Eles se foram, mas ainda estão disponíveis: elegemos os melhores jogos da linha WiiWare

Em seu ciclo final, a linha de games WiiWare já foi palco para cerca de 336 títulos, entre jogos indie, produções de baixo custo mas ... (por Jaime Ninice em 24/08/2013, via Nintendo Blast)


Em seu ciclo final, a linha de games WiiWare já foi palco para cerca de 336 títulos, entre jogos indie, produções de baixo custo mas com alto nível de criatividade, franquias de sucesso em novas versões e algumas com mudanças drásticas ao mudar de gênero, entre outras. Uma miscelânea total, tanto pelas possibilidades quanto pela acessibilidade. Em torno destes novos games que apareceram para o Wii no seu ciclo de vida, prestamos uma homenagem aos melhores games desta plataforma. Vejamos os títulos que realmente fazem valer a pena gastar os seus ricos Nintendo Points seja no nosso querido Wii ou através do Wii U. Boa leitura!
A loja virtual do Wii, Wii Shop Channel, está sempre em atualização, portanto, antes de baixar seus games na loja, certifique-se de que possua seu canal atualizado.  Depois de um tempo, o canal permitia que demos fossem baixadas, além também dos aplicativos do sistema, que são gratuitos. Para comprar Nintendo Points você precisará de um cartão de crédito internacional (Visa ou MasterCard). Dez dólares equivalem à compra de 1000 Nintendo Points. Cartões com Nintendo Points também podem ser comprados fisicamente em lojas de games, porém, aqui, com preços equivalentes à taxa de importação, lucros do vendedor, etc. Listaremos abaixo os melhores de cada gênero, seguidos de seu custo - Nintendo Points (NPs) - e descrição dos mais relevantes de cada lista. Não perca tempo e vamos às compras!

Quebre a cabeça com os melhores jogos de Puzzle

A série de jogos de Puzzle para o WiiWare possui um dos seus títulos mais consolidados, propiciados pela característica livre, tão recorrentes nos jogos de maioria independentes, até mesmo em outras plataformas. Vejamos os melhores “quebra-cabeças” do gênero:

Fluidity (1200 NPs) – Fluidity é um daqueles jogos relaxantes em que prevalece a mecânica da inteligibilidade, aliado ao senso de coordenação para guiar a porção de água em fases criativas, com muita exploração, enigmas, em cenários pintados à mão. O livro Aquaticus está em apuros por causa de uma tinta maligna chamada Influence e você deverá limpar todas as manifestações aparentes desta intrusa. Existe a possibilidade de se transformar nos três tipos de estado da água para alcançar as Rainbow Drops no jogo. Título agradável e desafiador, e que também conta com uma versão para3DS, ideal para quem quiser refrescar um pouco as ideias!

LIT (800 NPs) – A temática noturna e de filmes de terror em escolas nunca pareceu tão sombria antes de LIT. Com muitas doses de puzzle envolvendo lâmpadas, cadeiras, telefones e até controle-remotos, este game o faz sentir aquele frio na barriga ao percorrer uma escola assustadora na busca de uma garota (elas sempre nos arrumam confusão...). Mas não é só isso, durante o percurso você irá se deparar com faxineiros, irmãs gêmeas, treinadores físicos em versões fantasmagóricas dentro deste mundo extremamente escuro em que a luz é sua salvação.

World of Goo (1500 NPs) – Criativo! Esta palavra define um dos primeiros títulos WiiWare e que utiliza uma nova maneira de guiar o mundo e seres ao seu redor. Belos cenários acompanham o pacote e você terá que juntar as tão simpáticas e flexíveis criaturas para chegarem até o coletor muito bem posicionado na fase. Quanto mais criaturas sugar, mais pontos para o seu ranking final, que precisa atingir certa marca quantitativa. São 48 níveis de pura diversão com possibilidade de jogatina para até quatro jogadores poderem se divertir.

Art of Balance (800 NPs) – Embarque neste relaxante game de equilibrar pecinhas, em muitíssimas fases, cada uma mais complexa que a outra. Você deve posicionar as peças de diferentes tamanhos em superfícies planas, às vezes equilibradas na água, e mantê-las todas juntas sem que elas caiam (um contador aparece assim que você põe a última peça). A diversidade de posições para encaixar as peças e o multiplayer competitivo existente contagiam pelo toque único do jogo, muito bem aproveitado por sua dose artística visual e características físicas.

You, Me, and the Cubes (1000 NPs) – Equilibrar pessoas em cubos, essa é a proposta de You, Me, and the Cubes, um título no mínimo inusitado, mas proporcional. A gincana consiste em não deixar que Fallos (espécies de humanos) caiam de cubos enormes que rondam o espaço. Há uma quantidade específica para cada lado do cubo. A utilização do pointer serve para escolher a posição ideal para colocar seus Fallos. O game conta com 36 fases, além das 36 extras, multiplayer cooperativo e um estilo minimalista que constrói sua característica.

Mais outros:
Art Style (série) (600 NPs)
bittos + (800 NPs)
Liight (500 NPs)
MaBoShi: The Three Shape Arcade (800 NPs)
Overflow (500 NPs)
TokiTori (1000 NPs)

A linha de games de ação mais matadora da rede

Não é de se estranhar que muitos jogos prezem pela violência hoje em dia, afinal, o que há de mais legal do que enfrentar zumbis, entrar em campos de batalha, utilizar armas super futurísticas...? E tudo isso no conforto de sua casa, tendo sempre uma vida extra amigável!

Retro City Rampage (1000 NPs) - Mesmo estando agora para sair no 3DS, Retro City Rampage foi um jogo que conquistou a muitos por seu estilo retrô e totalmente a ver com os jogos da série GTA. No Wii, ele aportou com muitas funções e finalidades, em um mundo aberto e cheio de contravenções. Sua tarefa será realizar os mais diversos eventos que forem aparecendo, mas tudo sem dar mole para a polícia ou pedestres que cismam em ficar no meio do caminho. O game é uma paródia em forma de videogame, tirando sarro de muitas situações nos jogos, filmes, quadrinhos e da cultura moderna.

MegaMan 9, Mega Man 10 (1000 NPs) – As aventuras de ação do mascote azul da Capcom foram revividos em estilo antigo e fizeram sucesso com os jogadores veteranos por sua jogabilidade hard, digamos assim. Um trabalho totalmente novo e interessante, ideais para conhecer um pouco mais sobre como era difícil a vida dos jogadores “grandes”, mas com opções para facilitar a juventude de hoje. Está tudo lá, armaduras, upgrades, chefões, fases temáticas, enredo, tudo para fazer gritar os marmanjos mais fiéis!

Castlevania: The Adventure ReBirth (1000 NPs) – Agora é a vez dos vampiros, neste misto de ação com doses de RPG. A série Castlevania, em versão rememorada, resolve dar as caras no WiiWare e também faz bonito no console. Com sua temática eclética de jogabilidade em cenários obscuros, o título é cheio de novidades, como na estrutura de fases, trilha sonora, entre outros elementos, porém, com um controle desafiador, chefões insanos e aspectos que se apoiam na versão original para Game Boy, lançada em 1989.

Onslaught (1000 NPs) – Os FPS também estão presentes na rede de compras online da Nintendo. Onslaught é um game com vários recursos, recheado de ação, aventura e tiros para todos os lados contra os insetos ciborgues. Uma mistura de Metroid Prime com Turok, o game preza pela facilidade nos comandos e utilização de equipamentos da última geração. O jogo conta com um bom suporte ao seu multiplayer online para até quatro jogadores e ranking de pontos. Uma boa opção para quem quiser um novo shooter online e solo de qualidade.

Blaster Master: Overdrive (1000 NPs) – Blaster Master: Overdrive é uma nova versão do game original lançado para NES. Seguindo a linha inovadora de títulos novos com raízes antigas, Overdrive possui visual caprichado e muitos elementos que fazem sucesso por si só, apenas por remeter à geração antiga, como utilização de fases laterais e outras de visão aérea, controle de um personagem atirador, dentro e fora de seu veículo, muitos itens, exploração e um chefe enorme pronto para lhe fazer criar calos nos dedos. Melhor não há!

ZombiePanic in Wonderland (1000 NPs) – Zumbis estão na moda, e nada melhor do que um super game estilizado para enfrentar mais um apocalipse de mortos vivos na cidade. Um shooter de primeira para até dois jogadores, com você na pele de um ser normal que deve metralhar hordas de Zumbis, seja lançando granadas ou mesmo atirando à pampas com seu estoque de armas diversificado na manga. O game conta com músicas japonesas diferentes e uma qualidade gráfica de dar inveja em fases temáticas e imersivas.

Mais outros:
Jett Rocket (1000 NPs)
Pokémon Rumble (1500 NPs)
Rage of the Gladiator (1000 NPs)
Vampire Crystals (1000 NPs)


Cenários 2D ou 2,5D em mundos de aventura e plataforma são especiais

Os jogos de plataforma registram as atividades mais simples e também lúdicas entre os games, com possibilidades mil para estarem à frente até hoje no que se refere a lançamentos. A velha fórmula nunca falha e estará sempre no gosto popular.

Cave Story (1200 NPs) – Jogo clássico e merecedor de sua escolha para compra. Cave Story é um título enorme, cheio de referências retrô em um mundo muito bem definido. Enredo profundo, com vários diálogos, personagens carismáticos, aquisição de itens, armas, destruição de inimigos e muito mais estão entre suas tarefas neste game. Andar por fases em 2D com inovações e estilo diferenciado é uma prática talvez inovadora nos dias de hoje, mais ainda se considerarmos um game que fez por merecer toda a sua qualidade e características particulares que formam seu universo, tão cultuado por vários jogadores.

LostWinds, LostWinds: Winter of the Melodias (1000 NPs) – A equivalência gráfica com filmes e animações privilegiadas pode ser sentida hoje em cada vez mais títulos que prezam pela primazia sublime dos universos fantasiosos em sua maestria gráfica. Falar de LostWinds é como falar de jogos com características à la Wind Waker pelo seu envolvimento com o vento, à la Metroid, pela volta em cenários com a obtenção de itens, e de títulos mais recentes que engrandecem este gênero cada vez mais expandido pelas produtoras. Uma ode ao universo semiótico e encantador!

Sonic The Hedgehog 4 - Episode 1 (1500 NPs) – O mascote da Sega volta desde seu último título lançado há muito tempo. O novo episódio traz de volta fases clássicas, com novos elementos e efeitos visuais, sonoros, de jogabilidade, além de reviver a jogatina frenética e veloz dos títulos Sonic. Com fases grandes, porém, contando com poucas delas, o jogo diverte e traz muita alegria aos já fãs desta temática que ficou um pouco esquecida tempos depois. Item valioso e que é item indispensável na coleção de todo fã seguista.

And Yet It Moves (1000 NPs) - And Yet It Moves mostra as habilidades de um personagem anônimo em fases que o desafiam no controle e manipulação de rotação em diversos graus. Puzzle ou plataforma, o game usa e abusa da gravidade nos cenários para criar situações completamente ousadas em termos de jogabilidade. O estilo de papel faz sua característica maior e a arte combina bem com este sucesso da desenvolvedora vienense Broken Rules, um estúdio independente que está por trás de Chasing Aurora, também excelente título para o Wii U.

La-Mulana (1000 NPs) – As aventuras do professor Lemeza estão de volta neste título de ação e exploração de ruínas arqueológicas. La-Mulana conta a história de Antropho-origin, um valioso tesouro que está sendo procurado tanto pelo pai do protagonista quanto por ele próprio, e resta saber quem vai ganhar esta missão. O jogo conta com características 8bit, elementos de plataforma, ação, puzzle, RPG, entre outros.  Ideais para quem curte uma boa jogatina nos moldes antigos.

Mais outros:
2 Fast 4 Gnomz (500 NPs)
Adventure Island: The Beginning (800 NPs)
Jett Rocket (1000 NPs)
Max & the Magic Marker (1000 NPs)
NyxQuest: Kindred Spirits (1000 NPs)

Aponte, clique e seja feliz em mundos de aventuras variados

O Wii gerou uma revolução no aspecto de transportar para os videogames a mesma sensação de controlar jogos Arcade com pistolas ou mesmo dando aquela sensação de ter um mouse aéreo ao seu poder. Vejamos as ideias que deram certo para a linha WiiWare.

Talesof Monkey Islands: Chapters 1-5 (1000 NPs) – Nesta série de cinco capítulos para WiiWare, você deve passar pelos cenários investigando certos caminhos da história que lhe foi apresentada. O clima praiano do game preza pela riqueza de detalhes, com gráficos belos, movimentações dos personagens realistas, carisma dos mesmos e todo um teor estético que nos faz sentir em ambientes tipicamente tropicalescos. Prepare-se para resolver muitos puzzles, desvendar mistérios desenvolvendo situações e muito mais neste game de respeito da Telltale Games.

CarmenSandiego (série) (600 NPs) – Resolver assuntos criminalísticos por aí não é tarefa para qualquer um e Carmen está de volta para provar quem é a melhor quando se trata de fugas e estratagemas investigativos. Os cenários são lugares típicos das cidades mais importantes, onde você deve conversar com as pessoas, coletar itens escondidos pelas fases e resolver enigmas de dificuldade média. Ao desvendar um mistério, outro aparece em seu lugar, e assim o jogo vai se formando, com muitas conversas e descobertas pelo mundo das ladras soturnas com Carmen Sandiego.

Phoenix Wright: Ace Attorney (1000 NPs) – Os tribunais antes apenas presentes no DS também vão para o Wii. Controlar Phoenix e todos os personagens na investigação e participação dos tribunais de sentenças podem ser sim interessantes e muito empolgantes. Você deve investigar situações coletando dados e buscando saber cada vez mais dos envolvidos sobre os fatos que se desencadearam para que houvesse um julgamento. Por se tratar de um port do jogo para Wii, espero por muitos julgamentos na mesma medida que os jogos da série portátil DS, um jogo e tanto para o serviço virtual da Nintendo.

Mais outros:
Strong's Bad (série) (1000 NPs)
Swords & Soldiers (1000 NPs)

Mexa o esqueleto sem parar em novas e antigas ideias esportivas

Títulos de corrida e esportivos sempre fizeram sucesso com os jogadores de videogame. A razão de praticar esportes de uma maneira menos cansativa pode animar os mais sedentos por pontuações, sentado em um belo e confortável sofá.

Bit Trip (série) (600 a 800 points)– Ritmo e música o acompanham nos jogos da série Bit Trip. Beat, Core, Void, Runner, Fate, Flux e podem ser encontrados para baixar no canal online do Wii, ou mesmo todos juntos em um pacote especial em disco, lançado posteriormente. Seja rebatendo bolinhas, atirando contra objetos espaciais, capturando elementos da mesma cor, correndo e desviando de obstáculos, todos no ritmo contagiante eletrônico, a série Bit Trip é destinada àqueles que querem uma experiência envolvedora e também “hardcore”. E, claro, rítmica.

Excitebike: World Rally (1000 NPs) - Excitebike: World Rally volta no tempo e apresenta as corridas que tanto fizeram sucesso no Nintendinho e no Nintendo 64, aproveitando-se das características do primeiro. Pistas variadas dão o clima local e você deve se guiar pelos mais variados obstáculos, como montanhas, poços de areia, e claro, não deixar de pegar os boosts para conseguir aquele turbo esperto. O game ainda o coloca contra outros jogadores mundo afora através de seu modo online, além de trazer o já clássico editor de pistas.

FAST- Racing League (1000 NPs) – Saudades de F-Zero ou mesmo de jogar um bom jogo de corrida super veloz em seu Wii? FAST é a solução! Enquanto uma nova franquia da Fórmula Zero ou mesmo um título da série de corrida Wipeout não sai para a Nintendo, que tal percorrer sobre pistas alucinantes a bordo de uma nave bem rápida? Corridas dinâmicas, recheadas de turbo e itens coletáveis te esperam neste jogaço da Shin'en Multimedia, com belos gráficos e multiplayer para até quatro jogadores.

DropZone: Under Fire (500 NPs) – Um dos últimos games lançados para WiiWare o coloca em queda livre, onde você deve acumular itens, argolas de pontos, destruir inimigos e se equilibrar até chegar ao chão. A proposta deste jogo segue a premissa de que, no ano de 2070 - em um tempo que robôs são a maioria no planeta Terra, já que muitos humanos foram viver em outros planetas - sua missão dentro do grupo será proteger e entregar suprimentos para a população. Futurismo e liberdade de sensações estão presentes neste game.

MuscleMarch (500 NPs) – Bizarro. Esta seria a melhor palavra para descrever um game com músicas J-pop estranhas enquanto um bando de marmanjos de sunga correm enfileirados, devendo fazer posições fisiculturistas para passar pelas paredes rachadas. Acima de tudo, este game traz a diversão de ver toda esta cena bizarra, tanto na TV quanto na sua própria sala quando estiver pagando mico ao jogar isso. Vale pelos movimentos e senso inovador em partes velozes e pitorescas. Assuma seu posto e vamos à marcha fashion!

Mais outros:
Jam City Rollergirls (100 NPs)
Midnight Pool (800 NPs)
Moto Heroz (1500 NPs)
TNTRacers (1000 NPs)

Porque perturbar seus amigos é a melhor parte da festa

Existem categorias que prendem, não só pela sua qualidade técnica e conceitual, mas principalmente pela capacidade de integrar pessoas, de diferentes lugares ou mesmo próximas companhias. Veja alguns dos melhores games para aproveitar ainda mais o multiplayer do seu Wii.

Bomberman Blast (1000 NPs) - Idealizador de campeonatos mundo afora, este é um título para batalhar em grupo. Bomberman Blast traz de volta aquele mundo mágico e estratégico de estourar bombas em fileiras, combinadas com a garantia de arrancar o couro de seus amigos. Inovações como a possibilidade de jogar o game com até oito jogadores localmente (usando também todos os slots de Game Cube) são a razão por este game estar tão bem considerado no ramo dos multiplayers.

Tetris Party (1200 NPs) – Encaixar peças sempre foi muito divertido, agora encaixar peças com amigos em partidas mágicas e inspiradas na bagunça virtual é o que há. Com multiplayer para até seis jogadores, este game prima pela homenagem ao título, com diversas construções interessantes, modos autênticos, e todo o vício contagiante de um bom game com a marca original da franquia. O tempo pode ter passado, mas as franquias inovadoras nunca se desgastam assim tão fácil.

Contra: Rebirth (1000 NPs) – Nada como tirar um “contra” com seu primo, melhor amigo, colega de Fliperama, entre outros que curtem um bom tiroteio clássico em cenários laterais de guerra. As fases de Contra impressionam pela qualidade e aspectos Arcade embutidos. Milhares de balas, inimigos, objetos e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo na tela. Está tudo lá: jogabilidade clássica, sons competentes, caminhadas divertidas sobre muitos fogos e comicidade de gameplay quanto ao aspecto simples, porém hardcore do jogo. Um pacote e tanto.


Mais outros:
chick chick BOOM (800 NPs)
Gnomz (1000 NPs)
TV Show King 1 e 2 (1000 e 800 NPs)

Complexidades estratégicas e de RPG também reinam aqui

Mesmo que poucos, a biblioteca digital do Wii recebeu alguns bons títulos que prezam pelas suas características de níveis, itens, upgrades e também de outros que criam um verdadeiro campo de batalha estratégica em frente à sua TV. Abaixo, alguns dos melhores deste gênero.

Final Fantasy IV: The After Years (800 NPs) – Continuação do clássico Final Fantasy IV (II, na ordem de lançamento americana), este game conta com a aparição de personagens de longa data e também de novos. O game de RPG por turnos com gráficos trazidos de gerações passadas obtém características inovadoras e conta com DLCs para os capítulos subsequentes (inicialmente o game conta com 3 capítulos disponíveis). Jogo obrigatório para os fãs da série, principalmente àqueles que nunca se esquecem de como era bom a geração 16-bit na era dos RPGs.

FinalFantasy Crystal Chronicles: My Life as a King, Final Fantasy CrystalChronicles: My Life as a Darklord (1000 e 1500 NPs) – A franquia “Final Fantasy Crystal Chronicles” reaparece nos consoles Nintendo com o Wii, e uma das formas que o game pode ser visto é através de sua versão WiiWare - continuação direta do título para Game Cube. Porém, aqui o jogo faz o gênero estratégia e o coloca na administração de construções do reino (as a King) e, sucessivamente, construindo estratégias dentro de uma grande torre (as a Darklord), ambiente para muitas criaturas do mal, que antes estavam desabrigadas com o passar dos eventos do game predecessor.

CrystalDefenders R1 e R2 (800 NPs) – Neste game de estratégia, inicialmente desenvolvido para celulares, você deve evitar que patrulhas de frente avancem contra seu reino. Na escolha de diversas profissões, é possível perceber que cada grupo possui seus melhores atributos, que podem levar a uma vantagem definidora de quem vencerá. Uma boa escolha para conhecer um pouco mais deste gênero que fez sucesso na era Final Fantasy Tatics e em outros jogos com teor estratégico por blocos.

Gods vs Humans (1200 NPs) -  Você é quem manda na parada e deve colocar ordem na torre dos humanos para que toda a bagunça seja combatida. Os humanos estão tentando obter um lugar no topo de suas construções para assumirem o posto dos deuses, e então terem a vida que merecem, porém, as coisas não são assim como se esperam. Para impedir tudo isso, o jogador terá o poder de controlar o clima e efeito da natureza, entre outras características, em 60 fases e cerca de 20 deuses a seu controle, com cenários inspirados nas mitologias egípcia, greco-romana, pré-colombiana, etc.

Defendyour Castle (500 NPs) - Defend your Castle foi um dos primeiros títulos para WiiWare e já traz uma ideia única e bem aproveitada. Em um campo de batalha, no controle da guarda de uma torre forte, você deve impedir que forças externas – homens palito, mortíferos, olhos gigantes - ataquem e destruam sua fortaleza. Para isto, o jogador pode pegar um a um e arremessá-lo onde bem entender para um impacto fatal. Porém, com o passar dos níveis a coisa vai se complicando e multidões de exército “palito de picolé” chegam de todos os lugares para acabar com a sua raça. Até quando você irá resistir? Esse é o seu objetivo central.

Mais outros:
Chess Challenge! (500 NPs)
Robocalypse: Beaver Defense (600 NPs)
UNO (1000 NPs)

E vocês, leitores? Tem algum game que merecia também estar nesta lista? Deixe-nos suas respostas nos comentários abaixo e n conte sobre o que há de melhor que tenhamos esquecido de mencionar na rede WiiWare da Nintendo.
*Essa Matéria foi publicada originalmente na Revista Nintendo Blast #40.
Revisão: Alex Sandro
Capa: 
Sybellyus Paiva

Jaime Ninice é cravista, formado pela UFRJ, e mestre em música na mesma instituição. Sua paixão por games, eventos e revistas o levou a escrever e revisar artigos desde 2010 no @Blast. Hoje é redator das publicações impressas sobre retrogames WarpZone.me
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google