Stage Select

Super Mario Sunshine (GC/Switch) também tem seu castelo, Delfino Plaza

Hub do jogo ocupa lugar que foi do castelo da Princesa Peach no jogo anterior.


Nosso tour pela Ilha Delfino chegou ao fim. Passamos por cada uma das fases do jogo que voltou aos holofotes por conta de Super Mario 3D All-Stars (Switch): Bianco Hills, Ricco Harbor, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach, Noki Bay, Pianta Village e Corona Mountain. Depois de tudo isso, vamos falar sobre Delfino Plaza, que pode ser considerada a primeira e também a última fase do jogo. Assim como o castelo da Princesa Peach em Super Mario 64, esse é o hub do jogo, mas temos muito o que fazer e apreciar por aqui.

Seja bem-vindo!

Apesar de os turistas chegarem à Ilha Delfino pelo Delfino Airstrip ou por Ricco Harbor, Delfino Plaza é onde passam a maior parte do tempo. Aqui temos acesso a todas as fases do jogo, além de ter muito o que fazer; além de uma infraestrutura ímpar na ilha.




Mario desembarca primeiro escoltado pela polícia local, já que é acusado de toda a baderna promovida por Shadow Mario; e acaba condenado a limpar toda a ilha. Tanto a delegacia (e a cadeia) quanto o tribunal ficam ali.

Ao ser solto, temos o acesso que qualquer turista ou local tem; podemos andar livremente por toda a grande e complexa cidade, que pode ser considerada a capital da ilha, já que tudo que é importante está ali.

Tijolo por tijolo

Delfino Plaza abriga uma variedade de construções. Temos os já mencionados tribunal, delegacia e cadeia, além de um farol, casa de barcos, tocada pelos Raccoons, o que aparentam ser pousadas e casas dos locais, o mercado de frutas, onde os Piantas vendem o que produzem ou coletam pela ilha, duas torres de sinos, a estátua do Grande Pianta, e, o mais imponente, o Shine Gate. Tudo isso entre outros prédios cuja destinação não fica clara.




Também temos algo que remete às origens de nosso herói: um sistema de esgoto que permite a locomoção por quase todo o local. Nele podemos pegar atalhos, encontrar moedas regulares, moedas azuis e até cogumelos verdes.

O que você precisa?

A maior das cidades de Super Mario Sunshine conta com alguns serviços interessantes. Temos um complexo sistema de barcos, com rotas que margeiam o local, que nos levam às ilhotas no entorno ou mesmo de volta ao aeroporto; este último depois de adentrar Corona Mountain pela primeira vez.

Pelo preço certo somos até arremessados de um telhado a outro. Ainda temos o mercado de frutas, onde os Piantas oferecem tudo o que plantam ou coletam pela ilha, mas que aparentemente Mario não precisa pagar.



Um lugar de aventuras

Assim como o castelo de Peach em Super Mario 64, Delfino Plaza é mais que um hub; ele tem seus eventos que são importantes para o progresso da aventura e tem também seus Shine Sprites e suas moedas azuis (o que trataremos nos próximos dias).

Após os eventos em Delfino Airstrip e após o julgamento, nos deparamos com outro Gatekeeper, dessa vez em Bianco Square (onde fica a estátua do Grande Pianta). Com isso, Shadow Mario surgirá para raptar Peach pela primeira vez, e, após ensopá-lo, garantimos acesso à Bianco Hills.




Após coletar o terceiro Shine, podemos enfrentar outro Gatekeeper, dessa vez onde estava a casa de barcos. Derrotando-o temos acesso a Ricco Harbor. Depois do quinto Shine, o processo se repete, mas dessa vez onde estava o farol e o acesso é para Gelato Beach. Com 10 Shines coletados, Shadow Mario leva Peach para Pinna Park em uma lancha com a cara de Bowser, e o canhão que nos dá acesso ao local fica pronto para nos atirar em perseguição.

Após completar o Episódio 4 do parque, Shadow Mario aparece com um ovo de Yoshi. Derrotando-o podemos contar com o auxílio do dinossauro, entre outras coisas, para acessar Sirena Beach. Com 20 Shines na conta, um raio de luz surge no porto, e olhar para o sol de dentro dele nos leva a Noki Bay.




Após o 25º Shine Sprite, Shadow Mario aparece com o Turbo Nozzle. Após o 30º, com o Rocket Nozzle; com ele podemos acessar Pianta Village, pelo cano no topo do Shine Gate. Após derrotar o farsante no Episódio 7 de todas as fases, Delfino Plaza é inundada com água escaldante vinda de Corona Mountain, que fica acessível para o embate final; após isso, o barco que nos leva de volta ao Delfino Airstrip volta a operar e a luz volta a incidir sobre todo o local.

O mito dos Shine Sprites

O povo Pianta acredita que os Shine Sprites lhes garantem segurança e felicidade, e a gosma que Shadow Mario espalhou por todo lado fez com que eles “fugissem” do Shine Gate. Há toda uma devoção em torno disso, mas que é tratado mais incisivamente no começo da aventura. Conforme vamos progredindo, coletando mais Shines pela ilha e os devolvendo ao seu lugar de origem, a luz volta a iluminar a vida de todos.



Da Ilha Delfino para todo o Reino dos Cogumelos

Por ser a fase mais marcante de Super Mario Sunshine, Delfino Plaza foi a representante em vários outros jogos da franquia (e fora dela também).
  • Mario Tennis: Delfino Plaza Court aparece em Mario Power Tennis, exatamente onde fica a estátua do Grande Pianta, com direito a participação especial do Gatekeeper e do F.L.U.D.D.






















  • Super Smash Bros.: Aparece como estágio em Super Smash Bros. Brawl (Wii), Super Smash Bros. for Wii U e Super Smash Bros. Ultimate (Switch), em que plataformas flutuam sobre diferentes localidades de Delfino Plaza.
  • Mario & Sonic: Em Mario & Sonic at the Sochi 2014 Winter Games (Wii U), temos três arenas baseadas numa Delfino Plaza um pouco diferente; uma perto da estátua do Grande Pianta, uma perto do mercado de frutas e a última perto do canhão.


















  • Fortune Street: Apareceu como tabuleiro tanto em Itadaki Street DS (lançado apenas no Japão) quanto em Fortune Street (Wii).
  • Minecraft: Delfino Plaza é um dos cenários prontos de Super Mario Mash-Up Pack para as versões de Wii U, New Nintendo 3DS e Switch do jogo.



E então, caro leitor, o que achou do nosso tour pela Ilha Delfino, finalizando com Delfino Plaza? Gostou de conhecer mais de cada uma de suas localidades? Não deixe de conferir nossas últimas matérias sobre esse jogo incrível e até a próxima!

Revisão: João Gabriel Haddad

Fã de Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers e videogames, em especial Metroid e Resident Evil. Tem uma queda pela Nintendo, mas sabe apreciar o que há de bom na concorrência. Quando se lembra posta alguma coisa bacana no Instagram .
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google