Top 10

Os 10 especiais mais marcantes publicados pelo N-Blast

Nesses 10 anos de Nintendo Blast tivemos diversas matérias especiais que moldaram nossa história.


Esta semana o Nintendo Blast está comemorando 10 anos de existência. O que começou como um simples projeto de faculdade do nosso fundador Sérgio Estrella, acabou evoluindo para um dos sites mais relevantes sobre os consoles Nintendo do país. A Big N teve muitos altos e baixos nesta última década, mas seus jogos nunca deixaram de ter aquela magia super especial que faz a gente jogar Mario um milhão de vezes sem enjoar.


Inspirados por seus jogos incríveis, lançamos diversas matérias especiais explorando a fundo aquela franquia querida ou aquele evento marcante. Foram estes especiais que tornaram o Nintendo Blast verdadeiramente único, sempre com conteúdo de qualidade que você não acha igual em nenhum outro lugar. Até os dias de hoje, quando o assunto é Nintendo, nós detonamos. Para celebrar esses 10 anos de história, vem com a gente relembrar os 10 especiais mais marcantes de todos os tempos.

O Começo de Tudo

Em um tempo longínquo, numa era quase esquecida, nascia o Nintendo Blast. No início o site funcionava basicamente como um portal de notícias sobre a Nintendo, mas depois de alguns meses tivemos a primeira matéria especial do site. Foi uma análise de Super Mario Sluggers (Wii) escrita por um Sérgio Estrella muito mais cabeludo do que conhecemos hoje.

A matéria estourou, contando hoje com pouco mais de mil visualizações sendo que outras postagens na época mal chegam nas casas das dezenas. O sucesso revelou o potencial do conteúdo original para o site e foi aos poucos se tornando seu carro-chefe.

O avô dos especiais

Logo depois, Gustavo Assumpção entrou para a equipe e juntos foram alternando entre notícias e análises. No final daquele ano tivemos a primeira matéria a ganhar oficialmente o título de “Especial”. Não era uma matéria qualquer, diga-se de passagem, mas sim um super dossiê separado em três partes destrinchando tudo que estava por vir em 2009 no mundo dos jogos, fechando com grande estilo o primeiro ano do site. Para quem ficou curioso, pode conferir o especial completo aqui (Parte 1 - Parte 2 - Parte 3).




Anônimo "Pedrástico" da Silva

Em 2010 surgiu uma das colunas mais irreverentes e especiais do Nintendo Blast até hoje: o N-Blast Responde. Comandado pela ilustríssima Pedra, nossa correspondente dos campos de Hyrule, essa sessão era dedicada para responder de um jeito ou de outro as perguntas do leitor. As respostas podiam vir de uma maneira inusitada às vezes, mas eram sempre precisas.

Pode-se dizer inclusive que a Pedra é mais do N-Blast do que da própria Nintendo. Se na franquia do alfacinho ela apareceu em alguns jogos, aqui ela já deu as caras em quase 400 matérias, recebe fan art e já teve até sua própria aventura em quadrinhos. Não é pra qualquer um não, hein? Eu até tentei conseguir uma entrevista com a sábia Pedra, mas foi difícil encontrar algum tempinho na sua agenda de celebridade. Fica para a próxima.


Nintendo Chronicles: Aqui tem informação!

Você jovem leitor do N-Blast pode achar que aqui no site só temos notícias, análises e novidades, mas aqui também temos história. Logo no começo de 2009, tivemos um super especial de 11 matérias detalhando toda a história do Nintendo até então. Chamado de Nintendo Chronicles, vamos desde o anonimato como uma empresa de cartas familiar até o intrigante GameCube. A Nintendo mudou muito e já vimos o surgimento de mais três gerações desde então. Quem sabe não veremos o retorno desse especial num futuro não tão distante? Só o tempo dirá.


E3 2012: N-Blast invade Los Angeles

Desde o seu surgimento, todos os anos o N-Blast cobriu as novidades da maior feira de games do mundo, a E3, aqui mesmo do solo nacional. Com a ascensão astronômica do site, em 2012 tivemos a honra de finalmente ir a Los Angeles para cobrir o evento pessoalmente. A sorte foi grande, pois foi no ano anterior que a Nintendo revelou ao mundo o sucessor do Wii e, para mostrar a força de seu console, levaram diversos jogos inéditos para o evento. A primeira E3 do site ficou marcada na mente dos nossos jornalistas e também dos leitores, que receberam conteúdos exclusivos direto da fonte.

#Pokemon20th : Temos que pegar, Pokémon Blast!

O Nintendo Blast esteve presente durante praticamente a metade da vida de Pokémon e não é surpresa que uma de nossas colunas mais populares seja o Pokémon Blast. Tudo começou com um simples Guia de Habilidades em 2009, mas a coluna tomou diversos rumos desde então. Tivemos diversos especialistas super talentosos assumindo a coluna, como o ex-mestre Pokémon da Nintendo WorldMateus Lôbo.

A própria coluna teve os seus especiais, como uma Contagem Regressiva para Kalos em oito partes no ano de 2013 (1-2-3-4-5-6-7-8) e uma introdução bem detalhada do mundo competitivo (Competitivo 101) que se desenrolou por toda primeira metade de 2014.

Em 2016, o mundo parou para comemorar os 20 anos de Pokémon e aqui não poderia ser diferente. Sob a bandeira de #Pokemon20th, exploramos os jogos mais nostálgicos, os líderes de ginásio de todas as eras, a Elite dos 4 e até exploramos alguns ensinamentos de game design que poderíamos aprender com a franquia.

Entrevistas 

Uma das partes mais incríveis de acompanhar um site por tanto tempo é ver as pessoas que passaram por aqui e deixaram sua marca ao longo do tempo. Além dos fãs que fazem esse site acontecer, como eu e você, tivemos também diversas personalidades célebres que aceitaram compartilhar um pouco da sua vida com a gente.

Pudemos conhecer jogos ainda não lançados com entrevistas direto da E3, como Sonic Lost World, e os bastidores da Brasil Game Show. Acompanhamos melhor a situação dos jogos no nosso país na época da campanha do Jogo Justo e descobrimos como a Nintendo via o nosso país antes de nos deixar. Tivemos inclusive a honra de entrevistar Charles Martinet, a voz do Mario, em duas ocasiões. Além dos jogos, também são as pessoas que fazem desse site o que ele é hoje.

#Mario30th: detonando em todos os reinos

Não dá pra falar da Big N sem falar de Super Mario. O encanador é a grande estrela que salvou a indústria dos jogos de sua era mais sombria e se tornou um dos ícones mais reconhecidos do mundo dos jogos. Mario hoje é sinônimo de Nintendo, é sinônimo de jogos e é sinônimo também de Nintendo Blast.

Para comemorar o último grande aniversário do bigodudo, o N-Blast aderiu a tag #Mario30th trazendo matérias com as experiências pessoas de diversos redatores sobre os principais jogos da franquia. Foram dois jogos por semana por aproximadamente dois meses, começando com Super Mario Bros (NES) e indo até Super Mario 3D World (Wii U). Desde então, continuamos acompanhando o bigodudo em sua mais recente aventura no Switch — Super Mario Odyssey — e vamos continuar juntos nessa viagem por muitos anos ainda por vir.

Respeita os mais velhos: NES Classic Edition e favoritos do SNES

Quando se fala em Nintendo é difícil deixar de fora a nostalgia. A empresa foi responsável por muitos dos jogos que mais marcaram a infância de várias pessoas e os games antigos nunca saem do imaginário popular. Sabendo disso, a Nintendo trouxe em 2016 o NES Classic Edition, um relançamento de seu primeiro console de mesa para os tempos modernos.

Aproveitando a deixa da Big N, nós aqui do N-Blast preparamos umas matérias especiais detalhando três desses jogos. São matérias bem diferentes que misturam relatos pessoais e históricos com informações sobre como era o jogo. Sabemos como o Super Nintendo também é um queridinho da galera e ele também não ficou de fora da nossa celebração de nostalgia. Bem no mês anterior tivemos uma sequência de matérias especiais sobre os jogos preferidos da redação. Vale a pena dar uma conferida!



Jogos preferidos de SNES da redação

#Zelda30th: Homenageando uma lenda

Pergunte para duas pessoas o que mais lhe marcou em um jogo da série The Legend of Zelda e prepare-se para ouvir respostas completamente diferentes. No trigésimo aniversário da franquia, nós fizemos exatamente esta pergunta e suas respostas nos guiaram em um dos especiais mais pessoais da história do site. Abordamos desde as músicas que definiram o tom da franquia, passando pelos personagens que povoaram a nossa imaginação, até a própria fórmula que torna a franquia tão especial. Lembramos as origens, falamos dos problemas e especulamos o que o futuro nos aguardava.

Mais anos especiais por vir

Seja nos tempos de maior sucesso da Nintendo, quanto nas marés de má sorte da empresa, nós continuamos presentes para sempre enaltecer o que há de melhor nesta empresa. Claro que a Nintendo, como todas as outras, tem os seus defeitos e suas bolas foras. Entretanto, seus jogos tocam os corações de gerações de jogadores como nenhuma outra.

De certa forma, por meio dessas matérias especiais, nós do Nintendo Blast tentamos mostrar nesta última década o que há de mais especial na Big N e esperamos continuar aqui nas décadas que estão por vir. Afinal, quando o assunto é Nintendo, nós detonamos!
Revisão: Pedro Franco


Gabriel Mattos estuda Ciência da Computação e procura sempre estar em equilíbrio com a Força. Pode ser encontrado por aí especulando sobre os próximos lançamentos da Nintendo e da Playstation na GameBlast e no Twitter.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google