Stage Select

O Atlas de Hyrule: Zora’s Domain ao longo dos anos

“Uma marca registrada dos artistas estimados que o fizeram, um símbolo eterno do orgulho dos Zora”.




Zora's Domain, também conhecido como Land of the Zoras em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, é um local recorrente na franquia The Legend of Zelda. Entre os títulos principais da série, esse local é palco de momentos importantes em Ocarina of Time, Twilight Princess, A Link Between Worlds e Breath of the Wild.


Em cada um desses títulos, porém, Zora’s Domain aparece com significativas mudanças arquitetônicas e geográficas, ainda que sempre tenha certos elementos comuns e seja o lar da raça aquática chamada Zora. Confira nesta matéria o conceito comum por trás de Zora's Domain, sua origem e sua evolução no decorrer da série.

A Link to the Past (SNES)

A raça Zora está presente em muitos títulos de The Legend of Zelda, mas só encontramos um lar para essa raça a partir de A Link to the Past (SNES). Nesse clássico do Super Nintendo, é possível chegar a uma região com um rio que começa em uma cachoeira, a Zora's Waterfall. Nessa região, é possível travar batalhas com muitos Zora e encontrar um Piece of Heart, que aumenta a vida máxima de Link, e os Zora's Flippers, que lhe permitem nadar e mergulhar.

Desde então, esse local de A Link to the Past tem servido de inspiração para formular o lar dos Zora nos mapas de The Legend of Zelda, mas só a partir de Ocarina of Time que um grupo deles, Zora Tribe, não aparece como hostil a Link em suas aventuras. Pelo contrário, os Zora dessa tribo aparecem como importantes aliados no decorrer da narrativa. E passou a ser assim, pelo menos nos títulos da série para consoles. Já em Oracle of Ages (GBC), curiosamente, coexistem os Zora inimigos, hostis a Link, e o grupo pacífico de Zora que o ajuda em sua jornada.

Ocarina of Time (N64/3DS)

Em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Zora's Domain encontra-se no nordeste de Hyrule, em uma grande área cavernosa repleta de água e com uma grande cachoeira — inspirada em Zora's Waterfall — fluindo do topo até a área inferior. A nascente da água é chamada de Zora's Fountain. Na prática, trata-se de um reino cujo rei Zora possui uma filha, Princesa Ruto, de significativa relevância nas aventuras de Link.




Assim como em A Link to the Past, a única maneira de chegar ao território dos Zora, a princípio, é passar por um riacho chamado Zora's River, mas também é possível acessá-lo por uma entrada secreta, escondida debaixo da água no Lago Hylia (Lake Hylia). De todo modo, só possuem permissão de entrar no reino aqueles que guardam alguma conexão com a realeza de Hyrule.

Ainda na primeira parte do jogo, a primeira visita de Link ao domínio ocorre em sua juventude, durante sua busca por uma jóia (Zora's Sapphire), que é a terceira Pedra Espiritual (Spiritual Stone) necessária para abrir a Door of Time do Temple of Time. Para acessar Zora's Domain, o jovem Link prova essa conexão ao tocar a música Zelda's Lullaby em frente a uma cachoeira aparentemente intransponível no final do referido rio.




Desse modo, a cachoeira divide-se momentaneamente em duas, abrindo passagem para o Herói do Tempo. Pouco tempo depois, o pequeno Link vê-se em uma aventura dentro da barriga de Jabu-Jabu, em Zora's Fountain, para resgatar a Princesa Ruto, recebendo em troca a desejada pedra espiritual.

Sete anos depois, após Link ter retirado a Master Sword do pedestal do Temple of Time, o Herói do Tempo descobre que a entrada do Lago Hylia foi bloqueada por gelo e encontra Zora's Domain completamente congelado. Os únicos da raça que habitam o local é o Rei Zora e um lojista, mas ambos — como explica Sheik — estão congelados pelo amaldiçoado gelo vermelho (Red Ice) que só pode ser derretido com fogo azul (Blue Fire).




Para resolver o problema, Link, com a ajuda da princesa Ruto — uma sábia de Hyrule —, precisa se aventurar no temido Templo da Água (Temple of Water). O objetivo é destruir a fonte da maldição, Morpha, e eventualmente restaurar Zora's Domain — evento que só será mostrado nos créditos finais do game.

Twilight Princess (GC/Wii/Wii U)

Em 2006, Zora's Domain retorna aos consoles domésticos da Nintendo em The Legend of Zelda: Twilight Princess, relançado em versão HD em 2016 no Wii U. Trata-se de um título da série que se passa na Era do Crepúsculo (The Twilight Era), na linha do tempo do jovem link, mas muitos anos depois de Ganondorf ter sido derrotado em Ocarina of Time.

Em Twilight Princess, Zora's Domain localiza-se na Província de Lanayru e serve como fonte de água para Hyrule. Semelhante ao que acontecia com a mencionada cachoeira de Ocarina of Time, o fluxo da água vem da sala do trono, situada acima do domínio, passa por vários locais por meio de um rio e acaba no Lago Hylia. A única forma de acessar Zora's Domain, fora Warping, é passar pela região de Snowpeak.




Quando Link visita Zora's Domain pela primeira vez em Twilight Princess, ele descobre — assim como o Link adulto de Ocarina of Time — que o domínio foi completamente congelado, e todos os Zora estão presos sob a espessa camada de gelo. Por consequência, o rio de Zora secou, ​​assim como o Lago Hylia. Nesse contexto, Link deve deformar um Fragmento Derretido da Montanha da Morte, com a ajuda de Midna, e jogá-lo na sala do trono, o que fará com que o gelo se estilhace e permita que a água flua novamente.

Feito isso, com o reino dos Zora descongelado e seus habitantes seguros, Wolf Link e Midna começam a sair da sala do trono quando Rutela faz uma aparição diante deles, parando-os em seu caminho de saída. Ela os agradece por salvar seu reino e seu povo, e os informa sobre seu infeliz destino. Rutela pede a Link para salvar seu filho Ralis e promete dar a ele a Armadura Zora em troca, que é necessária para entrar no Templo Lakebed.








Mais tarde no jogo, após Link obter o Brinco de Coral do Príncipe Ralis, o jogador deverá revisitar Zora's Domain para pescar em uma área conhecida como Rochas de Mãe e Filho (Mother-and-Child Rocks). É aqui que habita o Reekfish, um raro espécime de peixe, único na aldeia Zora. Assim que Link conseguir pegar um Reekfish, ele será capaz de pegar o Reekfish Scent, necessário para navegar por Snowpeak.

A Link Between Worlds (3DS)

Zora's Domain aparece novamente em The Legend of Zelda: A Link Between Worlds como a residência da Rainha Oren e seus subordinados da mesma raça. O local possui traços que lembram a aparição do reino em Twilight Princess, como a sala do trono em formato semicircular, porém com uma arquitetura mais simples; só um pouco mais elaborada que a de seu antecessor espiritual, A Link to the Past. E assim como no título de SNES, Link também consegue, nesse local, suas Nadadeiras (Flippers).




Quando Link visita o domínio da Rainha Oren pela primeira vez, ele se depara com o Shady Guy, que roubou a Smooth Gem de Oren. Isso causa discórdia entre os Zora, já que Oren começa a inchar incontrolavelmente sem sua joia. Depois que Link devolve a Smooth Gem roubada, Oren dá ao jovem herói as Flippers de Zora em sinal de gratidão.

Breath of the Wild (Wii U/Switch)

Em Senhor dos Anéis, de Tolkien, há uma fala memorável a respeito das estradas da Terra-média:
“Ele costumava dizer que havia apenas uma Estrada; que era como um grande rio: suas nascentes estavam a cada porta, e cada caminho era seu afluente. 'É um negócio perigoso, Frodo, sair pela sua porta', ele costumava dizer. 'Você entra na estrada, e se você não mantiver os pés, não há como saber para onde você pode ser levado.'”
Acho que essa descrição das estradas da Terra-média também é muito apropriada para descrever a interconexão das estradas de Hyrule de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. É possível chegar a quase qualquer lugar simplesmente seguindo as estradas e não há como prever onde você vai parar ou o que vai descobrir pela frente. Uma dessas surpresas pode ser Zora's Domain: uma engenhosa e majestosa construção arquitetônica em meio a um ambiente tão acidentado.




Perto da foz do rio Zora existe uma placa de sinalização. A estrada bifurcada se ramifica ao norte e ao leste; o caminho da esquerda leva à "montanha da garganta da morte" e o à direita ao Domínio dos Zora (Zora's Domain). Ao pegar a estrada do leste, a trilha será longa, repleta de relevos, sinuosa e tortuosa, além de recheada de inimigos (especialmente durante a noite).

Ao longo deste caminho, é possível encontrar uma grande e iluminada inscrição inserida na encosta (há muitas outras espalhadas pelo vale). Tal inscrição dá uma boa introdução sobre a fundação da civilização dos Zora e da origem de seu engenho arquitetônico:
“Uma vez a cada 10 anos, a região de Lanayru experimenta chuvas invulgarmente fortes. O Rio Zora sempre inundava. As marés danificaram não apenas nosso domínio, mas também nosso povo, levando embora pobres almas e causando grande sofrimento e desordem. O rei Zora daquela época, depois de buscar ajuda do rei de Hyrule, cavalgou para ver o que poderia ser feito. Ao juntar-se o gênio arquitetônico dos Zora à proeza tecnológica de Hyrule, o Reservatório do Lago Lestefoi construído rapidamente. Graças a essa parceria frutífera, Hyrule não foi mais afetada por essas inundações devastadoras. Em agradecimento, o rei Zora prometeu ao rei de Hyrule administrar o nível do reservatório para proteger Hyrule de inundações. Cada rei Zora desde então manteve esse juramento, vigente há 10.000 anos. É por isso que o reservatório significa nosso vínculo com Hyrule.”
Assim como em Twilight Princess, Zora's Domain encontra-se novamente na província/região de Lanayru. Contudo, para chegar até o lar dos Zora, agora é preciso atravessar uma ponte sobre o Lago Ruto. Na entrada do reino, destaca-se um grande peixe de pedra (que representa o Lord Jabu-Jabu) e, na praça central, uma estátua de Mipha — princesa dos Zora e um dos cinco Campeões (Champions) de Hyrule.







Quando Link chega no local pela primeira vez, desde a morte da campeã e princesa Mipha (encarregada de pilotar a Besta Divina Vah Ruta), o Domínio é governado pelos demais membros da família real: o Rei Dorephan e seu filho Sidon.
"O domínio é uma escultura gigante, um feito da arquitetura que atraiu admiradores de todo o mundo. Nosso grande domínio sempre será uma marca registrada dos artistas estimados que o fizeram, um símbolo eterno do orgulho dos Zora." — Rei Dorephan, Breath of the Wild
O projeto estrutural é circular, o que remete às aparições anteriores de Zora's Domain. Entretanto, agora a arquitetura local é coberta de adornos singelos e sinuosos, pilares e arcos não mais em estilo clássico, desenhos ondulados incrustados no chão e nas paredes e cor e iluminação azuladas.

Por todo lado, as curvas e a iluminação lembram as ondas do mar, principalmente nos padrões em que ele era representado na arte do medievo oriental. Entre outras claras inspirações para a arquitetura, destacam-se ainda os traços do movimento francês Art Noveau, pelo estilo delicado e ondulado com que foram desenhados os padrões das escadas, dos corrimões, dos pilares e muitos outros elementos do cenário.
O Rio Amarelo  Rompe seu Curso, de Ma Yuan (1160–1225)
Escadaria da Art Noveau do Hotel Tassel, em Bruxelas, Bélgica
Quanto ao enredo relacionado a Zora's Domain, por se tratar de um jogo ainda relativamente recente, não é desejável expor muitos spoilers a respeito. Mas, de modo geral, cabe mencionar que se trata de um conteúdo que, como quase tudo no jogo, é “opcional”, visto que se pode chegar ao final da história sem sequer passar pela região.

No entanto, caso o jogador esbarre nesse local, além de poder fazer novas missões opcionais por lá; poderá se aventurar com o príncipe Sidon em uma aventura que envolve uma das quatro bestas divinas, aquela antigamente pilotada pela princesa Mipha.

Zora's Domain no passado e no futuro

E você, já jogou alguns dos jogos mencionados nesta matéria? Em Breath of the Wild, você explorou Zora's Domain? O que achou? Particularmente, é meu local favorito desse último título da série.

E como você imagina que o lar dos Zora poderá reaparecer no futuro? Será que repetirão o estilo Art Noveau de Breath of the Wild ou retornarão ao estilo mais clássico ou ainda à ambientação rústica e cavernosa de Ocarina of Time? E a relação entre os Zora hostis e os Zora pacíficos? Será melhor explicada em títulos posteriores? Participe nos comentários.
E já que estamos falando da história de The Legend of Zelda, aproveite ainda a comemoração do seu 35º aniversário para conferir a cronologia da série e sobre outras localidades em nosso Atlas de Hyrule.

O Atlas de Hyrule


Revisão: José Carlos Alves
Capa: Leandro Alves



Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google