, cedo ou tarde, podem vir a aparecer no novo aparelho.

Final Fantasy VII Remake e Kingdom Hearts III

Já sabemos que a Square-Enix trará Dragon Quest, mas e sua maior franquia, Final Fantasy? Infelizmente, Final Fantasy XV (PS4/XBO) parece improvável, já que seu desenvolvimento foi repleto de dificuldades técnicas e já é quase um milagre ter sido lançado para PS4 e Xbox. Por outro lado, Final Fantasy VII Remake e Kingdom Hearts III estão sendo feitos usando a Unreal Engine 4, uma ferramenta escalável que já confirmou ser compatível com o Nintendo Switch. Kingdom Hearts é curioso porque a série tem uma boa história com os portáteis da Nintendo, mas não com seus consoles. No entanto, a não ser que a Sony financie uma exclusividade para o PS4, provavelmente veremos esses jogos no Switch. O Cloud não entrou no Smash por acaso, não é?

Marvel vs. Capcom Infinite e Monster Hunter

Por um breve momento, Marvel vs. Capcom Infinite parecia ser exclusivo para PS4, pois foi anunciado na PlayStation Experience. No entanto, trailers divulgados pela Marvel mostram que o jogo também virá para Xbox One e PC. Se a Nintendo e a Capcom estiverem com boas relações, parece razoável que o jogo de luta seja lançado para Switch também. Monster Hunter, por outro lado, é uma série que obteve muito sucesso no 3DS, então é inevitável que continue no Switch. Talvez o suporte comece com um relançamento de Monster Hunter XX, já anunciado para 3DS.

Darksiders Warmastered & Deathinitive Editions

Com a falência da THQ e a compra de boa parte de suas franquias pela Nordic Games, surgiu a THQ Nordic, que está confirmada como parceira do Switch e recentemente relançou os dois jogos da série Darksiders como Darksiders: Warmastered Edition (Multi) e Darksiders II: Deathinitive Edition (Multi). A versão original do segundo jogo saiu para Wii U no lançamento do console, enquanto a remasterização do primeiro jogo ainda está planejada para o sistema (mas a esta altura, será que o desenvolvimento não migrou para o Switch?). Por serem fortemente influenciados por Zelda, parecem encaixar perfeitamente com o ecossistema Nintendo.

FIFA, Madden, Mass Effect, Battlefield, Star Wars?

Aquela mesma EA da "parceria sem precedentes" com o Wii U foi listada novamente pela Nintendo como parceira da sua nova plataforma. Em uma entrevista, o executivo Peter Moore disse que "um jogo grande" da EA será lançado no Switch. Isso pode significar muitas coisas: jogos como FIFA e Madden NFL são apostas prováveis (até pouco tempo atrás, ainda eram lançados para PlayStation 2) mas, quem sabe, seja Mass Effect Andromeda (Multi), Battlefield 1 (Multi) ou Star Wars: Battlefront II (Multi).

Metroid, Luigi’s Mansion 3 e Pikmin 4

É claro que a Nintendo lançará outros jogos além dos já conhecidos, mas quais seriam eles? Uma aposta razoável é Metroid, já que a série está há um bom tempo ausente (com a exceção, é claro, de Metroid Prime: Federation Force (3DS)). Está mais do que na hora de recebermos um novo jogo, mas seria feito pela Nintendo do Japão ou pela Retro Studios? Ouvimos conversas sobre "Pikmin 4" desde 2015, mas é incerto se trata-se do mesmo jogo que foi anunciado para 3DS; pode ser que há outro sendo feito para Switch. Também houve rumores de um "Luigi’s Mansion 3", desenvolvido pela Next Level Games, mas já faz um bom tempo desde que surgiu alguma informação sobre o suposto game.

The Legend of Zelda: Skyward Sword HD

A Tantalus Media, que remasterizou The Legend of Zelda: Twilight Princess HD (Wii U), já confirmou estar trabalhando em um projeto para o Switch. Considerando o histórico do estúdio com adaptações e remasterizações — e a confiança que a Nintendo teve em entregá-los Zelda —, é razoável supor que o jogo em questão seja Skyward Sword HD. O jogo não podia ser remasterizado para o Wii U por requerer o Wii Remote, mas é possível que essa necessidade seja suprida pelos joy-cons.

Super Mario Run, Miitomo e Pokémon GO


O hardware do Switch é muito mais próximo de um tablet do que de um console tradicional, devido à arquitetura Tegra fornecida pela Nvidia. A princípio, isso facilitaria o lançamento de jogos de Android e iOS para a plataforma, mas não sabemos se a Nintendo pretende manter o Switch distinto de sua nova investida em mobile. Super Mario Run (iOS) seria simples de adaptar para o Switch, mas talvez Pokémon GO (iOS/Android), que requer GPS e conexão constante com a internet, pode não ser uma opção.
Errata: Reggie Fils-Aimé, CEO da Nintendo of America, afirmou em uma entrevista que jogos mobile e jogos para Switch usam processos de desenvolvimento distintos, portanto não há planos das duas plataformas compartilharem software. No entanto, a possibilidade técnica existe, então manteremos este parágrafo no texto.

Revisão: Arthur Maia

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google