Nintendo 3DS faz aniversário de 10 anos

Durante sua longa vida, a família 3DS teve a maior quantidade de variações de consoles portáteis.




Pode ser difícil de acreditar, mas hoje já fazem exatos 10 anos desde que o Nintendo 3DS foi lançado oficialmente, em 26 de fevereiro de 2011, no Japão. Console esse que viria para o Ocidente no mês seguinte daquele ano. A descontinuação do 3DS deu-se há alguns meses de seu décimo aniversário, em 17 setembro de 2020.


A "Família 3DS", como chamada pela Nintendo, teve um número de variações nunca antes visto em um portátil: Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL, Nintendo 2DS, New Nintendo 3DS e New Nintendo 2DS. Tendo um modelo a mais em relação à Família DS, que o antecedeu, a qual tivera, além do modelo tradicional, também o DS Lite, o DSi e o DSi XL. Isso, claro, sem contar as edições especiais para 3DS de The Legend of Zelda, entre outras, e as diversas capas vendidas separadamente para a série "New".




O 3DS foi o último console da Nintendo projetado para ser exclusivamente portátil. Quanto ao seu hardware, era significativamente mais poderoso que seu antecessor (DS), retrocompatível com ele, e incorporava uma tela que permitia visão em 3D sem precisar do óculos 3D. Seu preço de lançamento era de US$ 250, mas, após registrar prejuízo no primeiro trimestre de 2011, o valor foi reduzido para US$ 170. Aqueles que compraram no período de lançamento, porém, tiveram alguns benefícios enquanto "embaixadores" do console, permitindo-lhes, por exemplo, acessar certos jogos de GBA.




O 3DS também possibilitava novas experiências de integração hardware-software, como o StreetPass, que possibilitava comunicação e compartilhamento de dados entre consoles da família quando estivessem próximos um do outro, mas que talvez não tenha sido tão explorado quanto poderia.



Quanto à biblioteca de jogos do 3DS, essa foi marcada, entre outras coisas, por:
O 3DS vendeu pouco menos de 76 milhões de unidades, sendo o portátil menos vendido da Nintendo, mas, ainda assim, superando todos os seus consoles domésticos, com exceção do Wii. Ademais, foi o último console a ter sido superado em vendas pelo Nintendo Switch.

Após 10 anos desde seu lançamento, e já descontinuado, o console, por incrível que possa parecer, ainda vende mais que os consoles de Xbox Series no Japão e continua nos lares de muitos gamers que aderiram ou não ao seu sucessor híbrido, o Nintendo Switch. Sua eShop também continua ativa (inclusive no Brasil) e com ótimos títulos. Ainda vale a pena conferir.




E você, teve um 3DS? Como foi sua experiência com o console? Ainda joga algo de sua biblioteca ou, por retrocompatibilidade, jogos do DS? O que acha de sua performance enquanto portátil, sua tecnologia 3D e sua integração hardware-software? Compartilhe com a gente nos comentários.

Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.


Disqus
Facebook
Google