Expectativas para a E3 2013: O que a equipe Nintendo Blast espera da Big N na grande feira de entretenimento eletrônico

Rufem os tambores, pois estamos a alguns dias do evento gamístico do ano: a E3 2013! Nos dias 11, 12 e 13 de junho, a grande cidade de Lo... (por Rafael Neves em 29/05/2013, via Nintendo Blast)


Rufem os tambores, pois estamos a alguns dias do evento gamístico do ano: a E3 2013! Nos dias 11, 12 e 13 de junho, a grande cidade de Los Angeles, na California, será palco de incríveis anúncios e disponibilizará uma infinidade de novos títulos para testes. Nós, de todo o portal GameBlast, estaremos lá mais uma vez, mas, antes de prestigiarmos esse fenômeno, que tal tentar prever e analisar as cartas que a Nintendo colocará na mesa? E não estamos falando das antigas cartas Hanafuda que a Nintendo fabricava no passado, mas dos aguardados jogos que serão revelados nesta edição da E3. Assim como no ano passado, a equipe Nintendo Blast estará lá em Los Angeles para conferir de perto o show e trazer conteúdo em primeira mão.

Uma E3 diferente

Como sempre, a Nintendo estará, sim, presente na E3 2013, com seu estande de mesmo tamanho das rivais Sony e Microsoft e igualmente repletos de games disponíveis para testes. Mas, no que se refere a tradicional conferência que precede a feira, a Big N resolveu mudar as coisas (e acabou causando grande rebuliço e mal entendido entre os jogadores). A grosso modo, não teremos mais aquela apresentação única da Nintendo, na qual eram anunciados títulos  para todas as suas plataformas e apresentavam-se detalhes do desempenho da empresa para os investidores. Para melhor atender a sede de informações de cada tipo de espectador, a Nintendo segmentará, esse ano, sua tradicional conferência em eventos menores, mais focados em algum aspecto específico, como jogos para Wii U, anúncios para 3DS, contato com desenvolvedores, sessões com investidores, etc.

Miyamoto e Iwata no Nintendo Direct do dia 11 de junho -
Será essa a verdadeira conferência da Nintendo na E3?
Ficamos ansiosos quanto ao efeito dessa mudança, já que todos esperavam pela convencional apresentação única e essa E3 promete ser decisiva para a Nintendo. O 3DS anda bem, mas ficamos sempre sedentos por mais jogos, especialmente os ocidentais, cujos estúdios ainda não se mostraram completamente adeptos ao portátil 3D da Nintendo. Já o Wii U, esse sim merece muita atenção da Nintendo, para alavancar suas vendas e conseguir, enfim, conquistar as third-parties. E todos esses anúncios terão de competir com as novidades que a Sony trará para o PlayStation 4 e com as surpresas da Microsoft para seu novo console, o Xbox One.

Sem mais ressurreições do DS e Wii, a E3
será da oitava geração de videogames

E3DS, E3rd partie

O 3DS tem um bom histórico na E3. Se, em 2010, seu anúncio deixou os jogadores famintos pelo lançamento do aparelho, foi em 2012 que ele recebeu um evento online à parte – o que já demonstra essa nova guinada da Nintendo em dividir sua tradicional conferência em eventos menores. Em 2013, o 3DS tem a missão de superar os frequentes Nintendo Direct, apresentações online que trazem regularmente anúncios de novos jogos. Além de solidificar os games que já conhecemos, mas que precisam de mais detalhes, é natural aguardar por mais novidades.

Será que teremos o 3DS como o queridinho
da E3 mais uma vez?
Esperamos que títulos orientais confirmados para o lado de cá do globo sejam melhor dissecados, como Project X Zone, que reúne estrelas da Namco, Sega e Capcom em um game de estratégia; Bravely Default, RPG da Square Enix que é um sucessor espiritual de Final Fantasy: The 4 Heroes of Light (DS); Shin Megami Tensei IV, o mais novo capítulo da franquia de demônios da Atlus; Ace Attorney: Dual Destines,que nos colocará de volta nos tribunais mais uma vez na pele de Phoenix Wright e Professor Layton and the Azran Legacy, desfecho da segunda trilogia da literalmente engimática franquia.

Nem mesmo a telona do 3DS XL vai ter
espaço para tantas aventuras
E, se é ótimo saber que esses games estão confirmados para o Ocidente, também ficamos no aguardo da localização de outras pérolas japonesas. Layton e Wright não só terão novas aventuras solo, como também unirão forças no crossover Professor Layton vs. Ace Attorney, que já é obrigatório  para os fãs das duas séries. Mesmo que ainda estejamos vidrados nas caçadas de Monster Hunter 3 Utimate (3DS), o 3DS em breve receberá Monster Hunter 4, que também merece um lançamento ocidental. Além destes títulos, esperamos que outros como Beyond the Labyrinth, Time Travelers, Fantasy Life e Tomodachi Collection: Shin Seikatsu ancorem nesse lado do planeta.

Objection! Protestamos por nossa
participação no Ocidente!

Nintendo em três dimensões

E, se isso tudo demonstra o potencial das third-parties japonesas com o 3DS, o que dizer das produtoras ocidentais? Elas ainda não estão 100% convencidas a investir no aparelho, então é de se esperar que a Nintendo tenha reuniões com desenvolvedoras estadunidensas e europeias para melhorar sua participação no 3DS. Para incentivá-las, é possível que tenhamos mais detalhes do FPS da Renegade Kid, Cult County, assim como jogos de estúdios ocidentais da Nintendo, como a Retro Studios – que, ao que tudo indica, fará um grande anúncio nessa E3.

E já que falamos da Big N, precisamos separar um espaço para nossas expectativas quanto à suas surpresas para o 3DS. É fato que todos querem saber como vai funcionar o Dark World no novo The Legend of Zelda, sequência de A Link to the Past (SNES), como Mario & Luigi: Dream Team vai superar seus exímios antecessores, o que o novo Yoshi’s Island trará de novo às aventuras de Yoshi e Baby Mario e ao menos um mínimo detalhe da versão de 3DS do novo Super Smash Bros. Mas talvez nem esse quarteto infalível seja o bastante para tirar nossa atenção de Pokémon X & Y. O anúncio da sexta geração da série deixou os fanáticos pelos monstrinhos de bolso loucos por novos detalhes (que parecem gostar de permanecer silenciosos). Mas estamos falando da E3, época que a Nintendo tem mais é que dar com a língua nos dentes e revelar as novidades da primeira empreitada da série principal no mundo tridimensional, os novos monstrinhos dessa geração e as novas possibilidades de conexão entre os jogadores pelo 3DS. Ainda assim, ficamos ansiosos por um novo Metroid em 2D, ou ainda um Mother para o 3DS. E o que mais o portátil receberá com a recente parceira entre Nintendo e Sega além do anunciado Sonic: Lost World?

Explorar calabouços ou capturar Pokémon -
Qual será a nossa próxima jornada?
Fora esses grandes títulos, a Nintendo precisa, ainda, destrinchar Mario Golf: World Tour e Mario Party 3DS. Também ficamos no aguardo de novidades em relação ao Virtual Console e o Miiverse no 3DS. A Big N vai, afinal, unificar a biblioteca retrô do 3DS e Wii U? Seria excelente poder comprar um game clássico e poder jogá-lo tanto em casa, na TV ou direto no GamePad, quanto no ônibus pelo 3DS. E o Miiverse? Honestamente, a rede social do Wii U, se expandida para o 3DS, daria uma boa solução à falta de comunicação entre os jogadores (que não é totalmente sanada pelo aplicativo Troca-Cartas). Há também quem especule um novo modelo de 3DS, com um segundo analógico embutido, mas precisamos lembrar que o 3DS XL foi lançado há menos de um ano, ou seja, é cedo demais para um novo design do aparelho. Em suma, esperamos por uma line-up forte para o 3DS, mesmo que o Wii U esteja prometendo roubar a cena nessa E3. Não acredita? Confira, a seguir, o que esperamos para o sucessor do Wii:

A vez do Wii U

Esta E3 promete ser especial para o Wii U, principalmente por ser o primeiro evento em que o console já se encontra disponível para compra e contém em sua biblioteca grandes títulos. Diferentes updates já foram feitos e novas formas de interação entre jogadores e periféricos já estão se tornando usuais. Contudo, assim como ocorreu com o 3DS, o console não está tendo vendas expressivas em seu início de vida, o que promete ser superado com o tempo. Esperamos ver anúncios de grandes empresas third e second-parties, com foco no novo console de mesa da Nintendo, junto aos recentes títulos exclusivos. Entre elas estão a Ubisoft, Warner Bros., Capcom, Activision, SEGA, Disney Interactive Studios, EA, entre outras.

Conseguirá o Wii U fazer frente
ao PS4 e Xbox One?
A confirmação de Watch Dogs, intitulado o melhor jogo apresentado na E3 2012, fez o público tremer, e se isso não é o bastante, imagina poder contar com títulos como Batman: Arkham Origins, onde será contada a origem dos dois games recentemente lançados do morcegão da DC, e que trará com novos desafios, inimigos, acessórios, além de uma New Gothan. Já Splinter Cell: Blacklist, o sexto game da franquia, a ser lançado em 20 de agosto, também é um título que merece atenção, com novas funcionalidades e aproveitamento do Wii U GamePad. Ainda falando da Ubisoft, Rayman Legends finalmente promete dar as caras com sua arte espetacular ainda não revelada no que tange às novas possibilidades. Assassin's Creed IV: Black Flag é outro que promete muito e deve fazer alguma aparição nesta E3, com suas batalhas no mar e ataque às grandes baleias do pacífico. Outro grande game é Scribblenauts Unmasked (Wii U e 3DS) que deve trazer o que há de melhor nas aventuras de Maxwell com a adição de uma mãozinha dos personagens da DC Comics.

Aventuras piratas e perseguições na cidade
 grande serão tão bons quanto a Ubisoft pretende?
Um novo membro da turma
do Mario?
A Sega também está apostando pesado nas plataformas da Nintendo e revelou em seu SEGA Direct jogos como Yakuza 1 e 2 HD para o Wii U, aumentando a linha de títulos Sandbox para o console. Além disso as duas empresas anunciam uma parceria de exclusividade com  Mario and Sonic at the Sochi 2014 Olympic Games (Wii U), Sonic: Lost World (3DS/Wii U) e um terceiro título do ouriço ainda não anunciado.

Outros lançamentos como Disney’s Planes, baseado no filme de mesmo nome a ser lançado; Disney Infinity, com previsão para 18 de agosto; e C-Wars, um jogo de estratégia em tempo real de tema lunático, estão entre os anúncios esperados.  Outro game bastante promissor é X, novo game da Monolith Soft (Xenoblade Chronicles, Wii), que traz mechas voadores em mundos pra lá de fantasiosos e com muita adrenalina. Desde que foi anunciado, esperamos muito por Shadow of Eternals, sequência espiritual de Eternal Darkness (GC), em desenvolvimento por ex-funcionários da Silicon Knights, através do estúdio Precursor Games.
Com Shadow of Eternals e "X",  não vai
faltar conteúdo mais adulto para o Wii U


As cartas na manga da Nintendo

E claro, também não poderiam faltar os anúncios da Big N e seus títulos exclusivos, alguns já confirmados, como Pikmin 3, mostrado no ano passado e com muito potencial, e que agora virá com mais três personagens jogáveis e aproveitamento da tela do Wii U GamePad. Foi apresentado Yarn Yoshi (título não oficial), dos mesmos produtores de Kirby's Epic Yarn (Wii), utiliza universos de Yoshi’s Island e Yoshi’s Story (N64), com muita lã e tecido para os olhos dos jogadores. Também é certo de termos apresentações de games como Game & Wario, com lançamento já próximo, e de The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, que contará com as belas potencialidades da nova geração e quem sabe alguns bons extras. Fire Emblem x Shin Megami Tensei promete aproveitar todo o sucesso das séries que receberam novas versões para 3DS neste ano para adicionar à biblioteca do Wii U mais um grande título de estratégia e com potencial qualidade. The Wonderful 101 é outro dos títulos em espera e que está em um já avançado estágio de produção, com lançamento marcado para 15 de setembro deste ano.

Um exército de Pikmin ou uma tropa de super-heróis -
Qual vai nos encantar mais nessa E3?
Mas talvez o que queiramos mesmo é ver anúncios de fazer o chão tremer e causar todo aquele rebuliço entre imprensa e fãs, da mesma forma que causou com o anúncio de um Link realista na E3 2004 (The Legend of Zelda: Twilight Princess), agora com novo The Legend of Zelda para Wii U, no qual Eiji Aonuma disse estar decidido a mudar a estrutura da série. Ainda poderemos ter maiores surpresas com títulos da envergadura do novo Super Smash Bros., Super Mario 3D e Mario Kart Wii U, franquias que por si só dispensam comentários e que provavelmente causarão grande procura em seus lançamentos. Ainda mais icônico, porém mais confirmado ainda desde a E3 passada, é Bayonetta 2. Será que teremos uma possível demonstração do game na feira, ou mesmo um trailer contendo maiores informações e avanços no desenvolvimento?

Em se tratando de Zelda, o Wii U não vai deixar barato nesse ano

Até que o novo Mario 3D e
Mario Kart apareceçam, a
E3 é do Luigi
E não pense que a rede online da Nintendo será esquecida. Entre os títulos confirmados para aparecer está New Super Luigi Bros. U, uma adição ao mundo de New Super Mario Bros. U (Wii U), no qual você irá controlar o irmão bigodudo italiano mais esbelto da franquia, afinal, estamos no Ano de Luigi. Também será lançado Festival of Magic, um RPG de aventura, com estilo nórdico e oriental, e que também contém elementos de Harvest Moon e que conta com belíssimos gráficos. E ainda uma grande quantidade de títulos digitais que estão sendo esperados e outros físicos que serão lançados até o final do ano.

Muitas especulações também rondam o Wii U e seus lançamentos. Temos especulações sobre GTA V sendo desenvolvido com o Wii U em mente, um novo e misterioso título da Retro Studios, além de ideias anunciadas antes do lançamento do console e que ainda não foram totalmente postas em prática. Também há a informação de que a Nintendo está trabalhando em títulos ainda não anunciados para o final deste ano, assim como em computação na nuvem. Muitas outras especulações foram dadas por um suposto funcionário da empresa, no fórum da IGN, algumas palpáveis, outras nem tanto.

Uma E3 decisiva

É certo que a Nintendo já prometia fazer muito barulho com esta E3, e talvez este tenha mesmo sido o motivo de muitos não gostarem dela resolver mudar um pouco a estrutura com seus anúncios mais fechados e direcionados, entre jornalistas, acionistas e gamers. Aguardados títulos para o Wii U e o potencial ainda não completamente explorado do console são fatores que animam os mais fanáticos pela empresa, mas que também preocupam os concorrentes.

Mudanças na estrutura da empresa, direcionamentos de marketing, possíveis cortes nos preços e aumento no volume de lançamentos, que são o forte para o alavancamento da indústria, estão entre as principais mudanças já feitas até agora e poderão ser constantes a partir deste momento. A empresa ainda anunciou no último Nintendo Direct que fará uma E3 mais voltada para o público, com alguns Nintendo Directs e diversos games podendo ser testados em lojas espalhadas pelo mundo durante o evento que acontece no Los Angeles Convention Center, local que sedia a feira desde o seu início, praticamente, de 11 a 13 de maio de 1995.

Retro Studios, Monolith, Platinum Games e até a Sega -
a Nintendo precisará de toda a ajuda para "ganhar" essa E3
Seja como for, tanto em matéria de Wii U quanto de 3DS, nesta E3 seremos agraciados com o que há de melhor no mundo do entretenimento eletrônico: muitos jogos, e a grande maioria deles bem feitos e com pretensão de se tornarem os melhores do ano. Talvez o que mais importe para a Nintendo atualmente seja seu estabelecimento com o Wii U, seguindo na mesma sintonia que o 3DS, hoje sucesso imbatível por agregar múltiplas funções e características modernas num único portátil. No final, quem ganhará somos nós, os jogadores, com todas estas maravilhas e novidades para servir principalmente à nossa diversão. E estejamos atentos às novidades.
A Equipe GameBlast, incluindo membros do Nintendo Blast, irá conferir de perto todas as novidades prometidas nesta E3 2013, da mesma forma como na edição de 2012. Espere por novidades diretamente de LA pela equipe no site www.nintendoblast.com.br e na nossa página no Facebook. Até mais!
Venha conferir as novidades da Big N
nessa E3 com o Nintendo Blast!
 Coautor: Jaime Ninice
Revisão: José Carlos Alves
Capa: Douglas Fernandes

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Apenas um pequeno erro no final da materia site www.nintendoblast.com.brv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tambem o "Entre elas estão a Ubisoft, Warner
      Bros., Capcom, EA, Activision, SEGA, Disney Interactive Studios, EA, entre outras." EA duas vezes.

      Excluir
  2. Não existe o verbo rufar ("rufem os tambores"). O correto é RUFLEM

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google