Perfil

Conhecendo a família Shy Guy

Mais de 30 anos após sua aparição no mundo dos games, a família Shy Guy não para de crescer. Que tal recordarmos seus mais memoráveis integrantes?


Com mais de três décadas de existência, o clã dos Shy Guys esbanja invejável popularidade e ostenta variedade. Caracterizados pela máscara que cobre sua face, a timidez não impediu que conquistassem o coração dos nintendistas. Estes encapuzados apareceram em um sem-fim de jogos da série Mario e seus spin-offs, e a cada novo jogo, um novo familiar é apresentado. E aqui vai um compilado com os mais ilustres filiados. Boa parte das informações deste texto foram retiradas da Super Mario Bros. Encyclopedia: The Official Guide to the First 30 Years.

Shy Guy 

Primeira Aparição: Super Mario Bros. 2 (NES)

Quando Yume Kōjō: Doki Doki Panic (Famicom Disk System) foi lançado no Ocidente como a sequência do jogo de plataformas do encanador mais famoso do mundo, introduziu diversos personagens a este universo. Os Shy Guy se tornaram um dois mais icônicos, e com suas variadas cores viraram figuras recorrentes em todas as séries do mundo Mario, quer seja na série Kart, na série Party, nas séries de esportes ou nos jogos do Yoshi.

Beezo

Primeira Aparição: Super Mario Bros. 2

Com asas semelhantes às de insetos, voam pelo cenário carregando uma forquilha. Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars (SNES) são chamados de Shy Aways.

Snift

Primeira Aparição: Super Mario Bros. 2

Uma variação bastante curiosa. Possuem também suas  subclassificações de cores, podendo ser vermelhos, rosa ou cinza, trazendo como característica principal o uso de uma máscara com uma abertura na boca, por onde podem expelir projéteis.

Tweeter

Primeira Aparição: Super Mario Bros. 2

Toda família tem aquele primo distante que não se parece muito com os outros mas que igualmente faz parte do clã. É o caso deste urubu do deserto mascarado, que estreou junto com os membros mais, digamos, normais da família, e desde então apareceu em diversos jogos.

Fly Guy

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island (SNES)

Os nomes são sempre muito criativos! Essa variação traz consigo uma hélice acoplada em sua cabeça, podendo assim voar e carregar objetos como moedas ou bombas. Existe uma variação de modelo em Yoshi's Story (N64) que tem as hélices acopladas em suas costas, em vez da cabeça.

Mace Guy

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

A individualidade destes está na maneira como atacam, carregando um tipo de maça ou mangual.

Bandit Guy

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Parece que até mesmo a família dos Shy Guy possui aquele parente complicado.
A mudança no visual e no desenho de sua máscara revela a personalidade malandra. Em geral são muito ágeis e sagazes, e estão loucos para atazanar os desavisados na série Mario Party. Às vezes aparecem também usando equipamentos de baseball.

Zeus Guy 

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Como vimos, a máscara é um reflexo da personalidade dessas criaturas. Este é um dos membros mais poderosos da família, e podemos identificar isso por sua roupa de carateca e seu olhar determinado. Imunes a saltos na cabeça ou ao ataque de ovos, são unicamente derrotados com a ajuda das sementes melancias de fogo e gelo. São capazes de soltar uma esfera de energia, e por isso seu nome faz uma alusão ao deus grego.

Grunt

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Esta espécie atípica não está à procura de encrenca e não persegue o jogador, a menos que este o acerte e destrua com um ovo o capacete de espinhos que  carrega. Neste caso, seu comportamento muda, no mesmo estilo das Wiggler de Super Mario World.

Petal Guy

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

A timidez é uma característica marcante entre os membros desta numerosa família, e aqui temos outro exemplo. Estes simpáticos Shy Guys possuem pétalas em suas cabeças, e quando se abaixam, podem se mesclar ao cenário, parecendo-se com um arbusto amarelado. São uma das variações recorrentes nos jogos do dinossauro, aparecendo em Yoshi's New Island (3DS) e Yoshi's Crafted World (Switch).

Spear Guy

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Um tipo de Shy Guy com a aparência estereotipada de nativos americanos que você encontraria em qualquer animação dos anos 60, armados de lanças, escudos e uma saia feita com capim. Sua máscara está pintada com linhas vermelhas e usam uma pena em suas cabeças. Uma variação destes, os Dancing Spear Guys, aparecem no mesmo jogo, sem o escudo e sem as penas em sua cabeça e, como sugere seu nome, se remexendo muito.

Pyro Guy

Primeira aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Literalmente, seu corpo é uma chama com máscara e sapatinho. Quando Yoshi os engole, consegue cuspir três disparos de bolas de fogo.

Stretch

Primeira aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Uma versão verticalmente esticada dos Shy Guys, que não são facilmente derrotados. Se saltarmos com Yoshi sobre suas cabeças, em vez  de desaparecer como outros inimigos,  são esmagados e disparam sementes de melancia, que podem derrotar outros inimigos que estiverem ao alcance.

Boo Guy 

Primeira aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Fantasmas muito recorrentes nos jogos da série Yoshi, apareceram também na série Mario & Luigi.

Woozy Guy

Primeira aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island 

Estes verdadeiros acrobatas se distinguem por sua maneira de locomoção, com saltos de 360 graus. Na maioria dos jogos aparecem na cor roxa, para distingui-los dos Shy Guys normais.

Fat Guys

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

É o tio gordo da família. Disponíveis nas cores vermelha e verde, a diferença entre eles está no padrão de movimento. Enquanto os vermelhos caminham normalmente e apenas apertam o passo quando Yoshi está sobre eles, os verdes estão sempre correndo.

Lantern Ghost

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Talvez não seja tão fácil reconhecê-lo entre os demais membros do clã, pois este carinha resolveu cobrir todo seu corpo com um manto. Sua expressão fantasmagórica, somada ao fato de que carrega um lampião, o coloca no grupo dos mais assustadores da família.

Spooky

Primeira Aparição: Super Mario World 2: Yoshi's Island

Sim, este inimigo aterrorizante também é um Shy Guy! Eles podem flutuar com leveza e agilidade. Sua identidade de Shy Guy é revelada quando o Yoshi tenta comê-lo ou atacá-lo com o Ground Pound, aquele ataque em que o dinossauro “senta” sobre o inimigo.

Greaper

Primeira Aparição: Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Um tipo de Shy Guy com um design macabro, alusivo à representação da morte, com a foice e o capuz mais alongado.

Glum Reaper

Primeira Aparição: Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Uma variante maior e mais poderosa dos Greapers, que podem causar a morte instantânea a seu oponente com apenas um golpe, precisamente o Scythe. Porém, o jogador pode desviar deste ataque pressionando o botão A no momento exato da animação de  corte do ataque.

Shy Ranger

Primeira aparição: Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Aparecem sempre escoltados por Piranha Plants e costumam fugir da arena de batalha no início dos combates. Por esta mesma razão, caso sejam derrotados, rendem um número de pontos de experiência acima da média dos demais inimigos presentes no jogo.

Mecha Fly Guy

Primeira Aparição: Mario Party (N64)

Com um conceito muito similar aos Shy Guy Toy, um brinquedo de corda, porém com a habilidade de voar.

White Shy Guy

Primeira Aparição: Yoshi's Story

Estas simpáticas criaturas de vestes brancas nunca atacam, causam dano ou podem ser atacados pelo time do jogador, sendo a única espécie que mantém este padrão em todos os jogos em que aparecem.

Pirate Guy

Primeira Aparição: Yoshi's Story

Oriundos da aventura do Nintendo 64, mais precisamente na fase Shy Guy's Ship. Trata-se de  Shy Guys vestidos com bandanas — por cima do capuz —, que compraram alguns canhões Bob-omb e Bill Blasters para bombardear nossa paz.

Gourmet Guy

Primeira Aparição: Paper Mario (N64)

Sempre faminto, este capanga de Bowser está na Shy Guy's Toy Box e impede nossos heróis de avançar, obstruindo a porta. Isso, claro, até ser comprado por um delicioso pedaço de bolo, e após experimentá-lo e se surpreender com o sabor, sai voando por toda sala e vai embora, deixando ainda como bônus um livro de receitas.

Medi Guys

Primeira Aparição: Paper Mario

Dotados de propriedades curativas, são os paramédicos do clã Shy Guy. Com toda certeza são aqueles primos que a mamãe Shy Guy cita como exemplo na hora do sermão. São imunes a ataques terrestres por estarem flutuando em uma espécie de ambulância com formato similar à nave de Bowser em Super Mario World (SNES).

Black Shy Guy

Primeira Aparição: Paper Mario

Também conhecidos como Anti Guy, representam o oposto aos anteriores. Inimigos poderosos e difíceis de vencer, com fortes  ataques e uma quantidade de HP acima de qualquer outra espécie de Shy Guy na aventura de papel do Nintendo 64.

Spy Guys

Primeira aparição: Paper Mario

Estes Shy Guys camuflados por plantas e por pinturas em suas máscaras aparecem dentro da Shy Guy's Toy Box. O disfarce é perfeito para se encobrir em florestas, mas em uma caixa de brinquedos, convenhamos,  ficam bem destacados.

Groove Guy

Primeira Aparição: Paper Mario

Trajados como um típico bobo da corte, utilizam a dança para confundir seus oponentes ou para invocar ajuda durante os combates.

Ghost Guy

Primeira aparição: Luigi’s Mansion (GC/3DS)

Assombrando a mansão do primeiro Luigi’s Mansion, suas máscaras não possuem os orifícios para os olhos. Estão sempre armados com forquilhas e podem se desmaterializar.

Mega Guy

Primeira Aparição: Super Mario Advance: Super Mario Bros. 2 (GBA)

A principal diferença deles está em seu avantajado tamanho. Foram adicionados ao jogo como forma de demonstrar as capacidades do portátil em trabalhar com sprites gigantes.

Chuck Guy

Primeira Aparição: Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA)

Outro tipo de Shy Guy com características visuais alusivas aos ameríndios ou aborígenes. Uma variação destes chamada Elite Chuck Guys pode ser encontrada na Guffawha Ruins.

Shy Guy Toy

Primeira Aparição: Mario vs Donkey Kong (GBA)

Shy Guys de brinquedo com um padrão bastante simples de movimento, patrulhando as plataformas de um lado para o outro. Os minions podem subir em sua cabeça para atravessar certas zonas em segurança, porém sofrem dano se tocam em suas laterais.

Polterguy

Primeira Aparição: Mario vs Donkey Kong

O mausoléu desta família é bastante variado. Esta espécie fantasmagórica é encontrada em variadas cores e possui a habilidade única de se materializar em blocos sobre os quais Mario pode caminhar ao pressionar interruptores com as cores correspondentes.

Ghoul Guy

Primeira Aparição: Mario & Luigi: Partners in Time (DS)

Localizados no Shroob Castle, são uma subvariação dos Boo Guys, porém mais ágeis, além da diferença nas cores.

Hovering Shy Guy

Primeira Aparição: Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis (DS)

Estilosos membros da família, vestidos de preto e com a capacidade de voar graças a uma incessante chama que sai por debaixo de seus pés, como se fosse um foguete.

Mummy Guy

Primeira Aparição: Mario vs. Donkey Kong 2: March of the Minis

Como o nome já indica, trata-se de Shy Guys mumificados, e trazem consigo uma característica interessante. Não são essencialmente derrotados ao serem pisoteados, apenas se desfazem e, depois de alguns segundos, voltam a se recompor, em um movimento muito semelhante ao dos Dry Bones de Super Mario Bros. 3 (NES).

Scorchit

Primeira Aparição: Yoshi's Island (DS)

Um tipo de Snift que, em vez  de bolas de canhão, cospe chamas, e podem fazê-lo tanto para frente quanto em movimento de arco.

Fawful Guy

Primeira Aparição: Mario & Luigi: Mario & Luigi: Bowser's Inside Story (DS)

A tradicional máscara branca é substituída por uma máscara de Fawful, vilão do jogo, e o vermelho de suas roupas possui outra tonalidade. O padrão de ataque é bastante curioso: Do lado direito da tela aparecerá uma língua roxa semelhante a de Yoshi que engole o Fawful Guy. Depois, uma linha tracejada com um X aponta para um dos encanadores e lhes dispara um ovo, um tipo de ataque muito usual na série de jogos do Yoshi. Para além deste, também possuem um ataque mais “normal”, no qual fazem um movimento semelhante ao dos Woozy Guy para saltar sobre os irmãos. Uma variação destes aparece no mesmo jogo, se trata dos Dark Fawful Guy, que são mais ágeis e trazem um guarda-sol para mudar a velocidade com que acertam Mario e Luigi durante seus ataques saltitantes. 

Leaf Guys

Primeira Aparição: Mario & Luigi: Bowser's Inside Story

Muito semelhantes aos Fly Guys, possuem a habilidade de flutuar graças a um par de folhas que trazem em suas cabeças.

Sombrero Guy

Primeira Aparição: Paper Mario: Sticker Star (3DS)

É um Shy Guy comum, porém sabe tocar violão e usa o típico chapéu mexicano, o que o torna indiscutivelmente o membro mais legal da família. Também tem o tamanho um pouco maior e possui mais vitalidade que os Shy Guys comuns do mesmo jogo do 3DS.

Metal Guy

Primeira Aparição: Yoshi's New Island

São como Mega Guys feitos de metal, que ao serem engolidos por Yoshi podem ser transformados em Metal Eggdozers, que possuem um alto poder destrutivo.

Dreamy Shy Guy

Primeira Aparição: Mario & Luigi: Dream Team (3DS)

Com cores brilhantes, são inimigos exclusivos da batalha final da aventura de Mario e Luigi para o 3DS, invocados pelo Dreamy Bowser junto a outros recrutas de seu exército. O padrão de ataque destes, porém, difere dos demais. Os Dreamy Bob-ombs, Dreamy Goombas e Dreamy Paratroopas vão correndo até os encanadores e estes devem saltar no momento exato para se esquivar de suas investidas. Os Shy Guys sonhadores, ao contrário, farão um salto acrobático por cima dos irmãos. Portanto, para não ser atingido por seus ataques, basta o jogador ficar parado. Um contingente destes aparece também durante a batalha tripulando o Shy Guy Airtub DX.

Hook Guys

Primeira Aparição: Yoshi Woolly World (Wii U)

São muito semelhantes aos Spear Guys, porém seus corpos são feitos de lã, como os demais inimigos do jogo.

Pharaoh Guys

Primeira aparição: Yoshi Wooly World

Ao que tudo indica, o credo dos Shy Guys já estava presente desde os tempos do Egito Antigo. Para além das vestimentas de faraó, essa variação também possui a habilidade de se regenerar após alguns segundos, mesmo após ser tragado por Yoshi, tornando-se ao mesmo tempo um inimigo indestrutível e uma fonte infinita para fabricação de lã (da mais fina qualidade egípcia, diga-se de passagem).

Silver Shy Guy e Gold Shy Guy

Primeira Aparição: Paper Mario Color Splash (Wii U)

Estas espécies de Shy Guy são invencíveis a todos os ataques, exceto Iron Jumps, Hurlhammers e Things. Iron Jumps e Hurlhammers farão com que seu banho de prata ou ouro caia por terra, revelando que eles são realmente Shy Guys vermelhos, e a partir daí podemos lutar contra eles. Esta variação recompensa com muito mais moedas e XP Hammer do que qualquer outro inimigo do jogo. A única diferença entre elas, para além das cores, está no fato de que os prateados aparecem apenas no Fort Cobalt, enquanto os dourados são invocados durante o combate contra Wendy O. Koopa na Fortune Island.

Slurp Guy

Primeira Aparição: Paper Mario Color Splash

Shy Guy com canudinhos de plástico que, além de não se importarem com a preservação dos oceanos, possuem a habilidade de sugar as cores de outros personagens e objetos. De acordo com o guia do jogo, os melhores Shy Guys do exército são selecionados para ganhar esta arma.

Soggy Guy

Primeira Aparição: Paper Mario Color Splash

Cair na água pode ser um baita problema, especialmente quando se é feito de papel, e é essa a condição deste pobre Shy Guy todo molhado, molenga e desbotado.

Shunned Guy

Primeira Aparição: Paper Mario Color Splash

Um Slurp Shy Guy enlouquecido, com um tema musical psicodélico. Ataques com saltos ou com o martelo não o farão dano, apenas ataques baseados em fogo podem o atingir.

Attak Ghosts

Primeira Aparição: Yoshi's Crafted World

Lembram um pouco os Greaper, porém são feitos de papelão e aparentam ser controlados por alguma outra entidade, já que aparecem no jogo suspensos por um barbante, como  marionetes. Com seus olhos perversos e uma foice dourada, perseguem implacavelmente nosso amigo dinossauro.

Zombie Guy

Primeira Aparição: Yoshi's Crafted World

O apocalipse zumbi chega para todos. Estas criaturas apareceram na última aventura de Yoshi e são caracterizados por suas roupas sujas e a maneira lenta e descompassada como caminham.

Outras variações.

Se fôssemos fazer uma lista com toda e qualquer variação de Shy Guy que existe, levaríamos tanto tempo que Paper Mario: The Origami King (Switch) chegaria às lojas trazendo, possivelmente, outros membros desta numerosa família.

Por isso, variações simples como o Shy Guy de papel das séries Paper Mario e seus subgêneros, como Shy Guy 4-Stack (Paper Mario: Color Splash), ou ainda personagens que são únicos, porém não correspondem exatamente a uma variação dentro da espécie, como General Guy (líder de um exército de Shy Guy em Paper Mario) ou o Game Guy de Mario Party 3 (N64) ficaram de fora da lista.

Agora passo o bastão para você. Quais suas versões favoritas deste inimigo tão querido da série? Quais ausências você adicionaria a esta lista? Deixe seus comentários para nós!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google