Stage Select

O Atlas de Hyrule: Gerudo Desert e seus similares ao longo dos anos

Continuando nosso atlas, trazemos os principais desertos de The Legend of Zelda.


Quando falamos sobre os desertos de Hyrule, o primeiro que vem à mente é o Gerudo Desert. Lá encontramos as areias mais famosas de Hyrule, assim como o lar do povo Gerudo e locais bem importantes para a história de The Legend of Zelda. Mas, além do Gerudo, também temos outros desertos que possuem a sua importância para a franquia e ajudam a entender a linha do tempo de Hyrule.


Dessa vez nosso atlas começa com o segundo jogo da série, já em Zelda II: The Adventure of Link (NES) somos apresentados aos primeiros desertos da franquia, Tantari e Parapa. Então, dá play nessa trilha sonora e vem com a gente.

Zelda II: The Adventure of Link (NES)

Em Zelda II, Link passa por dois desertos durante a sua aventura, ambos localizados na parte ocidental de Hyrule. Um deles é o Deserto Tantari (Tantari Desert), uma pequena planície arenosa que fica ao norte do castelo. A única coisa que encontramos nesse deserto é uma caverna solitária. Porém, Tantari tem sua importância no enredo do jogo; nas profundezas de sua caverna está escondido um troféu que foi roubado de uma moradora da Vila Ruto. Ao recuperar esse troféu, Link ganha a habilidade de pular duas vezes mais alto.

Mais além, encontramos o Deserto Parapa (Parapa Desert). O local também é a casa do Palácio de Parapa, a primeira dungeon do jogo. A jornada de Link até esse deserto passa primeiro pela cidade de Rauru, onde ele recebe instruções de como chegar ao local. Ao sul do deserto é possível encontrar um Pedaço de Coração, além de uma caverna que conecta o deserto à floresta de Rauru.
Tantari e Parapa
Os dois primeiros desertos de Hyrule não trazem nenhuma referência ao povo Gerudo e não foram vistos novamente em outros jogos da franquia, embora tenham aparecido na série animada Captain N: The Game Master.

A Link to the Past (SNES) / A Link Between Worlds (3DS)

Ao sudeste de Hyrule encontramos o Deserto do Mistério (Desert of Mystery), uma localidade presente em A Link to the Past e revisitada em A Link Between Words. A paisagem repleta de cactos se tornou lar ideal para os Geldman, criaturas feitas de areia que vivem abaixo do deserto e só aparecem para atacar Link. Além deles também são encontrados muitos Vultures por lá, que são uma espécie de urubu.

Desert of Mystery em a Link to the Past
A nordeste do deserto, é possível encontrar o sábio Aginah em uma caverna; ele é um dos descendentes dos Sete Sábios, um grupo recorrente em The Legend of Zelda que ajuda Link em sua jornada. Nessa mesma caverna é possível encontrar um Pedaço de Coração ao explodir uma das paredes.

Ao sul do deserto existe uma passagem escondida para o Dark World, levando ao Swamp of Evil, sua contraparte nesse outro mundo. O Dark World funciona como um meio para que Link acesse outras áreas do deserto, incluindo uma caverna no extremo norte, onde é possível encontrar mais um Pedaço de Coração.

O mesmo acontece em A Link Between Worlds, já que Link só consegue acessar certas partes do deserto passando antes pelo mundo de Lorule, utilizando uma fissura na Misery Mine, contraparte do deserto nesse jogo. Além disso, Link precisa do item Sand Rod para criar plataformas de areia que o ajudam a desbravar o deserto.
Link utilizando a Sand Rod
A grande dungeon em ambos os jogos é o Desert Palace, local onde é encontrado o Pendant of Wisdom em A Link to the Past e onde Link resgata a bruxa Irene, uma das sete sábias nesse jogo.

Link’s Awakening (GB/Switch)

Apesar de não se passar em Hyrule, Link’s Awakening também possui o seu próprio deserto. Localizado na parte sudeste da Koholint Island está o Deserto Yarna (Yarna Desert), um local cheio de cactos, areia movediça e muitos esqueletos de pessoas e criaturas que foram consumidos pelo deserto.

Para acessá-lo é necessário despertar uma morsa bem preguiçosa que está dormindo por ali. Com a ajuda de Marin, Link desperta a criatura com a canção “Ballad of the Wind Fish” e tem acesso ao local. É interessante notar que veremos morsas novamente no deserto em Breath of the Wild (Wii U/Switch), como criaturas totalmente adaptadas ao ambiente árido e treinadas pelo povo Gerudo como meio de transporte pela areia.
Marin canta para a morsa na entrada do deserto
Não há muito que fazer nesse deserto; ao norte é possível encontrar a centopeia Lanmola em um poço de areia movediça. A batalha com esse mini boss garante a Link o item Angler Key, uma chave que dá acesso à quarta dungeon do jogo, Angler's Tunnel. No subterrâneo do deserto também é possível encontrar uma caverna que esconde um Pedaço de Coração.

Ocarina of Time (N64/3DS)

Ocarina of Time é o primeiro jogo da franquia que apresenta o povo Gerudo e seu deserto, embora nesse jogo ele seja conhecido como Deserto Colossus (Desert Colossus). O povo Gerudo é uma raça composta exclusivamente por mulheres. Porém, a cada 100 anos, um homem nasce na tribo com o destino de se tornar o rei dos Gerudos; aqui estamos falando de Ganondorf, único homem dessa raça a aparecer na franquia. 

Em Ocarina of Time, a região do deserto é dividida em quatro partes, começando por Gerudo Valley, um vale escaldante que leva a Gerudo's Fortress, lar do povo Gerudo. Depois temos a Haunted Wasteland, uma parte do deserto que vive sob uma constante tempestade de areia e, por fim, o Desert Colossus, local onde está o Spirit Temple.

O Gerudo Valley é um caminho localizado a oeste de Hyrule, dividido por um grande abismo; abaixo é possível ver as águas do Rio Zora que leva ao Lago Hylia. O caminho é bem curto e, durante a infância de Link, é protegido por guardas que impedem a sua passagem; só é possível atravessar quando Link está adulto, após recuperar a Master Sword, mas, quando isso acontece, a ponte que atravessa o abismo está quebrada e é necessário utilizar o Longshot ou a égua Epona para cruzá-la.
Gerudo Fortress, lar do povo Gerudo
Ao chegar em Gerudo's Fortress, vemos que o local serve de esconderijo para o povo Gerudo, além de ser também uma prisão para qualquer pessoa que invada o local. A única forma de Link conseguir um passe livre pelo lugar é libertando os prisioneiros que ali estão, ganhando a admiração das guerreiras Gerudo e recebendo o item Gerudo Token. Este item também dá livre acesso à mini dungeon Gerudo Training Ground, em que Link ganha o item Ice Arrow, e ao mini game Horseback Archery Range, em que é possível ganhar o item Biggest Quiver, que permite carregar até 50 flechas.

Mas mais importante, o Gerudo Token garante acesso a Haunted Wasteland. O local é o início do deserto da região Gerudo e está sob uma constante tempestade de areia, tornando-o bem difícil de ser transposto, além de ser considerado assombrado. Para conseguir atravessar a região e chegar ao Desert Colossus, Link deve passar por dois desafios, o River of Sand e o Phantom Guide.

O River of Sand é uma travessia pelas areias movediças e para cruzar o local é necessário utilizar as Hover Boots ou o Longshot. Seguindo por uma série de bandeiras que indicam o caminho correto, o herói chega ao Phantom Guide. Ao utilizar as Lens of Truth, Link encontra um Poe, um tipo de fantasma que o guia até o fim do caminho até chegar ao Desert Colossus e a entrada do Spirit Temple.
Travessia pela Haunted Wasteland

O Desert Colossus tem esse nome em referência à grande estátua da deusa Gerudo cravada na entrada do Spirit Temple. Acredita-se que essa estátua foi feita pelo povo Gerudo como representação da Deusa da Areia. Devido a diferenças religiosas, essa deusa é considerada maligna pelo povo de Hyrule. 

O Spirit Temple serviu por um tempo como quartel general e esconderijo de Ganondorf e seus aliados, incluindo Nabooru, sua segunda em comando. Para navegar pelo templo, Link deve ir e voltar no tempo, já que algumas partes do local só estão disponíveis para seu eu criança. Quando Link atravessa todo o templo já adulto, ele enfrenta as bruxas gêmeas Kotake e Koume, também conhecidas como Twinrova. Essas gêmeas aparecem novamente em Majora’s Mask (N64).
Entrada para o Spirit Temple no Desert Colossus
Além disso, o Desert Colossus é o local onde Link aprende a canção Requiem of Spirit e encontra dois grandes itens do jogo dentro do templo, o Mirror Shield e as Silver Gauntlets. Também existem duas fontes de fadas por ali, uma localizada em um oásis que deve ser ativado com a Song of Storms, e outra escondida em uma parede, acessível após explodir a entrada com bombas; nessa fonte Link recebe o feitiço Nayru's Love.

Oracle of Seasons (GBC)

Mais uma aventura que não se passa em Hyrule, mas que tem um deserto que vale a pena ser notado. O Deserto Samasa (Samasa Desert) é uma região árida que fica no sudeste de Holodrum, região onde se passa o jogo. Este deserto possui muitos poços de areia movediça, que podem ou não levar a algumas áreas subterrâneas.
Samasa Desert em Oracle of Seasons

Nessas áreas é possível encontrar um Deku Scrub vendendo escudos por 150 rupees ou algumas cavernas infestadas de inimigos. Mas, no meio de todas essas cavernas escondidas, existe uma que contém o item Rusty Pirate's Bell, que deve ser recuperado por Link e devolvido ao capitão pirata que está naufragado no local.

Nessa busca pelo item, Link tem a ajuda do fantasma de um pirata que morreu no deserto e sabe exatamente onde o item está. Ao recuperar o sino perdido, os piratas conseguem retirar o navio do deserto e navegar para outras regiões.

Four Swords Adventures (GC)

O Deserto da Dúvida (Desert of Doubt) é o sexto estágio encontrado em Four Swords Adventures. Localizado a sudoeste de Hyrule, ele é dividido em três partes: o Desert of Doubt propriamente dito, o Desert Temple e a Pyramid. O deserto possui pequenas pirâmides e oásis espalhados por sua extensão, mas boa parte do local é atormentado por violentas tempestades de areia que fazem com que até os aventureiros mais experientes se percam para sempre.

O deserto também possui muitas armadilhas e poços de areia movediça e, por conta dessas condições hostis, poucas pessoas conseguem cruzar o deserto com suas "vidas" intactas. Apesar disso, a região se tornou lar das tribos Zuna e Gerudo. 

Pouco se sabe sobre os Zunas; a história que se conta é que seus ancestrais construíram as pirâmides do deserto, que se tornaram locais sagrados tanto para os Zuna quanto para as Gerudo. O povo Zuna possui pele esverdeada e traços culturais que remetem ao Oriente Médio e à Índia. As cabanas da vila Zuna são cobertas por flores gigantes, sugerindo uma ligação muito próxima ao cultivo de plantas.
Entrada para o Desert of Doubt

As tribos Zuna e Gerudo vivem em harmonia, porém Ganondorf desafia as leis locais e invade a pirâmide sagrada das tribos para roubar o Trident of Power, então os Link partem em uma jornada para tentar impedir que ele realize tal façanha. Essa jornada passa pelo Desert Temple, onde os Link enfrentam os Shadow Link e, por fim, pela Pyramid, onde eles descobrem que o tridente já não está mais no local, indicando que Ganondorf foi bem sucedido em seu roubo. 

Um fato curioso sobre o Desert of Doubt são os desenhos que existem logo na sua entrada, remetendo às Linhas de Nazca, existentes no deserto de Nazca no Peru. Existe também uma teoria de que o Desert of Doubt tenha relação direta com o Desert of Mistery, pois eles possuem uma região geograficamente parecida e certa semelhança entre o Desert Temple e o Desert Palace.

Twilight Princess (GC/Wii/Wii U)

Nesse jogo temos o primeiro deserto realmente chamado de Gerudo na franquia, e ele fica localizado na Desert Province, ao sudoeste de Hyrule. O deserto é uma região completamente isolada do restante de Hyrule, tendo sido abandonado há muitos anos. Embora seja chamado de Deserto Gerudo (Gerudo Desert), não vemos integrantes dessa tribo durante o jogo.

A única forma de chegar lá é utilizando o serviço Oasis Flight, localizado no Lake Hylia. Trata-se de uma espécie de canhão que atira Link até a região árida. Após chegar ao deserto, é possível ativar um dos portais utilizados por Midna para transportar Link por diversas áreas de Hyrule, facilitando esse acesso.

O deserto já serviu como prisão para os piores criminosos de Hyrule, porém, seu vasto território agora é apenas um local árido sem o menor sinal de vida, exceto pelos monstros que vivem por ali. A prisão mencionada se trata da dungeon Arbiter's Grounds, local onde encontramos a Mirror Chamber, um tipo de santuário a céu aberto protegido pelos Sábios e que guarda uma antiga relíquia conhecida como Mirror of Twilight.

Há muitos anos esse mesmo lugar serviu de tribunal para condenar Ganondorf pelos seus crimes. Porém, durante o julgamento feito pelos Sete Sábios, Ganondorf conseguiu se livrar de suas amarras, utilizando a Triforce do Poder, e matou o Sábio da Água no processo. O restante dos Sábios rapidamente prenderam Ganondorf e o exilaram no Reino do Crepúsculo.
Arbiter's Ground, a antiga prisão no deserto
Quando Link e Midna chegam a Mirror Chamber, eles descobrem que o Mirror of Twilight foi quebrado em quatro partes e precisam recuperá-las para poder abrir o portal para o Reino do Crepúsculo novamente.

O Gerudo Desert de Twilight Princess também é lar da Cave of Ordeals, uma caverna de 50 andares de profundidade que reserva um desafio diferente a cada andar para quem a desafiar.

Spirit Tracks (DS)

Em Spirit Tracks, a região do deserto é conhecida como Sand Realm, sendo dividida em três partes. Na primeira parte temos o Sand Sanctuary, casa do guardião Rael, um ser que ajuda Link a acessar o Sand Temple, local onde está guardado o Bow of Light, a arma mais importante da Princesa Zelda.

Porém, antes de acessar o Sand Temple, Link precisa passar por alguns desafios, sendo um deles um labirinto que possui uma dinâmica muito parecida com Lost Woods, conhecido como Forgotten Tunnels.
Entrada para o Sand Temple em Spirit Tracks
O Sand Realm possui algumas diferenças em relação aos outros reinos em Spirit Tracks. Para começar ele divide espaço com o Ocean Realm e o Fire Realm. Ele também possui menos estações, sendo consistido apenas pelo Santuário e pelo Templo. Além disso, Link encontra apenas um habitante do deserto durante sua trajetória pelo local.

Skyward Sword (Wii/Switch)

Localizado no coração da província de Lanayru, em Skyward Sword emos um dos desertos mais interessantes da franquia, o Deserto de Lanayru (Lanayru Desert). Isso porque é possível ver o local através do tempo, quando ele ainda era uma região verde e habitada por uma civilização tecnologicamente avançada e que utilizava robôs para realizar diversas tarefas, incluindo mineração.

A mudança climática levou a região antes próspera a se tornar um grande deserto ao longo dos séculos, esgotando os recursos naturais locais. Tudo o que resta agora são muitos perigos e um grande mar de areia onde antes existia um mar de verdade.

Para entrar no deserto é preciso antes passar pela Lanayru Mine, uma mina abandonada onde os antigos robôs mineravam Timeshift Stones, um tipo de pedra que servia como fonte de energia. Essas pedras, quando ativadas, permitem que o local volte no tempo e mostre toda a vida que existiu ali.

No deserto, temos uma das dungeons do jogo, a Lanayru Mining Facility. Ao passar por essa dungeon, Link chega ao Temple of Time, que se difere de seus antecessores por ser ao ar livre e por conter um portal do tempo.

Também na província de Lanayru temos o Lanayru Sand Sea; esse local antigamente foi um mar de verdade, mas devido às mudanças climáticas a água evaporou e sobrou apenas areia. Porém, ainda é possível navegar pelo antigo mar utilizando um barco equipado com uma Timeshift Stone. Nesse mar encontramos o Pirate Stronghold, uma mini dungeon que Link visita em busca da Nayru's Sacred Flame.
De boa navegando nas águas do deserto
Outro local de destaque no deserto é o Lanayru Gorge; aqui vive o Dragão do Trovão que dá nome a região, Lanayru.

Tri Force Heroes (3DS)

Tri Force Heroes é mais um jogo que não se passa em Hyrule, mas que possui um deserto em sua história. O sexto estágio de Tri Force Heroes leva nossos heróis à região das Dunas (The Dunes). O deserto possui muitos locais com areia movediça e algumas ruínas do que parece ser um antigo templo.

A primeira parte do deserto é conhecida como Infinity Dunes. Após passar por essa parte, os Link entram na fortaleza do deserto Stone Corridors, visitam o Gibdo Mausoleum e terminam sua jornada após o Desert Temple.

Breath of The Wild (Wii U/Switch)

Como tudo nesse jogo, nós temos o maior deserto da série. O Gerudo Desert é apresentado em Breath of the Wild com toda sua glória e grandiosidade. A vasta região desértica pode ser encontrada na parte sudeste de Hyrule, e em seu coração está localizada a Gerudo Town, uma cidade onde os homens são proibidos de entrar e antigo lar da campeã Urbosa. No tempo presente, Gerudo Town é liderada por Riju, atual chefe das Gerudo.

A cidade é próspera e em seu interior são encontradas muitas lojas que oferecem materiais e equipamentos a quem visitar o local. Também existe um hotel e um grande palácio em seu interior.

Com certa proximidade da cidade existe um pequeno oásis chamado Kara Kara Bazaar. O local possui poucos habitantes, sendo em sua maioria composto de mercadores que estabeleceram seu negócio por ali, além de nômades que utilizam o local como parada de descanso. O Deserto Gerudo também possui um segundo oásis mais ao sul, localizado no topo de uma grande elevação rochosa.
Algumas das ruínas encontradas no deserto
Ao leste do deserto, próximo à sua entrada, existem algumas ruínas do que parece ser um antigo templo, que consiste em um grande círculo formado por sete estátuas gigantescas conhecidas como As Sete Heroínas, consideradas protetoras da região de Gerudo. 

Outro grupo de ruínas também chama a atenção no deserto devido ao seu nome; elas são chamadas de Arbiter's Grounds, que remetem diretamente à antiga prisão encontrada no Deserto Gerudo de Twilight Princess. Contudo, apesar do mesmo nome, não existem similaridades entre as duas localizações.

Algo que chama a atenção de todos quando visitam o deserto é a presença da Divine Beast Vah Naboris, uma máquina gigantesca que lembra um camelo. Criada para servir como guardiã de Hyrule e lutar contra Calamity Ganon, Vah Naboris acabou corrompida pela calamidade na guerra de 100 anos atrás e, desde então, atacava com seus raios qualquer pessoa que ousava se aproximar. Com o retorno de Link, a calamidade em seu interior é destruída e ela volta a servir Hyrule sob o comando de Riju.
Estátuas das Sete Heroínas
O deserto também possui muitas áreas cobertas por tempestades de areia que dificultam a exploração pelo local. Uma das formas de desbravar essas áreas é com a ajuda das Sand Seas, esses grandes animais que se assemelham a morsas podem navegar pelas areias do deserto como se fossem água. 

No total, são encontrados dez Shrines pelo deserto e muitas side quests podem ser realizadas na região. O lugar também oferece outros grandes desafios, como enfrentar a Modulga, uma espécie de monstro gigantesco que vive debaixo da areia e garante muitos prêmios para quem conseguir derrotá-la. 
Aviso: ao passear pelo deserto, tome cuidado com a Modulga
E então, conhecia tão bem este lugar icônico de Hyrule? Sabia de todos esses detalhes? Esquecemos de algum? Conte para a gente nos comentários. E não deixe de conferir outras matérias sensacionais sobre The Legend of Zelda, como a história por trás da franquia e algumas das pessoas que ajudaram a construir o legado de Link e Zelda nestes 35 anos.

Jornalista, começou no mundo dos games como player 2 jogando Mortal Kombat no SNES com os irmãos mais velhos. Gosta de jogar Zelda, Pokémon, Mario, Splatoon e RPGs clássicos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google