Stage Select

O Atlas de Hyrule: Rito Village e as habitações de seu povo ao longo dos anos

Conheça a casa de uma das tribos mais charmosas do universo de The Legend of Zelda, que no passado viveu em uma ilha vulcânica.

Apesar de ter estreado na franquia somente em Wind Waker, a raça dos Rito já conta com uma história rica no universo de Zelda, repleta de personagens singulares e, sobretudo, habitações luxuosas. Uma delas é a Rito Village, que se apresenta como um dos locais mais charmosos de Breath of the Wild, com cabanas de madeira e uma arquitetura única.

Seguindo com o nosso Atlas de Hyrule, iremos conhecer agora mais detalhes da casa dos Ritos, que se situa no noroeste de Hyrule. Dentro desse passeio de tirar o fôlego, também retornaremos ao passado para relembrar outra habitação que já abrigou a raça, que é a Dragon Roost Island. Com o itinerário traçado, apertem os cintos, pois estamos prestes a fazer um voo alto para visitar as casas da tribo conhecida por suas habilidades aéreas. 

Visitando a vila dos Ritos

Em uma ilha no centro do Lago Totori, que banha a região Tabantha Frontier, se encontra a imponente Rito Village, construída em torno de um esguio e alto pilar rochoso. Ela é formada por muitas cabanas, escadas e passarelas de madeira, sendo notavelmente conhecida por sua arquitetura vertical. Entre os andares, os visitantes podem encontrar residências e muitos estabelecimentos, como a pousada Swallow's Roost, além de lojas que comercializam comida, utensílios e armaduras.



Um item imperdível para se comprar em Rito Village são as roupas no estilo Snowquill. Este tipo de vestimenta é fabricada pelos próprios Ritos e garante resistência ao frio com suas camadas, o que é extremamente útil na hora de explorar a região: por mais que a aldeia tenha um clima agradável, os seus arredores são compostos por montanhas altas e repletas de neve, que podem fazer Link perder pontos de vida lentamente. Logo, antes de sair explorando a região, é extremamente recomendável uma visita ao Brazen Beak, que é uma das principais lojas da vila, gerenciada pelas aves Nekk e Huck.

Batendo um papo com os moradores do vilarejo, também é possível conhecer muitos elementos ligados à tribo e sua história. Os Rito contam com habilidades e conexões notórias, como sua proximidade a música. Os jovens da região, por exemplo, costumam praticar aulas de canto no Warple’s Nest, que abriga uma das quests mais legais de Breath of the Wild e que envolve um recital dos pequenos pássaros.

Os Ritos naturalmente possuem aptidão para o voo, esbanjando manobras ousadas e reconhecidas por toda a vastidão de Hyrule. Ao jogarmos Breath of the Wild, entretanto, os habitantes da Rito Village nos contam que não podem explorar o céu e voar propriamente há anos. O motivo é a presença da Divine Beast Vah Medoh, controlada pela Calamity Ganon e que está diretamente ligada à história de Hyrule. 

Seu papel em Breath of The Wild

A Rito Village desempenha um papel crucial na campanha de Breath of the Wild, o que pode ser visto tanto no momento em que o jogo se passa, quanto nas memórias recuperadas por Link que envolvem Revali, o campeão dos Ritos. Escolhido por Zelda, o pássaro talentoso participou da tarefa que queria impedir o retorno de Ganon, tendo recebido o dever de operar Vah Medoh, uma das quatro Divine Beast, que poderia salvar o mundo da destruição. Todavia, como sabemos, nossos heróis não foram bem sucedidos.

Após os trágicos incidentes, que se passam cem anos antes de Breath of the Wild e incluem a morte de Revali, a vila dos Ritos é dominada pela melancolia que toma conta de Hyrule. Além de terem perdido o seu campeão, a tribo também passa a ter de lidar com as ameaças da Divine Beast Vah Medoh, que está sendo controlada pelos espíritos de Ganon e circula nas proximidades. Infelizmente, a máquina ancestral em forma de ave impede os moradores de voarem, atacando todos que tentarem chegar aos céus.

Tendo que lidar com os assombros do passado no presente, o Povo Pássaro encontrou uma forma para honrar a memória de seu campeão com a Revali's Landing, uma plataforma de pouso situada no topo da Rito Village. No passado, a estrutura era usada pelo próprio Revali para praticar suas manobras aéreas, o que a tornava em um espaço popular entre os moradores. Contudo, com a presença de Vah Medoh no presente, o deck deixou de ser usado pela população.


Mesmo estando literalmente nas sombras das forças de Ganon, a Rito Village em Breath of the Wild ainda é um passeio divertido, exibindo vistas espetaculares graças à arquitetura singular. Dessa forma, a região se mostra extremamente aconchegante, principalmente para quem busca se proteger das temperaturas baixas, encontradas em seus arredores montanhosos. Quem diria que, no passado, a mesma tribo costumava viver em uma ilha vulcânica extremamente quente: a Dragon Roost Island de Wind Waker.

As semelhanças com a Dragon Roost Island

Conhecida por abrigar o espírito do céu Valoo, a Dragon Roost Island é a casa dos Ritos, que são os responsáveis pelo sistema de correspondência em Wind Waker. O principal aspecto da ilha é a presença de um vulcão imenso, o qual abriga em seu interior as casas da tribo. Dentro da montanha também se encontra uma das primeiras dungeons do jogo: a Dragon Roost Cavern, conhecida pelos lagos de lava e pela presença das flower bombs.

Ao contrário das moradias da tribo em Breath of the Wild, a Dragon Roost Island é um pouco mais tímida em exuberância. Em parte, isso ocorre pois a localização exibe menos construções, sendo a maioria das casas formadas pelas cavernas do vulcão, que não apresentam cores vivas. Entretanto, há algumas similaridades entre as Rito Village e Dragon Roost Island que merecem ser abordadas.

A principal delas é justamente a mesma imponência vertical. O vulcão da Dragon Roost Island é tão alto que pode ser visto praticamente por todo o Great Sea. Dessa forma, o Povo Pássaro criou suas moradias dentro das estruturas vulcânicas, formando diferentes andares habitáveis. Ou seja, o mesmo que fizeram em torno do pilar rochoso no Lago Totori, baseando-se em uma disposição também vertical.


Outra grande semelhança é que as locações ostentam trilhas sonoras que compartilham de uma mesma melodia – por sinal, uma das melhores da franquia. Basta um passeio em Rito Village e Dragon Roost Island para notar que a sonoridade entoada é praticamente a mesma, mudando apenas a velocidade e alguns instrumentos: enquanto em Wind Waker temos o uso de castanholas e flautas que parecem combinar mais com o clima quente do vulcão. Em Breath of the Wild há uma calmaria, com toques de piano que harmonizam com as outras canções da trilha sonora. Desse modo, mesmo com diferenças geográficas evidentes, é fácil de identificar a essência dos Ritos, seja dentro de um vulcão ou nas proximidades das montanhas congelantes. 

Voando como Revali

Como visto, não foram apenas os personagens singulares e momentos de protagonismo que tornaram os Ritos, como Revali, em elementos marcantes nas jornadas de Zeldas: suas casas, da mesma forma, também conquistaram nossos corações. De cima a baixo, tanto Rito Village quanto Dragon Roost Island merecem ser visitadas, nem que seja só para ouvir as trilhas entoadas e apreciar a vista de Hyrule, em um breve passeio.

O Atlas de Hyrule

Revisão: Felipe Fina Franco


Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google