Blast from the Past

Super Puyo Puyo 2 (SNES) — puzzles por todos os lados

Com a adição de novos jogos no Nintendo Switch Online, agora é possível apreciar a versão Super Puyo Puyo 2 para SNES.


Os assinantes do serviço online do Switch agora têm à disposição uma biblioteca recheada de títulos originalmente lançados para o SNES. É a oportunidade de conhecer ou revisitar alguns dos clássicos que foram responsáveis pelo imenso sucesso da plataforma de 16-bits da Big N. Para melhorar ainda mais sua experiência com esses games, o Nintendo Blast está preparando uma série de matérias com detalhes e curiosidades sobre cada um dos jogos presentes no catálogo. Hoje é o dia de falarmos de Super Puyo Puyo 2.

Arcade em modo bruto

A série Puyo Puyo fez muito sucesso durante os anos 90, especialmente no Japão. O segundo jogo, lançado para o Arcade em 1994, traz os elementos básicos que fizeram sua fama: puyos (pequenos objetos maleáveis no formato de feijões) caem do topo da tela sempre em duplas, e é preciso combiná-los para formar combos de pelo menos quatro cores iguais. Cada combinação correta faz um ataque contra o adversário colocando pedras (lixo) que o atrapalham. Vence a partida quem conseguir impedir o outro player de realizar novas jogadas enchendo a sua área até o topo da tela.

Importante dizer que o nome desse jogo nos Arcades era Puyo Puyo Tsū (sendo que essa última palavra significa algo como “expert”), mas como a palavra Tsū soava como two e esse era, de fato, o segundo da série, ele ficou conhecido como Puyo Puyo 2 nos consoles, mas o “Super” existe apenas da versão de SNES. Outro fato curioso é que esse título, em sua versão para o console de 16-bits da Nintendo, nunca foi lançado oficialmente no Ocidente. Por isso, a versão que está disponível no Nintendo Switch Online está toda em japonês. Mas, ao contrário do que pode parecer, isso não é um grande problema, já que o jogo possui mecânicas simples e intuitivas e os modos presentes podem ser facilmente identificados após algumas partidas.

O único problema relacionado à falta de localização é a história: Puyo Puyo é um game derivado da série de RPGs Madō Monogatari e durante a progressão da campanha principal existe uma história com os personagens desses jogos. Contudo, é bem provável que não seja esse o elemento motivador para quem busca Puyo Puyo. Assim, a dificuldade em acessar a trama não é nenhum grande prejuízo à experiência.

Como dito anteriormente, em relação ao primeiro jogo da série não há nenhuma mudança no gameplay. No entanto, existem modos específicos em Super Puyo Puyo 2 que são bons acréscimos ao que foi apresentado no primeiro título.


A versão do SNES apresenta cinco opções na tela de seleção:
  1. singleplayer, em que você joga a campanha contra a inteligência artificial;
  2. multiplayer com dois jogadores;
  3. multiplayer com três ou quatro jogadores. Algo que só era possível no SNES com auxílio do multitap;
  4. modo infinito, que pode ser jogado por um ou dois jogadores, mas sem uma disputa direta entre eles. Esse modo possui quatro versões diferentes: Training (sem lixo, e sem a aparição de puyos especiais (helpers) que auxiliam na realização de combos, Normal (sem lixo, mas com a presença de helpers), Action (com lixo e helpers) e Wild (com lixo e sem nenhum helper).
  5. uma tela de opções, em que é possível escolher o nível do computador, a quantidade de partidas necessárias para vencer o multiplayer, o tipo de versão no modo infinito e mais.

Um jogo simples, mas desafiador

Uma das características da série Puyo Puyo é seu grande nível de dificuldade. No entanto, nesta versão (que possui as mesmas funções de outros títulos do Switch Online), o game permite também o uso do recurso Rewind. Mas, se em alguns jogos esse recurso permite a chance de guardar parte do progresso conquistado depois de uma longa fase, aqui ele funciona mais como uma trapaça. Super Puyo Puyo 2 é sobre tomar decisões rápidas e fazer as melhores escolhas possíveis e grande parte da dificuldade e estímulo de jogar contra a inteligência artificial vem justamente desse aspecto. Usar o Rewind, portanto, faz o jogador corrigir todos os erros que, antes, o colocariam em dificuldades. De qualquer maneira, isso é algo que cada um pode escolher utilizar ou não.

Se você assina o Nintendo Switch Online e gosta de puzzles no estilo de Tetris, saiba que esse é um título que vale a pena conferir. Jogando sozinho ou com outras pessoas, Super Puyo Puyo 2 é extremamente carismático e possui personalidade e modos suficientes para horas e horas de diversão.

Confira, logo abaixo, outras matérias dos jogos que integram o catálogo do Super Nintendo no Switch Online.
Revisão: Vinícius Rutes

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google