É ouro para Big N! Os personagens com chances de medalha nas Olimpíadas

Quais representantes da Nintendo teriam maiores chances de vencer os atletas reais nos Jogos Olímpicos de 2016?


Pela primeira vez na história, os Jogos Olímpicos serão realizados na América do Sul e o cenário escolhido para servir como palco das competições não poderia ser mais belo: o Rio de Janeiro. Pessoas de todos os cantos do planeta estarão com olhares fixos na Cidade Maravilhosa para ver os maiores atletas da atualidade em ação, e não estamos falando apenas do velocista jamaicano Usain Bolt ou do nadador norte-americano Michael Phelps, mas também de um certo encanador bigodudo e de um ouriço azulado. As principais estrelas da Nintendo, acompanhadas pela galera do Sonic, não poderiam ficar de fora desse grande evento e já estão de malas prontas para embarcarem rumo ao Brasil.


Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games será mais um capítulo da série que coloca os ícones da Big N dentro da festa do esporte mundial. Esse é o quinto jogo da franquia, que passou pelas Olimpíadas de Pequim (China), em 2008, e de Londres (Inglaterra), em 2012, além dos jogos de inverno de Vancouver (Canadá), em 2010, e de Sochi (Rússia), em 2014. Lançado hoje para 3DS e previsto para chegar ao Wii U em 24 de junho, o título mostra Mario, Sonic, Luigi, Tails e companhia competindo entre si por medalhas nas tradicionais modalidades olímpicas, como o atletismo e a natação, e também em provas não tão convencionais, por exemplo, corrida com obstáculos no espaço sideral ou salto em distância nas alturas.
Nem moedas e nem anéis, a disputa agora é por medalhas


Que as disputas envolvendo os conhecidos personagens prometem ser divertidas, não restam dúvidas. Entretanto, e se o universo dos videogames se fundisse com o mundo real, trazendo o encanador e sua trupe para brigarem com nossos esportistas profissionais pelo lugar mais alto do pódio? Vamos colocar a imaginação para funcionar e avaliar quais seriam os heróis, ou vilões, com mais chances de conquistar o ouro para a Nintendo em algumas das modalidades individuais que farão parte dos Jogos Olímpicos de 2016. Será que a Big N tem chances de ficar à frente da potência Estados Unidos no quadro geral de medalhas?

Badminton

O badminton ainda é pouco conhecido e praticado no Brasil. O jogo é muito parecido com o tênis, porém, ao invés da bola, o competidor usa sua raquete para rebater uma peteca. É preciso muita velocidade para se dar bem na modalidade, já que esse é o esporte de raquetes mais rápido do mundo. Prova disso é que o saque mais veloz já registrado no tênis atingiu 263km/h, enquanto que no badminton a velocidade da peteca pode ultrapassar os 300km/h. Para buscar o ouro nessa prova, o escolhido é o Waluigi, que aparece na série Mario & Sonic como um personagem habilidoso e com vantagens nas competições que necessitam de agilidade.

Boxe

No boxe, o lutador pode usar somente seus punhos cerrados para golpear o adversário na cabeça ou tronco. Vence quem conseguir apagar o oponente primeiro ou, ao final de quatro rounds, aquele que acertou a maior quantidade de golpes. A Nintendo conta com um pugilista profissional em seu time e, sem dúvidas, escalaria Little Mac para subir no ringue. Quem também é candidato para desferir alguns socos é King K. Rool, pois como visto em Donkey Kong 64, o lagartão tem talento para usar as luvas, mesmo tendo sido nocauteado pela macacada.

Ciclismo

As provas que envolvem o uso de bicicletas são classificadas em relação ao tipo de circuito. O BMX acontece em terrenos irregulares e cheios de pequenos morros; a categoria Estrada é disputada no asfalto; o Mountain Bike envolve muitas subidas e descidas; e a modalidade Pista ocorre dentro de ginásios. Um fato curioso sobre o ciclismo olímpico é que nos jogos de 1908, que aconteceram em Londres (Inglaterra), nenhum competidor conseguiu concluir a prova de Pista abaixo do tempo limite e, por isso, ninguém ficou com o ouro. Também não houve vencedores porque Red, protagonista dos primeiros Pokémon, não estava entre os participantes. O treinador já provou que consegue pilotar uma bike como ninguém e iria capturar medalhas em todas as categorias do ciclismo.

Esgrima

Duelos de espadas em que cada golpe certeiro é contabilizado como um ponto: essa é a esgrima. A inspiração para o esporte veio dos povos da antiguidade, que entendiam ser fundamental saber manusear a arma. Ter total controle sobre a espada e saber utilizá-la da maneira correta também foi importante para Link defender o reino de Hyrule por várias gerações. Por sua habilidade com a Master Sword, o garoto de gorro verde é o eleito para defender as cores da Nintendo nessa modalidade.

Ginástica Artística

Ao lado do atletismo, esgrima e natação, a ginástica é um dos esportes que fizeram parte de todas as edições das Olimpíadas da era moderna, disputadas desde 1896. As provas nasceram na Grécia e tinham o objetivo de aperfeiçoar o corpo dos jovens para melhorar seu desempenho militar. Os ginastas devem mesclar força, precisão e destreza em todos seus movimentos e quem mais se adequa em tais características é o trio feminino da série Super Mario. Peach, Daisy e Rosalina já provaram que não são apenas “donzelas em perigo” e que têm potencial de disputar de igual para igual com qualquer um. Nos títulos esportivos que participaram, as garotas deixaram claro que são habilidosas para estarem em provas de salto sobre o cavalo e também fortes para encararem as barras assimétricas.

Golfe

Uma das novidades nas Olimpíadas do Rio de Janeiro é o golfe, que volta a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos jogos ocorreram em Paris (França), em 1900, e em St. Louis (Estados Unidos), 1904. Bem que os cariocas poderiam ter convidado o Mario para ajudar na preparação do evento, afinal ele já conseguiu realizar diversos torneios de golfe no Mushroom Kingdom. Como não foi chamado para fazer parte do comitê organizador, o encanador entra para competir e ser um forte candidato ao título.

Hipismo (Saltos, CCE, Adestramento)

Nas Olimpíadas, o melhor amigo do homem não é o cachorro, e sim o cavalo. O animal é parceiro dos atletas nas provas de hipismo, que se divide em três categorias: saltos, CCE (concurso completo de equitação) e adestramento. O hipismo é o único esporte olímpico em que, até hoje, homens e mulheres competem juntos na disputa por medalhas. Por isso, vamos escalar um casal para participar da modalidade e ambos os competidores vêm do reino governado por Zelda. Malon e Link são capazes de sair vencedores em todas as três categorias cavalgando na valente égua Epona, ainda mais se usarem a Epona's Song para amansá-la.

Lançamento de peso

O arremesso de peso é uma das provas que fazem parte do atletismo. O competidor precisa ter muita força para lançar uma bola que pesa 7,26kg (ou 4kg no feminino) o mais longe possível. Vence quem conseguir fazer a esfera percorrer a maior distância. Se precisamos de alguém com braços musculosos para participar dessa modalidade, a primeira opção seria Donkey Kong. O gorilão já provou sua capacidade com violentas rebatidas na série Mario Tennis. Outras duas alternativas interessantes seriam Bowser ou Wario.

Natação

A natação é um dos esportes que mais rendem medalhas de ouro para o Brasil. Todavia, em 2016 teremos que nos contentar com a prata ou o bronze, pois nem César Cielo e nem Thiago Pereira serão capazes de retirar o ouro do peito de Link. Mais uma vez, o Herói do Tempo é convocado para entrar na disputa, entretanto não será em sua forma normal que ele cairá nas piscinas, mas sim equipado com a Zora’s Mask. O exímio nadador Zora Link não encontraria problemas para deixar os rivais comendo poeira ou, nesse caso, espuma.

Provas de Velocidade

Um dos momentos mais bizarros da história das Olimpíadas aconteceu na maratona dos jogos de 1904, realizados em St. Louis (Estados Unidos). O norte-americano Frederick Lorz foi o primeiro atleta a “completar” a prova. Ovacionado pelo público e após tirar uma foto com Alice Roosevelt, filha do presidente Franklin Roosevelt, o corredor se encaminhava para receber sua premiação quando a verdade veio à tona: no meio da prova ele acabou passando mal, foi socorrido e transportado a maior parte do percurso em um carro. Quando o automóvel estava próximo da linha de chegada, Lorz disse que já se sentia melhor e voltou a correr. O espertinho acabou sendo banido do esporte por alguns anos. Essa tática lembra muito o Maratonista, de Ocarina of Time (N64), que sempre vence Link por um segundo, mesmo quando completamos o percurso em menos de um segundo. Para evitar o risco de desclassificações, o escolhido para suar a camisa nas provas de velocidade é Toad, o cogumelo mais rápido do Mushroom Kingdom.

Salto Triplo e em Distância

Essa é a modalidade mais fácil de indicar algum personagem para participar. O mascote da Nintendo nasceu com o nome de Jumpman e ninguém melhor do que o encanador mais famoso do mundo dos videogames para encarar as disputas de pulo. Entretanto, o bigodudo não será o único a entrar nessa competição, pois junto dele vai seu irmão mais novo. Aprendemos em Super Mario 64 que Mario é mestre em executar saltos triplos. Por outro lado, desde Super Mario Bros. 2, sabemos que Luigi é capaz de executar pulos mais altos e, por isso, seria o mais indicado para os saltos em distância.

Tiro com Arco

Se tem alguém que pode ser chamado de super atleta no universo Nintendo, sem dúvidas é Link. O garoto vai voltar para Hyrule com o pescoço doendo de tantas medalhas que estará carregando e uma delas virá da disputa do tiro com arco. A prova é simples: basta acertar os alvos que ficam a 30m, 50m, 70m e 90m de distância. Quanto mais próximo do centro as flechas ficarem, maior é a pontuação. Vence quem soma a maior quantidade de pontos. Usando seu arco, item que o acompanha desde os tempos de NES, não será complicado conquistar o ouro.

Tiro Esportivo

A prova de tiro esportivo dos jogos de 1976, em Montreal (Canadá), acabou sendo cenário de uma cena emocionante. Naquela época, homens e mulheres competiam na mesma categoria e houve um empate entre a norte-americana Margaret Murdock e seu compatriota Lanny Bassham. Porém, o ouro acabou ficando com Bassham, pois ele tinha três séries de 100 pontos contra apenas duas da rival. Mesmo com a medalha dourada no pescoço, Bassham não concordava com a regra e em uma atitude inesperada, puxou a companheira de equipe para o lugar mais alto do pódio na hora da execução do hino nacional dos Estados Unidos. Atualmente, o tiro esportivo é disputado nas categorias masculina e feminina, e em ambas poderíamos ouvir o hino da Nintendo no momento da premiação. Samus Aran é favorita entre as garotas e Fox McCloud tem grandes chances entre os rapazes.

Vela

A vela deveria ter estreado como modalidade olímpica em 1986, nos jogos de Atenas (Grécia), porém o mal tempo acabou impedindo a realização das provas. A competição só foi acontecer quatro anos mais tarde, em Paris (França). Seja com sol ou com chuva, quem já navegou por todo Great Sea está mais do que preparado para entrar na competição. Junto com seu inseparável King of Red Lions, Toon Link tem todas as habilidades necessárias para sagrar-se campeão da vela nos Jogos Olímpicos.

Preparar, apontar, fogo!

Realmente, a Nintendo teria grandes chances de figurar entre os primeiros colocados nas Olimpíadas de 2016. Apesar de tudo isso não passar de uma brincadeira, nós poderemos sim ver alguns dos nossos personagens favoritos demonstrando suas habilidades no Rio de Janeiro. Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games vem aí para provar que esporte e videogame formam uma combinação perfeita.
Na GameBlast Store, já é possível garantir sua cópia do jogo. As versões para Wii U e 3DS estão disponíveis e os primeiros a comprarem o jogo levam para casa um brinde exclusivo que lembra muito as cobiçadas medalhas de ouro.
Revisão: Robson Júnior

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google