Stage Select

O Atlas de Hyrule: Goron City e suas variantes ao longo dos anos

Com papel muitas vezes discreto na franquia, a morada dos Goron é sempre um importante local de comércio, aventura e sorrisos.


Com os 35 anos da série The Legend of Zelda, nada melhor do que revisitar os diversos e tradicionais reinos e cidades que marcaram a franquia e que deixam recordações especiais das nossas jornadas por cada uma das dimensões de Hyrule. Dentre Dekus, Zoras, Hylian e Gerudo, chegou a vez dos carismáticos Gorons terem o seu lar coberto em nosso especial, relembrando os desafios, segredos, aventuras e risadas vividas nas diversas encarnações da Goron City ao longo dos anos. 

Ocarina of Time

No clássico game do Nintendo 64 — lar da versão mais clássica da cidade — Goron City é localizada logo no caminho de entrada para a Death Mountain, servindo também como passagem para o Templo do Fogo. Ao conseguir desbloquear o acesso às bombas, é possível também liberar um caminho secreto até Lost Woods, com conexão direta pela cidade. Sua organização é bastante única, principalmente se comparado com os demais pontos no atlas de Hyrule. Isso se deve muito ao fato de ser basicamente um local subterrâneo, totalmente escondido e protegido de invasores. 


A estrutura consiste em quatro andares fixos, sendo a entrada principal no andar mais superior. Já no andar mais inferior, as coisas começam a ficar mais interessantes, pois é onde a Câmara Darunia, um dos Sages do game, fica escondida, até que seja devidamente comprovada a ligação de Link com a família real do reino.  Além disso, a loja Goron  também fica nesse andar, sendo possível comprar bombas, — a especialidade dessa raça — corações, uma poção vermelha e a Túnica Goron, que protege do calor da montanha. Ao longo de toda a cidade, pinturas dos Gorons, dos Dodongos e outras formas abstratas podem ser vistas pintadas nas paredes e cantos. 

Um ponto curioso do local é o vaso giratório gigante bem ao centro, que só funciona quando todas as tochas da cidade estiverem acesas e que abriga um Heart Piece em seu topo. Logo acima, bem ao centro da cidade, está uma plataforma suspensa por cordas, onde a Spiritual Stone de Fogo, ou Rubi de Goron, ficava implacavelmente exibida, iluminando a cidade, até ser removida por Darunia.




No primeiro contato de Link com a cidade, nota-se uma certa apreensão com a situação dos Dodongos na montanha, causando uma série de problemas. Após Link se provar capaz de ajudar, ele derrota o rei Dodongo, provando seu valor e se tornando merecido do Rubi de Goron, concedido das mãos de Darunia.

Enquanto adulto, Link retorna a Goron City e a encontra completamente vazia, a não ser pelo próprio filho do líder Goron, que lhe revela o retorno do dragão Volvagia e a missão de seu pai para derrotá-lo. Na ausência de Darunia, Ganondorf sequestrou todos os demais Goron e os utilizava para alimentar o dragão. O filho de Darunia informa ao Herói do Tempo que o pai se dirigiu ao Templo de Fogo, numa tentativa de salvar a todos, mas ele implora a ajuda de Link para ajudar o chefe Goron. É no momento de súplica por ajuda que o filho confere a Link a Túnica dos Goron, possibilitando aguentar toda a temperatura exacerbada da Death Mountain.

Majora's Mask



Localizada nas regiões mais geladas de Termina, Goron Village é o lar dos Gorons em Majora's Mask. Devido à incompatibilidade da raça com o frio, Goron Shrine, o centro da Vila, se tornou quase que o único local mais densamente povoado, na luta para se manterem quentes. A aventura de Link pelo local é bastante remota, mas é ainda mais uma demonstração da incansável luta da espécie com os climas gelados que a persegue por várias gerações.

Oracle of Seasons/Ages

Localizado na região montanhosa do norte de Holodrum, o Mount Goron está situado ao leste do Monte Cucco. A área da montanha é permanentemente fixa no inverno, e é o lar de todos os Goron do jogo. 

É uma região caracterizada por sua grande quantidade de armadilhas e reclamações dos nativos pelo incessante frio, que lhes impõe a condição de permanecer perenemente dentro da montanha. Infelizmente, isso não é possível para Biggoron, um proeminente Goron gigantesco que habita o topo da montanha, e que sofre ainda mais com as condições climáticas que assolam o local.

Phantom Hourglass


No primeiro jogo da série no Nintendo DS, os Goron possuem toda uma ilha dedicada a eles, chamada de Goron Island. A ilha é onde abriga o Templo Goron e onde Biggoron — líder dos Goron — e seu filho, Gongoron, comandam a raça. Link só é permitido falar com o líder após encontrar e conversar com todos os Goron da cidade, se mostrando digno de confiança. É lá também que Link tem que se provar conhecedor do reino e suas artimanhas com Rupees por meio do curioso Quiz Goron.

Spirit Tracks

Na segunda entrada da série no portátil de duas telas, Goron Village é novamente a encarnação do lar dos Goron. A aldeia consiste em sete casas, com destaque para a casa do Goron Elder, onde o Santuário do Fogo tem sua entrada. A oeste do vilarejo há um caminho que leva ao Altar da Deusa da Montanha, onde se encontra Kagoron.

No primeiro contato de Link com o local, a lava ao seu redor está em erupção, impedindo a entrada na área principal da vila. Link deve então se encontrar com um dos Goron, a fim de conseguir o Mega Gelo para resfriar a lava e permitir que os demais habitantes das montanhas entrem na Aldeia novamente. 

Breath of the Wild

Na obra-prima do Switch e do Wii U, Goron City está localizada a oeste da Death Mountain, na região compreendida pelo Eldin Canyon. Ao contrário da aparência de Goron City anterior à calamidade, os Gorons não mais habitam um complexo sistema de cavernas e rochas das montanhas, mas construíram uma pequena cidade ao redor de lagos de lava, atravessáveis apenas por pontes. 

A raça das montanhas vive e comercializa dentro de barracas de pedra, com a vida ativa da cidade sendo impulsionada pela mineração e venda de pedras preciosas para as outras raças de Hyrule. Um dos principais pontos da cidade é a grande estátua de rochas com as feições de Daruk, o campeão dos Goron.


O primeiro contato de Link com Goron City é na busca por libertar Vah Rudania — Divine Beast do local — da sua possessão por Calamity Ganon, e é quando conhece Yunobo, um dos principais Goron no jogo. Após derrotar Fireblight Ganon, purificando Vah Rudania, Link retorna à cidade de Goron e recebe a Bolder Breaker, espada originalmente de Daruk, e guardada desde sua partida.

Com certeza a morada dos Goron é um dos locais mais icônicos de toda a série, levando aos fãs já cogitarem a sua existência desde a primeira scan em algum game no qual contenha uma montanha em seu mapa. Em meio a tantas bombas, roladas na parede e personagens gigantes, é muito difícil não ficar atento com esse local, seja para entender um pouco mais da mitologia dos Goron ou preocupado em não cair em seus extensos rios de lava.
Após conhecer um pouco mais sobre cada aparição da cidade na série, gostaríamos de saber: você guarda alguma lembrança nesses locais? Tem alguma boa memória de aventuras ou desastres com bombas enquanto descobria os fascinantes Goron? Conte nos comentários e confira também a história da franquia.

O Atlas de Hyrule


Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google