Stage Select

O Atlas de Hyrule: Kakariko Village ao longo dos anos

Dando continuidade ao nosso atlas, é hora de conhecer a cidade mais famosa da franquia.

Atlas de Hyrule Kakariko Village


Assim como Hyrule Castle, Kakariko Village também surgiu em A Link to the Past (SNES), em 1991. No entanto, diferentemente do castelo, cuja função é a mesma em todos os jogos em que aparece, este vilarejo passa por mudanças geográficas e históricas dependendo de qual The Legend of Zelda está sendo jogado no momento.


Kakariko Village parece ter sido inspirado em várias localidades de Zelda II: The Adventure of Link (NES) e, em contrapartida, influenciou outras cidades e vilarejos de jogos posteriores, como Mabe Village, Clock Town e até mesmo Hyrule Town.

A Link to the Past (SNES)

Em seu jogo de origem, Kakariko Village é o maior local que Link visita, localizado a oeste no Light World, ao sul de Lost Woods. É um vilarejo com bastante comércio e os aldeões dão informações de suma importância para o progresso do jovem herói.

Em Kakariko Village mora Sahasrahla, um ancião bastante famoso e também o motivo de Link ir até o vilarejo. No entanto, quando o herói chega ao local, ele descobre que o ancião é considerado culpado pelo sequestro da Princesa Zelda, fazendo com que vários aldeões invoquem soldados para prender Sahasrahla.

Kakariko Village ALttP
Kakariko Village no Light World

Quando Link recupera a Master Sword em Lost Woods, Kakariko Village é invadida por soldados que forçam os aldeões a ficarem fechados em suas casas, além de atacarem o hyruliano. Ao libertar o pássaro do Flute Boy aprisionado dentro do catavento no centro do vilarejo, Link recebe o apito do Flute Boy no Dark World, que permite a ele viajar rapidamente para locais específicos no Light World — para isso, basta chamar a ave com o apito recebido do Flute Boy.

A casa de Blind the Thief, líder de uma gangue de ladrões, também se encontra no vilarejo e servia como esconderijo para seus companheiros, mas quando Link a visita, encontra a residência vazia e alguns baús esquecidos pelos gatunos. A contraparte de Kakariko Village no Dark World é Village of Outcasts, uma cidade conhecida por sua corrupção e os vários ladrões que vagam livremente; para a surpresa de Link, Blind the Thief é o chefe da quarta dungeon do Dark World, Thieves’ Town.

Ocarina of Time (N64/3DS)

Neste título para N64, Kakariko Village está ao nordeste de Hyrule, próximo a Hyrule Castle Town e ao sopé da Death Mountain. A cidade também serve como porta de entrada para diversos locais, como o Shadow Temple, Bottom of the Well e Graveyard.

Durante o jogo, Link descobre que Kakariko Village foi fundada pelos Sheikah, os guardiões da família real hyruliana e que uma vez chamaram o local de lar. Impa, que também nasceu e foi criada em Kakariko, permitiu que os plebeus passassem a habitar a cidade e, devido a isso, ela foi considerada a líder de Kakariko Village, além de transformar o vilarejo em uma grande cidade tão populosa quanto Hyrule Castle Town.

Em Ocarina of Time, Kakariko Village passa a ser um dos locais mais visitados por Link durante sua aventura. A cidade possui diversas atrações, como o moinho de vento, loja de poções e um bazar. Diz-se, ainda, que no cemitério descansam as almas de diversos hyrulianos, a família real hyliana e Sheikah.

Kakariko Village OoT 3D
Kakariko Village na remasterização para 3DS

Além de diversos itens importantes, como Lens of Truth e o Hylian Shield, Link também aprende importantes músicas para a Ocarina, incluindo Song of Storms, Sun’s Song e Nocturne of Shadow, em Kakariko Village. Na House of Skulltula, o herói pode receber vários prêmios dependendo de quantos Golden Skulltula Tokens ele obteve durante a aventura.

Quando jovem, Link se depara com um vilarejo em construção, dado que Impa procurava transformá-lo em uma cidade de verdade. No entanto, em sua forma adulta, o aventureiro descobre que os moradores de Hyrule Castle Town se refugiaram em Kakariko Village após um ataque comandado por Ganondorf.

Depois que a Princesa Ruto desperta como Sage of Water, Link descobre o vilarejo em chamas e Sheik conta ao menino que o espírito sombrio, outrora selado por Impa, fugiu do poço e foi o responsável pelo incêndio; embora Kakariko Village tenha sido consumida pelas chamas, Blue Juggler e vários outros residentes se uniram para parar o incêndio.

Quando Link recobra a consciência após ser derrotado pelo espírito, Sheik explica a ele que Impa foi ao Shadow Temple para tentar selar novamente o espírito. Com isso, o jovem descobre que ela é uma dos seis Sages e parte para o auxílio de Impa com ajuda de Sheik, que ensina ao herói a melodia de Nocturne of Shadow.

Four Swords Adventures (GC)

Kakariko Village FSA
Kakariko Village em chamas
Em Four Swords Adventures, Kakariko Village é o segundo estágio do nível The Dark World e está situado a noroeste de Hyrule, em meio à escuridão conhecida como Dark World. Os Links chegam à vila em busca do Dark Mirror e descobrem que a cidade foi invadida por ladrões e incendiada pelos Shadow Links.

Os quatro heróis, então, capturam os bandidos e apagam o fogo antes de partirem para o Temple of Darkness. Kakariko Village não possui nenhuma característica marcante ou importante, sendo apenas um vilarejo simples e repleto de casas igualmente simplórias.

Twilight Princess (GC/Wii/Wii U)

Em Twilight Princess, Kakariko Village está localizada na província de Eldin, logo abaixo da Death Mountain e a sudeste do Hyrule Field. Além dos vários residentes, é possível encontrar lojas, uma pousada, um santuário, uma nascente e uma fonte termal. No cemitério atrás do santuário está a lápide do Rei Zora.

De acordo com Rutela, Kakariko Village é considerada um "lugar sagrado para o povo Zora", pois é onde eles têm seu descanso eterno. Além de eventos importantes da trama se passarem nesta vila, Link pode comprar, entre outras coisas, o Hylian Shield e a Zora Armor.

Assim que Link devolve a luz à Província de Eldin, o herói descobre que Renado, o xamã da vila, acolheu crianças Ordon depois que as Shadow Beasts as deixaram para morrer. O jovem, então, recebe a tarefa de recuperar a segunda Funded Shadow, a fim de expurgar o mal do solo sagrado dos Gorons.

No entanto, depois de tentar escalar a Death Mountain sem sucesso, Link retorna a Kakariko para encontrar uma Epona selvagem sendo controlado por Bulblins e facilmente a domestica. O herói, então, cavalga até a Ordon Village para perguntar ao prefeito Bo como ajudar os Gorons.

Kakariko Village TP
Kakariko Village é o lugar sagrado dos Zora
Mais adiante no jogo, o jovem herói deve liderar a caravana de Telma de Hyrule Castle Town até Kakariko, a fim de transportar o príncipe Ralis, que estava à beira da morte, até Renado, a única pessoa capaz de salvar o menino Zora. Depois de chegar com sucesso ao vilarejo e confiar Ralis aos cuidados dos habitantes de Kakariko, a rainha Rutela, por meio de uma aparição, diz para Link seguir até o cemitério, onde ela o recompensa com a Zora Armor por ter salvado seu filho antes que ela passasse para a vida após a morte.

Depois de obter o Mirror Shard no Temple of Time, Link recebe uma carta de Renado pedindo para que o herói retorne a Kakariko, pois ele tem uma pista sobre como restaurar a memória de Ilia. Ela eventualmente recupera sua memória com a ajuda de Horse Call, um item que Illia deu a Link dentro do santuário para ajudá-lo em sua aventura.

Kakariko Village é vista pela última vez durante os créditos finais, quando as crianças Ordon estão se despedindo de Luda e Renado, enquanto se preparam para retornar a Ordon Village com a ajuda de Rusl e sua caravana.

A Link Between Worlds (3DS)

Kakariko Village ALBW
Entrada de Kakariko Village
Neste jogo para 3DS, Kakariko Village tem uma aparência quase idêntica à de A Link to the Past, localizado na parte oeste de Hyrule, diretamente ao sul de Lost Woods e ao norte do deserto. Existem inúmeras lojas, comerciantes e edifícios na cidade, além de seu próprio catavento, localizado na mesma posição que em sua encarnação no terceiro jogo da franquia.


Em Kakariko, Link também pode participar do minijogo Fortune's Choice, localizado no lado leste da cidade, após o herói aprender a usar o SpotPass com Gramps. A contraparte loruleana da vila de Kakariko é a Thieves’ Town, onde o herói encontra o retrato de Sage Osfala no Thieves’ Hideout.

Existem três Maiamais escondidos no vilarejo: um no topo do telhado com uma pedra; um atrás da casa da Lady Cucco, enterrado na areia; e um na árvore a sudoeste da cidade. Cada um deles requer um item específico para ser resgatado — respectivamente, Cucco, Sand Rod e Pegasus Boots.

Breath of the Wild (Wii U/Switch)

Em Breath of the Wild, Kakariko Village é um assentamento na região de West Necluda de Hyrule, ao norte de Dueling Peaks, e que 100 anos atrás, durante a Grande Calamidade, conseguiu evitar o ataque do Guardian. O assentamento possui várias casas, jardins e uma seleção de lojas, incluindo High Spirits Produce, um armazém geral onde os viajantes podem comprar alimentos e suprimentos locais; Shuteye Inn, uma pousada onde os viajantes podem descansar; The Curious Quiver, loja especializada em flechas; e Enchanted, uma butique que vende armaduras.

Após completar os quatro Ancient Shrines no Great Plateau, Link descobre que Old Man, na verdade, é o ex-rei de Hyrule, Rhoam, e aprende mais sobre a Calamidade. O aventureiro, então, viaja para leste até a Vila Kakariko, onde se encontra com Impa.

Após sua chegada, várias pessoas reconhecem Link devido à sua Sheikah Slate, sendo elas Nanna, que trabalhava com tecnologia milenar; sua neta Lasli; e os guarda-costas de Impa, Cado e Dorian. O fazendeiro Steen até comenta sobre Link se parecer com o Hylian Champion de um século antes, mas logo volta atrás em suas palavras, pois o aventureiro não possui a Master Sword.

Kakariko Village BotW
A versão de Breath of the Wild é a mais diferente se comparada às outras
Link é apresentado à neta de Impa, Paya, que após notar a Sheikah Slatel, afirma que o protagonista realmente é o herói do qual sua avó lhe falava e o incentiva a se encontrar com ela. Impa, ao perceber que o herói havia perdido a Memory relativa a esse reencontro, conta a ele a história das Divine Beasts, incitando-o a libertá-las da influência maligna de Ganon.

Posteriormente, uma antiga herança de Sheikah encontrada dentro da casa de Impa é roubada, angustiando muito a ela e Paya. Elas suspeitam que alguém deve ter se infiltrado em sua casa durante a noite e pedem que Link investigue. É revelado que Dorian, um dos porteiros do Impa, já foi um membro do Clã Yiga, e que ele avisou um Yiga Blademaster sobre o antigo espólio capaz de preservar as vidas de Impa e Paya. Uma vez recuperado, Link pode usá-lo para acessar o santuário Lakna Rokee.

Estilisticamente, a Kakariko Village de Breath of the Wild é a que mais se diferencia de suas encarnações anteriores, que possuíam uma aparência medieval. Em Breath of the Wild, a vila é um assentamento Sheikah, com uma estética que lembra vários períodos históricos do Japão, como Asuka e Jōmon.

Muitos Sheikah viveram em Kakariko em algum momento. Todos os pesquisadores foram originalmente acomodados no vilarejo em algum ponto antes de se mudarem para os Tech Labs, assim como Pikango antes de decidir viajar pelo mundo em busca de paisagens cênicas. Granté é o único que não morou em Kakariko, dado que ele nasceu e foi criado no Akkala Ancient Tech Lab, antes de se estabelecer em Tarrey Town.

Enquanto eu pesquisava as informações para elaborar esta matéria, descobri que existe um easter egg muito interessante em A Link to the Past: dentro de uma das casas em Kakariko Village, há um quadro do Mario e, se Link o empurrar, poderá ganhar alguns rupees extras. Você já sabia disso?

Meu primeiro contato com Kakariko Village foi em Ocarina of Time, e o seu?

E ainda em clima de comemoração, não deixe de conferir outras matérias sensacionais sobre The Legend of Zelda, como a história por trás da franquia e algumas das pessoas que ajudaram a construir o legado de Link e Zelda nestes 35 anos.

O Atlas de Hyrule

Fonte: Zelda Wiki
Revisão: Vladimir Machado
Capa: Leandro Alves


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google